Curso Online de Tratamento da Tuberculose

Curso Online de Tratamento da Tuberculose

Esse curso descreve detalhadamente o tratamento da tuberculose com uma apostila ao final do curso e uma pequena avaliação.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas

Por: R$ 25,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Esse curso descreve detalhadamente o tratamento da tuberculose com uma apostila ao final do curso e uma pequena avaliação.

* Proprietária do Consultório de Nutrição Clínica * Cursando Pós Graduação em Fitoterapia aplicada à Nutrição - Universidade CAbsurdo! Estou vendo isso em vários perfis lamentável!!!!! ?? Estão publicando vídeos pornográficos invisíveis nos perfis, sem que você saiba....o dono do mural não os vê, mas os outros sim, como se fosse uma publicação genuína que você faz! Até postam comentários como se fosse vc...por favor se aparecer algo assim no meu #mural, #apague e avise-me de imediato...?? tenho respeito por vcs ! Copie e cole no seu mural também!.. Candido Mendes * Graduada em Nutrição pela Universidade Castelo Branco. * Pós-graduada em Saúde da Família - Lato Sensu - Faculdade Souza Marques - Rio, Conclusão em 2012. .Pós-graduada em Docência do Ensino Superior - Lato Sensu, - Faculdade São José - Rio, conclusão em 2009. .Graduada em Bacharel em Enfermagem. - Universidade Castelo Branco - Rio, conclusão em 2008. .Técnico em Enfermagem, - Colégio Souza Lima - Rio, conclusão em 2002. .2010 - 2011 - Docente em Enfermagem - Curso Souza Barros. .2009/2009 - Docente em Enfermagem para Centro Preparação Aperfeiçoamento Profissional "Curso O Meu Sonho". Docente nas disciplinas de Clínica Médica,Clínica Cirúrgica, Legislação/ SUS/ Ética.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Tratamento da Tuberculose

    Tratamento da Tuberculose

    Enfª Andrea Macêdo

  • Introdução

    Mycobacterium tuberculosis

  • Introdução

    Introdução

    Doença grave, porém curável em praticamente 100% dos casos novos.

    Tratamento adequado é o meio para evitar a persistência bacteriana e o desenvolvimento de resistência às drogas, assegurando a cura do paciente.

    Dessa forma, se reduz as fontes de infecção e o impacto da doença na comunidade.

  • Bases Bacteriológicas

    Bases Bacteriológicas

    Características do M. tuberculosis, importantes para entender o tratamento quimioterápico:

    Aerobiose estrita.
    Multiplicação lenta.
    Alta proporção de mutantes resistentes.

  • Aerobiose Estrita

    Aerobiose Estrita

    Necessidade de oxigênio para seu metabolismo.
    Mácrofagos: meio ácido, pouco oxigenado  crescimento lento.
    Lesões Caseosas/fechadas  pH ácido ou neutro necessita acumular O2 proveniente do metabolismo tecidual.  Crescimento intermitente  Persistentes  RECAÍDAS/RECIDIVAS.

  • Aerobiose Estrita

    Aerobiose Estrita

    Com a liquefação do cáseo e o esvaziamento da lesão, o bacilo encontra na parede da cavidade condições ideais para sua multiplicação, tanto pela boa oferta de oxigênio e pelo pH neutro como pela presença de substâncias nutrientes, desenvolvendo então um crescimento rápido.
    Nestas lesões, formam-se grandes populações bacilares que, se tratadas inadequadamente, resultam na falência do tratamento pelo aparecimento de "bacilos resistentes" .

  • Medicações e a Aerobiose

    Medicações e a Aerobiose

    Interior dos macrófagos  Rifampicina (R), Pirazinamida (P) e Etambutol (E).
    Difundem no meio intracelular e atuam em pH ácido.

    Lesões fechadas  a mais efetiva e de maior rapidez de ação é a R, sendo a atuação da isoniazida (H) mais lenta e demorada.

    Na parede cavitária, as ações da rifampicina, da isoniazida e da estreptomicina (S), que só age em pH neutro, são boas .

  • Multiplicação Lenta

    Multiplicação Lenta

    O bacilo desloca de forma prioritária seu metabolismo para a construção da cápsula, em detrimento da própria construção proteica celular, apresentando uma contradição entre conteúdo (citoplasma) e continente (cápsula), tornando lenta sua divisão celular.
    Por encontrar dificuldades de penetração através da cápsula, os medicamentos só agem durante o metabolismo ativo, ou seja, momento da divisão bacilar.
    Quanto mais lento o metabolismo, mais demorada será a atividade medicamentosa.
    No estado de infecção, sem doença e sem atividade bacilar, os medicamentos nãoapresentam atividade. Esta característica do bacilo determina uma evolução crônica para a doença e exige um tempo maior de tratamento .

  • Alta proporção de mutantes resistentes

    Alta proporção de mutantes resistentes

    A quimioterapia moderna para TB, corretamente prescrita e administrada, cura 98 a 99% dos casos nunca tratados, e com cepa sensível a todos os medicamentos.
    O M. tuberculosis apresenta uma freqüência de mutantes naturalmente resistentes às drogas, variável de acordo com cada uma delas.

  • Alta proporção de mutantes resistentes

    Alta proporção de mutantes resistentes

    Extremamente raros para a rifampicina (1 em cada 10 milhões).

    Menos raros para o etambutol, a isoniazida e a estreptomicina (1 em cada 100 ou 10 mil).

    Mais freqüentes para a etionamida (Et) e a pirazinamida (Z) (1 em cada mil).

  • Alta proporção de mutantes resistentes

    Esta resistência natural aos medicamentos se deve a mutações genéticas e existem previamente nas populações bacilares, antes mesmo da exposição a eles (resistência primária)
    Tratamentos irregulares, interrompidos antes de uma completa esterilização dos germes (abandono) ou com doses inadequadas, condicionam o aparecimento de cepas resistentes aos medicamentos (resistência pós-primária).

    Alta proporção de mutantes resistentes


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 25,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Tratamento da Tuberculose
  • Introdução
  • Bases Bacteriológicas
  • Aerobiose Estrita
  • Medicações e a Aerobiose
  • Multiplicação Lenta
  • Alta proporção de mutantes resistentes
  • Grau de Efetividade
  • Fases do Tratamento
  • Medicações disponíveis
  • Ritmo circadiano, multiplicação bacilar e ação dos medicamentos
  • Tratamento da Tuberculose