Curso Online de Obstáculos Enfrentados no Ensino de Estatística e Metodologia para Amenizá-los
5 estrelas 1 aluno avaliou

Curso Online de Obstáculos Enfrentados no Ensino de Estatística e Metodologia para Amenizá-los

Esse curso foi preparado para voce que quer ensinar estatistica de uma maneira diferenciada e nao sabe como. Para voce que tem dificuldad...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Esse curso foi preparado para voce que quer ensinar estatistica de uma maneira diferenciada e nao sabe como. Para voce que tem dificuldades e nao sabe como enfrentá-las. Nao é um curso que ensine fórmulas, mas é voltado para sua didática. Os slides nao possuem animação, mas o assunto é muito interessante. Saiba quais as dificuldades que os professores e alunos encontram para ensinar e aprender estatística respectivamente.

Professora Formada em Licenciatura em Matemática pela UEPA(Universidade do Estado do Pará),formada em Técnico em Hospedagem e Lazer pela EETEPA (Escola de Educação Tecnológica do Estado do Pará). Projeto na area de Geometria Euclidiana, Projeto Aprendendo Brincando, Projeto Fisica no Cotidiano, Artigo de O Ensino da matemática para alunos superdotados. Trabalho de Conclusao de Curso direcionado a alunos do ensino Fundamental Menor com o Titulo: O Ensino das Expressoes Numéricas por Atividades: uma Experiencia no Marajó. Sou professora de alunos de nível fundamental e médio. Número de matrícula da UEPA ( 20091190009).


- Crystiano Robson De Souza Lima

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Estatística

    estatística

    obstáculos enfrentados e metodologia para amenizá-los

    autoras:
    adriele souza freitas
    angélica novaes de assis
    joiciani barbosa lopes
    linara bragança dos santos
    marcela caroline pereira
    nicelli paula pantoja
    renata dos santos barbosa
    ano 2011

  • Introdução

    introdução

    atualmente, nos deparamos com uma sociedade que está em constante desenvolvimento e transformação, sejam elas de caráter social, político, econômico, cultural, etc. uma sociedade que cada vez mais exige cidadãos aptos a transformar, entender e participar do mundo de forma ativa, para tanto se faz necessário ter conhecimento sobre este mundo, e os parâmetros que norteiam o mesmo.

  • o estudo significativo da estatística corresponde e muito as exigências da nova sociedade, uma vez que, segundo vasques (2007, p.15) “seu principal objetivo é organizar e orientar a coleta de dados a ser feita, analisá-los, traçar as correlações existentes, permitindo assim a tomada de decisões”. e todos os dias através dos meios de comunicações e em nossos materiais didáticos nos deparamos com mensagens estatísticas em forma de tabelas, gráficos.

  • no entanto apesar da estatística está ganhando grande repercussão em uma sociedade que desenvolve-se a cada instante, de uma maneira em geral dentro das escolas este ensino é feito de uma forma mecânica, repleta de fórmulas e algoritmos, pouco interessante aos olhos dos alunos, seu estudo não vem sendo relacionado às experiências e vivências as quais os alunos deparam-se em seu dia-a-dia, uma aprendizagem deficiente que pode levar o aluno a ter uma visão distorcida da realidade. professores despreparados e falta de materiais didáticos são alguns dos obstáculos encontrados para o desenvolvimento de um ensino mais significativo da estatística nas escolas.

  • buscando desenvolver uma aprendizagem mais significativa da estatística no âmbito escolar, este trabalho vem abordar os objetivos que visam fazer com que o aluno crie seus próprios conceitos, os obstáculos enfrentados, a maneira como está sendo ensinada e as alternativas metodológicas que podem ser aplicadas no intuito de facilitar o aprendizado deste conteúdo supracitado.

  • é importante que os alunos tenham uma compreensão satisfatória em relação à estatística para que estes possam ter uma visão mais crítica das informações as quais estão expostos diariamente através dos meios de comunicação e possam utilizá-las no seu dia-a-dia, é necessário então que as fórmulas prontas e acabadas dêem lugar aos modelos construídos a partir de suas experiências vividas, em busca de soluções para questões de seu cotidiano.

  • O ensino de estatística

    o ensino de estatística

    a estatística surgiu na antiguidade devido à necessidade do homem de registrar o número de pessoas, nascimentos, óbitos, riquezas, entre outros, mas a palavra estatística surge por volta do ano de 1752 pelo alemão gottfried acherwall que deriva da palavra latina statu que significa estado, sendo este o principal beneficiado pela utilização da mesma, já que sempre foi uma preocupação dos governantes a necessidade de contar e recensear.

  • no final do século xix, houve um grande desenvolvimento industrial, científico, tecnológico e populacional, que gerou uma crise de natureza estatística, por não haver profissionais suficientes para a grande demanda de trabalho, surgiu então necessidade de ensinar estatística a um número de pessoas cada vez maior. inicialmente, o ensino de estatística foi inserido no ensino superior, afim de que pessoas que se interessassem pelo assunto fossem se especializando. mas com o passar dos anos percebeu-se que havia a necessidade deste conhecimento ser aderido também no ensino médio.

  • então a partir do século xx, alguns países como portugal, passam a dar uma importância mais significativa ao estudo de estatística devido ao grande crescimento cientifico e tecnológico e a partir daí vão em busca de novas metodologias de ensino.
    é indiscutível que o século xx tem sido o século da estatística, que passou a considerar-se uma das ciências metodológicas fundamentais e base do método cientifico experimental. o ensino de estatística, no entanto ainda se encontra em seu começo, ainda que, como tenha descrito, avança continuamente. (batanero, 2001, p.7 apud vasques, 2007, p. 30)

  • mas mesmo com a necessidade cada vez maior de se ter conhecimentos estatísticos, pois vivemos em um mundo em constante mudança, este assunto ainda e tratado com certo “desprezo” pelas instituições de ensino e pelo próprio professor. a partir do momento que se estabelecem prioridades o ensino de estatística fica sempre para segundo plano, e quando chega a ser abordado é de uma forma completamente teórica e excessivamente formalizada, pouco interessante aos olhos dos alunos, fazendo com que estes não tenham um aprendizado significativo.

  • no brasil o ensino de estatística é de grande relevância para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, como a cada dia que passa a estatística se faz mais presente em nossas vidas, consequentemente o conhecimento desses conteúdos tornam-se indispensáveis. as orientações curriculares nacionais (ocn’s) visam que o aluno tenha uma aprendizagem significativa, pois que eles utilizem suas experiências de vida para contribuir na construção de seu próprio conhecimento, sendo que atualmente no nosso contexto social há a necessidade de termos uma compreensão de leituras de dados estatísticos, como por exemplo a analise de tabelas muitas vezes utilizada em jogos principalmente de futebol,a interpretação de gráfico vistos em noticiários que mostram pesquisas feitas sobre a saúde dos brasileiros.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Estatística
  • Introdução
  • O ensino de estatística
  • Objetivo no ensino de estatística
  • Obstáculos no ensino de estatística
  • Alternativas metodológicas para o ensino de estatística
  • REFERÊNCIAS