Curso Online de Modelo de Aprendizagem Centrada no Aluno de Carl Rogers
5 estrelas 49 alunos avaliaram

Curso Online de Modelo de Aprendizagem Centrada no Aluno de Carl Rogers

Carl Rogers trouxe uma importante contribuição para a corrente humanista da psicologia. Sua teoria Abordagem Centrada na Pessoa aplicada ...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas

De: R$ 40,00 Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 4200 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Carl Rogers trouxe uma importante contribuição para a corrente humanista da
psicologia. Sua teoria Abordagem Centrada na Pessoa aplicada à educação e que designou por Aprendizagem Centrada no Aluno levam a princípios que influciam para uma melhoria na relação pedagógica e conseqüentemente do processo de aprendizagem.

Este Curso é direcionado a todos os profissionais da educação.

Licenciada em pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA);Especialista em psicopedagogia clínica e institucional;Especialista em gestão escolar; Docente dos cursos de pedagogia; Diretora de unidade de ensino


- Michelle Dos Santos Mota

- Sara Alves Pereira

- Silmara Cristina Da Cruz

- Tereza De Oliveira Toledo

"muito interessante e reflexivo"

- Nayara Marcella Braz Da Silva

- Patricia Pinheiro Alves Picolli

"Este é um curso que tem uma proposta ampla e objetiva."

- Patricia De Souza Vasconcelos Rosário

- Sueli Cristina De Paula Gaiotto

- Silene Jose Da Costa

- Ana Carolina Gomes Da Silva

- Marizete Aparecida Peres

- Leci Beatriz Da Costa Dos Santos

- Rainery Liberato Ferreira

- Joselia Martins

- Nájila Arruda Ferreira

- Ivana Couto Do Espírito Santo

- Téa Monique Gehlen Dias

- Jessica Caroline Dos Santos Muniz

- Nayara Carla De Santana Silva

- Jéssica Lopes De Deus Benedito

- Lucinda Alves De Melo Bueno

- Geovane De Sousa Pinheiro

"interessante"

- Aline Hatsue Takahashi

- Camila Aparecida Da Silva Lima

"Achei muito proveitoso para minha prática pedagógica."

- Marta De Carvalho

- Antonio Costa Borges

- Tauana Boone Villa

"maravilhoso"

- Keila Jacinto Do Carmo

- Ana Paula Fernandes

- Karine Mostacada De Andrade

"Achei muito proveitoso para minha prática pedagógica."

- Marta De Carvalho

- Franciane Dos Santos Sousa

- Gabriel Moraes Machado

- Manoel Francisco Neto

"Carl Rogers é o cara!"

- OzivÂnio Dantas De AzevÊdo

- Marcia Alves Da Silva

- Lucinda Santos De Campos

- Marta Regina Silva Araujo

- Karine De Souza Oliveira

- Léa Antônia Corrêa Da Silva Costa

- Bianca M Artins Ferreira

- Natália Bardella Faria

- Eliane Rodrigues De Gois

- Sara Joice Almeida Santos

- Marta Késia Silva Souza

- Eliana Dourado De Santana Silva

- André Luiz Ribeiro

"bom!!!"

- Patrícia Vieira Roncete

- Ricardo Aparecido Fidelis

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.
  • Modelo de Aprendizagem Centrada no Aluno de Carl Rogers

    modelo de aprendizagem centrada no aluno de carl rogers

  • Aprendizagem centrada na pessoa: modelo educativo proposto por Carl Rogers

    aprendizagem centrada na pessoa: modelo educativo proposto por carl rogers

    carl rogers trouxe uma importante contribuição para a corrente humanista da psicologia. sua teoria abordagem centrada na pessoa aplicada à educação e que designou por aprendizagem centrada no aluno levam a princípios que influciam para uma melhoria na relação pedagógica e conseqüentemente do processo de aprendizagem.

  • carl rogers afirma que o sistema educativo deverá ter sempre como objetivo o desenvolvimento das pessoas, de uma forma plena e, simultaneamente, que as conduza à sua auto-realização (1974: 380).
    o autor considera que o homem educado é o homem que aprendeu a aprender (rogers, 1986: 126), e que dentro do sistema educativo como um todo, deverá existir um clima propício ao crescimento pessoal do aluno (rogers, 1986:244). de acordo com o autor "tem-se de encontrar uma maneira de desenvolver, dentro do sistema educacional como um todo, e em cada componente, um clima conducente ao crescimento pessoal; um clima no qual a inovação não seja assustadora, em que as capacidades criadoras de administradores, professores e estudantes sejam nutridas e expressadas, ao invés de abafadas. tem-se de encontrar, no sistema, uma maneira na qual a focalização não incida sobre o ensino, mas sobre a facilitação da aprendizagem autodirigida"

  • psicólogo americano, carl rogers se destacou no desenvolvimento de métodos científicos que procuravam estudar mudança nos processos psicoterapêuticos, vindo a criar e a desenvolver um modelo de intervenção que chamou inicialmente por terapia centrada no cliente.
    o termo “a abordagem centrada na pessoa” utilizada por carl rogers se refere a uma forma específica de entrar em relação com outro, estando implícito um modo positivo de conceitualizar a pessoa humana. tal expressão constitui-se uma evolução no pensamento de carl rogers e no quadro teórico por ele desenvolvido, que foi formalizada na publicação do seu livro sobre o poder pessoal (em inglês, on personal power, 1977), que elucida a aplicação do seu quadro conceptual aos mais diversos campos (gobbi et al., 1998: 13).

  • as idéias do autor deixam de ser campo exclusivo da psicoterapia e passa a serem aplicadas em áreas como os grupos, as organizações e a educação. ao longo da sua vida rogers foi elucidando suas idéias e realizando mudanças na nomenclatura abordagem centrada na pessoa, e de forma notável no domínio da educação. tal abordagem integra três pressupostos de base:
    1. uma concepção do homem alicerçada nos princípios da corrente humanista da psicologia.
    2. uma abordagem fenomenológica que privilegia a experiência subjetiva da pessoa, implicando que o conhecimento que se tem do outro surge a partir da compreensão do seu quadro de referências.
    3. uma forma de entrar em relação que se constitui como um encontro entre pessoas.

  • com relação a concepção do homem alicerçada nos princípios da corrente humanista da psicologia, rogers afirmou que a abordagem centrada tem como principal premissa "uma visão do homem como sendo, em essência, um organismo digno de confiança" (1989:16). porém, dois conceitos desenvolvidos por rogers, são considerados como fundamentais para a compreensão do seu modelo. são eles: tendência atualizante e a não diretividade.

  • Conceito de Tendência Atualizante

    conceito de tendência atualizante


    para carl rogers esse conceito é o postulado fundamental da abordagem centrada na pessoa, uma vez que conduz não só à satisfação das necessidades básicas do organismo, como também às mais complexas. a tendência atualizante leva, por um lado, a confirmação do self (essência humana) e, por outro, a preservação do organismo, permitindo assim, a consonância entre a experiência vivida e a sua simbolização.
    para o autor, sempre que esta consonância não ocorre, a pessoa entra em estado de incongruência, ou seja, gera-se um desequilíbrio entre a experiência real e a simbólica, o que se resulta num comportamento desajustado, conduzindo a estados de ansiedade, angústia e depressão, os quais afetaram a personalidade e o desenvolvimento do sujeito.

  • rogers definiu o conceito de tendência atualizante como:

    todo o organismo é movido por uma tendência inerente a desenvolver todas as suas potencialidades e a desenvolvê-las de maneira a favorecer sua conservação e enriquecimento. (...) a tendência atualizante não visa somente (...) a manutenção das condições elementares de subsistência como as necessidades de ar, alimentação, etc. ela preside, igualmente, atividades mais complexas e mais evoluídas tais como a diferenciação crescente dos órgãos e funções; a revalorização do ser por meio de aprendizagens de ordem intelectual, social, prática... (rogers & kinget, 1977, citado por gobbi et al., 1998: 144).

  • Conceito de Não Diretividade

    conceito de não diretividade

    o método psicoterapêutico desenvolvido por carl rogers ficou conhecido inicialmente por terapia não diretiva, e posteriormente por terapia centrada no cliente e depois por abordagem centrada na pessoa. a definição de não diretividade passa, segundo rogers, pelo acreditar que "o indivíduo tem dentro de si amplos recursos para autocompreensão, para alterar seu autoconceito, suas atitudes e seu comportamento autodirigido" (rogers, 1989: 16). rogers em sua teoria acredita na autonomia e nas capacidades de uma pessoa, no seu direito de escolher qual a direção a tomar no seu comportamento e sua responsabilidade por essa escolha.

  • com relação ao segundo e terceiro pressupostos atrás enunciados, rogers deu uma importância particular à forma como a pessoa entra em relação com outra. assim, enumerou e definiu um conjunto de atitudes que considerou facilitadoras do processo de comunicação inter-humana. a qualidade de relação que se estabelece no contexto pedagógico, na relação professor-aluno, determinam não só o nível qualidade da aprendizagem, como também o próprio desenvolvimento pessoal do aluno.
    o professor exerce um importante papel na teoria de rogers, porém o aluno é o principal (cliente) nesse processo.

  • Aceitação positiva incondicional

    aceitação positiva incondicional


    diz respeito a aceitação incondicional da pessoa por parte da outra, tal como ela é, sem juízos de valor ou críticas a priori (rogers, 1985:65). desta forma, a pessoa pode sentir-se livre (liberdade experiência) para reconhecer e elaborar as suas experiências da forma como entender e não da forma que seja conveniente para o outro.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Modelo de Aprendizagem Centrada no Aluno de Carl Rogers
  • Aprendizagem centrada na pessoa: modelo educativo proposto por Carl Rogers
  • Conceito de Tendência Atualizante
  • Conceito de Não Diretividade
  • Aceitação positiva incondicional
  • Compreensão empática
  • Congruência
  • APRENDIZAGEM CENTRADA NO ALUNO
  • Ensinar e Aprender no modelo da Aprendizagem Centrada no Aluno