Curso Online de O QUE É ESTRESSE

Curso Online de O QUE É ESTRESSE

O curso aborda as fontes, causas e consequências do Estresse.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas

Por: R$ 60,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso aborda as fontes, causas e consequências do Estresse.

Psicóloga, Pós Graduada em Neurolinguistica e Arte Terapia.Atua a vinte e cinco anos em atendimento clínico e consultoria educacional e empresarial.Seu foco principal é a melhoria do desenvolvimento humano (pessoal, familiar, educacional, empresarial).



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • O que é Estresse?

    o que é estresse?

  • ESTRESSE

    estresse

    estresse é uma reação do organismo com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais que ocorre quando surge a necessidade de uma adaptação grande a um evento.
    o termo foi utilizado pela primeira vez, em 1926 por hans selye, médico endocrinologista austríaco, ao observar que muitas pessoas sofriam de várias doenças físicas e reclamavam de alguns sintomas em comum. selye constatou alguns sintomas em seus pacientes que nada tinha haver com a doença específica que se queixavam, mas sim a uma sensação de se sentir enfermo, titulando assim esse fenômeno de “síndrome de adaptação geral”. tal observação desencadeou extensas pesquisas médicas que culminaram com a definição de stress como “um desgaste geral do organismo”.
     


  • esse desgaste é causado pelas alterações psicofisiológicas que ocorrem quando a pessoa se vê forçada a enfrentar uma situação que, de um modo ou de outro, a irrite, amedronte, excite, confunda, ou mesmo a faça imensamente feliz.

  • CAUSAS DO ESTRESSE

    causas do estresse

    fontes externas: são aquelas representadas pelo que nos acontece na vida ou com as pessoas com que nos interagimos. (trabalho em excesso, família em desarmonia, acidentes, a escolha e o local de trabalho ,problemas em relação à locomoção , meio ambiente do indivíduo ,etc...)
    fontes internas: são aquelas a que se referem a como pensamos, as crenças e valores que temos e, como interpretamos o mundo ao nosso redor. independente do que causou o estresse, as reações das pessoas são no início do processo muito semelhante (mãos suadas, dor de cabeça, taquicardia, respiração ofegante, etc). mais tarde quando o estresse já está em fase mais adiantada, é que diferenças ocorrem, dependendo dos pontos mais vulneráveis que a pessoa tem.

  • FASES DO ESTRESSE

    fases do estresse

    fase do alerta: é a fase positiva do stress, quando o ser humano automaticamente se prepara para a ação. é caracterizada pela produção e ação da adrenalina que torna a pessoa mais atenta, mais forte e mais motivada.
    fase de resistência: se a fase de alerta é mantida por períodos muito prolongados ou se novos estressores se acumulam o organismo entra em ação para impedir o desgaste total de energia entrando na fase de resistência. o organismo tenta restabelecer a homeostase que foi quebrado na fase de alerta. a produtividade cai drasticamente e aumenta a produção de cortisol. o organismo enfraquece e torna-se vulnerável a doenças.

  • fase de quase exaustão: quando a tensão excede o limite do gerenciável, a resistência física e emocional começa a se quebrar.ainda há momentos em que a pessoa consegue pensar lucidamente, tomar decisões, rir de piadas e trabalhar, porem tudo isso é feito com esforço e estes momentos de funcionamento normal se intercalam com momentos de total desconforto. o cortisol é produzido em maior quantidade e começa a ter efeito negativo de destruir as defesas imunológicas, tornando-se vulnerável a doenças.
     

  • fase de exaustão: é a fase mais negativa do stress, a patológica. a exaustão psicológica em forma de depressão normalmente ocorrerá, a exaustão física se manifesta com a possibilidade do aparecimento de doenças graves . o ser humano, por natureza, procura manter um equilíbrio de suas forças internas, com todos os órgãos trabalhando em harmonia.as mudanças fisiológicas associadas com as reações de stress são processadas pelo hipotálamo, um centro nervoso do cérebro. quando um estressor excita o hipotálamo, uma cadeia de reações bioquímicas altera o funcionamento de quase todas as partes do corpo. o sistema nervoso mobiliza o corpo para lidar com o stress, e a glândula pituitária é ativada, que por sua vez ativa as glândulas supra-renais que produzem adrenalina e corticóides. se a produção dessas substâncias for excessiva ou muito prolongada problemas sérios de desgaste orgânico podem ocorrer.
     

