Curso Online de Curso de maquiagem
Neste curso você aprenderá dicas infalíveis de uma maquiagem perfeita, ideal para iniciantes neste mundo de cor e arte!
Continue lendoAutor(a): Mayara Olívia Nery Da Silva
Carga horária: 10 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 5 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Curso de maquiagem
Curso de maquiagem
Aprenda as técnicas de uma maquiagem perfeita
-
Tópicos do curso
Tópicos do curso
A história da maquiagem
Maquiador e o mercado de trabalho
Tipos e cuidados com a o rosto e a pele
Acessórios utilizados para maquiar
Produtos utilizados para maquiar
Maquiagem para sobrancelha
Maquiagem preparação da pele
Maquiagem para olhos
Maquiagem para boca
Passo a passo (dicas de maquiagens) -
A história da maquiagem
A história da maquiagem
A maquiagem, assim como os cosméticos, é muito antiga, provavelmente utilizada desde a Pré-história para a prática de rituais xamânicos, cultos funerários ou cultos à fertilidade1 .
Três mil anos antes de Jesus Cristo, os egípcios já conheciam a maquiagem: batom, maquiagem branqueadora e de luminosidade, maquiagem para reforçar os olhos e sobrancelhas (a base de chumbo, malaquita, antimônio, Kohl), blush para corar as bochechas (a partir de produtos vegetais, como pétalas de rosa ou de papoulas; animas, como larva de cochonilha; ou mineral, como argilas, óxido de cobre ou ferro ocre), pós que eram misturados com óleos ou pomadas. Outros pigmentos também eram utilizados para a maquiagem: o azul do óxido de cobre, o amarelo do auripigmento, o preto do carbono, o verde da malaquita e mais numerosas nuances obtidas dos óxidos de cobre ou ferro2 .
-
As caravanas que levavam especiarias e seda para a Europa introduziram os cosméticos e a maquiagem na Grécia (ela não se desenvolveria verdadeiramente até o início do século III, sendo anteriormente um atributo das cortesãs) e ao império romano (Nero e Popeia Sabina maquiavam-se com os mesmos produtos no século I): a maquiagem para rosto, o Kohl, foi substituído por uma maquiagem à base de açafrão, antimônio, cortiça queimada, fuligem ou cinzas; o blush corava as bochechas através de amoras esmagadas ou cinábrio. Muitos produtos da época à base de metais (chumbo, mercúrio) eram tóxicos, estragando a aparência da pele e provocando um envelhecimento prematuro da mesma. Dentre os escritos sobre cosméticos da época: A arte de amar, Os remédios do amor, Os produtos de beleza para o rosto da mulher, de Ovídio, foram perdidos. A atividade da maquiagem, que visava atender um ideal de beleza, estava sujeito a controvérsias religiosas e filosóficas da época grega.
Foi com o retorno das cruzadas que a maquiagem se espalhou pela Europa nórdica, onde ela era somente utilizada quando da pintura para rituais. Desde o século XVIII, os nobres utilizavam bases faciais, pintura para cabelos e perfume. No século XVI, as mulheres utilizavam pó branco, bochechas vermelhas e nos lábios, uma mistura de corante de cochonilha. Os olhos, contrariamente ao período anterior, jamais eram maquiados, a fim de não esconder “a janela da alma”.
-
Desde o século XVII, a maquiagem é utilizada por todas as classes sociais. As mais abastadas utilizavam preciosidades em suas maquiagens, como pó de ouro, prata e pedras preciosas. Os manuais de civilidade dos séculos XVI e XVII recomendavam não abrir a boca, símbolo da oralidade e animalidade, devido aos dentes apodrecidos desde a introdução do açúcar no ocidente; assim, a maquiagem escondia a boca nesses séculos. As maquiagens à base de substâncias metálicas, emprestadas das artes das pinturas e das miniaturas, continuaram a ser muito tóxicas, como podemos exemplificar citando o “sublimado de mercúrio”, comum no século XVI.
A maquiagem moderna tornou-se popular através do cinema dos anos 1920.
Ainda no começo do século XIX, os cosméticos continham chumbo, mas os produtos modernos são testados em laboratórios e fabricados com recursos neutros como talco, caulim e amido de arroz, aos quais são adicionados óleos e corantes sintéticos.
-
Maquiador e o mercado de trabalho
Maquiador e o mercado de trabalho
Maquiador é o profissional que busca melhorar ou aprimorar a aparência das pessoas, por meio de produtos cosméticos conhecidos como maquiagem: base, pó compacto, blush, rímel, lápis delineador de olhos, batom, sombras, etc. Tais produtos podem ser utilizados para melhorar a estética natural, corrigir pequenos defeitos, cicatrizes, manchas, olheiras, rugas, etc ou mesmo, criar maquiagens artísticas.
