Curso Online de ARBITRAGEM - FORMAÇÃO DE ÁRBITROS DE FUTEBOL
5 estrelas 62 alunos avaliaram

Curso Online de ARBITRAGEM - FORMAÇÃO DE ÁRBITROS DE FUTEBOL

Curso destinado a formar árbitros de futebol para atuarem em partidas de categorias de base e amador adulto

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 12 horas


Por: R$ 50,00
(Pagamento único)

Mais de 2900 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Curso destinado a formar árbitros de futebol para atuarem em partidas de categorias de base e amador adulto

Licenciatura Plena em Educação Física Especialista em Atividade Física e Saúde Mestre em Educação Mestre em Políticas Públicas Árbitro de Futebol Profissional


- Josenildo Herculano Da Silva

- Antonio Francielton Melo Moreira

- Fábio Luiz Ferreira

- Vitor Manoel Tavares Gomes

- Ronaldo De Araújo Dos Santos

- Luciano Batista Da Silva

- John Lennon De Souza

- Jonas Diogo De Jesus Conceição

- Rubens De Melo Tavares

- Jean Carlos Pereira

- Murilo Henrique Barbosa

- Douglas Mascarello Mageski

- Cleiton Carlos De Araújo Teixeira

- Dívino Rodrigues Do Prado

"muito bom"

- Matheus Felipe Tezza Rodrigues

- Heitor Ramiro Simião Vicente Pereira

- Lucas Da Silva Neves

- Sidney Silva Cavalcante

- Daniel Ribeiro De Sousa Silva

"Pra mim foi execelente já que eu sou profssor de escolinha de futebol pra mim foi o bastante pra eu aprimorar cada vez mais, sobre as regras.Eu a coselharia aos meu colegas que fisece uma reciclagem no BUZZERO.COM ai vcs vão ver que vale apena reciclar,aqui ficam meus parabens aos professores do BUZZERO.com meu muito obrigado."

- Valmiro Cazuza Peixoto

- Claudinei Roberto Pereira

- Mogaseis

- Carlos Augusto Fernandes Nava

- Valmir Ribeiro Moscardini

- Fernando Monteiro Da Silva

- Fernando José De Souza

- Jonas Ramos Dos Santos

"Bom Dia ja ate pedi a minha postila,sou arbitro e tenho um firma que presta serviço a cidades e prefeitura da minha região e credenciada do CREF mg.estou gostando do curso.grade abraço..."

- Sergio Jose Pereira

- Ezequiel Pereira De Souza

- Laerson Santos Mendes

- Vanilson Dias De Oliveira

- Evandro Vilalba

- Pablo Passoni Gazel Colen

- José Antônio Rocha Da Costa

- Pedro Alison De Oliveira

- Zenildo Felipe Da Silva

- Alison Fernando Gontarek

- Luis Fernando Hervas

- Jansen De Carvalho AraÚjo

- Thiago Henrique Da Silva

- Jose Antonio Ferreira

- Alexandre Dos Santos

- Gabriel Danilo Costa

- Luiz Fillipe

- Guillherme De Lima Santana

- Regiane Romualdo

- Josenildo Ferreira

- Jhonatan Augusto Tuczynski

- Sergio Pereira Dos Santos

- Dhyordan Kyovanny Gomes De Souza

- Jurandir Silva Da Costa

- Antônio Carlos Leme Neto

- Celio Julio Veloso Da Siva

- Cássio Prevedello De Souza

- Fábio Pedro

"so deixa a desejar na entrega do certificado, se fosse pra avaliar a nota seria menor que 1"

- Valdinar Da Silva Souza

"O curso deveria ter um questionário para saber se o indivíduo que fez está mesmo apto a apitar uma partida de futebol e também com uma média mínima para aprovação!"

- Pedro Henrique Pereira

"Bem didático, importante para o aprendizado sobre a arbitragem, porém, falta "reciclar" e "atualizar" o curso (fotos, exemplos)."

- Murilo Alves Silva Spinola Barbosa

- Jose Dalmo Da Silva

- Daniel De Oliveira

- Diogo Pereira Da Silva Mandu

- Elias Anselmo Da Silva

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Introdução

    Introdução

    Este curso visa formar árbitros de futebol capacitados para atuar em partidas de futebol de categorias de base e futebol amador adulto. Ao término do curso você será capaz de atuar em uma partida como árbitro, árbitro assistente ou ainda, como quarto árbitro.

    Os sentenças em azul, são explicações da regra, e as em preto são o próprio texto da regra, tal qual você encontra no livro de regras fornecido pela FIFA.

    Antes de fazer a avaliação leia atentamente todo o material por pelo menos duas vezes, pois as perguntas são fáceis, mas quem não tem total conhecimento e atenção acaba se confundindo.

