Curso Online de Desenvolvedor de aplicativos móveis - IOS - SDK

Curso Online de Desenvolvedor de aplicativos móveis - IOS - SDK

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS IOS-SDK - APPLE - Curso de Desenvolvimento de Aplicativos para iPhone, iPad e iPod Touch.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 9 horas

De: R$ 80,00 Por: R$ 50,00
(Pagamento único)

Mais de 5 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS IOS-SDK - APPLE -
Curso de Desenvolvimento de Aplicativos para iPhone, iPad e iPod Touch.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.
  • CURSO DE IOS -SDK

    CURSO DE IOS -SDK

    DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS
    IOS-SDK - APPLE

  • Iniciamos aqui o nosso curso de desenvolvimento para IPHONE. Lembro que as informações passadas aqui,  foram retiradas de vários livros e blogs escritos em inglês e a intenção é ajudar as pessoas que não tem facilidade de leitura nesta língua. O ambiente de desenvolvimento é a principal forma de criarmos aplicações seja qual for a linguagem e plataforma. Aqui mostro como resolver o problema de milhares de brasileiros que não tem um Mac. Falo também sobre a instalação do SDK da Apple para o IPHONE.  Boa aprendizagem.
    Módulo 1: Introdução
    Ambiente de desenvolvimento
    3% concluído
    Parte superior do formulário
    Bom, aqui estamos para o primeiro post do nosso curso de programação para o IPHONE. A primeira coisa que precisamos deixar em pleno funcionamento é o ambiente de desenvolvimento. Aí já esbarramos com nosso primeiro problema. A Apple, até hoje, só disponibilizou o SDK de desenvolvimento do seu IPHONE para o sistema operacional MACOSX. No Brasil acredito que 95% dos usuários de computadores tenham o Windows instalado nos seus PC’s e, venhamos e convenhamos, nem todo mundo tem bala na agulha para bancar um Mac ou mesmo um Mac book. E este era meu caso. Entretanto, pesquisando na internet encontrei uns Hackers que alteraram o sistema operacional MACOSX e fizeram ele rodar num PC comum, e mais, com um processador AMD o que até então era impossível. Depois de 3 o 4 downloads de sistemas que prometiam tal coisa e não funcionavam no meu PC AMD Athlon Dual Core 5000 Plus com placa Abit AN52 consegui instalar um chamado iNeDeb 10.5.5 -  O site é italiano e você não encontrará o download dele neste site. Você o encontrará em sites e blogs como este que vou passar  aqui e outros do gênero (Pesquise na internet e você encontrará bastante informação, porém em inglês) e uma dica: Só instale usando sempre a mesmo tipo de cabo tanto no HD quanto no DVD ou seja se o HD for SATA o DVD obrigatoriamente deverá ser também, mesma coisa para o IDE.  Mais tarde escreverei um post completo em português para instalação deste sistema.
    Bem, tendo o MACOSX instalado agora precisamos instalar o SDK da Apple para o IPHONE:
    O link para o download é este e você terá que se cadastrar para ter um ID da Apple (mas não se preocupe, é de graça) e ter paciência pois são 1,2 gigabytes.
    iPhone SDK é um pacote de aplicativos para você desenvolver para iPhone. O kit de desenvolvimento inclui um editor de interfaces, simulador de iPhone, diversas ferramentas para medir e melhorar o desempenho dos aplicativos, além de um ambiente de programação chamado Xcode.
    A instalação de SDK iPhone lembra muito a forma de instalar programa no Sistema Operacional Windows.
    Abrindo o arquivo baixado, clique no executável e aguarde que a instalação seja concluída, o que pode demorar um pouco, uma vez que os arquivos do programa são pesados. Terminada a instalação, os arquivos do programa serão instalados na pasta “Desenvolvedor” do seu HD.

