Curso Online de Acentuação Tônica e Acentuação Gráfica
4 estrelas 31 alunos avaliaram

Curso Online de Acentuação Tônica e Acentuação Gráfica

Quantas vezes já nos deparamos com questões simples de acentuação gráfica que não sabíamos como resolver? Seja em redações oficiais, conc...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas

De: R$ 40,00 Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 1500 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Quantas vezes já nos deparamos com questões simples de acentuação gráfica que não sabíamos como resolver? Seja em redações oficiais, concursos públicos ou vestibulares, sempre o problema da acentuação incomoda muitos que se colocam frente a ele.
Neste mini-curso estudaremos o problema da acentuação gráfica partindo de um ponto mais genérico, que é a acentuação tônica, responsável pela elaboração das regras de acentuação na modalidade escrita da língua.
Acreditamos que a grande emblemática que envolve a acentuação gráfica seja fruto de concepções erradas quanto ao fenômeno da acentuação em si. Abordaremos, portanto, uma metodologia distinta daquela que se mostrou ineficaz e ineficiente em toda a trajetória de nossa vida escolar.

Formado em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa pela Faculdade Associada de Cotia no ano de 2008. Experiência na área de educação desde o ano 2008, especialmente em cursos de aperfeiçoamento ou preparatórios para vestibular. Atualmente cursa pós graduação em Língua Portuguesa e é professor de Língua Estrangeira Inglesa no Centro Paula Souza (ETEC) e na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.


- Margarida Maria Holanda Morais

"EU GOSTEI MUITO DO CURSO E PARABENIZO O AUTOR."

- Beatriz R C Oliveira

- Diego Cachigian

"Gostei muito, tirei muitas dúvidas, o curso é completo abrange todas as novas regras.Estou muito satisfeita."

- Silvanira Bispo Da Cruz

"Em virtude da existencia do Novo Acordo Ortográfico,o curso Acentuação Tõnica e Acentuação Gráfic ciu como uma luva,curso de excelente preciação para o entendimento do novo acordo ortografico, parabéns."

- Giusep Pereira De Vasconcelos

"Estou achando excelente e não terminei ainda pelo meu tempo muito ocupado,mas pela leitura dinâmica que fiz e pelas aulas enviadas,estou muito feliz.Fiquem com Deus. Edalva"

- Edalva Barreto Antunes Dos Santos

- Daniele

- Maria Odilia Aquino

"é muito bom pos nos desperta para a vida e como devemos agir em algumas situações do contidiano ass JOSAFA SANTOS"

- Josafa Souza Dos Santos

"Gostei muito!!!!"

- Aline Nunes

"Prático e de fácil assimilação, também pelas exemplificações deu para aprimorar as regras de acentuação gráfica."

- Sandra Regina Mendes De Moraes

"Eu ainda não tive tempo de fazer o curso, gostaria , se possivel que me mandassem como devo fazer oara acesar, tem tb um outro que é de elaboraçao de processos, so paguei uma parte e não tive mais tempo para nada, porém pretendo fazer os dois."

- Rose Mari Azevedo Calearo

- João Faustino Andrade Junior

- Maria Freire Sousa Da Silva Freire

"gostei muito porque ,através desse curso pude aprimorar o meu vocabulário, escrita .sou professora e preciso estar sempre buscando novos conhecimentos.parabéns e obrigado."

