Curso Online de Liderança
5 estrelas 1 aluno avaliou

Curso Online de Liderança

O que é liderança?Como um líder deve agir?Entenda os estilos de liderança existentes e trabalhe para se tornar um líder!Liderança x Motiv...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas

Por: R$ 50,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O que é liderança?Como um líder deve agir?Entenda os estilos de liderança existentes e trabalhe para se tornar um líder!Liderança x Motivação; Liderança x Feedback; Liderança x Metas.

Sócio-Proprietário da CRITICAL STORE MBA em Gestão de Negócios pelo IETEC MG (Instituto de Educação Tecnológica). Curso de Especialização em Engenharia de Vendas pelo IETEC MG; Curso de Especialização em Gestão Estratégica em Marketing pela Fundação João Pinheiro; Graduado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)


- Jeferson JosÉ Barcelos Costa

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • LIDERANÇA

    liderança

    autor: tiago rabelo
    tiago.rabelo@gmail.com.br

  • Introdução

    introdução

    liderança é um tema de extrema relevância para os gestores devido ao papel fundamental que os líderes representam dentro de um grupo ou de uma organização. ao longo dos tempos, cada organização vem tratando a questão da liderança das mais variadas formas e maneiras.

    a quem diga que liderança pode ser “aprendida”, ou seja, que através de uma capacitação correta e eficiente qualquer pessoa pode vir a se tornar um líder. uma outra corrente acredita que o dom da liderança já nasce com a pessoa. o certo é que a capacitação é um caminho muito válido e com grandes chances de sucesso futuro, mas, se uma pessoa já possuir um perfil repleto de características ligadas à liderança pode realmente, no futuro, se tornar um grande líder.

  • Introdução

    introdução

    entretanto deve-se ter em mente que os líderes não são os únicos responsáveis pelo sucesso ou fracasso de uma organização, mas sua forma e capacidade de liderar contribuem diretamente para os resultados alcançados pelas equipes, que podem sim, em alguns casos, levar uma organização ao fracasso.

  • Definição

    definição

    liderar:
    1. dirigir na qualidade de líder. = chefiar
    2. ocupar a principal posição no decurso de competição desportiva.
    (fonte: dicionário priberam da língua portuguesa)

    “liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana e consecução de um ou de diversos objetivos”.(maparik, 1970).

    “liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum”.(hunter, 2004).

    esta definição ressalta a virtude da habilidade como sendo a capacidade adquirida e aperfeiçoada com a prática, por alguém que tenha o desejo de liderar pessoas.

  • Saber Liderar

    saber liderar

    liderar não é uma tarefa simples. liderança exige:

    paciência;
    disciplina;
    humildade;
    respeito;
    compromisso

    deve-se ter em mente que a organização é um ser vivo, dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos que precisam ser trabalhados em seus pontos fracos e incentivados em seus pontos fortes.

  • Liderança: Tema recorrente

    liderança: tema recorrente


    a liderança é um dos temas mais pesquisados e estudados dos últimos anos. muitos autores desenvolveram várias teorias sobre liderança, as quais vêm influenciando de forma considerável as teorias administrativas.

    elton mayo, por exemplo, é o autor da teoria das relações humanas. nela é dado um forte enfoque nas habilidades humanas, tendo o “ser-humano” como foco central em uma liderança bem sucedida.

  • Estratégias de Liderança

    estratégias de liderança

    estratégias de liderança na gestão de pessoas são comportamentos que o líder adota com relação a si mesmo, desenvolvendo uma percepção autocrítica, com relação ao indivíduo, reconhecendo suas diferenças e singularidades. já o grupo precisa conhecer os princípios que norteiam o trabalho em equipe.

  • Estilos de Liderança:

    estilos de liderança:


    liderança autocrática:

    neste modelo de liderança os objetivos são fixados pelo líder sem qualquer participação do grupo. o líder define as tarefas, como e quem irá realizá-las. este tipo de liderança tende a resultar em maior produtividade, mas sem muita qualidade. empresas com profissionais muito experientes na equipe também não devem fazer uso deste estilo de liderar, sob pena de criação de conflitos internos. esta forma de liderar implica em alto controle e pressão sobre os liderados, obediência imposta e comando bem de perto dos funcionários.

  • Estilos de Liderança:

    estilos de liderança:


    liderança democrática:

    as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder. neste caso existe uma forte interação entre líder e liderados que desenvolvem uma comunicação franca e espontânea. um cuidado a se tomar quando da utilização deste tipo de liderança é o de evitar a criação de uma situação adversa como a perda do comando da equipe ou até mesmo uma possível formação de uma organização informal entre os colaboradores que podem começar a requererem direitos que estão fora do planejamento da empresa.

    liderança caracterizada pela vontade da equipe que resulta em forte disciplina por parte dos liderados. existência de aconselhamento, orientação, motivação e educação e transmissão de confiança aos liderados.

  • Estilos de Liderança:

    estilos de liderança:


    liderança liberal:

    é o inverso da liderança autocrática. existe liberdade total para tomada de decisões grupais ou individuais, em contra partida a uma mínima participação do líder. para este tipo de liderança vingar é necessário uma equipe de profissionais maduros, experientes e com alto grau de responsabilidade.

    o grupo tem liberdade de criatividade e de iniciativa. existe uma cooperação voluntária e quase não existe pressão. um bom exemplo deste tipo de liderança é a do google e microsoft onde o funcionário não tem hora para chegar, tem autonomia e liberdade para criar, mas sabem exatamente das metas a serem batidas.

  • Estilos de Liderança:

    estilos de liderança:


    liderança por tirania:

    estilo onde ocorre excesso de poder, normalmente acompanhado de abuso de autoridade. não existe participação dos membros da equipe, que por sua vez seguem o líder apenas através de coação e do medo da punição que ele exerce;

    liderança demagógica:

    ocorre quando o líder procura conseguir a popularidade dos membros da equipe. para isso ele utiliza-se do poder para conseguir favores e benefícios para as pessoas que o bajulam. neste tipo de liderança as tarefas não são divididas igualmente entre os membros da equipe, provocando descontentamento e conflitos.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 50,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • LIDERANÇA
  • Introdução
  • Definição
  • Saber Liderar
  • Liderança: Tema recorrente
  • Estratégias de Liderança
  • Estilos de Liderança:
  • Comparativo
  • Liderança e Motivação
  • Liderança e Feedback
  • Desenvolva Líderes
  • Liderar e Ordenar
  • Liderança e Metas
  • Quando o líder erra...
  • Para refletir