Curso Online de Desfragmentação de disco

Curso Online de Desfragmentação de disco

Como fazer e porque fazer esta ação básica para o bom funcionamento do computador.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Como fazer e porque fazer esta ação básica para
o bom funcionamento do computador.

Técnica em Informática. Técnica em Montagem e Manutenção de microcomputadores. Técnica em Manutenção de redes.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • desfragmentação de disco

  • como funciona um disco rígido

    para entender o que é a desfragmentação de disco, é preciso antes entender como acontece o processo de gravação dos dados em seu hd.

    ao editar um arquivo diversas vezes no computador, os dados não são necessariamente gravados em seqüência. por exemplo: ao editar um arquivo chamado “trabalho.doc”, ele não é obrigatoriamente gravado na seqüência da memória. as alterações podem ser colocadas em qualquer lugar do disco.

  • quando um arquivo antigo é removido, o espaço por ele ocupado se torna vago e os demais arquivos mantêm suas posições, criando assim um "buraco" no disco. posteriormente, ao ser instalado um novo programa, ele ocupará inicialmente o espaço desocupado pelo arquivo removido e caso o espaço não seja suficiente, ele gravará o tamanho excedente no espaço livre após os demais arquivos instalados.

  • ao fazer a busca ou solicitar a abertura de tal arquivo, o disco rígido “sai em busca” dos fragmentos deste a fim de poder uni-los e exibir corretamente os dados. isto, é claro, exige mais trabalho do hd, o que pode tornar a abertura de alguns arquivos muito mais lenta. é aí que entra o trabalho de um desfragmentador de disco.

  • porque fazer?

    e como ocorre?

  • para você ter uma idéia do porque de fazer a desfragmentação, é necessário primeiramente entender como os arquivos são armazenados no disco rígido.pois bem, vamos a uma explicação simples. o armazenamento de arquivos depende principalmente do sistema operacional, porém vamos abordar somente a maneira como o windows trabalhar com os arquivos, porque ele é o sistema que mais necessita de desfragmentação.

  • Primeiramente confira o infográfico abaixo e então leia o texto explicativo.

    primeiramente confira o infográfico abaixo e então leia o texto explicativo.

  • na imagem anterior, você pode conferir o exemplo de um hd que tem o sistema windows recém-instalado, programas gerais, alguns jogos e softwares específicos de porte maior. na figura seguinte você verá o que acontece quando você remove alguns dados que estejam no disco.

  • repare que as partes que estão preenchidas com um degradê de preto e branco são as áreas onde havia algum programa ou jogo. agora que este conteúdo foi apagado (desinstalado), o disco rígido fica com buracos, não fisicamente, mas virtualmente são espaços onde não há nada instalado. repare na figura a seguir, o que acontece quando instalamos algo novo no disco rígido.

  • veja que as áreas pintadas com uma mistura de tons de verde é o espaço ocupado pelo jogo 4. contudo, o windows não conseguiu inseri-lo em um mesmo espaço, sendo que foi necessário separar os dados em partes. uma parte do jogo está bem distante das outras duas, fator que irá complicar muito na hora em que você for abrir e utilizar o conteúdo deste jogo (mais adiante há uma explicação mais detalhada).
    além disso, o “espaço livre 2” é uma área onde havia conteúdo e agora não há mais, que futuramente estará com muitos outros dados. confira na imagem a seguir, como seu hd pode ficar após um ano — ou até menos tempo — de uso, de tanto instalar (e desinstalar) jogos e programas e de salvar tantos dados no disco.

  • note o que o windows se obriga a fazer quando você não para de instalar e desinstalar softwares. ele reparte tudo, deixa cada parte dos programas e dos documentos espalhados pelo disco rígido, exatamente como se os programas estivessem em fragmentos. isso começa a dificultar cada vez mais o acesso a qualquer arquivo dentro do hd, porque seu disco terá de ler um pedaço do arquivo na parte inicial do disco e outro no final.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Primeiramente confira o infográfico abaixo e então leia o texto explicativo.
  • Organizando a bagunça e juntando fragmentos
  • Programas