Curso Online de História das Leituras Católicas no Brasil

Curso Online de História das Leituras Católicas no Brasil

Histórias das Leituras Católicas no Brasil é um estudo sobre livretos criados por Dom Bosco, um Padre italiano no século XIX, fundados da...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas

Por: R$ 30,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Histórias das Leituras Católicas no Brasil é um estudo sobre livretos criados por Dom Bosco, um Padre italiano no século XIX, fundados da Congregação dos Salesianos, considerado um grande educador.

Sou Formada em História pela Universidade Estadual do Centro Oeste, Pós-graduada em Ensino e História da América pela mesma faculdade. Fiz Curso de Espanhol na Wizard por 3 anos e meio.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • HISTÓRIA DAS LEITURAS CATÓLICAS NO BRASIL

    Professora: Alessandra Wantroba Horst

  • HISTÓRIA DAS LEITURAS CATÓLICAS NO BRASIL

    Professora: Alessandra Wantroba Horst
    INTRODUÇÃO

    No artigo que se segue, buscou-se fazer uma análise de algumas Leituras Católicas criadas por São João Bosco, na cidade de Turim, Itália, na década de 1845.
    As Leituras Católicas era uma espécie de manual para o cristão. Iniciou com Dom Bosco, depois se seguiu com uma equipe de sacerdotes da congregação salesiana, que escreviam textos para a formação religiosa dos jovens.

    A Congregação Salesiana foi fundada por São João Bosco, e recebeu esse nome por causa da sua admiração por São Francisco de Sales.

  • Nelas eles falavam sobre modelos de vida cristã, textos devocionais, histórias, cartas, contos, encíclicas papais.
    Textos escritos de maneira simples, em uma linguagem popular, para que mesmo as pessoas com pouca instrução pudessem ler e entender o que estava escrito. Por causa de sua grande preocupação com a sociedade da época, principalmente com as pessoas que viviam na pobreza, seus escritos tinham um cunho todo especial, a fim de dar um pouco de alegria, cultura e transmitir ensinamentos doutrinais a cerca da Igreja Católica, contra a ameaça que os protestantes representavam para a instituição no século XIX.

  • Passaram a ser escritas em varias línguas, e em vários países. As Leituras Católicas eram vendidas sob assinatura com um custo baixíssimo, feitas com um papel de pouca qualidade, para que seu custo não fosse caro e pudesse chegar aonde muitas vezes à imprensa no geral não chegava.
    Nessa perspectiva, pretendeu-se falar a respeito da história desses escritos, principalmente da sua história em terras brasileiras, mostrando fragmentos de tais documentos, contextualizando-os com o momento de sua publicação. Para isso contou-se com a colaboração de autores salesianos, estudiosos que escreveram a respeito de Dom Bosco, além de historiadores.

  • Metodologicamente este trabalho foi inspirado em Adam Schaff, o qual mostra que tanto o sujeito quanto o objeto, mantém uma existência objetiva e real ao mesmo instante em que há a interação de um sobre o outro. E essa interação acontece na prática social realizada pelo sujeito que passa a aprender o seu objeto na sua atividade (SCHAFF, 1995). É necessário, portanto, na expressão individual, considerar a subjetividade.

  • 2. DOM BOSCO: UMA BREVE BIOGRAFIA
     
    Giovanni Melchior Bosco, nasceu no dia 16 de agosto de 1815, em Murialdo, distrito de Castelnuovo d’Asti, num povoado chamado Becchi, na Itália, em uma família de camponeses pobres. (BOSCO, 1997, p. 19).

    Dom Bosco teve uma infância difícil. Ficou órfão de pai antes dos dois anos, sua mãe queria que ele estudasse; seu irmão mais velho, Antônio, era contra a sua ida à escola, por isso, precisou trabalhar na lavoura desde muito jovem para poder pagar seus estudos.