  • Sintomas de Estresse

    sintomas de estresse

    sintomas cognitivos
    problemas de memória
    indecisão
    incapacidade de concentrar
    dificuldade em pensar claramente
    mal julgamento
    vendo apenas o negativo
    preocupados ou pensamentos rápidos
    preocupação constante
    perda de objetividade
    medo do que pode acontecer

    sintomas psicológicos
    agitação
    mau humor
    inquietação
    irritabilidade, impaciência
    incapacidade de relaxar
    sentir-se tenso e "no limite"
    •sensação de estar esmagado
    sentimento de solidão e isolamento
    depressão ou infelicidade geral

  • sintomas físicos
    cefaléias ou dores nas costas
    tensão muscular e rigidez
    diarréia ou constipação
    náuseas, tonturas
    insônia
    dor no peito, batimento cardíaco rápido
    peso ganho ou perda
    alergias na pele (urticária, eczema)
    perda de desejo sexual
    freqüente constipação

    sintomas comportamentais
    comer mais ou menos
    dormir em demasia, ou muito pouco
    isolar-se de outros
    utilizar álcool, cigarros, drogas ou para relaxar
    hábitos nervosos (ex. roer a unha, balançar as pernas)
    ranger os dentes trituração ou tencionar a mandíbula
    fazer atividades em demasia (por exemplo, exercício, compras)
    provocar brigas com outros
     

  • Conseqüências fisiológicas do Estresse

    conseqüências fisiológicas do estresse

    o cérebro alerta o corpo para a necessidade de ação, disparando uma cadeia de reações que começam no sistema nervoso central (snc). essa cadeia de reações tem como razão, a de preparar o indivíduo para a luta ou para a fuga. começa então uma série de reações fisiológicas, que ocorrerá de maneira muito rápida, de forma a enfrentar uma ameaça de “vida ou morte”.
    o sistema endócrino, é uma das principais maneiras de se levar mensagens através do corpo. o hipotálamo alerta a glândula pituitária, na base do cérebro. as glândulas supra-renais desempenham o papel principal e liberam mais adrenalina na corrente sangüínea, assim como substâncias conhecidas como corticóides. ambas as secreções têm um papel vital, não apenas na preparação em curto prazo para lutar ou fugir, mas também em alguns dos problemas que podem ocorrer a longo prazo como resultado da constante luta contra “adversidades”. as respostas imunológicas são inibidas, enquanto a atenção se concentra na ameaça iminente.

  • os hormônios agem primeiramente para aumentar o nível de estímulo do corpo. ele está agora em “pé de guerra, em alerta contra a ameaça e preparando-se para enfrentá-la”. a atenção volta-se agora para o sistema de transporte da mensagem, a corrente sangüínea, a qual não apenas levará as mensagens químicas, mas será também o principal responsável pelo fornecimento de mais oxigênio e glicose necessário à musculatura, além do fornecimento de mais glicogênio, disponível no fígado. como conseqüência desse aumento de demanda, o número de batimentos cardíacos aumenta, o coração bate mais forte, a pressão sangüínea sobe. o sangue é direcionado para longe das extremidades e órgãos internos e vai correr para onde é mais necessário.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 60,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • O que é Estresse?
  • ESTRESSE
  • CAUSAS DO ESTRESSE
  • FASES DO ESTRESSE
  • Sintomas de Estresse
  • Conseqüências fisiológicas do Estresse
  • Consequências Psicológicas
  • Como prevenir o Estresse
  • Como enfrentar o Estresse
  • DIAGNÓSTICO
  • AVALIAÇÃO ATRAVÉS DA PESQUISA
  • LIVROS E LINK