Curso Online de metodologia da pesquisa
4 estrelas 2 alunos avaliaram

Curso Online de metodologia da pesquisa

Aplicação sistemática das técnicas cientificas, no que diz respeito ao levantamento bibliográfico, à elaboração do projeto de pesquisa, a...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 6 horas

Por: R$ 40,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Aplicação sistemática das técnicas cientificas, no que diz respeito ao levantamento bibliográfico, à elaboração do projeto de pesquisa, a constituição da pesquisa (fichamentos de leitura, catalogação dos dados, questionários, entrevistas e análise dos dados) e elaboração de trabalhos científicos (resenha crítica, artigo, ensaio, paper, monografia

Possui Doutorado em Literatura pela Universidade de Brasilia (2013) - UnB; Mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília (2003) e Graduação em Letras pela Universidade do Tocantins (1999). É professora do Magistério Superior na Universidade Federal de Mato Grosso e Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES. Na Faculdade Guaraí -TO, foi professora de Ensino Superior de 2001 a 2009, onde atuou como coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e extensão de 2004 a 2008; Em 2010 atuou como Coordenadora de Ensino Superior na Secretaria de Ciência e Tecnologia do Tocantins. Foi professora do Curso de Letras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Paraíso - FECIPAR - TO de 2006 a 2009. Na SEDUC - TO foi professora de Educação Básica de 1979 a 2010 e atuou como técnica na Coordenadoria de tecnologias aplicadas à Educação, de 2011 a 2012. Possui experiência com " Universidade Aberta", atuou como Tutora Presencial da UAB/UnB - Polo de Palmas. Possui experiência em Educação Básica, Ensino Médio, Ensino Superior e Especialização - na área de Letras com ênfase em Literaturas Brasileira e Portuguesa, Literatura Regional, Comparada e Infanto Juvenil, Teoria da Literatura e Língua Portuguesa.


"O Curso tem uma vasta teoria, simples de facil assimilaçao! Seu conteudo tras diversidade no assunto! Gostaria que alguns cursos que ja realizei pela Buzzero tambem tivessem um a vasta gama teorican sendo que alguns nao superou as expectativas"

- Joseane Aparecida Tedesco Furlani

"Levando em consideração o valor do curso, achei que o conteúdo poderia ser um pouco menos suprimido, ter mais aprofundamento nos assuntos mais importantes."

- Carla Bernadete Camargo

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Metodologia da Pesquisa

    metodologia da pesquisa

    professora: tereza ramos de carvalho
    doutoranda em literaturas pela unb
    mestre em literatura brasileira pela universidade de brasília – unb
    graduada em letras

    professora universitária e professora da rede estadual de ensino do tocantins – seduc – to
    e-mail: teramos10@yahoo.com.br
    acessar cv: http://lattes.cnpq.br/1092245747241387

  • Resumo da disciplina

    resumo da disciplina

    aplicação sistemática das técnicas cientificas, no que diz respeito ao levantamento bibliográfico, à elaboração do projeto de pesquisa, à constituição da pesquisa (ficha de leitura, catalogação dos dados, questionários, entrevistas e análise dos dados) e elaboração de trabalhos científicos (artigo, ensaio, paper, monografia).

    2

  • Objetivos

    objetivos

    propiciar a formação de consciência metodológica e crítica quanto à pesquisa literária, tomando como base a investigação e a reflexão.
    usar os mecanismos básicos para a estruturação de trabalhos acadêmicos (artigos, resenhas, paper, ensaio, projeto de pesquisa e monografia).
    elaborar trabalho científico.

    3

  • Parte I. Conceitos básicos

    parte i. conceitos básicos


    a metodologia tem como função mostrar a você como refletir e instigar um novo olhar sobre o mundo: um olhar curioso, indagador e criativo.
    a elaboração de um projeto de pesquisa e o desenvolvimento da própria pesquisa, seja ela uma dissertação ou tese, um artigo ou ensaio necessitam, para que seus resultados sejam satisfatórios, estar baseados em planejamento cuidadoso, reflexões conceituais sólidas e alicerçados em conhecimentos já existentes.

    4

  • Definindo pesquisa

    definindo pesquisa

    pesquisar é um trabalho que envolve um planejamento e cumprimento das etapas requeridas no processo. o sucesso de uma pesquisa dependerá do procedimento seguido, do envolvimento do pesquisador com a pesquisa e de sua habilidade em escolher o caminho para atingir os objetivos. adotar uma metodologia para pesquisa significa escolher um caminho, um percurso global. para gil (1999, p.42), a pesquisa tem um caráter pragmático, é um “processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico. o objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos”.

    5

  • Qualidades do bom pesquisador

    qualidades do bom pesquisador

    segundo gil (1999), um bom pesquisador precisa, além do conhecimento do assunto, ter curiosidade, criatividade, integridade intelectual e sensibilidade social. são igualmente importantes a humildade para ter atitude autocorretiva, a imaginação disciplinada, a perseverança, a paciência e a confiança na experiência.
    o sucesso do pesquisador está vinculado, cada vez mais, a sua capacidade de captar recursos, enredar pessoas para trabalhar em sua equipe e fazer alianças que proporcionem a tecnologia e os equipamentos n
    ecessários para o desenvolvimento de sua pesquisa.

    6

  • Classificações das pesquisas

    classificações das pesquisas

    do ponto de vista da sua natureza, pode ser:

    pesquisa básica: objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. envolve verdades e interesses universais.

    pesquisa aplicada: objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. envolve verdades e interesses locais.

    7

  • Tipos de pesquisa

    tipos de pesquisa

    quanto à forma de abordagem do problema a pesquisa pode ser

    pesquisa quantitativa: considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las. requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana, desvio-padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão, etc.).

    pesquisa qualitativa: considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito. a interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. o ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento- chave. é descritiva. os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. o processo e seu significado são os focos principais de abordagem.

    8

  • Segundo Gil a pesquisa pode ser

    segundo gil a pesquisa pode ser

    pesquisa exploratória: visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. envolve levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão. assume, em geral, as formas de pesquisas bibliográficas e estudos de caso.
    pesquisa descritiva: visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática. assume, em geral, a forma de levantamento.
    pesquisa explicativa: visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o “porquê” das coisas. quando realizada nas ciências naturais, requer o uso do método experimental, e nas ciências sociais requer o uso do método observacional. assume,em geral, a formas de pesquisa experimental e pesquisa expost-facto.

    9

  • Quanto ao ponto de vista

    quanto ao ponto de vista

    do ponto de vista dos procedimentos técnicos (gil, 1991), pode ser:

    pesquisa bibliográfica: quando elaborada a partir de material
    já publicado, constituído principalmente de livros, artigos
    de periódicos e atualmente com material disponibilizado
    na internet.

    pesquisa documental: quando elaborada a partir de materiais
    que não receberam tratamento analítico.

    pesquisa experimental: quando se determina um objeto de
    estudo, selecionam-se as variáveis que seriam capazes de
    influenciá-lo, definem-se as formas de controle e observação dos efeitos que a variável produz no objeto.

    10

  • continuação

    continuação

    levantamento: quando a pesquisa envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer.
    estudo de caso: quando envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento.
    pesquisa expost-facto: quando o “experimento” se realiza depois dos fatos.
    pesquisa-ação: quando concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.
    pesquisa participante: quando se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas.

    11


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 40,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Metodologia da Pesquisa
  • Resumo da disciplina
  • Objetivos
  • Parte I. Conceitos básicos
  • Definindo pesquisa
  • Qualidades do bom pesquisador
  • Classificações das pesquisas
  • Tipos de pesquisa
  • Segundo Gil a pesquisa pode ser
  • Quanto ao ponto de vista
  • continuação
  • Fases da pesquisa
  • Método científico
  • Método dedutivo
  • Método indutivo
  • Método hipotético-dedutivo
  • Método dialético
  • Método fenomenológico
  • Planejamento e execução da pesquisa
  • Escolha do tema
  • Revisão literária
  • Justificativa e formulação do problema
  • Delimitação dos objetivos
  • Os objetivos devem ser utilizados para
  • Justificativa
  • metodologia
  • Cont. metodologia
  • Redação e Apresentação do Trabalho Científico
  • Parte II - prática
  • Resumo
  • Tipos de resumo
  • Continuação - resumo
  • Fichamento
  • Estrutura do fichamento
  • Tipos de fichamento
  • Fichamento de resumo
  • Fichamento de comentário
  •   Artigo Científico
  • Estrutura do artigo
  • Elementos textuais
  • Elementos pós-textuais
  • Elementos de apoio a produção conforme ABNT
  • Ensaio
  • Cont. ensaio
  • Paper
  • O paper não é
  • Estrutura do paper
  • Paper – comunicação científica
  • Monografia, o que é?
  • Estrutura
  • Não se deve esquecer
  • Classificação das monografias
  • Redação científica
  • Cont. Redação científica
  • Cont. redação científica
  • Elaboração de trabalhos científicos
  • Referências
  • Avaliação