Curso Online de A HISTÓRIA DA ASTRONOMIA
2 estrelas 1 aluno avaliou

Curso Online de A HISTÓRIA DA ASTRONOMIA

Os primeiros registos astronómicos datam de aproximadamente 3000 A.C. e devem-se a chineses, babilónios e egípcios. O ápice da ciênc...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Os primeiros registos astronómicos datam de aproximadamente 3000 A.C. e devem-se a chineses, babilónios e egípcios. O ápice da ciência antiga deu-se na Grécia, de 600 A.C. – 400 A.C. Foram os primeiros a falar em esfera celeste e a considerar que este girava em torno da Terra.

Produziu cursos na área de Instrumentação Cirúrgica, onde é formado desde 2003. Autor de mais de 100 cursos na área da saúde onde atuou por mais de 10 anos na enfermagem onde é formado desde 2004. Também produziu aproximadamente 200 cursos na área da educação (Geografia e História principalmente) onde cursou Licenciatura em História de 2009 a 2013. Autor também de alguns cursos de Administração onde cursa atualmente o 3º semestre em Administração e Gestão pela IERGS em Porto Alegre - RS. Pós-Graduado em História do Brasil pela PROMINAS.


"Precisa melhorar muito, tem muitas fotos e poucos textos. Por ser um curso básico de curta carga horária, deveria ter muito mais informações do que as fotos. Sugestão: Colocar animações em flash ou links do lado dos textos para que a pessoa possa clicar no link se caso queira se aprofundar. Não posso esquecer também do som do início dos slides, dá impressão que o autor está digitando o texto, isso não é bom. Pelo preço que paguei, a carga horária deveria ser maior, se compararem com outros sites poderão constatar a diferença. As opiniões aqui registradas são sinceras e objetivas, com isto, espero que vocês entendam e possam fazer as modificações necessárias para que possamos divulgar os cursos e até indicar a outras pessoas. Estou à disposição para qualquer dúvida. Att. Carlos Pereira Cesar Junior"

- Carlos Pereira Cesar Junior

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • A História da Astronomia

    A História da Astronomia

    Astronomia na Antiguidade

  • Os Primórdios da observação Astronómica

    Os Primórdios da observação Astronómica

    Os primeiros registos astronómicos datam de aproximadamente 3000 A.C. e devem-se a chineses, babilónios e egípcios.
    O ápice da ciência antiga deu-se na Grécia, de 600 A.C. – 400 A.C.
    Foram os primeiros a falar em esfera celeste e a considerar que este girava em torno da Terra.

  • Alguns astrónomos da Grécia Antiga

    Alguns astrónomos da Grécia Antiga

    Tales de Mileto (~624 – 546 a.C.) pensava que a Terra era um disco plano numa vasta extensão de água.
    Pitágoras de Samos (~572 – 497 a.C.) acreditava que todos os corpos celestes eram esféricos. Foi o primeiro a chamar Cosmos ao céu.
    Aristóteles de Estagira (384 – 322 a.C.) explicou os eclipses da Lua e do Sol e propôs que o Universo seria finito e esférico.

  • Heraclides de Pontus (388-315 A.C.) propôs que a Terra gira sobre o seu próprio eixo.
    Aristarco de Samos (310-230 A.C.) foi o primeiro a propor que a Terra se move em volta do Sol, antecipando Copérnico em quase 2000 anos.
    Hiparco de Nicéia (160-125 A.C.), considerado o maior astrónomo da era pré-cristã, construiu um observatório na ilha de Rodes onde, com as suas observações, compilou um catálogo com a posição no céu e a magnitude de 850 estrelas.

  • Ptolomeu (85 D.C.-165 D.C.) foi o último astrónomo importante da Antiguidade. É a ele que se deve uma representação geométrica do sistema solar, geocêntrica, com círculos e epiciclos. É este cientista que aprofunda o modelo de Aristóteles e formula a Teoria Geocêntrica, cuja principal questão se centrava no facto de ele considerar um modelo em que a Terra era o centro do Universo e o sol e os outros Planetas rodavam à sua volta.

  • Modelo da Teoria Geocêntrica

    Modelo da Teoria Geocêntrica

  • A Mudança do Pensamento Científico

    A Mudança do Pensamento Científico

    No contexto de mudança que se começou a verificar na sociedade do final do séc. XV destaca-se um nome, Leonardo Da Vinci (1452-1519), que desempenha um papel fundamental, sendo considerado por muitos como o ponto de viragem do pensamento científico.

  • O aparecimento da Teoria Heliocêntrica

    O aparecimento da Teoria Heliocêntrica

    É neste contexto de mudança que aparece a obra de Nicolau Copérnico (1473-1543),
    em que propõe um novo modelo
    planetário.


    Retoma a ideia de Aristarco de Samos, que pressupõe que é o Sol e não a Terra que ocupa o centro do Universo.

  • Modelo Heliocêntrico

    Modelo Heliocêntrico

  • Só com os estudos efectuados por Galileu Galilei (1564-1642), se abriram novos horizontes com o seu telescópio astronómico (luneta de Galileu).

  • As descobertas sucederam-se a um ritmo acelerado: as crateras da Lua, os satélites de Júpiter, as manchas solares e as fases da Lua e de Vénus.

    Só nesta altura é que as teorias de Copérnico ganham um poderoso aliado.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • A História da Astronomia
  • Os Primórdios da observação Astronómica
  • Alguns astrónomos da Grécia Antiga
  • Modelo da Teoria Geocêntrica
  • A Mudança do Pensamento Científico
  • O aparecimento da Teoria Heliocêntrica
  • Modelo Heliocêntrico
  • FIM