Curso Online de Zoologia, Botânica e Ecologia

Curso Online de Zoologia, Botânica e Ecologia

Informações sobre seres vivos e interações entre eles.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 30 horas


Por: R$ 28,89
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Informações sobre seres vivos e interações entre eles.

Mestre em alimentos e nutrição. Especialista em nutrição clínica e esportiva, gerontologia e qualidade de vida e metodologia de ensino de biologia e química. Professor de ciências e biologia. Bacharel em bioquímica com ênfase no entendimento de ciências dos alimentos, fitoterapia, nutrição e ensino após cursar disciplinas eletivas referentes a estas áreas e fazer estágios no decorrer da graduação.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Zoologia, Botânica e Ecologia
    https://br.freepik.com/fotos-premium/borboleta-chupando-nectar-em-uma-flor-vermelha_5515836.htm

  • Zoologia

  • Para facilitar o estudo dos seres vivos, os cientistas subdividem os reinos em grupos menores: filo, classe, ordem, família, gênero e espécie. Os organismos pertencentes a um mesmo grupo possuem características que contemplam determinados critérios, devendo descender de um único ancestral comum. Os indivíduos que pertencem a uma mesma espécie possuem várias características em comum. Por exemplo, são capazes de se reproduzir entre si, gerando descendentes férteis.

  • )No período embrionário ocorrem os processos de morfogênese (aquisição de uma forma) e de organogênese (formação dos órgãos).

  • Herbívoros: alimentam-se exclusivamente de vegetais cabra, coelho, cavalo, boi.
    Carnívoros: alimentam-se de carne onça, tigre, leão.
    Onívoros: alimentam-se de carne animal, mas também de vegetais como nós mesmos, os morcegos e o urso.
    Hematófagos: alimentam-se de sangue de outros animais carrapato, pernilongo, piolho; geralmente, são considerados parasitas.
    Ictiófagos: alimentam-se de peixes leão marinho, águia pescadora.
    Coprófagos: alimentam-se de fezes moscas, besouro escaravelho.
    Ornitófagos: alimentam-se da carne de aves falcão.
    Insetívoros: alimentam-se de insetos sapo, bem-te-vi.
    Detritívoros: alimentam-se de detritos orgânicos de origem tanto vegetal quanto animal urubus, hienas, abutres.
    Planctófagos: alimentam-se de plâncton arraias, flamingo.
    Hernandez, Salma Stéphany Soleman. Dimensões biológicas e bioquímicas da atividade motora. Porto Alegre: SAGAH, 2018.

  • A análise do esquema revela que a família Hominidae (onde se encontra o homem, o chimpanzé (Pan), o gorila e o orangotango (Pongo)) e a família Hylobatide (onde se encontram os gibões) derivam de uma mesma superfamília (Hominoidea). Dessa forma, conclui-se que tais animais possuem um ancestral comum.

  • As algas pluricelulares são seres vivos autótrofos que apresentam plastos contendo os pigmentos relacionados à fotossíntese. Um dos principais pigmentos encontrados é a clorofila (algas clorofíceas), mas também podem conter ficoeritrina (algas rodofíceas), fucoxantina (algas feofíceas) e outros pigmentos.

  • Os Protozoários são seres eucariontes, ou seja, possuem núcleo celular organizado dentro de uma carioteca.

    A maioria dos protozoários apresenta vida livre e aquática, podendo ser encontrados na água doce, salobra ou água salgada.

    A reprodução dos protozoários geralmente é assexuada, acontecendo por divisão múltipla, alguns produzem esporos para se disseminar pelo ambiente; outros, às vezes, também apresentam reprodução sexuada.

    A maioria dos protozoários são heterótrofos, embora alguns sejam autótrofos.

  • As algas pluricelulares são seres vivos autótrofos que apresentam plastos contendo os pigmentos relacionados à fotossíntese. Um dos principais pigmentos encontrados é a clorofila (algas clorofíceas), mas também podem conter ficoeritrina (algas rodofíceas), fucoxantina (algas feofíceas) e outros pigmentos.

  • https://planetabiologia.com/algas-caracteristicas-tipos/

  • O Brasil tem aproximadamente 13,7% da água doce que existe no planeta. Mas, em alguns locais, sem saneamento básico, ocorrem contaminações por ações antrópicas. A água é de fundamental importância para a manutenção da vida, sendo um líquido necessário para as células de todos os seres vivos, os microscópicos e os macroscópicos. Porém, quando não tratada adequadamente, a água poderá transmitir doenças ao trato gastrintestinal e causar severos prejuízos ao organismo do indivíduo. Por exemplo, quando uma pessoa tem diarreias aquosas frequentes com fortes dores abdominais, provocadas pela ingestão de frutas, verduras e hortaliças que tenham sido contaminadas por cistos da ameba, que é um protozoário causador da amebíase.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 28,89
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Zoologia
  • Invertebrados
  • Vertebrados
  • Botânica
  • Antioxidantes
  • Alimentos de Origem Vegetal
  • Ecologia
  • Alimentos Orgânicos