Curso Online de FONOLOGIA: Estudando os sons que formam as palavras

Curso Online de FONOLOGIA: Estudando os sons que formam as palavras

Este curso visa introduzir o aluno no estudo dos fonemas, que são os sons que formam as palavras da nossa língua. Este conhecimento será...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas

Por: R$ 50,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Este curso visa introduzir o aluno no estudo dos fonemas, que são os sons que formam as palavras da nossa língua.
Este conhecimento será muito útil para o estudo da separação silábica, acentuação e ortografia.

Profissional na área da educação, com larga experiência em sala de aula e preparatórios para vestibulares, lecionar estrangeiros, instruindo-lhes a aprenderem a língua portuguesa. FORMAÇÃO ACADÊMICA Nível Superior Completo ? UniverCidade Curso: Licenciatura em Letras (Português e Literatura) ? 2004-2006 Pós - graduação ? Instituto A vez do Mestre Curso: Docência em Ensino Fundamental e Médio ? 2010-2011 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL • Colégio Adventivista em Itaboraí - Rio de Janeiro / RJ - Junho/2013 – Dezembro/2014 Professora de Português e Literaturas Preparar turmas para os principais vestibulares federais e estaduais do Rio de Janeiro. • Rio &Learn Portuguese School - Rio de Janeiro / RJ - Julho/2013 – Fevereiro/2014 Professora de Português para estrangeiros Lecionar grupos de níveis diversos, instruindo-os a aprenderem a língua portuguesa. • Jardim Escola Abelhinha Sapeca(CAP/CEAS) - Rio de Janeiro / RJ - Fevereiro/2013 – Agosto/2013 Professora do ensino fundamental I – 5° ano Lecionar turmas do 5° ano nas disciplinas de Língua Portuguesa e Redação, preparando-os para Colégio Militar, Pedro II e Cap Uerj. • Sistema FIRJAN – Escola SESI - Rio de Janeiro / RJ - Agosto/2007 – Março/2012 Professora de Português Lecionar para turmas da 2ª Etapa/Ensino Fundamental nas disciplinas de português e redação. CURSOS DE CAPACITAÇÃO Informática: OFFICE - Windows, Word, Excel, Access, Internet, Power Point, e Corel Draw. Digitação. Atendimento ao cliente. Idioma: Inglês ? Grau Básico ? (BRASAS) Formação de professores para preparatórios e ENEM- (PUC- RIO) 2009 ? C.H: 124H Leitura produção textual e Língua portuguesa (PUC-RIO) 2009 ? C.H: 124H Novo Acordo Ortográfico - Out./2009 - Prof. Jose Carlos de Azeredo : UCB



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Fonologia Estudando os sons que formam as palavras

    Fonologia Estudando os sons que formam as palavras

    1 - Fonologia - O estudo dos sons que formam as palavras

  • 1.1 - Introdução

    A palavra Fonologia tem origem nos radicais gregos fono (som) e logia (estudo), e trata do estudo dos diversos sons de uma determinada língua. É justamente através da combinação de cada um desses sons, chamados fonemas, que são criadas todas as palavras usadas na nossa língua. Cada palavra, portanto, é formada por um conjunto de vários fonemas. A simples troca de um dos fonemas de uma palavra irá transformá-la em outra, de significado completamente diferente. Isso ocorre, por exemplo, com as palavras camelo ecabelo. Assim, com poucos fonemas, é possível criar milhares de palavras.

  • 1.2 - Fonemas x Letras

    Na linguagem escrita, os fonemas são representados por sinais gráficos, aos quais chamamos de letras. Entretanto, não há uma correspondência simples entre letras e fonemas. Há casos em que a mesma letra representa fonemas (sons) diferentes, como é o caso da letra c emcegonha e cabelo. Há outros casos em que letras diferentes representam o mesmo fonema, como ocorrem com as letras s e c que representam o mesmo som em sala e cenoura.

    Também é possível que uma só letra represente dois fonemas, como o x que soa como ks em táxi, ou que duas letras representem um só som, como rr em carro, ou até mesmo casos em que uma letra não represente nenhum fonema, como o h de hotel. É por isso que surgem tantas dúvidas na hora de escrever as palavras.

  • 1.3 - Exercício:
     
    Analise as palavras abaixo e descubra quantas letras e fonemas existem em cada uma delas: hélice anexo coelho acesso

  • Confira as respostas: hélice - 6 letras - 5 fonemas (h - não representa nenhum fonema) anexo - 5 letras - 6 fonemas (x - representa 2 fonemas: ks) coelho - 6 letras - 5 fonemas (lh - representa 1 fonema) acesso - 6 letras - 5 fonemas (ss - representa 1 fonema)

  • 1.4 - Sílabas

    Quando um ou mais fonemas são pronunciados numa mesma emissão de voz, dizemos que formam uma sílaba.
    Os fonemas que formam as sílabas das palavras da língua portuguesa são classificados em vogais,semivogais e consoantes.

    1.5 - Vogais

    As vogais são os únicos fonemas do alfabeto que podem ser pronunciados sozinhos, sem o auxílio de outro fonema. As vogais sempre desempenham o papel de núcleo das sílabas. Em termos práticos, isso significa que em toda sílaba há necessariamente uma única vogal.

  • Na escrita, as vogais são representadas pelas letras a, e, i, o, u e, com o NovoAcordo Ortográfico, também o y, que foi reintroduzido em nosso alfabeto e se comporta da mesma forma que a letra i, e o w, que, dependendo da língua original do vocábulo, pode ser consoante (quando pronunciado com som de V) ou vogal (quando pronunciado com som de U).

    1.6 - Semivogais

    As semivogais podem ser representadas pelas letras "e", "i", "o", "u", sendo que as letras "e" e "o", quando semivogais, apresentam som de "i" e "u". Lembramos que, com o Novo Acordo Ortográfico, também o y e o w, que foram reintroduzidos em nosso alfabeto, poderão fazer o papel de semivogal, já que se comportam da mesma forma que as letras "i" e "u" respectivamente (lembramos que se o w for pronunciado como v, será consoante).

  • As semivogais sempre acompanham alguma vogal, com a qual formam uma sílaba. Portanto, nunca haverá uma sílaba com apenas uma semivogal. Desta forma, as semivogais nunca farão o papel de núcleo da sílaba, que é sempre desempenhado por uma vogal.

    1.7 - Como diferenciar as Vogais das Semivogais

    Como as letras que representam as semivogais são as mesmas que representam as vogais, pode haver certa dificuldade para diferenciá-las, mas para isso basta atentar para o seguinte: Se na sílaba só há uma letra que representa vogal (a,e, i, o, u, w, y), esta é necessariamente uma vogal, pois as semivogais não aparecem sozinhas na sílaba, mas apenas acompanhadas por uma vogal.

  • Outra dica simples é observar se na mesma sílaba houver uma letra "a" e outra letra que representa semivogal, pois dessa forma, esta outra será semivogal, pois o "a" sempre será vogal. As vogais sempre possuem som mais forte em relação às semivogais. Assim, se na mesma sílaba houver duas ou três letras que representam semivogais (e, i, o, u, w, y), a vogal será sempre a que tiver som de "e" ou "o" (som mais forte), enquanto as semivogais serão as que tem som de "i" ou "u" (som mais fraco). Caso haja uma sequência de letras que representam vogais e os sons de "i" e "u" sejam tão fortes como os outros sons ("a", "e", "o"), estas letras não estarão na mesma sílaba e formarão um hiato, como veremos mais tarde.

  • 1.8 - Exercícios

    Verifique se as letras sublinhadas são vogais ou semivogais: Fios Portais Vaca Averiguei Voltou Campeões Água

  • Confira:  Fios - o: vogal (i também é vogal - i-o: hiato) Portais - i: semivogal (a é vogal - ai: ditongo decrescente) Vaca - a: vogal (a sempre é vogal) Averiguei - e: vogal (u e i são semivogais - uei: tritongo) Voltou - u: semivogal (o é vogal - ou: ditongo decrescente) Campeões - o: vogal (e é semivogal - õe: ditongo decrescente) Água - u: semivogal (a é vogal - ua: ditongo crescente)
                                           


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 50,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Fonologia Estudando os sons que formam as palavras