  • Mamãe queria enviar-me à escola, [...]. Meu irmão Antônio opunha-se a minha ida ao colégio. Chegou-se então a uma solução. Durante o inverno iria à escola do pequeno povoado de Capriglio, onde pude aprender a ler e a escrever. Meu professor era um sacerdote muito piedoso, chamado José Delacqua. Foi muito atencioso para comigo, interessando-se de bom grado pela minha instrução e mais ainda pela minha educação cristã. Durante o verão contentaria meu irmão, trabalhando no campo. (BOSCO, 1982, p. 18).

    Percebe-se que, Dom Bosco desde pequeno, mostrou interesse pelo saber sistematizado institucional. Criado em família de analfabetos, sentiu a necessidade de entender e aprender mais. Já que os valores familiares foram muito bem transmitidos por sua mãe, que ensinou a rezar e a ser uma pessoa honesta e digna na sociedade que vivia.

  • O tempo vai passando, e Dom Bosco, agora com nove anos, relutava para adentrar na escola. Quando teve um misterioso sonho, que mudaria sua vida, um sonho que passa e nortear seus caminhos, conduzindo-o a novos horizontes. E relata com detalhes esse momento:

    Tive um sonho, que ficou profundamente impresso na mente por toda a vida. Pareceu-me estar perto de casa, numa área bastante espaçosa, onde uma multidão de meninos estava a brincar. Alguns riam, divertiam-se, não poucos blasfemavam. Ao ouvir as blasfêmias, lancei-me de pronto no meio deles, tentando, com socos e palavras fazê-los calar. Nesse momento apareceu um homem venerando, de aspecto varonil, nobremente vestido. [...] Chamou-me pelo nome e mandou que me pusesse na frente daqueles meninos, acrescentando estas palavras:

  • - Não é com pancadas, mas com mansidão e a caridade que deverás ganhar esses teus amigos. [...] Confuso e assustado, [...] Quase sem saber o que dizer, acrescentei: - Quem sois vós que me ordenais coisas impossíveis? [...] - Sou o filho daquela que tua mãe te ensinou a saudar três vezes ao dia. [...] Nesse momento vi a seu lado uma senhora de aspecto majestoso, vestida de um manto todo resplandecente, como se cada uma de suas partes fosse fulgidíssima estrela. [...] tomando-me com bondade pela mão, disse: - Olha. Vi então que todos os meninos haviam fugido, e em lugar deles estava uma multidão de cabritos, cães, gatos, ursos e outros animais. - Eis teu campo, onde deves trabalhar. Torna-te humilde, forte, robusto; e o que agora vês acontecer a esses animais, deves fazê-los aos teus filhos. [...] em vez de animais ferozes apareceram mansos cordeirinhos. [...] Neste ponto, sempre no sonho, desatei a chorar, e pedi que falassem de maneira que pudesse compreender, porque não sabia o que significava tudo aquilo.

  • A senhora descansou a mão na minha cabeça, dizendo: - A seu tempo tudo compreenderás. Após estas palavras um ruído qualquer me acordou, e tudo desapareceu. (BOSCO, 1982, pp. 18, 19 e 20).

    Um sonho aparentemente sem importância. Mas, somente depois de muitos anos, Dom Bosco foi entender, aquele sonho havia dado um rumo a sua vida, pois, o trabalho que ele realizava no Oratório, construído para os adolescentes e jovens, que não tinham uma perspectiva de vida, agora tinha um sentido. Aqueles animais ferozes, que apareciam no sonho, eram os adolescentes que viviam de maneira errada, e acabavam entrando para a vida do crime, roubando, até mesmo matando, e por essa razão ficavam anos atrás das celas das cadeias.

  • Dom Bosco nasceu e viveu dentro de um século que procurava na democracia uma organização social, e a ciência e o progresso cresciam em favor da educação em todos os sentidos, dando vida a novas formas de literatura e arte, como observou Caviglia:

    Dom Bosco nasceu e viveu dentro de um século que procurava na democracia uma organização social, e a ciência e o progresso cresciam em favor da educação em todos os sentidos, dando vida a novas formas de literatura e arte, como observou Caviglia:

    Não desejava ser conhecido pela literatura, mas acabou tornando-se um grande escritor popular, pois seus relatos foram passados de forma que ajudaria a


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 30,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail: