Curso Online de CURSO DE TONFA POLICIAL
4 estrelas 5 alunos avaliaram

Curso Online de CURSO DE TONFA POLICIAL

Curso de manuseio do bastão TONFA, usado pela maioria das polícias brasileiras e internacionais. Técnicas e táticas de como imobilizar, c...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 11 horas

Por: R$ 50,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Curso de manuseio do bastão TONFA, usado pela maioria das polícias brasileiras e internacionais. Técnicas e táticas de como imobilizar, conduzir, etc. Aprenda o uso correto deste instrumento valioso para função policial.

Estudante e pesquisador de Artes Marciais desde os 10 anos de idade, com mais de 34 anos de experiência em diversas Artes de Combate. O seu treino inclui uma variedade de sistemas de defesa pessoal, mas a sua especialidade são as artes Coreanas, em estilos como: HapKiDo,Taekwondo Tuk Kong Mu Sul e Modern Farang Mu Sul, e outras como a Capoeira e o Krav Magá. Tendo treinado também vários Sistemas de lutas tais como o Judo, Karatê, Jiu Jitsu, Kickboxing, Goshin Jitsu, SOTAI.


- Sensey Milton Cesar Correa

- Sandro Henrique Da Silva

- Paulino Lima AnunciaÇÃo

- Gedeom De Miranda Barros

- Iterson Maba

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • CURSO DE TONFA

    curso de tonfa

  • AVISO IMPORTANTE

    aviso importante

    o conteúdo deste curso é destinado apenas a estudos acadêmicos. as técnicas, táticas e metodologias descrito aqui são perigosas e não devem ser usadas ou praticadas sem extrema cautela. o autor ou o editor não tem qualquer responsabilidade em qualquer esfera do direito for, por ferimento, contusões, ou qualquer tipo de acidente que possa vir a acontecer durante a realização deste curso, quer sejam provocadas acidentalmente ou intencionalmente. este curso não tem a intenção de ser uma obra para autodidatas, sendo importante e indispensável a orientação e supervisão de um instrutor qualificado, o que ao final do curso, deixaremos links de sites e contatos de instrutores capacitados. ninguém esta autorizado a se intitular instrutor apenas por ter lido ou estudado esse curso. interessados em serem instrutores, entrem em contato com um de nossos representantes.

  • Breve Biografia do Grão Mestre Athagil

    breve biografia do grão mestre athagil

    estudante e pesquisador de artes marciais desde os 10 anos de idade, com mais de 32 anos de experiência em diversas artes de combate. o seu treino inclui uma variedade de sistemas de defesa pessoal, mas a sua especialidade são as artes coreanas, em estilos como: hap ki do, tuk kong mu sul e modern farang mu sul, e outras como a capoeira e o krav magá. tendo treinado também vários sistemas de lutas tais como o judo, karatê, jiu jitsu, kickboxing, goshin jitsu.
    idealizou e criou seu próprio sistema de defesa pessoal juntamente com seu mestre edmilson macário, o s.i.a.d – sistema integrado de auto defesa, onde tem divulgado por todo o brasil.
    adquiriu várias graduações como faixa preta em diversas artes marciais e é considerado um dos mestres que mais trabalha em prol da confederação brasileira de hapkido hoshinkwan e um dos instrutores com mais conhecimento dos dias de hoje. está sempre viajando pelo brasil divulgando a técnica e filosofia do hapkido hoshin moo sool sendo requerido para seminários e demonstrações pelos estados brasileiros e instituições policiais.
    possui título de grão mestre em artes marciais por duas faculdades da bahia e suas graduações foram dadas e reconhecidas por algumas das organizações mais prestigiadas do mundo.
    é ainda co-autor do livro hapkido – caminho para união da energia vital (técnicas básicas), juntamente com seu amigo e mestre edmilson macário, sendo seu representante oficial e diretor técnico regional responsável pela divulgação do estilo no estado do espírito santo

