Curso Online de CULTURA DE CÉLULAS

Curso Online de CULTURA DE CÉLULAS

PRINCÍPIOS DE CULTIVO DE CÉLULA, NUTRIENTES PARA CÉLULAS, MEIOS DE CULTURA, CONSERVAÇÃO DA CÉLULA, LINHAGEM CELULAR, CÉLULAS TRONCO E LIN...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

PRINCÍPIOS DE CULTIVO DE CÉLULA, NUTRIENTES PARA CÉLULAS, MEIOS DE CULTURA, CONSERVAÇÃO DA CÉLULA, LINHAGEM CELULAR, CÉLULAS TRONCO E LINFÓCITO B.

Formada em Ciência Biológicas pela UnigranRio



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • CULTURA DE CÉLULAS

  • Cultivo de Células

    Cultivar células, em princípio, consiste em manter vivas células retiradas de um organismo. Geralmente isso é feito em tubos de ensaio, garrafas ou placas de Petri. Hoje em dia esses recipientes também podem ser feitos de plástico transparente mas, originalmente, eram sempre de vidro. Daí a expressão in vitro, que significa um experimento ou observação feita em células crescidas fora de um organismo. Por outro lado, observações ou experimentos que são conduzidos em animais são ditos in vivo.

  • Alguns tipos celulares só podem ser mantidos em animais hospedeiros (A). Outras vezes as células são aspiradas do organismo doador e passam a se multiplicar em uma placa de Petri, placas, garrafas ou tubos.

  • Como se faz uma cultura?

    As culturas podem ser preparadas diretamente de tecidos retirados de um animal. Nesse caso, são chamadas de culturas primárias. Grupos de células que são retirados das culturas primárias e continuam a crescer in vitro, dão origem a culturas secundárias. Esse processo pode ser repetido várias vezes, mantendo as células por semanas ou meses.

  • Células extraídas de um organismo e colocada sem cultivo formam a cultura primária. Se algumas células dessa cultura primária forem transferidas para novo meio de cultura e nele crescerem, constituirão culturas secundárias que poderão tornar-se "imortais".

  • Do que precisa uma célula em cultura?

    Para que uma célula sobreviva in vitro devem ser garantidas condições de temperatura e umidade semelhantes às do organismo onde ela se originou. Além disso, o ambiente precisa ser mantido livre de bactérias, fungos e outros microrganismos que podem contaminar a cultura de células. As células também precisam nutrir-se; portanto, o meio de cultura deve conter todos os nutrientes necessários para o metabolismo de cada tipo celular em cultivo.

  • As células em cultura também produzem excreções que modificam a acidez do meio e podem intoxicar e matar as células em cultivo. Tais substâncias precisam ser removidas, seja pela substituição periódica do meio de cultura, seja pela transferência de grupos de células para placas ou garrafas com meio novo.

  • O que é o meio de cultura?

    O meio de cultura é uma mistura de moléculas necessárias à nutrição da célula. Originalmente era utilizado o soro de animais como cavalo ou boi. Também foi muito empregado o extrato de embriões de galinha. Atualmente existem muitas fórmulas quimicamente definidas, em que se pode avaliar o efeito da omissão ou adição de determinado componente sobre o comportamento das células.

  • Além de aminoácidos, açúcares, vitaminas e sais minerais, geralmente entram na composição dos meios de cultura proteínas do soro, antibióticos e fungicidas, estes dois últimos para diminuir o risco de contaminação. O meio de cultura deve ter osmolaridade e pH adequados para o tipo celular em estudo.

  • Tempo que uma Cultura Pode ser Mantida:

    Num organismo, cada tipo celular é programado para um determinado número de divisões e tempo de vida. Por exemplo, as células de nossa pele estão constantemente se renovando, graças a divisões das células das camadas mais profundas. Essas culturas mantêm in vitro as mesmas características dos tecidos de onde se originaram.

  • Assim, os fibroblastos, células do tecido conjuntivo, secretam colágeno; células cardíacas retiradas de embriões se contraem, como no músculo cardíaco e as células epiteliais retiradas das camadas de crescimento da pele aderem entre si e formam uma camada sobre a placa de cultivo.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail: