Curso Online de DOUTRINAS WESLEYANAS
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Curso Online de DOUTRINAS WESLEYANAS

Neste Curso iremos ver o que cremos

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Neste Curso iremos ver o que cremos

Pastor da Igreja Metodista Wesleyana 2ªRegião Eclesiástica; Bacharel Teologia (FAETESP, FAK, Universidade da Bíblia); Bacharel Psicanálise Clinica (CAEC); Mestre Teologia (FAETESP); Doutorado Ciências da Religião (ASSESB ); Doutorado Teologia com habilitação em Teologia Sistemática (Titulo Oferecido por ser o Fundador da FATEMIG); Titulo Honorífico - Doutor em Divindade (FACIB); 51 Participações em cursos, Coordenação de Seminário, Palestras e Seminários; Vice-diretor do CEFORTE no núcleo Muriaé /MG no ano 2005; Fundador da FATEMIG ? Faculdade de Teologia de Minas Gerais / Uberlândia/MG.


- Marcelo Alves Ribeiro

- Guilherme Antonio Ferreira

- Wesley De Freitas Silva

- André Luiz Ribeiro

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** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • APOSTILA ORGANIZADA POR:
    Pr. LEOPOLDO LADEIRA

  • DOUTRINAS WESLEYANAS

    Doutrinas são princípios de fé e prática pelos quais se orienta a Igreja Metodista Wesleyana, conforme fundamento nas Escrituras do Antigo e Novo Testamento.
    Chamamos de Doutrinas Wesleyanas esta seção face às mesmas terem sido resultados de pesquisas dos Sermões de Wesley e de outros obreiros metodistas.

    DOUTRINAS WESLEYANAS

  • Wesley foi um teólogo profundamente bíblico, antes que “sistemático”. Porém, isto não quer dizer que Wesley não fosse lógico, coerente e consistente no desenvolvimento de suas ideias doutrinarias à luz da Bíblia.
    O fato de Wesley ser um teólogo bíblico e não sistemático significa que ele deu prioridade às verdades bíblicas contidas na Palavra de Deus e à sua aplicação na vida dos seus ouvintes.

  • A sistematização da sua teologia ficou para seus sucessores, tais como: John Flecher (1729-1785), Richard Wastson (1781-1833) e Adam Clarks, o comentarista (1762-1832) assim como a sistematização das ideias arminianas ficou para o sucessor de Jacó Arminius, Simão Episcópio, no seculo 17.
    Wesley aceitou todas as doutrinas basicas anunciadas pelos reformadores do seculo 16. Mas ele foi além destas ênfases distintivas como veremos mais adiante.

  • Wesley aceitou a posição arminiana a respeito do homem e da salvação, a qual foi elaborada pelo teólogo do seculo 17, Jacobus Arminius. Por isso, a posição teológica nossa, como Wesleyanos, é conhecida como a “arminio-wesleyana”.
    Os vinte e cinco Artigos de Religião que Wesley preparou para a jovem Igreja Metodista Americana, os 52 Sermões de Wesley bem como suas Notas sobre o Novo Testamento, são as principais fontes da teologia de Wesley.

  • AS PRINCIPAIS DOUTRINAS METODISTAS WESLEYANAS:

    AS PRINCIPAIS DOUTRINAS METODISTAS WESLEYANAS:

  • 1. A REDENÇÃO UNIVERSAL

    O metodismo ensina que a expiação de Cristo é universal na sua extensão, isto é, que Jesus experimentou a morte por todos os homens, que todos os filhos de Adão estão abrangidos

    1. A REDENÇÃO UNIVERSAL

  • 2. JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ

    Justificação pela fé é ato judicial e divino que aplica ao pecador crente em Cristo o beneficio da expiação, libertando-o da condenação de seus pecados, colocando-o no estado de favor e tratando-o como justo. Ser justificado é ser perdoado e recebido no favor de Deus; porque em tal estado seremos salvos. Justificação e perdão significam a mesma coisa.

    2. JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ

  • a. ARREPENDIMENTO

    O arrependimento pessoal para com Deus e fé no Senhor Jesus Cristo são os dois elementos básicos do arrependimento. O arrependimento é o meio e a fé, a condição da salvação. O coração quebrantado, a tristeza da alma e o aborrecimento pelo pecado levam a alma a aceitar a Cristo como o único Salvador. Então vem a confissão dos pecados e a reforma da vida. O arrependimento é dever de todos os homens. “Porque todos pecaram e necessitam da glória de Deus”.

    a. ARREPENDIMENTO

  • b. REGENERAÇÃO

    Regeneração é o novo nascimento; é a obra do Espirito Santo pela qual experimentamos uma mudança de coração. Os termos pelos quais este estado se exprime nas Escrituras são: Nascido de Novo, Ressuscitado com Cristo e Participante da Natureza Divina.

    b. REGENERAÇÃO

  • c. GRAÇA PROVENIENTE

    O que ela é:
    O primeiro desejo de agradar a Deus.
    O primeiro raio de luz sobre a vontade do pecador.
    A primeira convicção de haver pecado contra Deus.

    c. GRAÇA PROVENIENTE


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  • DOUTRINAS WESLEYANAS
  • AS PRINCIPAIS DOUTRINAS METODISTAS WESLEYANAS:
  • 1. A REDENÇÃO UNIVERSAL
  • 2. JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ
  • a. ARREPENDIMENTO
  • b. REGENERAÇÃO
  • c. GRAÇA PROVENIENTE
  • 3. SANTIFICAÇÃO
  • a. SANTIFICAÇÃO COMPLETA
  • b. A NOMENCLATURA
  • 4. A PERFEIÇÃO CRISTÃ
  • a. A PERFEIÇÃO CRISTÃ NÃO É:
  • b. A PERFEIÇÃO CRISTÃ É:
  • CONCLUSÕES DE WESLEY:
  • Fundadores da Igreja Metodista Wesleyana (da esquerda para a direita); Pastores: José Mendes da Silva; Onaldo Rodrigues Pereira; José Moreira da Silva; Gessé Teixeira de Carvalho (Superintendente Geral e depois Bispo da Igreja Metodista Wesleyana de 1968 a 1997); Antônio Faleiro Sobrinho e Oriete Soares do Nascimento.
  • 5. O TESTEMUNHO DO ESPIRITO SANTO OU CERTEZA DA SALVAÇÃO
  • 6. AS ORDENANÇAS
  • a. O BATISMO
  • b. A CEIA DO SENHOR
  • 7. A BÍBLIA
  • 8. DEUS
  • 9. JESUS CRISTO
  • Revmº Bispo Gessé Teixeira de Carvalho Superintendente Geral e Depois Bispo da Igreja Metodista Wesleyana de 1968 a 1997
  • 10. O ESPIRITO SANTO
  • 11. O HOMEM
  • 12. A SALVAÇÃO
  • 13. A IGREJA