    O árbitro precisa ficar constantemente se atualizando e estudando, além disso, também é muito importante ter um bom posicionamento e um bom preparo físico, pois para se arbitrar bem uma partida, o árbitro necessita estar bem preparado cognitiva, psicológica e fisicamente.

    Bons estudos!

  • REGRA 1 – O Campo de Jogo

    REGRA 1 – O Campo de Jogo

    Dimensões O campo de jogo será retangular. O comprimento da linha lateral deverá ser superior ao comprimento da linha de meta.
    Comprimento: mínimo 90 m
    máximo 120 m
    Largura: mínima 45 m
    máxima 90 m
     

    Partidas Internacionais
    Comprimento: mínimo 100 m
    máximo 110 m
    Largura: mínima 64 m
    máxima 75 m

    Em geral, os campos já são feitos nas medidas internacionais, porque todas as partidas oficiais (das ligas, federações e confederações) têm que ser feitas em campos com as medidas internacionais.

  • REGRA 1 – O Campo de Jogo

    REGRA 1 – O Campo de Jogo

    Marcação do campo de jogo
    O campo de jogo será marcado com linhas. As ditas linhas pertencem às áreas que demarcam. (Isso significa que uma falta em cima da linha da área penal (grande área) é penalty). As duas linhas de marcação mais compridas denominam-se linhas laterais. As duas mais curtas chamam-se linhas de meta (para a arbitragem não existe linha de fundo, seu nome é linha de meta).

    Todas as linhas terão uma largura de 12 cm como máximo. O campo do jogo estará dividido em duas metades por uma linha média. O centro do campo estará marcado com um ponto na metade da linha média, ao redor do qual se traçara um círculo com um raio de 9,15m (círculo central).

  • REGRA 1 – O Campo de Jogo

    REGRA 1 – O Campo de Jogo

    A área de meta

    A área de meta, situada em ambos extremos do campo de jogo, será demarcada da seguinte maneira: Serão traçadas duas linhas perpendiculares a linha de meta, a 5,5 m da parte interior de cada poste de meta. As ditas linhas se adentrarão 5,5m desde a parte interior de cada poste de meta. As ditas linhas se adentrarão 5,5 m no campo de jogo e se unirão com uma linha paralela a linha de meta. A área delimitada por essas linhas mais a linha de meta será a área de meta. (a área de meta também é conhecida como pequena área, mas o árbitro deve sempre usar o termo área de meta)

  • REGRA 1 – O Campo de Jogo

    REGRA 1 – O Campo de Jogo

    A área penal

    A área penal, também é conhecida como grande área, mas o árbitro deve sempre usar o termo área penal, situada em ambos extremos do campo de jogo, será demarcada da seguinte maneira: Serão traçadas duas linhas perpendiculares a linha de meta, a 16,5 m, da parte interior de cada poste de meta. Essas linhas se adentrarão 16,5 m no campo de jogo e se unirão com uma linha paralela a linha de meta. A área delimitada por essas linhas e a linha de meta será a área penal. Em cada área penal será marcado um ponto penal a 11 m de distancia do ponto médio da linha entre os postes e equidistantes dos mesmos (local que coloca a bola para cobrar o penalty). No exterior de cada área penal se traçara, também, um semicírculo com um raio de 9,15m desde cada ponto penal (meia lua que fica na frente da área).

  • REGRA 1 – O Campo de Jogo

    REGRA 1 – O Campo de Jogo

  • REGRA 1 – O Campo de Jogo

    REGRA 1 – O Campo de Jogo

    Bandeiras de canto Em cada canto será colocado um poste não pontiagudo com uma bandeirinha. A altura mínima do poste será de 1,5 m de altura.(a bandeira de canto é obrigatória, porém em jogos de categoria amadora e de base, se não tiver bandeira podemos fazer o jogo da mesma forma). Também se poderão colocar bandeirinhas em cada extremo da linha média, a uma distância mínima de 1 m do exterior da linha lateral. (essa bandeira que pode ser colocada para delimitar a metade do campo não é obrigatória, e também é muito pouco usada)
    A área de canto (local que se coloca a bola para se cobrar o escanteio) Se traçará um quadrante com um raio de 1 m desde cada bandeirinha de canto ao interior do campo de jogo. A bola pode ser colocada em qualquer local dessa área, seja no centro dela, em cima da linha lateral, em cima da linha de meta ou em cima da linha circular que delimita essa área.

  • REGRA 1 – O Campo de Jogo

    REGRA 1 – O Campo de Jogo

    As metas (também conhecidas como gols) A meta serão colocadas no centro de cada linha de meta. Consistirão em dois postes verticais, equidistantes das bandeirinhas de canto e unidas na parte superior por uma barra horizontal (travessão). A distância entre os postes será de 7,32 m. A distância da borda inferior do travessão será de 2,44 m. Os postes e travessão terão a mesma largura e espessura, como máximo de 12cm. As linhas de metas terão as mesmas dimensões que os postes e o travessão.Poderão ser colocados redes fixadas nas metas e no solo atrás da meta, com a condição de que estejam presas de forma conveniente e não atrapalhem o goleiro. Embora a regra fala que poderão ser colocadas redes, existe uma determinação da FIFA que uma partida não poderá ser iniciada sem que haja redes nas metas, ou seja, nos gols. Então não se deve iniciar uma partida se não tiver redes nos gols. Os postes e os travessões deverão ser de cor branca. Nada impede de você fazer o jogo se as traves forem coloridas.
    Segurança Os postes deverão estar fixados firmemente no solo. Poderão ser utilizadas metas móveis somente em caso de que se cumpra esta exigência.

  • REGRA 1 – O Campo de Jogo

    REGRA 1 – O Campo de Jogo

    A Área Técnica

    A área técnica se refere particularmente às partidas disputadas em estádios que contem com uma área especial para o pessoal técnico e substitutos, tal como se pode ver na ilustração ao lado.

    As áreas técnicas podem diferir de um estádio para outro, por exemplo, em tamanho ou localização. As seguintes notas servirão de norma geral:

    a área técnica se estende a 1 m de cada lado do banco e até adiante a distância de 1 m da linha lateral;

    recomenda-se utilizar marcações para delimitar essa área;

    o número de pessoas autorizadas a estar na área técnica estará determinado pelo regulamento da competição; (no regulamento vem estipulado quem são as pessoas que podem permanecer na área técnica, somente essas pessoas previstas no regulamento podem permanecer, não interessa se é presidente do time, prefeito ou o papa, se não tiver no regulamento não pode ficar no banco)

  • REGRA 1 – O Campo de Jogo

    REGRA 1 – O Campo de Jogo

    em conformidade com o regulamento da competição, deverão ser identificados os ocupantes da área técnica antes do início da partida;

    somente uma pessoa de cada vez estará autorizada a dar instruções técnicas e depois de fazê-lo deverá regressar imediatamente ao seu lugar no banco de reservas;

    treinador e os demais funcionários oficiais deverão permanecer dentro dos limites da área técnica, salvo em circunstâncias especiais, por exemplo, se um massagista ou um médico devem entrar no terreno do jogo, com a permissão do árbitro, para atender a um jogador lesionado;

    treinador e os demais ocupantes da área técnica deverão comportar-se de uma maneira correta.

  • REGRA 2 – A Bola

    REGRA 2 – A Bola

    Regra 2 - A bola
    A bola pesará entre 410g e 450g e deverá ter pressão de 8,5 a 15,6 libras. As bolas já são fabricadas para que quando cheias e calibradas corretamente estejam dentro do seu peso previsto na regra, e o mais adequado e deixar a bola com pressão entre 10 e 12 libras. Por isso é muito importante o árbitro trazer consigo sempre uma bomba e um calibrador de bola.
    Substituição de uma bola defeituosa Se a bola estoura ou se danifica durante uma partida: (quando a bola está rolando)
    o jogo será interrompido
    o jogo se reiniciará por meio de bola ao chão, executada com uma nova bola no lugar onde a primeira bola se danificou

    Se a bola estoura ou se danifica em um momento em que não está em jogo (tiro inicial de meta, tiro de canto, tiro livre, tiro penal ou arremesso lateral): (a bola saiu e se danificou fora do campo)
    a partida se reiniciará conforme as regras

    A bola não poderá ser trocada durante a partida sem a autorização do árbitro.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 50,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Introdução
  • REGRA 1 – O Campo de Jogo
  • REGRA 2 – A Bola
  • REGRA 3 – O Número de Jogadores
  • REGRA 4 – O Equipamento dos Jogadores
  • REGRA 5 – O Árbitro
  • REGRA 6 – O Árbitro Assistente
  • O Quarto Árbitro
  • REGRA 7 – A Duração da Partida
  • REGRA 8 – O Início e o Reínicio
  • REGRA 8 – O Início e o Reinício
  • REGRA 8 – O início e o Reinício
  • REGRA 9 – Bola em Jogo e Fora de Jogo
  • REGRA 10 – O Gol
  • REGRA 11 – O Impedimento
  • REGRA 12 – Faltas e Incorreções
  • REGRA 13 – Os Tiros Livres
  • REGRA 14 – O Tiro Penal
  • Tiros do Ponto Penal
  • REGRA 15 – O Arremesso Lateral
  • REGRA 16 – O Tiro de Meta
  • REGRA 17 – Tiro de Canto
  • Posicionamento do Árbitro
  • Sinais do Árbitro
  • Linguagem Corporal e Verbal
  • Uso do apito
  • Sinais dos Árbitros Assistentes
  • Posicionamento dos Assistentes
  • Postura
  • Referências Bibliográficas