Curso Online de Curso de Extensão em Teologia Sistemática
5 estrelas 2 alunos avaliaram

Curso Online de Curso de Extensão em Teologia Sistemática

SETAP é uma escola teológica de orientação evangélica com uma visão interdenominacional.Após a conclusão do curso de Bacharelado intensiv...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 11 horas

De: R$ 150,00 Por: R$ 100,00
(Pagamento único)

Mais de 80 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

SETAP é uma escola teológica de orientação evangélica com uma visão interdenominacional.Após a conclusão do curso de Bacharelado intensivo, você poderá filiar-se ao Conselho Federal de Teólogos e ao Conselho Regional de Teólogos.Gozando de suas prerrogartivas legais.Publico alvo: Líderes, Pastores, Missionários, Diáconos, Professores de Escola Dominical, Membros de Igrejas, Estudantes e Profissionais de Psicanálise, Psicologia, Antropologia, Direito, História, Filosofia; ou seja, todos os que pretendem liderar, ministrar em convenções e conselhos de pastores, seminários teológicos, institutos teológicos.

Professor:Wisnael de Souza ,Teólogo,Músico,Analista de Sistemas . FORMAÇÃO: Graduação em Análise de Sistemas (UNITINS),Filosofia e Sociologia(FVG),Bacharelado em Teologia (FACETEN),Bacharelado Psicologia Pastoral (ITG),Mestrado em Teologia (ESUTES)


- Sergio Ricardo Marques Pessoa

- Rosa Maria Medeiros Machado

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • INFORMAÇÕES

    informações

    setap - seminário teológico de além paraíba-mg ®
    c.n.p.j. 03.832.832.986/0001-54
    av. josé teixeira rios, 472 vila caxias, além paraíba – mg telefone: (32) 3462-2452
    www.obpcp.com.br setap@hotmail.com (msn) setapdiretoria@yahoo.com.br
    esse seminário é amparado pelo disposto no parecer241/99 da ces (câmara de ensino superior) – mec
    o à distância é amparado pela lei 9.394/96 – artº 80 e é considerado um dos mais avançados sistemas de ensino da atualidade.
    sistema de ensino: open university – universidade aberta em teologia
    o presente material apostilado é baseado nos principais tópicos e pontos salientes da matéria em questão. a abordagem aqui contida trata-se da “espinha dorsal” da matéria

  • CURSO MÉDIO EM TEOLOGIA

    curso médio em teologia

  • TEOLOGIA SISTEMÁTICA

    teologia sistemática

  • i – teologia sistemática -
     
    teologia - estudo das questões referentes ao conhecimento da divindade, de seus atributos e relações com o mundo e com os homens, e à verdade religiosa, expressa na doutrina de cristo, que como já dissemos, ensina as verdades fundamentais da bíblia,organizadamente.
    teologia é o estudo racional dos textos sagrados, dos dogmas e das tradições do cristianismo, geralmente ministrados em cursos ou faculdades, formando os teólogos. é a ciência que trata do nosso conhecimento de deus e das relações com o homem; ciência, pois organiza em seqüência lógica,fatos comprovados, podendo aplicar na religião.visa entender a revelação,fé e tradição na atual prosperidade,exorcismo e curas.
    áreas de estudo da teologia:
    a) teologia fundamental - analisa a realidade cristã da auto-manifestação de deus, sua plenitude e o plano da salvação por jesus cristo. explica a razão do mistério, a liberdade e a necessidade que temos de conhecer esse plano, querendo ou não termos compromisso com deus.
    fala sobre o que é teologia e sobre as condições básicas que possibilitam a fé num contexto sócio-histórico e cultural.
    b)teologia bíblica - estuda a introdução a geral da bíblia, com estudo dos livros do antigo e novo testamento, falando sobre a história do povo de deus e reflete temas gerais, familiarizando os alunos com termos bíblicos e as línguas bíblicas, como hebraico e grego.
    usa a “exegese”-que analisa criticamente o texto, desde a seleção do texto, sua estrutura gramatical, sua mensagem e tema central para hoje “hermenêutica”, aplicando a mensagem para hoje.
    c)teoiogia moral - visa refletir sobre a resposta concreta que o cristão dá a deus nos diversos âmbitos de sua existência seja pessoal, interpessoal, comunitária, social, familiar e política., analisando as bases e os critérios de como o cristão deve agir e sobre temas globais como sexualidade, ética e ecologia, política, globalização, etc.
    d)teologia sistemática ou dogmática - compreende uma série de disciplinas estudadas pela igreja, como cristologia (jesus), eclesiologia (igreja), trindade, antropologia teológica (vendo o homem quanto à criação, pecado, graça e salvação), escatologia (últimas coisas) e heresiologias (seitas e heresias).
    ademais, não se ocupa em repetir dogmas, que são declarações de fé do que as pessoas crêem., tenta entender a vida, e refletir a real e pura fé cristã.
    e) história da igreja - visa conhecer uma visão panorâmica das grandes fases da história universal, as relações da igreja cristã com o mundo, os conflitos de mentalidades, idéias e movimentos sociais e as idéias e eventos do passado que repercutem hoje em dia.
    compreende desde a história antiga, medieval, moderna, contemporânea e atual.
    f) espiritualidade - envolve não apenas disciplinas teológicas, mas dimensões da vida cristã como fé, louvor, reino de deus, o seguimento a jesus e outros temas, como cruz, esperança, caridade, piedade, liberdade cristã.
    g)outros - (patrologia:estudo dos pensadores cristãos até o século v; teologia pastoral, teologia das religiões, homilética (arte de pregar).
    religiosidade popular (tradições culturais),aconselhamento pessoal e missões.

  • doutrina e religião:

    religião(qrego “ deisidaimonia”) - (at.25:19) - em um bom sentido, reverência a deus ou aos deuses,dependendo do culto, num sentido piedoso, religioso; e num mau sentido, a superstição.
    religião(qrego “threskeia”) - (at.26:5; tg.1:26-27) - adoração religiosa externa; aquilo que consiste de cerimônias com disciplina religiosa.a religião deveria significar adoração a deus, mas adorava também a falsos deuses, como cumprimento da obrigação de alguém.
    o problema era haver o cumprimento de obrigações de todos os tipos, tanto para com deus como para com as pessoas, não significando qualquer tipo de adoração correta a deus.
    havia também, o adorador ansioso e escrupuloso, que cuidava para não mudar nada que deveria ser observado na adoração, e temeroso de ofender.
    significa devoto, e pode ser aplicado a um aderente de qualquer religião, sendo especialmente apropriado para descrever o melhor dos adoradores judaicos, adorando pelo elemento de medo.
    enfatiza fortemente as idéias de dependência e de ansiedade pelo favor divino.
    pode originar um medo sem fundamento, no sentido de supersticioso.
    existem pessoas religiosas de todos os lugares (at.2:5), mas precisam estar na graça de deus (at.13:43) para não serem incitadas por falsos líderes contra a obra de deus (at.13:50), numa religião de vãos falatórios, sem santidade e sem obras sociais (tg.1:26-27).
    o sagrado é uma experiência da presença de deus, sobrenatural, na medida em que se realiza o impossível às forças e capacidades humanas.
    religião(latim “religio=re+ligare”) - a religião tenta ser um vinculo entre o mundo profano e o mundo sagrado, operando em várias culturas, criando templos que se erguem aos céus como que querendo unir o espaço novo do sagrado (ar) com o consagrado (no solo).
    a religião cria a idéia de um espaço sagrado, como que querendo unir a mitologia dos falsos deuses gregos do olimpo com as montanhas do deserto do sinai onde deus se manifestou.
    enquanto que a religião pode ser apenas uma narrativa, um mito, uma fábula ilusória, a espiritualidade requer algo mais, a fé, que se expressa na confiança e plena adesão às verdades ouvidas.

  • conclusão:
    enquanto que a religião externa uma forma de crer, a doutrina é uma crença racional, baseada na palavra de deus, onde fé e razão andam juntas.
    a fé usa a razão é a razão não pode ser bem sucedida sem a fé, na descoberta da verdade.
    a razão não pode produzir fé , mas a acompanha, pois a fé não vem de um questionamento, mas de deus.
    contudo, a pessoa pode tentar compreender aquilo em que acredita, envolvendo a vontade de descobrir, por exemplo, a lógica de que deus existe, se relaciona com as pessoas e que através da teologia, poderemos defender racionalmente, a verdade das coisas de deus pela investigação escriturística da doutrina.
    defendamos nossa fé (1 pe.3:15; 2 co.10:4-5),combatendo as heresias (fp.1:7; jd.3; jd.22; tt.1:9; 2tm.2:24-25).

  • BIBLIOLOGIA

    bibliologia

  • ii- bibliologia - (a doutrina das escrituras)
     
    1. introdução
    a palavra de deus revelada ao homem compõe-se de 66 livros que chamamos de bíblia. sendo
    39 os livros do antigo testamento e 27 os livros do novo testamento. foi escrita em três idiomas: hebraico, aramaico e grego. a bíblia é a incorporação da revelação divina, e que os registros que contém a revelação são genuínos, dignos de crédito, canônicos, e sobrenaturalmente inspirados. a bíblia é a única regra de fé e prática para a vida cristã.
     
    2. autoridade : a bíblia é totalmente inspirada por deus em seus escritos originais, de forma verbal e plenária, e a bíblia é inerrante e infalível.
    • inspiração - deus inspirou a homens para escreverem a bíblia, de forma que o espírito santo estendeu um inexplicável poder aos autores da bíblia, para que fossem dirigidos mesmo no emprego das palavras que usaram, e para preserválos de qualquer engano ou omissão. foram pelo menos 40 homens usados nesta obra. ii pd. 1:20,21 .
    a. insp. verbal - a inspiração divina é verbal, ou seja, em seus escritos originais, foi inspirada palavra por palavra.
    b. inspiração plenária - toda a bíblia é inspirada e não apenas algumas partes. todos os 66 livros canônicos são inspirados por deus. ii tm. 3:16 “toda escritura é inspirada por deus e útil...”.
    c. inerrância - por ser totalmente inspirada por deus, a bíblia é perfeita, ou seja, isenta de erros. tudo quanto está escrito na bíblia (informações históricas, geográficas, científicas, etc) corresponde à verdade e não pode induzir ninguém ao erro. isaías 27:3 “eu, o senhor, a guardo... para que ninguém lhe faça dano”; isaías 40:8; mateus 24:35.
    d. infalibilidade - a bíblia é infalível, ou seja, não falha. suas profecias se cumpriram, se cumprem e se cumprirão com perfeita exatidão. jeremias 1:12; jo. 10:35 “...a escritura não pode falhar”.
    e. veracidade - todos os registros das escrituras são verdadeiros, e assim podem ser aceitos como declarações dos fatos. tt. 1:2; jo. 17:17 “...a tua palavra é a verdade.”

  • 3. revelação
    revelação é o ato de deus, através do qual ele comunica diretamente verdades não conhecidas antes à mente humana – verdades que não poderiam ser descobertas de nenhuma outra maneira, exceto por uma revelação de deus. a revelação da verdade, da maneira definida nas escrituras, pode ser dada somente por deus à humanidade. é uma comunicação divina, proveniente de deus para o homem. rm. 11:33-36.
     
    4. canonicidade
    a palavra “cânon” é um termo grego que significa regra ou padrão. o espírito santo determinou o cânon das escrituras e fez de maneira sobrenatural, com que os homens o descobrissem, formando assim a bíblia que é a nossa regra de fé e prática. a canonização de um livro significa que sua autoridade, já tendo sido estabelecida em outras bases suficientes, foi conseqüentemente reconhecida como de fato pertencente ao cânon e assim declarado.
    a. antigo testamento - são 39 livros inspirados. o antigo testamento foi recebido como sendo proveniente de deus – js. 1:8 “não se aparte... o livro desta lei... medita nele dia e noite”; ii rs.
    22:8,11,13. jesus aceitou o antigo testamento como sendo escritura – lc. 24:27,44,45; jo. 5:39,46,47 “examinai as escrituras... são estas mesmas escrituras que testificam de mim”.
    b. novo testamento - são 27 livros inspirados. quatro princípios gerais ajudaram a determinar que livros deveriam ser aceitos como canônicos: apostolicidade (se o livro foi escrito por um apóstolo ou por alguém com um relacionamento muito próximo de um apóstolo); conteúdo (era o conteúdo de um dado livro de tal natureza espiritual que lhe desse direito a esta categoria?); universalidade (era o livro recebido universalmente na igreja?); inspiração (mostrava o livro evidência de ter sido divinamente inspirado?). creio que deus usou estes princípios para preservação das escrituras. além do mais, o próprio novo testamento afirma que outras de suas partes também são escritura de deus. i ts. 2:13; ii pe. 3:15-16 “...como também o irmão paulo vos escreveu...suas cartas contêm pontos difíceis... os quais os indoutos torcem, como o fazem com as outras escrituras”.

  • 5. iluminação

    iluminação refere-se à influência e à ajuda dadas pelo espírito santo a todos os crentes nascidos de novo, a fim de ajudá-los a compreenderem as verdades que foram reveladas. a iluminação da mente e do coração do homem precisa então ocorrer, a fim de que o homem compreenda o que está sendo revelado por deus. eu creio que esta iluminação é dada pelo espírito da verdade (joão 14:17), o qual foi enviado por deus para este propósito. (joão 14:26 “o espírito santo...vos ensinará todas as coisas”). contudo, é importante estudarmos os aspectos gramaticais, históricos e teológicos da passagem. todo texto da bíblia tem um propósito, uma só interpretação. podemos fazer várias aplicações, mas o escritor tinha um único propósito ao dizer tais palavras que formam um texto bíblico. jd. 3; jo. 20:30-31.

  • TEONTOLOGIA

    teontologia


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 100,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • INFORMAÇÕES
  • CURSO MÉDIO EM TEOLOGIA
  • TEOLOGIA SISTEMÁTICA
  • BIBLIOLOGIA
  • TEONTOLOGIA
  • CRISTOLOGIA
  • PNEUMATOLOGIA
  • ANGELOLOGIA
  • HARMATIOLOGIA
  • ANTROPOLOGIA
  • ESCATOLOGIA
  • SOTERIOLOGIA
  • ECLESIOLOGIA
  • TEOLOGIA PASTORAL
  • EXEGESE
  • TRINDADE
  • PENTATEUCO
  • IMAGENS DO SANTURÁRIO
  • Conteúdo específico geral de cada livro
  • MISSIOLOGIA
  • ÉTICA CRISTÃ
  • APOLOGÉTICA
  • HERMENÊUTICA
  • HOMILÉTICA
  • CONTATOS