Curso Online de Toque Terapêutico - Medicina Tradicional Chinesa - Suas mãos podem curar
5 estrelas 2 alunos avaliaram

Curso Online de Toque Terapêutico - Medicina Tradicional Chinesa - Suas mãos podem curar

Curso de Toque Terapêutico-MTC Toque Terapêutico - Medicina Tradicional Chinesa - Suas mãos podem curar O toque terapêutico é praticad...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 10 horas


Por: R$ 24,90
(Pagamento único)

Mais de 30 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Curso de Toque Terapêutico-MTC

Toque Terapêutico - Medicina Tradicional Chinesa - Suas mãos podem curar

O toque terapêutico é praticado por profissionais de saúde do mundo inteiro. A técnica é um tipo de cura que utiliza uma prática chamada de ?imposição das mãos? para sentir o campo energético dos pacientes e interferir no progresso de doenças. As informações são do ?Vivo Mais Saudável?.


Desde os tempos mais remotos, o homem utiliza o poder das mãos em técnicas de massagem sobre o corpo para aliviar tensões, conduzir ao relaxamento e até curar. O contato das mãos com a pele provoca uma sensação de bem-estar imediato, relaxando a pele, os músculos e os nervos.

O curso toque terapêutico tem o objetivo de despertar o poder energético das mãos para o trabalho com a terapêutica do toque no relaxamento através das técnicas bases do Toque Terapêutico.

A técnica, ainda pouco conhecida mas aplicada em 80 países, consiste em deixar as mãos distantes do corpo do paciente. A partir daí, o terapeuta faz uma avaliação do campo energético e, em seguida, diagnostica as alterações encontradas e promove o relaxamento, reduz a ansiedade e controla a dor.

Psicologa, formada em diversos cursos de terapias alternativas como: Florais de Bach e Florais de Minas, Reiki, Auriculoterapia, Cromoterapia, Radiestesia, Cristaloterapia, Cones Hindus e Aromaterapia.


- Cibelle Araújo De Carvalho Dos Santos

- Maria Denise De Oliveira

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • cursoTOQUE TERAPÊUTICO

  • APRESENTAÇÃO

    O Toque Terapêutico (TT) é uma técnica contemporânea de terapia complementar desenvolvida na década de 70. Esta técnica tem-se revelado um excelente meio não invasivo, utilizado por profissionais de saúde como complemento da terapia ou tratamento utilizado nos doentes. O TT é uma forma de tratamento complementar que acompanha outros procedimentos, ajudando na evolução do bem-estar e da sua forma de estar perante a doença.
    O Toque Terapêutico é uma terapia que usa a energia vital como forma de cura, mantendo quantidade certa dessa energia fluindo pelo corpo. O praticante do Toque Terapêutico não toca de fato no paciente, mas passa as mãos suavemente sobre o corpo para detectar e desbloquear energias estagnadas.
    Os princípios científicos que sustentam esta terapia baseiam-se na concepção de que o ser humano possui um campo de energia que pode estender-se além da pele, é abundante, e flui em determinados padrões que se pretendem equilibrados. Nesta prática o profissional atua como modulador, um facilitador nas energias vitais do indivíduo e dirige de forma intencional a energia, preenchendo ou repondo aquelas nas quais a energia está debilitada ou ausente.

  • O TT pode ser aplicado em todos os problemas de saúde, no entanto os estudos demonstram uma maior eficácia em determinadas situações:
    Controle da intensidade de dor;
    Controle de estados de stress e ansiedade;
    Contraturas da região cervical e dorsal;
    Alterações auto-imunes;
    Diabetes;
    Estados de fadiga extrema;
    Lesões e alterações cutaneas;
    Forma de promoção do estado de saúde;
    Procedimentos pré e pós cirurgicos;
    Reabilitação fisica;
    Síndrome pré-menstrual e menopausa.
    De acordo com o Instituto Nacional de Saúde de Washington, com base em cerca de trinta teses de doutorado, foi atribuído ao Toque Terapêutico a comprovação da sua eficácia como terapia alternativa. Os longos anos de pesquisa e experiência clínica demonstraram que o TT:
    Promove o relaxamento;
    Diminui a ansiedade;
    Altera a percepção do doente em relação à dor;
    Facilita os processos de reestruturação naturais do corpo.

  • HISTÓRICO

    No final da década de 60, Dora Kunz estudava a imposição de mãos praticada por Oskar Estebany, um coronel húngaro com a reputação de ter poderes de cura de bócio com seu toque terapêutico. Kunz convidou Krieger a conhecer o trabalho realizado por Estebany. Krieger observava cuidadosamente as sessões onde ele se aproximava do paciente e suavemente movia as mãos para o ponto em que sentia a necessidade de cura. Ao perceber que a prática aliviava e promovia a cura de grande variedade de doenças, Krieger passou a se dedicar a estudar a aplicabilidade deste fenômeno, introduzindo-o no cuidado com o paciente.
    Em meados da década de 70, Dolores Krieger, enfermeira e professora na escola de Enfermagem da universidade de Nova Iorque, e a terapeuta Dora Kunz, introduziram a prática que denominaram “toque terapêutico”, com a finalidade de promover a melhora da saúde física e emocional.

