Curso Online de Iniciação Musical ao Piano para Adultos
3 estrelas 2 alunos avaliaram

Curso Online de Iniciação Musical ao Piano para Adultos

Conceitos musicais básicos para adultos que desejam se aventurar pelo universo da música e começar a aprender um instrumento musical. Foc...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas

Por: R$ 40,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Conceitos musicais básicos para adultos que desejam se aventurar pelo universo da música e começar a aprender um instrumento musical. Focado em adultos que sempre sonharam em aprender música mas nunca tiveram a oportunidade ou adultos que estudaram música no passado e querem relembrar os conceitos iniciais. Rico em exemplos musicais gravados e traz a oportunidade de aprender a tocar 4 melodias conhecidas no piano. Indicado o uso de instrumento de teclado (piano, teclado, órgão) e computador com saída de som.

Licensiada em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais e bacharel em Música Sacra pelo Seminário Teológico Batista Mineiro, Suzana possui quase 15 anos de experiência ensinando música e piano para crianças e adultos, de iniciantes a avançados. Residindo no Canadá nos últimos 6 anos, tem ampliado sua experiência no mercado norte-americano e no último ano abriu uma Escola de Música (A Musical Dream, www.dreamaboutmusic.com) que tem tido excelente recepção no mercado canadense.


"O curso é bom, muito bem explicado, porém, de uma duração muito pequena, quando agente começa a pegar gosto nas aulas, acaba.Abraços a todos. Raimundo."

- Raimundo Domingo Da Silva

"É um curso extremamente Básico para iniciantes que não sabem nada, ainda. Fica dificil avaliar porque eu já toco e, por isso, achei muito elementar. Porém para iniciantes mesmo creio que seja de boa valia."

- Dilermando Horta Nassif

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • INICIAÇÃO MUSICAL AO PIANO PARA ADULTOS

    iniciação musical ao piano para adultos

  • conceitos musicais básicos para quem sempre sonhou em tocar piano ou
    para quem quer
    voltar a tocar.

  • Conteúdo

    conteúdo

    introdução

    capítulo 1: porque estudar música e
    porque o piano
    pré-requisitos
    um pouco de história
    o instrumento
    o instrumentista

    capítulo 2: o som
    a música no tempo e no espaço
    o som no piano

    capítulo 3: altura
    primeiras músicas

    capítulo 4: duração
    mais uma música

    capítulo 5: intensidade

    capítulo 6: análise musical

    conclusão

  • Introdução

    introdução

    o desejo de fazer música muitas vezes vem acompanhado da falsa idéia de que essa arte é para uns poucos privilegiados que nasceram com o talento musical. e junto com isso, o medo de se aventurar por esse universo fascinante e disponível a todos a qualquer momento, que é a música. como adulto, você pode se lamentar por nunca ter tido a chance de estudar musica quando criança, ou até mesmo se arrepender por ter tido essa chance e tê-la abandonado por circunstâncias da vida.

    essa é a sua chance de começar (ou re-começar) a aprender música. esse estudo exige dedicação, mas acima de tudo paixão e motivação – e você ter se interessado por esse curso ja é um ótimo indicativo de que você tem grandes chances de concluí-lo com sucesso!

    ao final deste curso você será capaz de compreender conceitos musicais básicos, ainda sem se preocupar com muita teoria, mas vivenciando e realizando tudo o que aprender. será até capaz de tocar algumas melodias conhecidas!

    esperamos que esse seja só o ponta-pé inicial de uma vida mais musical!

    a sequência deste curso “como tocar piano – para adultos”, vai enfatizar mais um pouco de grafia e convenções musicais, além de várias outras musicas progressivamente mais desafiadoras e interessantes, proporcionando mais ferramentas e auto-confiança para continuar no seu aprendizado de música e do piano.

  • Capítulo 1: Porque Estudar Música?

    capítulo 1: porque estudar música?

    você se acha velho para começar a estudar um instrumento musical? pois você se engana. se você sempre sonhou em tocar suas melodias favoritas no piano, essa fase da vida pode ser o momento ideal para começar ou recomeçar.

    adultos não só tem mais tempo e geralmente apreciam mais a música, mas pesquisas tem mostrado que aprender um instrumento musical depois de certa idade pode proporcionar benefícios invejáveis.

    o valor terapêutico do treinamento musical inclui a ativação de funções cerebrais dormentes, o fortalecimento do sistema imunológico e uma melhora no pensamento positivo – isso tudo sem mencionar que aprender a tocar um instrumento musical pode ser muito divertido!

    e porque o piano?

    o piano – e também o teclado eletrônico – são instrumentos ideais para a musicalização, porque sao muito visuais (fica mais fácil entender conceitos musicais como direção do som e intervalos entre os sons) e porque proporcionam resultados relativamente rápidos.

    muitas pessoas tem acesso a um piano – em casa, casa de amigos ou parentes ou numa igreja. um teclado eletrônico é bem acessível e não é necessário comprar nada sofisticado para começar a aprender.

  • Pré-requisitos

    pré-requisitos

    esse curso não exige nenhum conhecimento prévio de música ou sobre o piano, mas se você ja tem alguma experiência e só quer relembrar, vai gostar da maneira clara e direta com que os conceitos e os exercícios são apresentados.

    você vai precisar de um instrumento de teclado. se não tem acesso a um piano acústico (em casa, casa de parentes ou amigos, uma igreja ou escola, etc.), recomendamos que compre ou alugue um instrumento mais simples (como um teclado ou piano digital).

    as principais lojas de música vendem teclados simples a preços bem acessíveis. procure uma na sua cidade e descubra se eles tem um servico de aluguel de instrumentos – caso você nao tenha interesse em ter um instrumento mais definitivo – ou peça sugestões de intrumentos para comprar.

    para esse curso, um teclado com 61 teclas é suficiente. um órgao também é uma opção, caso você tenha acesso a um.

    recomendamos um computador com saída de som (caixas de som ou fone de ouvido) porque você vai precisar ouvir alguns exemplos musicais gravados.

  • Um Pouco de História

    um pouco de história

    o piano foi inventado em 1709 por bartolomeo cristofori em florença, na itália. cristofori era um construtor de instrumentos musicais e teve a idéia de “aperfeiçoar” o cravo (instrumento de teclado, antecessor do piano), trocando o mecanismo de plectros, que “beliscavam” as cordas quando a respectiva tecla era pressionada, por “martelos”, que percutiam as cordas quando a tecla era tocada. essa mudança foi um divisor de águas na história da música, porque agora esse instrumento recém-desenvolvido seria capaz de realizar sons fracos e fortes ( sons “piano” e “forte” em italiano). daí o nome do instrumento: clavicembalo col piano e forte (cravo com fraco e forte). esse nome seria encurtado para pianoforte (fraco-forte) e posteriormente para piano.
    várias melhorias foram incorporadas ao piano de cristofori e o instrumento que conhecemos hoje chegou ao seu formato final por volta de 1880.

    cravo

  • O Instrumento

    o instrumento

    o piano na atualidade pode vir em 2 modelos:
    o piano de cauda e o piano de armário

    esses são chamados de pianos acústicos (não dependem da eletricidade para funcionar).

    temos também os pianos digitais e os teclados eletrônicos.

    a diferença entre eles pode ser o tamanho (número e/ou comprimento das teclas) e o peso das teclas (resistência ao serem pressionadas). os pianos digitais se assemelham mais aos pianos acústicos.

    um outro tipo de instrumento de teclado bem conhecido é o órgao. existem modelos muito sofisticados (como os órgaos de tubos) e modelos mais simples, como órgaos elétricos.

  • esta é a disposição das teclas no piano. um piano de tamanho completo possui 88 teclas (brancas e pretas somadas). note como há um padrão de 2 e 3 teclas pretas. as teclas pretas é que vao nos orientar na identificação das teclas brancas.

    não vamos nos preocupar com nomes das notas por agora, mas simplesmente em conhecer a organização das teclas e ser capaz de identificar esses conjuntos mencionados. isso é suficiente para tocar a músicas sugeridas nesse curso.

    cada conjunto de 2+3 teclas pretas e as respectivas 7 teclas brancas próximas a elas é chamado de “família” (total de 12 teclas por família). no desenho abaixo vemos 2 famílias mais uma tecla à direita.

  • O Instrumentista

    o instrumentista

    como instrumentista, é importante saber como usar seu corpo corretamente para tocar o piano ou teclado.
    procure tocar sentado, com o instrumento à sua frente, ajustado a uma altura que permita que seus ante-braços fiquem paralelos ao chão, num ângulo reto com os braços, quando suas mãos estiverem confortavelmente apoiadas sobre as teclas.
    os dedos das mãos são numerados para ficar mais fácil referir-se a eles e identificar qual dedo toca qual tecla. essa é a numeração dos dedos:

    levando em conta que o som sobe para a direita no piano, a numeração da mão direita é ascendente (de 1 para 5) quando o som sobe, mas descendente (de 5 para 1) na mão esquerda quando o som está subindo. a numeração vai se tornar automática depois de um tempo. só tome muito cuidado em usar exatamente os dedos indicados nas teclas indicadas nessa fase inicial, mesmo que algum outro dedo seja mais confortável. é muito importante estar relaxado(a) e com a mão arredondada quando colocar a mão sobre as teclas.

  • Capítulo 2: O Som

    capítulo 2: o som

    a música é formada por sons. o som tem 4 características muito importantes:

    grave
    médio
    agudo

    curto
    longo

    diferentes
    instrumentos
    e vozes

    forte
    fraco


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 40,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • INICIAÇÃO MUSICAL AO PIANO PARA ADULTOS
  • Conteúdo
  • Introdução
  • Capítulo 1: Porque Estudar Música?
  • Pré-requisitos
  • Um Pouco de História
  • O Instrumento
  • O Instrumentista
  • Capítulo 2: O Som
  • A Música no Tempo e no Espaço
  • O Som no Piano
  • Alturas no Piano
  • Duração no Piano
  • Intensidade no Piano
  • Capítulo 3: Altura
  • Primeiras Músicas
  • Capítulo 4: Duração
  • Mais uma Música
  • Capítulo 5: Intensidade
  • Conclusão