Curso Online de Homilética e Hermenêutica (Básico)

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Homilétíca é a arte de Pregar e Hermenêutica Bíblica é a arte de interpretar textos e símbolos.

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Homilétíca é a arte de Pregar e Hermenêutica Bíblica é a arte de interpretar textos e símbolos.

Pastor Damião Pedro, Presidente da Igreja Assembleia de Deus Missão de Penedo (ADEMP), Conferencista, Membro da Diretoria do (CPEP), Conselho de Pastores Evangélicos de Penedo-AL, Membro da (CGMEB), Convenção Geral dos Ministros Evangélicos do Brasil, Presidente da (CEMADAL)Convenção Evangélica dos Ministros das Assembleias de Deus de Alagoas . Capelão Cristão pelo (CPO BRASIL),Centro Preparatório de Obreiros do Brasil, Escritor e Professor de Teologia pela plataforma do site Buzzero. FORMAÇÃO TEOLÓGICA: Básico em Teologia(IBITEK) Instituto Bíblico Teológico Kenosis. Médio em Teologia(IBITEK) Instituto Bíblico Teológico Kenosis. Bacharel em Teologia (SETEAD)Seminário de Educação Teológica Kerigma Didache. Estudando Mestrado em Teologia.



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Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • I – HOMILÉTICA.
    A ARTE DE PREGAR.
     
     
    Introdução:
    A palavra homilética se originou a partir do grego Homiletikos, que por sua vez derivou de homilos, que significa “multidão” ou “assembleia do povo”. Este termo acabou por originar a palavra homilia, que quer dizer “discurso com a finalidade de agradar”.

  • No século XVII, o cristianismo se aproveitou das características básicas da retórica criada pelos gregos e levou para a igreja, dando o nome de homilética.
    Os estudos da homilética são acompanhados pelos Teológos, que aprendem a preparar e apresentar os sermões e pregações bíblicas de maneira mais eficaz e interessante para cativar o público. Quando aplicada corretamente, a homilética ajudar a trazer orientação ao orador, que proporciona uma melhor compreensão do texto ao ouvinte.
    Em nossa matéria de homilética vamos estudar sobre a vida espiritual do pregador, características de um pregador, eloquência, ética, estrutura do sermão e os tipos de sermão.

  • I - VIDA ESPIRITUAL DO PREGADOR.
    Deus, a Palavra e o Ministro.
    O pregador dirige se a Deus e transmite ao ouvinte a mensagem levando-o a Deus.
    Baseando-se em três passagens da vida de Pedro o pregador deve ser:
    1 – Aquele que esteve e conhece a Jesus - Atos 4:13 - Mesmo que de forma não física como Pedro esteve e conheceu.

  • 2 – Aquele que fala como Jesus – Mateus 26:73 - E que pensa e age como Jesus.
    3 – Aquele que fala de Jesus – Atos 4:10 - A sua pregação é Cristocêntrica.
    A proclamação do evangelho é trazer as Boas Novas da Salvação. Apresentar ao público Jesus Cristo, seus ensinamentos e seu propósito, para isso, é preciso que o mensageiro tenha uma identificação completa com Cristo. Conhecer a Cristo de forma especial é além de ser convertido Ter certeza de uma chamada (missão) específica para o ministério da palavra o que só é possível a aquele que “esteve com Jesus”.

  • Sabemos que a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus, Rm 10:17. Entretanto, a falta de preparo adequado do pregador, falta de unidade corporal no sermão, falta de vivência real do pregador na fé cristã, falta de aplicação prática às necessidades existentes na igreja, falta de equilíbrio na seleção de textos bíblicos e a falta de um bom planejamento ministerial trazem dificuldades na proclamação da palavra.

  • III – ELOQUÊNCIA.
    A ELOQUÊNCIA é um termo derivado Latim Eloquentia que significa: Elegância no falar, Falar bem, ou seja, garantir o sucesso de sua comunicação, capacidade de convencer. É a soma das qualidades do pregador. Não é gritaria, pularia ou pancadaria no púlpito. A elocução é o meio mais comum para a comunicação; portanto deve observar o seguinte:

  • 1. Voz - A voz, é o principal aspecto de um discurso. Audível Todos possam ouvir. Entendível Todos possam entender. Pronunciar claramente as palavras. Leitura incorreta, não observa as pontuações e acentuações.
    2. Vocabulário - Quantidade de palavras que conhecemos. Fácil de falar - comum a todos, de fácil compreensão - saber o significado Evitar as gírias, Linguagem incorreta, Ilustrações impróprias.

  • ALGUMAS REGRAS DE ELOQUÊNCIA.
    Procurar ler o mais que puder sobre o assunto a ser exposto.
    Conhecimento do publico ouvinte.
    Procurar saber o tipo de reunião e o nível dos ouvintes.
    Seriedade pois o orador não é um animador de platéia.
    Ser objetivo, claro para não causar nos ouvintes o desinteresse.
    Utilizar uma linguagem bíblica.
    Evitar usar o pronome EU e sim o pronome NÓS.

  • IV – ÉTICA.
    1º “A primeira impressão é a que fica”;
    Seu comportamento, imagem e exemplo, são atributos influentes na transmissão da mensagem como um todo. Devemos considerar que, quando existe uma indisposição do ouvinte para com o mensageiro, maior será sua resistência ao conteúdo da mensagem.

  • Não existe uma forma correta de se apresentar. Esteja de acordo com local e ocasião. Para os homens o uso do "terno e gravata" é adequado a quase todos os locais e ocasiões.
    Como são os membros da igreja que visita? Quais são as características da denominação? Qual é o horário de início e término do culto? Em que bairro se localiza?
    É muito importante que o orador saiba como comportar-se em um púlpito ou tribuna. A sua postura pode ajudar ou atrapalhar sua exposição.

  • 2º A fisionomia é muito importe pois transmite os nossos sentimentos Vejamos:
    Olhe para os ouvintes.
    Não demonstre rigidez e nervosismo.
    Evite exageros nos gestos.
    Não demonstre indisposição.
    Evite fazer leituras demasiadamente longas e prolongadas.
    Cabelos penteados melhora muito a aparência.


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  • Disciplina de Homilética.
  • 1º VIDA ESPIRITUAL DO PREGADOR.
  • 2º CARACTERÍSTICAS DE UM PREGADOR.
  • 3º ELOQUÊNCIA: ALGUMAS REGRAS DE ELOQUÊNCIA.
  • 4º ÉTICA.
  • 5º ESTRUTURA DO SERMÃO.
  • 6º OS TIPOS DE SERMÃO.
  • Disciplina de Hermenêutica.
  • As 3 Linguagens na Bíblia.
  • 1º LINGUAGEM ESPIRITUAL
  • 2º LINGUAGEM LITERAL
  • 3º LINGUAGEM FIGURATIV