Curso Online de Alimentação Saudável e Prevenção do Câncer

Curso Online de Alimentação Saudável e Prevenção do Câncer

Alimentação rica em antioxidantes naturais e fibras, dentre outros nutrientes e/ou compostos bioativos é fundamental na manutenção da i...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Alimentação rica em antioxidantes naturais e fibras, dentre outros nutrientes e/ou compostos bioativos é fundamental na manutenção da integridade do genoma.

Sou licenciado em química e biologia, bacharel em bioquímica e pesquisador de qualidade de vida e alimentação saudável, mestre em alimentos e nutrição e especialista em nutrição clínica e esportiva e também em gerontologia e qualidade de vida. Atualmente sou graduando em Qualidade de Vida na Contemporaneidade. Meu nome é Walisson Junio Martins da Silva. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1141431817967324.Professor de disciplinas relacionadas a alimentos, bioquímica, química, ciências e biologia. Para informar com mais precisão, sempre me atualizo cursando cursos online. Alguns cursos online que cursei: Aspectos Bioquímicos e Nutricionais dos Alimentos-Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular; Princípio de Educação Alimentar; Envelhecimento da População Brasileira-Ministério da Saúde e Fiocruz. Nutrição Aplicada a Medicina Estética; Saúde Pública e Meio Ambiente; Promoção da Alimentação Saudável na Atenção Básica-Universidade Aberta do SUS; Nutrição Clínica; Metodologias para EaD; Nutrição Aplicada às Doenças Cardiovasculares; Bioquímica na Cozinha-Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia; Alimentos Funcionais- Universidade Federal de Viçosa e, Boas Práticas de Fabricação na Indústria de Alimentos. Nestes cursos transmito informações preciosas e atualizadas sobre alimentação e saúde com total credibilidade e clareza após estudar intensamente cada conteúdo.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Alimentação Saudável e Prevenção do Câncer

  • Câncer é um conjunto de doenças caracterizado pelo progressivo acúmulo de mutações no genoma de uma célula.
    As alterações genéticas podem converter uma célula normal em uma célula transformada, que não mais responde aos sinais de controle de proliferação, morte e diferenciação, conduzindo à proliferação celular anormal, gerando tumores benignos ou malignos.

  • Atualmente no Brasil, o câncer se constitui na segunda causa de morte por doença, sendo superado apenas por doenças cardiovasculares. O câncer representa cerca de 12% de todas as causas de morte no mundo.

  • Evidências apontam que a má alimentação como dieta rica em gorduras, pobre em fibras, frutas e verduras tem um papel importante nos estágios de iniciação, promoção e propagação do câncer, destacando-se entre outros fatores de risco.

    Estudos experimentais e epidemiológicos sugerem que o consumo de fumo, inflamação crônica, ingestão de substâncias tóxicas , entre outros fatores contribui muito para o desenvolvimento de câncer em humanos.

  • Espécies reativas podem danificar o DNA, conduzir a mutações, interferir diretamente na sinalização e crescimento celular e estimular a multiplicação descontrolada das células, podendo resultar no desenvolvimento de tumor.
    O estresse oxidativo (produção excessiva de espécies reativas e depleção ou baixa disponibilidade de antioxidantes), está relacionado ao desenvovimento da carcinogênese.
    Espécies reativas correspondem a radicais livres e espécies não radicalares que também podem oxidar as biomoléculas como DNA, proteínas e lipídios, podendo causar danos às células.
    ESTRESSE OXIDATIVO E CÂNCER

  • INIBIÇÃO DO CÂNCER

    Estudos epidemiológicos em humanos confirmam que a diminuição no risco de desenvolver o câncer é associado a dietas ricas em antioxidantes (amplamente presentes em frutas e hortaliças) do que a suplementação dietética individual com antioxidantes.

  • FITOQUÍMICOS

    Os mecanismos de ação dos fitoquímicos na prevenção do câncer são vários, incluindo: atividade antioxidante; regulação da expressão gênica nas células em proliferação, diferenciação celular, indução de apoptose; modulação da atividade enzimática na detoxificação; estimulação do sistema imune; regulação do metabolismo de hormônios e efeitos antibacterianos e antivirais.

    Biotransformação é a alteração química sofrida pelo xenobiótico (substância estranha) no organismo, comumente sob a ação de enzimas , principalmente no fígado. Existem enzimas que tornam o composto tóxico (por exemplo um carcinógeno) com maior toxicidade e outras que estimulam a sua excreção (detoxificação).

  • CRUCÍFERAS


    Os vegetais crucíferos como repolho, brócolis e couve flor , são protetores contra a carcinogênese e mutagênese. Eles contém compostos ativadores de enzimas da detoxificação do fígado.

  • CAROTENOIDES

    As concentrações plasmáticas de carotenoides são bons indicadores do consumo de frutas e hortaliças; evidências epidemiológicas associam altos níveis plasmáticos de carotenoides com risco diminuído de câncer e doenças cardiovasculares.

  • LICOPENO

    O licopeno tem uma potente capacidade seqüestradora de espécies reativas, impedindo elas de reagirem com o DNA e inibindo a peroxidação lipídica.

    Ele é considerado o carotenóide que possui a maior capacidade seqüestrante do oxigênio singlete, uma espécie reativa com potente ação oxidativa.

    Os níveis séricos e teciduais de licopeno, têm sido relacionados com o decréscimo do risco para doenças crônicas como o câncer e também as cardiovasculares.

  • Alguns estudos sugerem que os outros carotenoides e os fenólicos potencializam a ação quimiopreventiva do LICOPENO. Isto é chamado de efeito sinérgico.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • CÂNCER
  • INIBIÇÃO DO CÂNCER
  • FITOQUÍMICOS
  • CRUCÍFERAS
  • CAROTENOIDES
  • LICOPENO
  • POLIFENÓIS
  • ANTOCIANINAS
  • CURCUMINA
  • RESVERATROL
  • FIBRAS ALIMENTARES
  • ÁCIDOS GRAXOS