Curso Online de LOBATO E O LEITOR
5 estrelas 1 aluno avaliou

Curso Online de LOBATO E O LEITOR

Este curso relata a trajetória de Monteiro Lobato enquanto escritor para o público infantil.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Este curso relata a trajetória de Monteiro Lobato enquanto escritor para o público infantil.

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2007), Mestre em Letras, aréa de concentração em Literatura e Cultura: Representações em Perspectiva, pela UESC (2011). Professora efetiva de Língua portuguesa e Literatura no Colégio Estadual João Galvão Sobrinho. Coordenadora do Projeto: Um Encontro com a literatura: conhecendo a vida e obra de Monteiro Lobato. Estuda história da leitura, literatura infanto-juvenil, destacando a obra escrita por Monteiro Lobato. Atualmente é professora bolsista da disciplina Alfabetização e Letramento pela Capes/UESC, onde ministra aulas para o curso de Pedagogia. Publicou no primeiro semestre de 2012 o livro infantil "Maricota e as formigas".


- Laurinda Viana Soares Do Nascimento

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • LOBATO E O LEITOR

    lobato e o leitor

    neila brasil bruno
    mestre em letras: linguagens e representações (uesc)

  • NOS BASTIDORES DA LITERATURA INFANTIL COM MONTEIRO LOBATO

    nos bastidores da literatura infantil com monteiro lobato

    após um período de dedicação a literatura adulta, lobato envereda pelos caminhos da literatura infanto-juvenil. é interessante evidenciarmos que a partir das narrativas que esse autor escreveu intencionalmente para crianças, o pequeno leitor pode imaginar várias possibilidades e situações.

  • LOBATO E O LEITOR INFANTIL

    lobato e o leitor infantil

    também podemos encontrar na literatura infantil do autor as suas inquietações e críticas referentes à estrutura social e política da época em que viveu. de acordo com laura sandroni, monteiro lobato acreditava que só as crianças poderiam mudar o mundo, dessa forma elas se tornaram as interlocutoras privilegiadas pelo autor paulista.

  • LOBATO E A TEMÁTICA DE SUAS OBRAS

    lobato e a temática de suas obras

    lobato trata em sua obra destinada as crianças “temas sérios e complexos que até então não eram apropriados a infância, como: guerras, políticas, ciência e petróleo” (sandroni, 1987, p. 49).

  • DEFINIÇÃO D ELITERATURA INFANTIL

    definição d eliteratura infantil

    nas palavras de ligia cademartori a literatura infantil se caracteriza pela forma de endereçamento dos textos ao leitor, uma vez que a idades deles, em suas diferentes faixas etárias, deve ser levada em conta. para a autora os elementos que compõem uma obra desse gênero devem está de acordo com a competência de leitura de cada indivíduo.

  • A LITERATURA INFANTIL E O MARAVILHOSO

    a literatura infantil e o maravilhoso

    sendo assim, a literatura infantil estimula a criança a viver uma aventura com a linguagem e seus efeitos. cademartori ainda destaca em o que é literatura infantil, a consciência social de lobato, uma vez que ele teve um cuidado especial com os leitores mirins, além de sua “convicção a respeito da literatura no processo social” (cademartori, 2010, p. 53).

  • AS PRIMEIRAS FORMAS DE TEXTOS PARA O PÚBLICO INFANTIL

    as primeiras formas de textos para o público infantil

    seguindo essa esteira de discussões sobre a literatura destinada a infância, nelly novaes coelho, afirma que “a literatura infantil é, antes de tudo, literatura; ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida, através da palavra”. (coelho, 2000, p. 27). essa autora entende a literatura como uma linguagem específica, que como toda a linguagem expressa uma determinada experiência humana, sendo que dificilmente pode ser definida com exatidão.

  • e ainda “conhecer a literatura que cada época destinou as suas crianças é conhecer os ideais e valores ou desvalores sobre os quais cada sociedade se fundamentou, e se fundamenta... (p. 28). nas palavras de coelho, as primeiras formas de literatura para o público infantil, confundiram-se com as destinadas aos adultos, sendo que tanto no brasil, assim como nos demais países, a literatura em forma de livro para crianças ou adultos foi precedida pela forma oral.

  • a autora afirma que em nosso país, assim como nas demais nações ocidentais, a literatura intencionalmente escrita para crianças e jovens só vai aparecer com o advento do romantismo, “em conseqüência do novo valor que a cultura, isto é, o conhecimento intelectual, adquire como sendo o grande caminho para o aperfeiçoamento interior do indivíduo e sua conseqüente ascensão social” (coelho, 2006, p. 16).

  • HISTÓRIA DA LITERATURA INFANTIL

    história da literatura infantil

    marisa lajolo e regina zilberman em literatura infantil brasileira: história e histórias, relembram que a literatura infantil européia teve seu início às vésperas do século xviii, quando, 1697, charles perrault lançou os célebres contos da mamãe gansa, e ainda que a literatura infantil brasileira só veio surgir muito tempo depois, quase no século xx, “muito embora no século xix reponte, registrada aqui e ali, a notícia do aparecimento de uma ou outra obra destinada a crianças” (lajolo; zilberman, 2007, p. 23). o francês charles perrault a partir de coletas de contos e lendas da idade média é o responsável pelas adaptações dessas lendas dando origem aos contos de fadas como cinderela, chapeuzinho vermelho entre outras histórias.

  • segundo as autoras, a literatura infantil não teve origem popular, nem aparecimento espontâneo. seu surgimento foi motivado e patrocinado por autores que escreveram livros para crianças no período de transição entre séculos xix e xx. a partir de então, as editoras começaram a prestigiar o gênero, motivando o seu aumento vegetativo ao longo das décadas de 20 e 30, bem como o apoio progressivo a alguns escritores.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • LOBATO E O LEITOR
  • NOS BASTIDORES DA LITERATURA INFANTIL COM MONTEIRO LOBATO
  • LOBATO E O LEITOR INFANTIL
  • LOBATO E A TEMÁTICA DE SUAS OBRAS
  • DEFINIÇÃO D ELITERATURA INFANTIL
  • A LITERATURA INFANTIL E O MARAVILHOSO
  • AS PRIMEIRAS FORMAS DE TEXTOS PARA O PÚBLICO INFANTIL
  • HISTÓRIA DA LITERATURA INFANTIL
  • A AÇÃO EDITORIAL LOBATIANA
  • A RECEPTIVIDADE DAS OBRAS DE LOBATO