  • O desenvolvimento de programas pode levar horas, ou até mesmo dias. Tudo depende da prática do usuário com o programa. Além disso, é preciso tomar todos os cuidados para que o aplicativo tenha um bom desempenho e não prejudique a desempenho do iPhone.
    Esta é a tela inicial quando tudo estiver instalado. E aqui acaba nossa primeira fase do aprendizado que o deixa apto para desenvolver tanto para o IPHONE quanto para o MACOSX. Na segunda parte falarei sobre o XCODE e Objective-C que é a linguagem utilizada pela Apple para programação de seus sistemas. Até lá…

  • A anatomia do SDK
    Parte superior do formulário
    Nesta aula falo sobre a estrutura do SDK, seus principais componentes e para que servem cada um deles. Falo também dos fundamentos da programação com o Objective-C, linguagem derivada do C-Standard, porém orientada a objeto seguindo o padrão da linguagem Smalltalk (uma das primeiras orientadas a objeto).
    O Xcode, Instruments e o Dashcode que são aplicações do SDK,  já estavam disponíveis como parte da biblioteca de desenvolvimento do Mac OS X, mesmo antes de o iPhone chegar. Muitos destes programas foram expandidos e revistos para uso no iPhone, por isso optei por resumir brevemente todos eles, em ordem decrescente de importância para o desenvolvedor:

  • Xcode é o núcleo do ambiente de desenvolvimento integrado do SDK . É onde você cria projetos, escreve o código em um editor especial, compila código e, em geral, gerencia as suas aplicações. Suporta código escrito em Objective-C (um superconjunto do C que iremos abordar em maior profundidade em breve) e também pode analisar código C++. Você vai aprender as especificidades de como usá-lo mais tarde.
    Interface Builder é uma ferramenta que permite que você ponha em conjunto os elementos gráficos do  seu programa, incluindo janelas e menus, através de um método rápido e confiável. É perfeitamente integrado com o Xcode, e você irá sempre usá-lo, mesmo quando você não chamar o programa. Irei apresentá-lo detalhadamente  nos próximos capítulos.
    iPhone Simulator permite que você visualize um iPhone em seu desktop.  Trata-se de uma grande ajuda quando trabalhamos em aplicativos nativos, porque você não tem que ter um iphone para testar o seu código e mesmo que tivesse você teria que pagar a licença da Apple para desenvolver nele pois o XCODE só se comunica com o IPHONE se estiver devidamente licenciado ( $99 o mais barato).
    Instruments é um programa que permite que você dinamicamente debug, personalize e trace o seu programa.
    Dashcode é um ambiente gráfico de desenvolvimento, que é utilizado para criar web-based (aplicações web)  incorporando programas HTML, CSS e JavaScript.

  • Imagem do XCODE e o simulado de Iphone.

  • Além das visíveis ferramentas que você descarregou, você também baixou todo o conjunto de heads (cabeçalhos) do iPhone OS, uma coleção enorme de heads e arquivos de código fonte, todos escritos em Objective-C, que vai simplificar muito a sua experiência de programação. Em vez de saltar diretamente para o seu primeiro programa, nós teremos que ver os fundamentos sobre estes temas. Vamos começar por olhar para Objective-C, em seguida o SDK da linguagem de programação e logo após, analisaremos alguns conceitos basicos do iPhone OS (Sistema operacional do iPhone), que contém o conjunto de heads do iPhone.

  • Apresentando o Objective-C

    Apresentando o Objective-C

    Parte superior do formulário
    Toda a programação do SDK é feita em Objective-C, uma linguagem de programação criada principalmente por Brad Cox e Tom Love no início de 1980. É um completo superconjunto da lingagem C, permitindo que você escreva qualquer código em C tradicional. Acrescenta ainda poderosas capacidades da orientação a objeto. Estas extensões vêm por meio do desenho e filosofias do Smalltalk, uma das primeiras línguagens orientadas a objeto. Devido a sua origem fora do padrão de C, Objective-C pode parecer um pouco estranho para você a primeira vista, mas quando você pegar o jeito, você vai descobrir que ela é elegante e fácil de ler, fornecendo muitas melhorias ao tradicional código ANSI C. Embora esta visão geral lhe dê o suficiente para começar a usar o Objective-C, ele não fornecerá todos os detalhes, especialmente para funções mais complexas como propriedades e categorias. Se você precisar de mais informações do que eu for capaz de fornecer, de uma olhada nos próprios guias de referência da Apple sobre o tema, especialmente “Object-Oriented Programming with Objective-C “e” The Objective-C 2.0 Programming Language “, ambos dos quais podem ser encontrados na biblioteca da Apple iPhone Developer. Os links estão na sessão de links deste blog.

  • Vamos começar dando uma olhada geral no Objective-C. É uma linguagem orientada a objeto, o que significa que ele é cheio de classes e objectos, variáveis, e métodos. Objective-C é inteiramente construído em torno de objetos. Windows, Views, botões, sliders, e controladores trocam informações entre si, em resposta aos acontecimentos e passam ações, a fim de fazer o seu programa rodar.
    Um cabeçalho (Head com a extensão .h) e um arquivo de código fonte (Com extensão .m) juntos representam cada objeto em Objective-C. Às vezes você acessará classes de objetos que vêm incorporado no iPhone OS sem precisar escrevê-los, mas muitas vezes você irá herdará subclasses de objetos de modo que você possa criar novos comportamentos. Quando você fizer isso, você adicionará um novo cabeçalho e arquivos de código fonte para o seu projeto, que juntos representam a nova subclasse que você inventou.
    O quadro abaixo resume os seis principais elementos da sintaxe do Objective-C:

  • Elementos de sintaxe

    Elementos de sintaxe

    Elementos de sintaxe
    Mensagens
    Parte superior do formulário
    Agora para falar sobre os elementos que compõe e formam a sintaxe do Objective-C. Elementos esses que você utilizará constantemente na programação para o iPhone. Explicarei um a um em ordem de importância para o desenvolvedor.
    No Objective-C a  mais importante extensão herdada da  linguagem de programação C é a message.  Uma mensagem é enviada quando uma pergunta é feita para outro objeto para realizar uma ação específica. Isto é para o Objective-C equivalente a chamada de procedimentos e funções em outras linguagens.  As message’s também são o lugar em que a sintaxe do Objective-C difere mais em relação ANSI-C, o que significa que depois de compreendê-las, você poderá entender mais o código do Objective-C.
    Uma simples chamada de mensagem se parece com isto:
    [receptor mensagem];
    Segue um exemplo real que nós vamos mostrar, no próximo capítulo:
    [window makeKeyAndVisible];
    Esta message envia para o objeto” window” o comando “makeKeyAndVisible”,  que diz para que o objeto window ficar visível e passar a aceitar entradas do usuário.
    Existem três formas em que essa sintaxe pode ficar  um pouco mais complexa. Primeiro,  ela pode ter argumentos, em segundo lugar, ela poderia ser aninhada; e terceiro, poderia ser uma chamada para um dos poucos diferentes destinatários.

  • Elementos de sintaxe

    Elementos de sintaxe

    Mensagens com argumentos
    Parte superior do formulário
    A maioria das mensagens irá incluir apenas um simples comando, como no nosso exemplo anterior. Mas às vezes você desejará enviar um ou mais argumentos, juntamente com uma mensagem para fornecer mais informações sobre o que você quer fazer. Quando você envia um argumento, deve fazê-lo, adicionando o argumento separado por dois pontos “:” e depois a mensagem, assim:
    [receptor mensagem: argumento];
    Aqui está outro exemplo do mundo real:
    [textView setText:@"Alô Mundo"];
    Quando você quiser enviar vários argumentos, cada argumento adicional é enviado seguindo um rótulo, como mostrado aqui:
    [receptor mensagem: arg1 label2: arg2 label3: arg3];
    Por exemplo:
    [myButton  setTitle: @ "Olá"  forState: UIControlStateNormal];
    Esta é a maneira pela qual as mensagens do Objective-C variam bastante das chamadas de funções em C. A vantagem deste tipo de sintaxe é que você não precisa se lembrar da ordem dos argumentos, porque ele pega pelo rótulo. O resultado é muito mais legível e menos suscetível a erros.
    Eu sei, parece mais complicado que o .NET e até mesmo java. Mas logo você verá que é mais simples do que se imagina, e é mero costume.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 50,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • CURSO DE IOS - SDK
  • Apresentando o Objective-C
  • Elementos de sintaxe
  • Classes
  • Propriedades
  • Categorias e protocolos
  • RESUMO DE CRIAÇÃO DE OBJETOS
  • RESUMO DOS MÉTODOS DE GERENCIAMENTO DE MEMÓRIA
  • Introdução ao Xcode
  • A anatomia do Xcode
  • Compilando e Executando no XCODE
  • SITES QUE IRÃO AJUDAR MUITO NO ESTUDO INCLUSIVE O DA APPLE.
  • SITES COM VIDEO AULAS DA APPLE.