  • Formação Marcial

    formação marcial

    8º dan em hoshinkwan hapkido
    4º dan em taekwondo
    5º dan em kickboxing
    4º dan em tuk kong mu sul
    1º dan em karatê bukeikoryu
    5º dan em goshin jitsu
    2º dan em krav magá
    cinto negro em defensa personal policial - wcmau – world corean martial arts union
    contra-mestre em capoeira
    instrutor certificado de modern farang mu sul
    instrutor certificado do método sotai – combate com facas
    instrutor de defesa pessoal urbana – habilitado pela abrapam
    instrutor de defesa pessoal policial – habilitado pela p.m.e.s (polícia militar do espírito santo)

  • Participação em Associações, Federações, Confederações e Informações Adicionais

    participação em associações, federações, confederações e informações adicionais

    instrutor de defesa pessoal do curso de formação de soldados (cfsd), 9º bpm – 1993, 1994, 1997 e 1998
    instrutor de defesa pessoal e técnicas de uso do bastão pr-24 (bastão policial) do curso de formação de guardas municipais de cachoeiro de itapemirim-e.s.
    instrutor de técnicas defensivas para o goe – grupo de operações especiais de cachoeiro de itapemirim
    instrutor de defesa pessoal policial do 9º bpm
    instrutor de auto defesa e imobilizações policiais para a polícia federal
    instrutor de defesa pessoal para várias equipes de segurança, tais como: shopping cachoeiro, grupo nassau e viação itapemirim
    introdutor do taekwondo em cachoeiro de itapemirim-e.s.
    introdutor do hapkido no espírito santo
    introdutor do modern farang mu sul no espírito santo
    introdutor do krav magá no espírito santo
    co-autor do livro “hapkido – técnicas básicas”
    reconhecido pela federação nacional de artes marciais como fundador do hoshinkwan hapkido e do s.i.a.d. sistema integrado de auto defesa

  • AGRADECIMENTO ESPECIAL

    agradecimento especial

  • Apresentação

    apresentação

    para falarmos das técnicas de manuseio do tonfa
    relacionadas com a defesa pessoal, não podemos deixar de
    citar algumas leis básicas da física (dinâmica), ciência que
    está intimamente ligada à defesa pessoal e à própria aplica-
    ção do tonfa. isso é óbvio, se levarmos em conta um apren-
    dizado mais rápido e seguro dentro de um prisma, cujos
    fatores essenciais são: tempo, distância e esquiva, isso com-
    binado com muita repetição de treinamento até alcançar con-
    dicionamento. com a compreensão destes três fatores, po-
    demos sim, com precisão e rapidez, desarmar um agressor,
    imobilizá-lo e conduzi-lo.

  • a propósito, sabemos que existem fatores psicológicos essenciais, tais como: medo, insegurança, descontrole emocional etc, que podem diretamente influenciar numa boa reação de defesa, tanto da parte do agressor, quanto da vítima.
    mesmo levando em conta a estatística da polícia científica de são paulo que diz: “a cada 16 assaltos à mão armada em que há reação da vítima, 15 morrem; 1 escapa com seqüelas irreversíveis”, onde se conclui que, é sensato jamais reagir a um assalto de qualquer natureza. em contra partida, essa conclusão diverge de todos ensinamentos aqui por nós ministrado; contudo, uma pessoa bem treinada com conhecimento técnico em defesa pessoal e acima de tudo condicionada aos treinamentos, tem grande probabilidade de desarmar um agressor submetendo-o ao seu controle.

  • é impossível executarmos qualquer defesa com ou sem o tonfa, sem a compreensão dos três fatores básicos, como: tempo – período que levamos para realizar uma defesa. distância – espaço entre a vítima e o agressor, ou seja, a distância de somente um braço estendido em que a vítima possa alcançar a arma sem precisar andar, pois o tonfa por ser uma arma bastante versátil alcança o alvo com mais facilidade devido a sua amplitude de movimento. esquiva -– fugir do raio de ação da arma, da linha de fogo.