  • APLICAÇÃO DO TOQUE TERAPÊUTICO


    NA PRESTAÇÃO DE CUIDADOS

    Em doentes do foro oncológico, está provado por relato direto dos doentes e por alguns estudos científicos, a melhoria a nível geral, após a aplicação do TT.
    Por exemplo, em doentes com neoplasia da mama, o TT melhora a forma como controlam e suportam a dor, assim como a aceitação da doença.
    O TT é importante em cuidados paliativos, principalmente na gestão dos sintomas inerentes a esta área. Segundo relatos de profissionais, após terem tido sessões de TT, os doentes em fases terminais que fazem medicação para controle da dor, utilizam doses mais reduzidas de medicação comparativamente com doentes que não fazem TT.
    Em doentes que fazem ciclos de quimioterapia, o TT diminui os efeitos secundários como náuseas, vômitos e fadiga. Em doentes que fizeram radioterapia, diminui a gravidade das lesões habitualmente provocadas por este tratamento.
    O TT parece também ajudar a aceitação e o processo de evolução até a morte, quer no doente, quer na família, uma vez que diminui os índices de ansiedade e medo.
    As formas mais simples de TT, podem ser ensinadas aos familiares do doente terminal, fomentando a proximidade e ligação entre eles. Mesmo em casos de inconsciência pode ser uma forma de causar bem-estar e estabelecer e demonstrar uma ligação afetiva entre doente-família.

  • COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA DO TOQUE TERAPÊUTICO

    Dolores Krieger, em 1975, demonstrou os efeitos do TT através da medição de índices fisiológicos em seres humanos após estudos laboratoriais. Comprovou que após a aplicação do Toque Terapêutico ocorrem significativas alterações fisiológicas em doentes hospitalizados por diferentes tipos de patologias.
    A maioria dos estudos foi realizada em ambiente hospitalar com grupos de controle. Procedeu a uma investigação com a colaboração de profissionais de saúde em que participaram vários doentes divididos em dois grupos, foram seguidos ao longo de três anos. Um grupo recebeu o tratamento convencional, o outro recebeu além do tratamento instituído o TT. Os níveis da hemoglobina nos doentes com neoplasia submetidos ao toque terapêutico aumentaram significativamente, apesar de estarem a ser submetidos a quimioterapia.
    Krieger concluiu que as elevações nos níveis sanguíneos da hemoglobina indicavam com segurança a ocorrência de alterações bioenergéticas e fisiológicas produzidas pelo TT.
    Em doentes com neoplasia da mama, foram efetuados estudos que relatam haver evidencia cientifica de que o TT melhora a capacidade de controlar sintomas de medo e ansiedade provenientes da situação e diminui a intensidade da dor referida pelos pacientes, no entanto não contribui para o processo de cura.
    De acordo com o Instituto Nacional de Saúde de Washington, com base em cerca de trinta teses de doutorado foi atribuído ao Toque Terapêutico, em 1994, a comprovação da sua eficácia como terapia alternativa.

  • Envelhecimento da Austrália, como uma estratégia psico-social,
    O TT foi em 2004, recomendado pelo Departamento de Saúde e alternativa ao uso de limitação e restrição física em doentes agitados.
    Houve resultados positivos em idosos com patologia cancerígena obtidos de nove estudos quantitativos. De acordo com os autores os estudos foram validados internamente e externamente e referem diminuição da intensidade de dor em doentes neoplásicos.
    Em Fevereiro de 2005 foi publicado um artigo no “Australian Nursing Journal” acerca da aplicação do TT em idosos com diversas patologias. Foram selecionados 121 doentes de acordo com os critérios de inclusão definidos pelas autoras (Sue Gregory e Julie Verdouw), tendo sido reagrupados de acordo com as diversas patologias. Relativamente ao total de doentes que referiam dor (53), após a aplicação do TT, os mesmos referiram que a intensidade da dor diminuiu em aproximadamente 40%.
    Em vários estudos documentados e testados comprovou-se que as feridas cirúrgicas cicatrizam mais rapidamente e com menor taxa de incidência de infecção, e em locais onde houvera queimaduras, a pele adquire uma tonalidade mais aproximada do normal. O Toque Terapêutico assumiu a condição de curso, e passou a ser ministrado para os alunos do Mestrado e Doutorado em Enfermagem, na Universidade de Nova York. Os profissionais de enfermagem passaram então a utilizar o toque terapêutico regularmente nos seus locais de trabalho.
    A partir dos excelentes resultados alcançados pelos primeiros praticantes, esta técnica foi rapidamente divulgada para outros países.

  • VOCÊ PODE CURAR?
    A história prova que sim. O uso terapêutico das mãos é um exemplo muito antigo da capacidade que o homem tem de ajudar seu semelhante. Os registros desse uso remontam a 5 mil anos, e estima-se que as evidências pictóricas rupestres encontradas nos Pirineus datam de 15 mil anos.”
    “O uso terapêutico das mãos, portanto, parece ser um ato humano universal; porém, é um ato que esquecemos, fascinados que somos por nossa era científica que nos levou a incensar as coisa mecânicas, sintéticas e, com grande freqüência, contrárias aos valores humanos.
    O Toque Terapêutico recuperou essa forma simples , mas precisa e antiga de cura, e conjugou-a com o rigor e o vigor da ciência moderna .” (Dolores Krieger)

    TESTE DE AUTOCONHECIMENTO PARA O TOQUE TERAPEUTICO Nº 1: SUA ENERGIA VAI ALÉM DO SEU CORPO
    Você perceberá que as impressões suscitadas pelo exercício são muito semelhantes às que você captará do campo do paciente durante o Toque Terapêutico. À medida que desenvolver suas habilidades, essas impressões formarão uma base importante sobre a qual você poderá assentar os princípios norteadores de uma intervenção inteligente e consciente.
    A sua percepção da realidade é que será a caixa de ressonância para a intervenção terapêutica. Aprenda agora a desenvolver a confiança em sua própria realidade, isto é, naquilo que se apresenta para você como a verdade de suas experiências.
    Em qualquer lugar e em qualquer momento - é absolutamente desnecessário dizer que suas mãos sempre estão com você onde quer que

  • Autoconhecimento que lhe servirá de padrão preciso e confiável.
    É muito útil manter um registro das primeiras experiências. Por isso, ao realizar os exercícios, tenha à mão um bloco de anotações e um lápis; tendo em vista futuras revisões, registre tudo o que lhe parecer interessante.
    O primeiro passo é sentar-se confortavelmente, com os pés apoiados no chão. Posicione as mãos de modo que as palmas fiquem voltadas uma para a outra. Os cotovelos ficam afastados do corpo, e os braços não se apóiam no colo.
    Conscientemente, você pode sentir um fluxo de energia no espaço "vazio" além dos limites da pele das mãos:

  • Aproxime as mãos ao máximo - mas sem que as palmas se toquem. Em seguida, distancie as mãos uns cinco centímetros uma da outra. Lentamente, leve-as à posição original. Repita o movimento, cada vez aumentando em cinco centímetros a distância entre as palmas, até chegar à distância máxima de vinte centímetros.

    Quando as mãos estiverem a uns vinte centímetros de distância uma da outra) reaproxime-as lentamente. A cada cinco centímetros) procure sentir a sensação de pulsação no campo entre as mãos.
    Que características do campo você encontrou além da sensação de pressão e de pulsação? Anote.

  • ENERGIA VITAL
    A base funcional do Toque Terapêutico está no direcionamento inteligente que o agente de cura dá às energias vitais, fazendo-as fluir de si mesmo para a pessoa doente, ou melhor, em desequilíbrio energético.
    Existem muitas teorias sobre essa interação entre o agente de cura e o paciente, que iremos analisar mais adiante. Por ora, vamos partilhar de algumas experiências.

    O QUE É ENERGIA VITAL

    Esta energia tem tantas designações quanto as culturas existentes. Por exemplo, os Russos chamam-lhe Energia Bioplasmática, os Hunas da Polinésia chamam Mana, os Índios Iroqueses Americanos chama-lhe Orenda, na Índia é conhecida por Prana, nos Países Islâmicos por Baraka, na China por Chi, no Japão por Ki, mais modernamente, no ocidente, bioenergia.
    Energia vital é a força da vida que nutre as células e os órgãos, estimulando as funções vitais. Todos os seres vivos produzem energia vital a partir do ar, da água, dos alimentos e do Sol.
    O equilíbrio da nossa energia vital é essencial para que o organismo tenha um funcionamento perfeito, pois está constantemente a ser desequilibrado com angústias, depressões, pensamentos e atitudes negativas, alimentação incorreta, preocupações excessivas, falta de autoconfiança e de amor-próprio, entre muitos outros fatores.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 24,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Histórico
  • Aplicação do Toque Terapêutico
  • Você Pode Curar?
  • Energia Vital
  • Teste de Autoconhecimento
  • Como a Água Reflete a Nossa Consciência
  • Corrente de Energias Vitais
  • Subsistemas do Prana
  • Intensificação dos Efeitos do Campo
  • Meridianos
  • Teoria Yin e Yang
  • Distúrbios Energéticos
  • Tabela Síndromes de Yin e Síndromes de Yang
  • Aura
  • Fotografia Kirlian
  • Corpos Sutis
  • Corpo Físico, Etético, Astral, Mental, Búdico e Átimo
  • Etapas do Toque Terapêutico
  • Exercícios para Avaliação
  • Mobilização das Energias Estagnadas
  • "Desenrugar o Campo"
  • Exercícios
  • Conclus