O público-alvo, na maioria é de mulheres, mas homens, principalmente que trabalham em frente a câmeras e holofotes (atores, modelos, apresentadores, cantores, etc.) também buscam o recurso da maquiagem para melhorar a aparência. O maquiador também atua realizando maquiagens de caracterização, como no caso de personagens de peças de teatro, filmes, etc.
-
O Mercado de Trabalho
Os maquiadores normalmente costumam atuar em salões de beleza e clínicas de estética, como autônomos (atendendo à domicílio), ou no meio artístico (televisão, teatro). Outra área de atuação é em desfiles de moda, preparando as modelos de acordo com as orientações do estilista, assim como junto a fotógrafos. No meio teatral, a maquiagem é muito importante para a caracterização dos personagens. Nos salões costuma-se trabalhar realizando maquiagens para casamentos, formaturas e outras festas e eventos. Mas o setor que mais atrai o maquiador profissional é o televisivo, pelo alto salário e possibilidades de se firmar e ser reconhecido na carreira. Para trabalhar neste meio é necessário possuir muitas especializações, cursos, e é claro, experiência, já que a concorrência tende a ser grande.
-
Tipos e cuidados com a o rosto e a pele
Tipos e cuidados com a o rosto e a pele
Existe uma grande variedade em formato do rosto, tudo isso decorrente das miscigenações. Poucos países no mundo passaram por uma miscigenação tão intensa quanto o Brasil. Os portugueses já trouxeram para o Brasil séculos de integração genética e cultural de povos europeus, como os povos Celta, Romano, Germânico e Lusitano. Embora os portugueses sejam basicamente uma população europeia, sete séculos de convivência com mouros do norte de África e com judeus deixaram um importante legado a este povo. No Brasil, uma parte substancial dos colonizadores portugueses se miscigenou com índios e africanos, em um processo muito importante para a formação do País. Assim há essa grande variedade de formatos, cores e etc.
-
Formatos de rostos
Formatos de rostos
Observe as diferenças em cada formato!
Observe que no queixo podem ser, retos, pontiagudos ou ovais!
-
Descubra qual o seu tipo de rosto
Descubra qual o seu tipo de rosto
Dicas:
1. Para identificar qual o formato do rosto, prenda o cabelo e tire uma fotografia sua de frente.
2. Imprima a imagem ou observe-a bem na tela do computador. Tente traçar alguma figura geométrica acompanhando o contorno do seu rosto.
3. Compare a região da testa com a do maxilar. Qual dessas duas partes são maiores? O seu maxilar tem linhas mais retas do que a testa ou não? O formato da testa se mantém na linha do queixo?Com essas anotações e observações feitas, você já está pronta para identificar o seu tipo de rosto.
-
Rosto redondo: A largura e a altura do seu rosto são praticamente as mesmas. Os angulos são pouco definidos, tendo as linhas do maxilar mais arredondas.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Curso de maquiagem
- Tópicos do curso
- A história da maquiagem
- Maquiador e o mercado de trabalho
- Tipos e cuidados com a o rosto e a pele
- Formatos de rostos
- Descubra qual o seu tipo de rosto
- A pele (cútis ou tez), em anatomia, é o órgão integrante do sistema tegumentar (junto ao cabelo e pêlos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas), que tem por principais funções a proteção dos tecidos subjacentes, regulação da temperatura somática, reserva de nutrientes e ainda conter terminações nervosas sensitivas. A pele é o revestimento externo do corpo, considerado o maior órgão do corpo humano e o mais pesado. Compõe-se da pele propriamente dita e da tela subcutânea . A pele apresenta duas camadas: a epiderme e a derme. A hipoderme, ou tela subcutânea, é uma camada de tecido conjuntivo frouxo, que fica logo abaixo da derme. Há ainda vários órgãos anexos, como folículos pilosos, glândulas sudoríparas e sebáceas; ou penas, escamas e cascos. A pele é praticamente idêntica em todos os grupos étnicos humanos. Nos indivíduos de pele escura, os melanócitos produzem mais melanina que naqueles de pele clara, porém o seu número é semelhante. A pele é responsável pela termorregulação, pela defesa, pela percepção e pela proteção. Ela nos protege das doenças, porém não é 100% eficaz, podendo deixar entrar larvas de esquistossomos e do ancilóstomo.
- Tipos de Pele
- Tipos de pele
- Cuidados com a pele
- Agora que você já sabe tudo sobre a pele, formato, cuidados,e a história da maquiagem, vamos de fato entrar nesse mundo de cores e arte!
- Acessórios utilizados para maquiar
- Produtos utilizados para maquiar
- Não existe consenso entre passar o corretivo antes ou depois da base. Vai de cada maquiador; para uns a regra é: base, corretivo e pó. Para outros é: corretivo, base e pó. Veja o que fica melhor em sua pele; • Corretivo não é para aplicar no rosto todo como se fosse base... Aplique (sempre em batidinhas) somente onde está o “defeito”. • Você deve possuir sempre um corretivo mais claro, um corretivo mais escuro e um colorido, pois cada região do rosto pede um tipo de corretivo.