Curso Online de Excel Básico
5 estrelas 2 alunos avaliaram

Curso Online de Excel Básico

Aprender a utilizar os recursos básicos do Excel é o primeiro passo para quem está ingressando no mercado de trabalho. No curso de Excel...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas

De: R$ 40,00 Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 150 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Aprender a utilizar os recursos básicos do Excel é o primeiro passo para quem está ingressando no mercado de trabalho.

No curso de Excel Básico você aprenderá a elaborar planilhas de diversos contextos: controle de gastos, custos, planilha de estoques, preços de produtos entre outros.

Licenciada em Física, Matemática e Pedagogia; Pós-Graduada em Física e Tecnólogo em Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.


- Vanessa Reis Fontes

- José Ferreira De Souza Neto

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.
  • CURSO BÁSICO DE EXCEL

    EAD ONLINE

  • Conceitos básicos
    Ambiente Excel
    Personalizando a barra de ferramentas
    Inserindo dados em uma planilha
    Teclas de atalho
    Fórmulas
    Funções Básicas
    Trabalhando com várias planilhas
    Formatando células e planilhas
    Formatando para impressão
    Gráficos

    ÍNDICE

  • CONCEITOS BÁSICOS

    O que é o Excel?
    Um aplicativo de planilha eletrônica, onde é possível realizar operações matemáticas, gerar gráficos e construir banco de dados, embora para esta finalidade a ferramenta mais indicada seja o Access.
    Conceitos básicos
    Pasta de trabalho – é o arquivo de extensão .xls propriamente dito, como os arquivos que usaremos de exemplo ao longo do curso (Exemplo Formatar.xls, Exemplo Funções Básicas.xls)
    Planilhas – também chamadas de “guias de planilhas”, estão denominadas por Plan1, Plan2, etc. Uma pasta de trabalho pode conter inúmeras planilhas.
    Células – são onde inserimos as informações em uma planilha. Uma célula é identificada pela sua posição na coluna, e depois pela sua posição na linha. Por exemplo, a célula A1, encontra-se na coluna A, linha 1.
    Fórmulas – operações matemáticas básicas como adição, subtração, multiplicação e divisão podem ser realizadas em uma célula, desde que precedidas do sinal “=“.
    Funções – funções pré-definidas pelo Excel. Existem diversas categorias: matemáticas, texto, data e hora, estatísticas, procura e referência, etc.

    ÍNDICE

  • Barra de ferramentas (padrão e formatação)

    Barra de edição de fórmulas

    Cursor de posição (célula ativa)

    Cabeçalho de linha

    Cabeçalho de coluna

    Guias de planilhas

    Rolamento de planilhas

    Barra de status

    AMBIENTE

    Barras de rolagem

    Abaixo, a tela inicial do Excel e seus principais elementos, explicados detalhadamente no slide seguinte.

    Barra de ferramentas (desenho)

    ÍNDICE

    Linhas de grade

  • Barra de ferramentas – os botões das barras de ferramentas funcionam como um atalho rápido para os comandos mais utilizados.
    Cursor de posição (célula ativa) – é a unidade de uma planilha na qual você pode inserir e armazenar dados.
    Barra de edição de fórmulas – Esta barra exibe a fórmula utilizada na célula onde está o cursor.
    Barra de status – Nesta barra são emitidas mensagens sobre as operações que estão sendo executadas na planilha (SOMA, MÉDIA, CONT. VALORES, etc.).
    Guias de planilhas –
    Cabeçalho de linha e coluna – Toda célula é indicada através de um endereço. O endereço é formado pela letra da coluna e o número da linha. Por exemplo, a célula formada pelo encontro da primeira coluna (A), com a primeira linha (1), possui o endereço A1. A célula B35 é a célula formada pelo encontro da coluna B, com a linha 35.

    AMBIENTE

    ÍNDICE

  • PERSONALIZANDO A BARRA DE FERRAMENTAS

    Vimos anteriormente, que a barra de ferramentas apresenta botões que funcionam com um atalho para comandos mais utilizados. A utilização desses comandos varia muito de acordo com o usuário.
    Uma pessoa que utilize muito o comando “Colar especial” ou macros, pode desejar incluir um botão chamando esse comando na sua barra de ferramentas padrão. Para isso, clique em Exibir / Barra de ferramentas / Personalizar..., e em seguida na aba Comandos.

    Vamos inserir o botão “Colar especial / Valores” para exemplificar.
    Como este comando é chamado através do menu Editar, no quadro Categorias, clique em Editar. À direita, em Comandos, desça a barra de rolagem até encontrar o botão “Colar valores”. Clique e arraste o botão até a barra de ferramentas padrão. Pronto!

    ÍNDICE

  • INSERINDO DADOS EM UMA PLANILHA

    É possível digitar dois tipos diferentes de dados em uma planilha: constantes e fórmulas. Os tipos básicos de constantes são números, datas/horas e texto.
    Números
    Para digitar um número como valor constante, clique na célula onde o valor deve ser inserido e digite o número. Os números podem incluir caracteres numéricos (de 0 a 9) e qualquer um dos caracteres especiais a seguir:+ - ( ) , / $ %. Se uma entrada consistir em qualquer caracter diferente dos caracteres especiais apresentados, o Excel interpretará como texto. Por exemplo: Rua Itapiru nº 1209, Sala 304. Um valor interpretado como texto é automaticamente alinhado à esquerda da célula.
    Texto
    Um texto é composto de letras ou qualquer combinação de números e letras. Qualquer conjunto de caracteres digitados numa célula que não for interpretado pelo Excel como número, fórmula, data, hora, valor lógico ou valor de erro será interpretado como texto. Quando o texto for digitado, os caracteres serão alinhados à esquerda na célula. Para digitar um texto, clique na célula onde o texto deve ser inserido e digite o texto. Uma célula aceita até 255 caracteres.
    Fórmulas
    Uma fórmula é uma seqüência de valores (números ou endereços de células), funções ou operadores (adição, subtração,...) que produz um novo valor a partir dos valores existentes. As fórmulas sempre começam com um sinal de igual (=). Quando um dos valores que compõem uma fórmula for alterado, a fórmula será, automaticamente, recalculada. Este procedimento faz com que os dados de uma planilha estejam sempre atualizados.

    ÍNDICE

  • INSERINDO DADOS EM UMA PLANILHA

    Listas de auto-preenchimento

    Ao digitar dados em sequência, o Excel dispõe de listas de auto-preenchimento, tornando mais rápida a entrada desses dados.
    Exemplo: digite a sequência com os números 1 e 2. Posiciona-se o cursor do mouse no canto inferior direito da seleção, o cursor mudará de forma, então clicamos e arrastamos para a posição onde serão inseridos os próximos dados. Repare que enquanto arrastamos a seleção para baixo, o Excel indica qual o dado será inserido; no caso, o número 3.

    Se ao invés de 1 e 2, tivéssemos entrado os números 5 e 10, o Excel adicionaria novas entradas de 5 em 5. Isto é, 5,10,15,20, etc.
    Para efeito de auto-preenchimento, o Excel tratará toda sequência numérica como uma progressão aritmética.

    ÍNDICE

  • INSERINDO DADOS EM UMA PLANILHA

    Listas de auto-preenchimento

    O Excel dispões também de listas para dados de texto, conforme exemplo ao lado:

    Para ver as listas pré-definidas pelo Excel, clique em Ferramentas / Opções..., em seguida na aba “Listas”.
    Nesta tela o usuário pode adicionar uma lista qualquer, digitando no campo “Entradas da lista” ou importando uma sequência já digitada no Excel, através do comando “Importar lista das células”.

    ÍNDICE

  • TECLAS DE ATALHO

    CTRL+TECLAS DE DIREÇÃO move para a margem da região de dados (um intervalo de células que contém dados e é delimitado por células vazias ou bordas de folha de dados.) atual em uma planilha.

    SHIFT+TECLAS DE DIREÇÃO estende a seleção das células em uma célula.

    CTRL+SHIFT+TECLAS DE DIREÇÃO estende a seleção de células à última célula preenchida na mesma coluna ou linha como a célula ativa ou, se a próxima célula estiver em branco, estende a seleção para a próxima célula preenchida.

    CTRL+END move para a última célula na planilha, na linha usada mais abaixo da coluna usada mais à direita. Se o cursor estiver na barra de fórmulas, CTRL+END move o cursor para o final do texto.

    CTRL+SHIFT+END estende a seleção das células para a última célula utilizada na planilha (canto inferior direito). Se o cursor estiver na barra de fórmulas, CTRL+SHIFT+END seleciona todos os textos na barra de fórmulas da posição do cursor até o final — isso não afeta a altura da barra de fórmulas.

    CTRL+HOME move para o início de uma planilha.

    PAGE DOWN Move uma tela para baixo na planilha.

    PAGE UP Move uma tela para cima na planilha.

    CTRL+L Exibe a caixa de diálogo Localizar e Substituir com a guia Localizar selecionada.

    CTRL+Z desfaz a última ação realizada.

    F4 repete a última ação realizada.

    F2 “abre” a célula, para edição e/ou correção.

    ÍNDICE

  • FÓRMULAS

    Sintaxe da fórmula :
    A sintaxe da fórmula é a estrutura ou ordem dos elementos em uma fórmula. As fórmulas no Excel seguem uma sintaxe específica que inclui um sinal de igual (=) seguido dos elementos a serem calculados e dos operadores de cálculo.
    Por padrão, o Excel calcula uma fórmula da esquerda para a direita, iniciando com o sinal de igual (=). Você pode controlar a maneira como os cálculos são efetuados, alterando a sintaxe da fórmula. Por exemplo, a fórmula a seguir fornece 11 como resultado, pois o Excel calcula a multiplicação antes da adição, conforme propriedades matemáticas. A fórmula multiplica 2 por 3 (tendo como resultado 6) e, em seguida, adiciona 5. =5+2*3 Por outro lado, se usarmos parênteses para alterar a sintaxe, você pode adicionar primeiro 5 e 2 e, em seguida, multiplicar este resultado por 3 para obter 21 como resultado. =(5+2)*3 Sobre as referências da célula: Uma fórmula pode referir-se a uma célula. Se você desejar que uma célula contenha o mesmo valor que outra célula, insira um sinal de igual seguido da referência da célula, por exemplo =A10 ; a célula onde você inserir esta fórmula, irá conter o mesmo valor da célula A10. Sempre que a célula à qual a fórmula fizer referência for alterada, a célula que contiver a fórmula será atualizada.
    A fórmula a seguir multiplica o valor na célula B15 por 5. A fórmula será recalculada sempre que o valor na célula B15 for alterado. =B15*5  

    ÍNDICE


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • CURSO BÁSICO DE EXCEL
  • EAD ONLINE
  • Conceitos básicos
  • Ambiente Excel
  • Personalizando a barra de ferramentas
  • Inserindo dados em uma planilha
  • Teclas de atalho
  • Fórmulas
  • Funções Básicas
  • Trabalhando com várias planilhas
  • Formatando células e planilhas
  • Formatando para impressão
  • Gráfic