Curso Online de Manutenção de Bombas Centrífugas
5 estrelas 4 alunos avaliaram

Curso Online de Manutenção de Bombas Centrífugas

Este curso irá formar o profissional de mecânica e afins, no que tange a manutenção de bombas centrífugas, respeitando os ajustes e toler...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas

De: R$ 40,00 Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 450 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Este curso irá formar o profissional de mecânica e afins, no que tange a manutenção de bombas centrífugas, respeitando os ajustes e tolerâncias a ela aplicadas.
O curso mostra de forma clara e objetiva, como efetuar a manutenção de uma bomba centrífuga priorizando a etapa de medições, onde os alunos poderão experimentar a medição de Perpendicularidade, Circularidade, Concentricidade e Paralelismo e perpendicularismo.

INFORMAÇÕES PESSOAIS: Estado civil: Casado Nacionalidade: Brasileiro Idade: 49 Naturalidade: Salvador-Ba Filiação: Dermeval Teixeira Lima & Valda Leite Lima RESUMO DE QUALIFICAÇÕES: - Curso de Capacitação para Docentes. - Professor de Nível Técnico Coordenador Técnico. - Mecânico de Manutenção Industrial III (Cobafi) - Mecânico Especializado (Pólo Petroquímico) - Experiência de 15 anos acumulados entre empresas do Pólo Petroquímico de Camaçarí - Experiência acumulada de 10 anos de sala de aula no exercício da docência e coordenação para cursos técnicos e profissionalizante. FORMAÇÃO: Técnico Eletromecânico - Escola de Engenharia Eletromecânica da Bahia - Salvador - BA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: COBAFI-Companhia Baiana de Fibras PROBALANCE-Manutenção Industrial ISOPOL (PRONOR) - PETROQUÍMICA SENAI-Docência, consultoria e coordenação) IDIOMAS: Inglês Técnico e espanhol (Básico) ATIVIDADES COMUNITÁRIAS: Disponho algumas horas, sempre que posso, para executar atividades sociais. OBJETIVOS: Planejamento e controle da manutenção, coordenação e execução de inspeção, manutenção preventiva, corretiva e preditiva, conforme normativas, visando garantir a disponibilidade, confiabilidade, continuidade operacional e o cumprimento das metas de produção.Executar atividades de coordenação de equipes, executar atividades técnicas de educação profissional (Treinamentos) e serviços técnicos e tecnológicos, com comprometimento, competência, segurança, qualidade e disciplina técnica em montagem e desmontagem de conjuntos mecânicos, algumas competência: Metrologia, Máquinas térmicas, Produção mecânica, Projetos de máquinas, Desenho mecânico, Equipamentos industriais dinâmicos (Bombas, compressores, turbinas a vapor, variadores, redutores, transportadores mecânicos, ventiladores, ramonadores etc.) e estáticos (Vasos de pressão, caldeiras, trocadores de calor, reatores, torres de resfriamento, chilers etc.), Ferramentas, Acessórios, Hidráulica e Pneumática, entre outros. Participei da elaboração de um projeto de curso específico sobre Bombas Centrífugas, onde foram focados os principais pontos críticos para a Dsemontagem e montagem de e manutenção deste equipamento, utilizando a linguagem pictorial, para facilitar o ensino-apredizado do aluno. PRÊMIOS RECEBIDOS: >>> Operário Padrão de Segurança e Atendimento em primeiros Socorros - Cobafi; >>> Prêmio de reconhecimento pela qualidade dos serviços prestados e preocupação com a segurança de todos os colaboradores; >>> Destaque Atuação Responsável(AR)pelas contribuições ao projeto de quebra zero e zero acidente; >>> Prêmio reconhecimento pela atuação destacada na Brigada de Incêndio; >>> Destaque na atuação incansável como Cipista;


- Alexandre Mota De Oliveira

- Jenyfer Pamela Silva Dos Santos

- Neli Barcelos Iensen

- Laercio Correia De Oliveira

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.
  • Prof. Derval Lima CREA-32249DT derval_lima@hotmail.com dulllavred@gmail.com
    Contato: 071-9916-6456
    : 071-8857-8368

    Manutenção
    de
    Bombas Centrífugas

  • 16/4/2013

    Elaboração: Derval Lima

    2

    Programação:

    1 Introdução
    2 Vantagens e Desvantagens
    3 Campos de aplicação
    4 Terminologias utilizadas
    5 Classificação
    6 Princípio de funcionamento
    7 Noções de lubrificação
    8 Procedimentos de desmontagem, inspeção, montagem
    9 Análise defeitos e falhas funcionais relacionadas aos componentes
    10 Partida de uma bomba centrífuga
    11 Parada de uma bomba centrífuga
    12 Noções de Vedação: Selos mecânicos, planos de selagem e gaxetas
    13 Referências bibliográficas

  • 1.0 Introdução

    As bombas centrifugas são maquinas que fornecem energia ao liquido por meio da ação da força centrifuga afim de promover o seu escoamento.
    As bombas centrifugas transformam o trabalho mecânico proveniente de fontes externas em energia cinética e de pressão, que são cedidas ao líquido.
    Seu emprego vem aumentado dia-dia devido a sua flexibilidade operacional, baixo custo de manutenção e os mais altos progressos técnicos alcançados na sua fabricação.
    A disponibilidade de energia elétrica como fator econômico e o desenvolvimento das turbinas a vapor provocam um estudo mais apurado nas teorias hidráulicas das bombas centrifugas visando o seu aprimoramento técnico-industrial.
    1.1 Normas
    API 610; ISO 2858; ANSI B73.1; DIN 24256 entre outras.

  • 2.0 Vantagens e Desvantagens

    2.1 Vantagens:

    (1) vazão uniforme;
    (2) ausência de ponto morto;
    (3) ocupam espaço reduzido;
    (4) baixo custo de manutenção;
    (5) ausência de válvulas;
    (6) apresentam menores vibrações;
    (7) requerem fundações mais simples;
    (8) trabalham com líquidos contendo lama, lodos ou outras impurezas;
    (9) menos sobressalente, etc.

  • 2.2 Desvantagens:

    (1) aspiração difícil;
    (2) necessidade de escorva antes de começar a operar;
    (3) menor rendimento;
    (4) desaconselháveis pra pequenas vazões e altas pressões; etc.
    Escovar uma bomba consiste em enche-la de líquido juntamente com a tubulação de sucção afim de expulsar todo o ar ou todo gás existente no seu interior.

  • 3.0 Campo de Aplicação

    O campo de aplicação das bombas é vastíssimo. São empregadas freqüentemente em:
    Serviços de abastecimento (água); Estação de tratamento; Serviço de esgoto; Sistema de irrigação; Sistema de drenagem; Centrais termoelétricas; Centrais de refrigeração; Indústria têxtil; Indústria petrolífera; Indústria química e petroquímica; Indústria de mineração; Sistema de combates a incêndios; Uso marítimo; Uso domiciliar; etc.

  • 4.0 Terminologias utilizadas:

    Altura de sucção (as) - Desnível geométrico (altura em metros), entre o nível dinâmico da captação e o bocal de sucção da bomba.
    OBS.: Em bombas centrífugas normais, instaladas ao nível do mar e com fluído bombeado a temperatura ambiente, esta altura não pode exceder 8 metros de coluna d’água (8 mca).
    Altura de recalque (AR) - Desnível geométrico (altura em metros), entre o bocal de sucção da bomba e o ponto de maior elevação do fluído até o destino final da instalação (reservatório, etc.).
    Altura manométrica total (AMT) - Altura total exigida pelo sistema, a qual a bomba deverá ceder energia suficiente ao fluído para vencê-la, levam-se em consideração os desníveis geométricos de sucção e recalque e as perdas descarga por atrito em conexões e tubulações.

  • AMT = Altura Sucção + Altura Recalque + Perdas de Carga Totais (Tubulações/Conexões e Acessórios).
    Unidades mais comuns: mca, Kgf/cm², Lbs/Pol².
    Onde: 1 Kgf/cm² = 10 mca = 14,22 Lbs/Pol²
    Perda de carga nas tubulações - Atrito exercido na parede interna do tubo quando da passagem do fluído pelo seu interior. É mensurada obtendo-se, através de coeficientes, um valor percentual sobre o comprimento total da tubulação, em função do diâmetro interno da tubulação e da vazão desejada.
    Perda de carga localizada nas conexões - Atrito exercido na parede interna das conexões, registros, válvulas, dentre outros, quando da passagem do fluído. É mensurada obtendo-se, através de coeficientes, um comprimento equivalente em metros de tubulação, definido em função do diâmetro nominal e do material da conexão.
    Comprimento da tubulação de sucção - Extensão linear em metros de tubo utilizados na instalação, desde o injetor ou válvula de pé até o bocal de entrada da bomba.
    Comprimento da tubulação de recalque - Extensão linear em metros de tubo utilizados na instalação, desde a saída da bomba até o ponto final da instalação.

  • Golpe de aríete - Impacto sobre todo o sistema hidráulico causado pelo retorno da água existente na tubulação de recalque, quando da parada da bomba. Este impacto, quando não amortecido por válvula(s) de retenção, danifica tubos, conexões e os componentes da bomba.
    Nível estático - Distância vertical em metros, entre a borda do reservatório de sucção e o nível (lâmina) da água, antes do início do bombeamento.
    Nível dinâmico - Distância vertical em metros, entre a borda do reservatório de sucção e o nível (lâmina) mínimo da água, durante o bombeamento da vazão desejada.
    Submergência - Distância vertical em metros, entre o nível dinâmico e o injetor (Bombas Injetoras), a válvula de pé (Bombas Centrifugas Normais), ou filtro da sucção (Bombas Submersas).
    Escorva da bomba - Eliminação do ar existente no interior da bomba e da tubulação de sucção. Esta operação consiste em preencher com o fluído a ser bombeado todo o interior da bomba e da tubulação de sucção, antes do acionamento da mesma. Nas bombas auto-aspirantes basta eliminar o ar do interior da mesma. Até 8 mca de sucção a bomba eliminará o ar da tubulação automaticamente.

  • Auto-aspirante - O mesmo que Auto-escorvante, isto é, bomba centrífuga que elimina o ar da tubulação de sucção, não sendo necessário o uso de válvula de pé na sucção da mesma, desde que, a altura de sucção não exceda 8 mca.
    Cavitação - Fenômeno físico que ocorre em bombas centrífugas no momento em que o fluído succionado pela mesma tem sua pressão reduzida, atingindo valores iguais ou inferiores a sua pressão de vapor (líquido - vapor). Com isso, formam-se bolhas que são conduzidas pelo deslocamento do fluído até o rotor onde implodem ao atingirem novamente pressões elevadas (vapor - líquido).
    Este fenômeno ocorre no interior da bomba quando o NPSHd (sistema), é menor que o NPSHr (bomba). A cavitação causa ruídos, danos e queda no desempenho hidráulico das bombas.

  • NPSH - Sigla da expressão inglesa-Net Positive Suction Head a qual se divide em:

    a) NPSH disponível - Pressão absoluta por unidade de peso existente na sucção da bomba (entrada do rotor), a qual deve ser superior a pressão de vapordo fluído bombeado, e cujo valor depende das características do sistema e do fluído;
    b) NPSH requerido - Pressão absoluta mínima por unidade de peso, a qual deverá ser superior a pressão de vapor do fluído bombeado na sucção da bomba (entrada de rotor) para que não haja cavitação. Este valor depende das características da bomba e deve ser fornecido pelo fabricante da mesma;
    O NPSHdisp, deve ser sempre maior que o NSPHreq, (NPSHd > NPSHr)
    Válvula de pé ou de fundo de poço - Válvula de retenção colocada na extremidade inferior da tubulação de sucção para impedir que a água succionada retorne à fonte quando da parada do funcionamento da bomba, evitando que esta trabalhe a seco (perda da escorva).


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Inspeções da Carcaça(Voluta)
  • Etapa- Excentricidades
  • Etapa- Perpendicularismo
  • Disposição de montagem dos rolamentos e medições do eixo
  • Limpeza e Inspeção
  • Medições do Rotor
  • Eixo – Medições
  • Mensagem ao Aluno: