Curso Online de O Sangue e seus componentes

Curso Online de O Sangue e seus componentes

O sangue e seus componentes.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas

Por: R$ 30,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O sangue e seus componentes.

Sou Enfermeira docente, graduada pela faculdade de Enfermagem de Arcoverde, pós-graduada em Enfermagem do trabalho e em Educação para Enfermagem.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • profª mayra vieira

  • o sangue é um dos três componentes do sistema circulatório, os outros dois, são o coração e os vasos sangüíneos. ele é responsável pelo transporte, regulação e proteção de nosso corpo.

  • nele encontramos o plasma sangüíneo, responsável por 66% de seu volume, além das hemácias, dos leucócitos e das plaquetas, responsáveis por aproximadamente 33% de sua composição.
    a maior parte do plasma sangüíneo é composta por água (93%). nos 7% restantes encontramos: oxigênio, glicose, proteínas, hormônios, vitaminas, gás carbônico, sais minerais, aminoácidos, lipídios, uréia, etc.

  • os glóbulos vermelhos, também conhecidos como hemácias ou eritrócitos, transportam o oxigênio e o gás carbônico por todo o corpo. essas células duram aproximadamente 120 dias, após isso, são repostas pela medula óssea.

  • o glóbulos brancos, também chamados de leucócitos, são responsáveis pela defesa de nosso corpo. eles protegem nosso organismo contra a invasão de microorganismos indesejados (vírus, bactérias e fungos).

  • as plaquetas são fragmentos de células, presentes no sangue, que realizam a coagulação, evitando assim sua perda excessiva de sangue (hemorragia). elas geralmente agem quando os vasos sangüíneos sofrem danos. um exemplo simples é o caso de uma picada de agulha, onde observa-se uma pequena e ligeira perda de sangue que logo é estancada, isto ocorre graças ao tampão plaquetário.

  • anemia

  • anemia é definida pela organização mundial de saúde (oms) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência.

  • a hemoglobina é o pigmento dos glóbulos vermelhos (eritrócitos) e tem a função vital de transportar o oxigênio dos pulmões aos tecidos. os valores normais para a concentração de hemoglobina sanguínea é de 13g∕dl para homens, 12 g ∕dl para mulheres e 11 g ∕dl para gestantes e crianças entre 6 meses e 6 anos.

  • são várias as causas de anemia, sendo a anemia por deficiência de ferro a mais prevalente em todo o mundo. crianças, gestantes, lactantes (mulheres que estão amamentando), meninas adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução são os grupos mais afetados pela doença, muito embora homens -adolescentes e adultos- e os idosos também possam ser afetados por ela.

  • qualquer condição passível de comprometer a produção ou de aumentar a taxa de destruição ou de perda dos glóbulos vermelhos pode resultar em anemia, se a medula óssea não conseguir compensar a perda dos glóbulos vermelhos, ou mesmo um aumento das necessidades de ferro, como ocorre em crianças durante períodos de crescimento acelerado ou em mulheres durante a gestação e amamentação.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 30,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.