- Mariene Clemente Silva Dos Santos

- Suzana Maria Pereira Gomes

"Achei o seu curso muito bom e interessante, à nível de aprendizado e atualização gramátical, pois , a nossa língua, é mais complexa de todas, pelo motivo de termos muitas regras, mas , eu acho estas regras importantes, e não podem sofrer essas reformas idiotas e sem nexo, pois , temos de manter a cultura da língua, porque está em pauta os nossos ideais, e temos que preservá-los. Gostei muito de fazer o seu curso, e se recebesse um diploma, eu acharia mais importante ainda, porém, o que vale é o que eu aprendi, e poderei usá-lo, na prática. Eu gosto muito da gramática da língua portuguesa, e também gosto , um pouco das literaturas. Eu fiz o curso de letras, inglês português, pela UNIESP-FACULDADE TERESA MARTIN, hoje em a capital de São Paulo, do ano de 1984 à 1988, e cursei o curso de Direito, na UNIVERSIDADE DE GUARULHOS, SP, do ano de 1997 ao ano de 1999, até o terceiro ano, aí então por dificuldades financeiras, não pude concluí-lo, pretendo concluí-lo, quando eu puder. Eu leciono inglês, português, gramática e redação, particularmente, e também trabalho na área comercial, com vendas de produtos, chamado "açaí", bem como, ensinando o seu preparo, e dando palestras sobre o produto, falando sobre os benefícios que ele traz para o corpo e a mente, bem como o preparo, com ingredientes, de modo artístico. Atualmente, sou Candidato à Deputado Estaual, pelo partido político, PTC-SP, e estou em campanha. Novamente, falando mais do seu curso e olhando o seu lay out dos cursos que você oferece, são todos muito interessantes e úteis para tudo. VICENTE DE PAULA MURSCI"

- Vicente De Paula Mursci

"Olá e boa noite, Companheiros, o curso é sensacional. forte abraço. Osni"

- Osni Fonseca D Avila

"Parabéns a todos do site.Pela brilhante iniciativa.pois esta me ajudando muito. pena que as vezes falta tempo pra acessar os cursos.mais vale muito."

- Cleane Marques

"Muito boa, tirei algumas duvidas que tinha sobre acentuação."

- Enilda Alves Dias

- Manoel Costa Lima Neto

- Arlete Bernardes Borges

"Ótimo curso para quem tem dúvidas sobre o conteúdo. As explicações são de fácil entendimento e não são repetitivas. Para pessoas que possuem domínio sobre o conteúdo ministrado, torna-se um pouco desiteressante."

- Ícaro Medeiros Sousa

- Monica Pegoraro

"Apesar de não ter conseguido uma boa pontuação e ter ficado sem o certificado gostei muito do curso, e tambem gostaria de deixar registrado a minha opinião sobre o curso sobre hiperatividade que é muito bom"

- Valeriadasilvanogueira De Freitas

- Francisca Das Chagas Aguiar De Franç

- Cláudio Gomes Da Silva

- Joel Soares Lima

"O curso foi de bom ensinamento"

- Genival Gabriel Pereira

- Ribamar Dantas De Freitas

- Hosamis Ramos De Pádua

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Tópicos de Gramática I: Acentuação Tônica e Acentuação Gráfica

    tópicos de gramática i: acentuação tônica e acentuação gráfica

    prof. diego cachigian

  • INTRODUÇÃO

    introdução

    quantas vezes já nos deparamos com questões simples de acentuação gráfica que não sabíamos como resolver? seja em redações oficiais, concursos públicos ou vestibulares, sempre o problema da acentuação incomoda muitos que se colocam frente a ele.
    neste mini-curso estudaremos o problema da acentuação gráfica partindo de um ponto mais genérico, que é a acentuação tônica, responsável pela elaboração das regras de acentuação na modalidade escrita da língua.

  • acreditamos que a grande emblemática que envolve a acentuação gráfica seja fruto de concepções erradas quanto ao fenômeno da acentuação em si. abordaremos, portanto, uma metodologia distinta daquela que se mostrou ineficaz e ineficiente em toda a trajetória de nossa vida escolar.

  • CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    conteúdo programático

    acentuação tônica:
    oxítonas;
    paroxítonas;
    proparoxítonas.
    acentuação gráfica:
    acentuação dos monossílabos tônicos;
    acentuação das palavras oxítonas;
    acentuação das palavras paroxítonas;
    acentuação das palavras proparoxítonas.
    acentuação especial

  • ACENTUAÇÃO TÔNICA

    acentuação tônica

    a acentuação tônica é a grande responsável por nos indicar a sílaba forte de cada palavra. nesse sentido, podemos dizer que não há (exceto os monossílabos átonos) palavras que fujam a esse preceito. as palavras da língua portuguesa, assim, carecem se uma parte (ou uma sílaba) cujo som seja forte que outra. essa sílaba será chamada, conceitualmente, de sílaba tônica.

  • não há, contudo, um regra específica quanto à posição da sílaba tônica em português. ela pode vir em posições diferentes de acordo com a palavra que se pronuncia. por exemplo, a sílaba mais forte do substantivo próprio sílvio é a penúltima “sil-”, ao passo que no substantivo comum xícara, obtemos a antepenúltima sílaba “xí-” como a mais forte da palavra.
    como se pôde perceber, cada palavra levará um acento tônico em posição que nem sempre será a mesma dentro da estrutura da palavra. assim sendo, ela receberá três classificações distintas, de acordo com a sua posição na palavra. são elas: oxítona, paroxítona e proparoxítona

  • PALAVRAS OXÍTONAS

    palavras oxítonas

    toda palavra cujo acento tônico cair na última sílaba receberá a denominação de oxítona.
    em latim, ox significa último, derradeiro, portanto, é uma palavra em que a tonicidade (tone) está na sílaba derradeira.
    ex: café, anzol, azul, você, fazer, andar, dormi, venderei etc.

  • PALAVRAS PAROXÍTONAS

    palavras paroxítonas

    chamam-se paroxítonas as palavras cuja sílaba tônica caia exatamente na penúltina sílaba.
    esse termo tem a seguinte formação etimológica: para é um prefixo grego que significa “ao lado”, “próximo a” que é somado à palavra oxítona. ou seja, é a sílaba que está ao lado da derradeira, da última sílaba da palavra.
    ex: caminhoneiro, alagoas, tórax, facilidade, brasileiro, americano, estudante, sapato etc.

  • PALAVRAS PROPAROXÍTONAS

    palavras proparoxítonas

    são proparoxítonas as palavras em que a sílaba forte se encontre na antepenúltima sílaba.
    pro é um prefixo grego que dá uma ideia de algo que está anterior a outra coisa. no caso de proparoxítona, ela é aquela sílaba que antecede a penúltima sílaba (a paroxítona, portanto).
    ex: chácara, xícara, mágico, tráfego, trânsito, última, fantástico etc.

  • ATENÇÃO

    atenção

    como se deve ter percebido, para a atributividade da sílaba tônica deve-se contar as sílabas das palavras partindo da última para a primeira, jamais da primeira para a última, pois acaba se invertendo os conceitos.

    ex: pa-ra-le-le-pí-pe-do
    7 6 5 4 3 2 1

  • EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

    exercícios de fixação

    classifique as seguintes palavras quanto à sílaba tônica:

    sofá o) casa
    fogaréu p) homem
    relâmpago q) química
    informação r) comemoração
    instrutor s) dançamos
    aritimética t) facilmente
    quadro u) rubrica
    amizade v) picolé
    coração w) gasolina
    mulher x) chulé
    dinossauro y) gramática
    calça z) flores
    bateria
    ética


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Tópicos de Gramática I: Acentuação Tônica e Acentuação Gráfica
  • INTRODUÇÃO
  • CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  • ACENTUAÇÃO TÔNICA
  • PALAVRAS OXÍTONAS
  • PALAVRAS PAROXÍTONAS
  • PALAVRAS PROPAROXÍTONAS
  • ATENÇÃO
  • EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
  • ACENTUAÇÃO GRÁFICA
  • ACENTUAÇÃO DOS MONOSSÍLABOS TÔNICOS
  • ACENTUAÇÃO DAS OXÍTONAS
  • ACENTUAÇÃO DAS PAROXÍTONAS I
  • ACENTUAÇÃO DAS PAROXÍTONAS II
  • ACENTUAÇÃO DAS PAROXÍTONAS III
  • ACENTUAÇÃO DAS PROPAROXÍTONAS
  • ACENTUAÇÃO ESPECIAL
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS