Curso Online de BIBLIA: LIVROS HISTÓRICOS
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Curso Online de BIBLIA: LIVROS HISTÓRICOS

Maior parte do Antigo Testamento é formada por livros que os teólogos classificam sob a denominação de Livros Históricos, pois eles conté...

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Maior parte do Antigo Testamento é formada por livros que os teólogos classificam sob a denominação de Livros Históricos, pois eles contém relatos que vão desde a conquista da Terra Prometida até quase a época do Novo Testamento, cabendo ressaltar que tais livros não se reduzem apenas a relatos cronísticos de fatos, pois contém uma interpretação dos acontecimentos a partir da fé,sendo possível dividi-los em quatro grupos:
1. Obra Histórica Deuteronomista - Josué, Juízes, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis: contém um relato mais ou menos contínuo, apresentando a história do Povo de Deus desde a conquista da Terra Prometida até o exílio na Babilônia. Tais livros enfatizam que a situação vivida depende da atitude que o povo toma na Aliança com Deus, sendo que quando há fidelidade, Deus concede a bênção, mas quando há infidelidade, o povo atrai para si mesmo a maldição.
2. História do Cronista - I Crônicas, II Crônicas, que a Septuaginta e a Vulgata chamam de Paralipômenos, relatam coisas coisas que foram deixadas de lado no relato contido em Reis e Samuel, ou seja são uma espécie de complemento. Livro de Esdras e Neemias relatam o tempo do pós-exílio babilônico até meados do séc. III AC. O objetivo principal destes dois últimos livros é fundamentar e organizar a comunidade depois do exílio na Babilônia.
3. Rute, Tobias, Judite, Ester. Mais do que história propriamente dita, esses livros são narrativas. Sua intenção é apresentar modelos particulares de vivência e aplicação da fé dentro de situações difíceis, principalmente as enfrentadas pelos judeus fora de sua terra.
4. I Macabeus e II Macabeus - Relatam a resistência heróica de um grupo de judeus diante da dominação helenista que ameaçava destruir a identidade cultural e religiosa da comunidade judaica.
Cabendo observar que Tobias, Judite, I Macabeus e II Macabeus são livros deuterocanônicos, ou seja, não são aceitos pelas Igrejas que adotam a Bíblia proposta por Lutero.

Me chamo Luiz Carlos Ferreira Nascimento. Tenho Licenciatura em Filosofia, Bacharelado em Teologia e Especialização em Docência do Ensino Superior. Sou professor de Filosofia, Sociologia na rede Estadual de ensino, de Filosofia e Ensino Religioso na rede particular e Professor de Filosofia da Educação na rede particular a nível Superior. Faço parte do grupo de estudos sobre a Fenomenologia e Existencialismo tendo em vista projeto de Mestrado.


"sim, pois atraves deste curso me apefeicionei,tenho mas conhecimentos e sabedoria. obrigada por nos proporcionar tantos conhecimentos biblico."

- Mariangela De Souza Macieira

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    o antigo testamento, também conhecido como escrituras hebraicas, constitui a primeira grande parte da bíblia cristã, e a totalidade da bíblia hebraica. foram compostos em hebraico ou aramaico.

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    muitos séculos antes de cristo, escribas, sacerdotes, profetas, reis e poetas do povo hebreu mantiveram registros de sua história e de seu relacionamento com deus. estes registros tinham grande significado e importância em suas vidas e, por isso, foram copiados muitas e muitas vezes e passados de geração em geração.

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    antigo testamento em hebraico

    chama-se também tanakh, acrônimo lembrando as grandes divisões dos escritos sagrados da bíblia hebraica que são os livros da lei (ou torá), os livros dos profetas (ou nevi'im), e os chamados escritos (ketuvim). entretanto, a tradição cristã divide o antigo testamento em outras partes, e reordena os livros dividindo-os em categorias; lei, história, poesia (ou livros de sabedoria) e profecias.

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    com o passar do tempo, esses relatos sagrados foram reunidos em coleções conhecidas por a lei, os profetas e os escritos. esses três grandes conjuntos de livros, em especial o terceiro, não foram finalizados antes do concílio de jamnia, que ocorreu no ínicio do século i, onde se pretendeu combater o crescimento do cristianismo, mas o cânon do antigo testamento não foi fechado ainda nesse concilio, pois muitos livros ficaram de fora como o de ester, daniel, cântico dos cânticos, e outros, perdurando até o século iv.

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    antigo testamento em hebraico

    a lei compreende os primeiros cinco livros, tais como na bíblia cristã. já os profetas incluem: isaías, jeremias, ezequiel, os doze profetas menores, josué, juízes, 1 e 2 samuel e 1 e 2 reis. os escritos reúnem o grande livro de poesia, os salmos, além de provérbios, jó, ester, cantares de salomão, rute, lamentações, eclesiastes, daniel, esdras, neemias e 1 e 2 crônicas.

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    antigo testamento em hebraico

    os livros do antigo testamento foram escritos em longos pergaminhos confeccionados em pele de cabra e copiados cuidadosamente pelos escribas. geralmente, cada um desses livros era escrito em um pergaminho separado, embora a lei ocupasse espaço maior era escrito em dois grandes pergaminhos.

  • ANTIGO TESTAMENTO EM HEBRAICO

    antigo testamento em hebraico

    o aramaico foi a língua original de algumas partes dos lívros de daniel e de esdras. hoje se tem conhecimento de que o pergaminho de isaías é o mais remoto trecho do antigo testamento em hebraico. estima-se que foi escrito durante o século ii a.c. e por isso, se assemelha muito ao pergaminho utilizado por jesus na sinagoga, em nazaré. foi descoberto em 1947, juntamente com outros documentos em uma caverna próxima ao mar morto.

  • DIFERENTES COMPOSIÇOES

    diferentes composiçoes

    diferentes tradições cristãs possuem um diferente cânone para o antigo testamento. a igreja católica romana utilizou , a partir do século i, como canônica a versão chamada septuaginta, que foi uma tradução dos escritos hebraicos para o grego, feita antes mesmo do fechamento do cânone hebraico na tradição judaica. assim, a septuaginta inclui material que não foi incluído na bíblia hebraica, de fontes diferentes e divergentes, inclusive material original já escrito em grego.

  • DIFERENTES COMPOSIÇOES

    diferentes composiçoes

    os defensores da reforma protestante excluíram do cânone todos os livros ou fragmentos que não correspondiam ao texto hebraico massorético, e como resposta a isso o concílio de trento em 1546 determinou que os livros de judite, tobias, sabedoria, eclesiástico, baruc, 1° macabeus e 2° macabeus, os capítulos 13 e 14 e os versículos 24 a 90 do capítulo 3 de daniel, os capítulos 11 a 16 de ester (todos existentes em língua grega) deveriam ser tratados como canônicos, ao passo que os textos conhecidos como oração de manassés e os livros de 3 e 4 esdras não mais o seriam. a igreja católica ortodoxa acabou por decidir pela inclusão de tobias, judite, sirácida e sabedoria.


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