  • a defesa combinada com esses fatores deve ser a mais simples possível,pois nunca se sabe quantos agressores possam estar agindo num determinado assalto ou mesmo numa simples discussão de trânsito. na grande maioria dos assaltos, são no mínimo dois assaltantes envolvidos e um sempre fica dando apoio logístico ao outro, geralmente ficando um pouco mais afastado. aí é que acentua-se o perigo! enquanto lutamos contra um; o outro chega inesperadamente, não se sabe de onde, a fatalidade acontece... por isso, é que o tempo é fundamental para lutarmos contra mais de um agressor. aliás, é sabido que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo. primeiro, se combate um; para depois eliminarmos o outro.

  • no entanto, no campo da dinâmica podemos mencionar duas leis de newton e suas aplicabilidades implicitamente dentro da defesa pessoal com o tonfa, cuja 1ª lei(princípio da inércia) explica o seguinte postulado.
    inércia - “ é a propriedade apresentada por todos os corpos, que se manifesta na tendência que os mesmos têm de manter seu estado de repouso oude movimento inalterados caso nenhuma força atue sobre eles.” ora, newton conseguiu estabelecer com a sua primeira lei, a relação entre força e movimento, princípios que estão embutidos em todos os praticantes de defesa pessoal, principalmente com a aplicação deste bastão. como aplicar esta lei na prática? vejamos: dois praticantes em combate, um avança em direção ao outro desferindo um soco no rosto; se no instante (tempo) preciso, o segundo executar uma defesa, qualquer que seja, braço-a-braço, em seguida projetando-o ao solo. isso é que sutilmente chamamos de assimilar a força (agente da física capaz de movimentar, parar ou deformar um corpo) e o movimento do oponente.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 50,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • CURSO DE TONFA
  • AVISO IMPORTANTE
  • Breve Biografia do Grão Mestre Athagil
  • Formação Marcial
  • Participação em Associações, Federações, Confederações e Informações Adicionais
  • AGRADECIMENTO ESPECIAL
  • Apresentação
  • Anatomia do Tonfa
  • Tipos de Saques
  • 1ª sequência
  • 2ª sequência
  • Posição em guarda
  • Tipos de Guarda
  • GUARDA ALTA: É a posição utilizada nas formações defensivas ou ofensivas, para proteger o PM de agressões na cabeça.
  • GUARDA BAIXA: É a posição utilizada, nas formações defensivas ou ofensivas, para proteger o PM de agressões no baixo ventre.
  • GUARDA LATERAL DIREITA: É a proteção com o Tonfa, a qualquer ataque de ação horizontal, que vise atingir a linha direita do policial. Este ataque tanto poderá ser desarmado (soco, pontapé), armado com objetos cortantes (navalhas, facas) ou contundentes (paulada, facão de plancha).
  • GUARDA LATERAL ESQUERDA: É a proteção com o Tonfa, a qualquer ataque de ação horizontal, que vise atingir a linha esquerda do policial. Este ataque tanto poderá ser desarmado (soco, pontapé), armado com objetos cortantes (navalhas, facas) ou contundentes (paulada, facão de plancha).
  • Kata(HEIAN SHODAN)
  • Defesas
  • Esquivas
  • Tipos de empunhadura
  • A harmonia do Tonfa com o karate
  • Estocada seguida de giro
  • Giro Obliquo
  • Golpes Traumáticos e Letais
  • Mudança de Empunhadura
  • Desequilíbrio
  • Defesa contra pegada de gola
  • Defesa contra agarramento por trás
  • Defesa contra gravata lateral
  • Defesa contra gravata por trás
  • Defesa contra facada na barriga
  • Defesa contra facada no pescoço ou no peito
  • Defesa contra facada circular
  • Defesa contra paulada em semi-circulo
  • Defesa contra paulada na cabeça ?A?
  • Defesa contra paulada na cabeça ?B?
  • Defesa contra chute frontal (mae-geri)
  • Defesa contra chute circular (mawashi-geri)
  • Anti-saque
  • Técnicas de Finalizações
  • Busca de Arma
  • Condução
  • Chave de Braço em Alicate
  • MENSAGEM FINAL
  • CONTATOS