Curso Online de Programando orientado a objetos - Java

Curso Online de Programando orientado a objetos - Java

Curso completo de programação orientada à objetos. Trata dos conceitos de classes, objetos, herança, polimorfismo, encapsulamento, sobrec...

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Curso completo de programação orientada à objetos. Trata dos conceitos de classes, objetos, herança, polimorfismo, encapsulamento, sobrecarga, dentre vários outros conceitos pertinentes a OO (Orientação à Objetos). Material com diversos exemplos.

Ensino Superior Ciência da Computação(UNI-BH) Técnico em Informática Gerencial: Delphi 2006, lógica de programação, pascal, linguagem C++, webdesign, PHP, banco de dados, linux, windows, redes de computadores(Colégio Cotemig) Idioma Inglês: Módulo intermediário(Wizard). Experiência Profissional Atual VSE - Vale Soluções em Energia Cargo: Projetos de TI



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** Material opcional, vendido separadamente.
  • Programação Orientada por Objetos usando Java

    programação orientada por objetos usando java

  • Visão Geral de Java

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    visão geral de java

    “java é uma linguagem simples, orientada por objetos, distribuída, robusta, segura, independente de arquitetura, portável, interpretada, de alto desempenho, com suporte a múltiplas linhas de execução (multi-threaded) e dinâmica.”
    sun microsystems, maio de 1995
    java é uma linguagem de propósito geral:
    pode ser usada para a construção de pequenos programas (applets) que rodam em browsers.
    pode ser usada para a construção de complexas aplicações.

  • Linguagem Java

    3

    linguagem java

    linguagem realmente orientada por objetos
    menos que eiffel
    mais que c++ ou object pascal (delphi)
    sintaxe baseada em c.
    tipos de dados básicos similares a c.
    remoção de várias características perigosas de c++ (pointers).
    gerenciamento de memória automático.
    grande biblioteca que inclui web, interfaces gráficas (gui) e redes.

  • Filosofia de Programação

    4

    filosofia de programação

  • Filosofia de Programação

    5

    filosofia de programação

    programas java são compostos por classes, armazenadas em arquivos texto com extensão .java.
    estes programas podem ser editados por um editor de texto convencional e são armazenados em disco como um arquivo convencional.
    através do processo de compilação, um código objeto é gerado a partir do código fonte. este código objeto, denominado bytecode, é armazenado em disco como um ou mais arquivos de extensão .class.
    uma vez gerado o código objeto java (bytecodes), o mesmo é interpretado por uma máquina virtual, que traduz cada instrução do bytecode para uma instrução que o computador nativo possa entender.

  • Filosofia de Programação

    6

    filosofia de programação

    resumindo:
    compilador: atua no código fonte e gera código intermediário (bytecodes)
    bytecodes: independente de arquitetura
    máquina virtual java
    carrega os bytecodes na memória (class loader)
    verifica os bytecodes (bytecode verifier)
    interpreta bytecodes diretamente para a arquitetura da máquina real

  • Ambientes de Desenvolvimento

    7

    ambientes de desenvolvimento

    linha de comando:
    jdk: java developers kit
    ambientes integrados:
    eclipse
    sun netbeans
    borland jbuilder
    microsoft visual j++

  • Plataforma Java

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    plataforma java

    formada por três partes:
    máquina virtual java (jvm)
    linguagem java
    biblioteca de classes java (api)
    api (application programming interface) java
    complementa a linguagem java com um conjunto de rotinas específicas para diversas tecnologias.
    possui milhares de métodos.

  • JDK

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    jdk

    jdk (java development kit) constitui o ambiente básico para desenvolvimento de software em java. ele é composto de:
    um conjunto de ferramentas de desenvolvimento;
    apis que compõem o núcleo de funcionalidades da linguagem;
    apis que compõem a extensão padronizada ao núcleo;
    ambiente runtime (a máquina virtual java, ou jvm).

  • Ferramentas de Desenvolvimento

    10

    ferramentas de desenvolvimento

    principais ferramentas de desenvolvimento incorporadas ao kit de desenvolvimento:
    javac - compilador;
    java - interpretador de aplicações;
    appletviewer - interpretador de applets;
    javadoc - gerador de documentação para programas;
    jar - manipulador de arquivos comprimidos no formato java archive, juntamente com extcheck, o verificador de arquivos nesse formato;
    jdb - depurador de programas;
    javap - disassembler de classes java;
    javah - gerador de arquivos header para integração a código nativo em c.

  • PATH e CLASSPATH

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    path e classpath

    a variável de ambiente path deve incluir o diretório contendo as ferramentas de desenvolvimento
    em ambiente windows, defina a variável path da seguinte forma:
    set path=c:\jdk1.4\bin;%path%
    a variável de ambiente classpath deve incluir os diretórios contendo a estrutura de pacotes java
    set classpath=c:\meupacotejava;c:\prog\java;
    em algumas versões do jdk, o diretório corrente, ou seja, o diretório . precisa estar em classpath.
    set classpath=.;%classpath%


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  • Programação Orientada por Objetos usando Java
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  • Linguagem Java
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  • Ambientes de Desenvolvimento
  • Plataforma Java
  • JDK
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  • Linha de Comando
  • Programas em Java
  • Primeiro Programa
  • Método main
  • Outros Detalhes do Primeiro Programa
  • Convenção de Nomes em Java
  • Comentários em Java
  • Tipos de Dados
  • Variáveis
  • Atribuição
  • Conversões entre Tipos de Dados
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  • Forma Reduzida de Operadores de Atribuição
  • Operadores Relacionais e Lógicos
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  • Operações da Classe String
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  • Exemplo - Classe Gerente
  • Exemplo - Classe GerenteTeste
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  • Classe Abstrata e Polimorfismo
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  • Tratamento de Exceções