Curso Online de Gestão e Empreendedorismo

Curso Online de Gestão e Empreendedorismo

Gestão e Empreendedorismo

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Gestão e Empreendedorismo


  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Gestão e Empreendedorismo

    Gestão e Empreendedorismo

  • 1 INTRODUÇÃO
    Considerando que a organização é em si mesma, um fenômeno cultural ao qual se sucedem variações acompanhando o desenvolvimento da sociedade, sendo assim ela é vista como sistema aberto que requer cuidadosa administração na satisfação e equilíbrio das necessidades internas e de adaptação a circunstâncias ambientais

  • Compreendendo que as organizações modernas são fortemente dependentes das informações que utilizam, com vistas ao desenvolvimento de suas ações estratégicas, no momento em que abordam a inteligência empresarial na criação de meios para sistematização dos processos de coleta, tratamento e análise de informações sobre diferentes aspectos do ambiente externo das organizações, envolvendo o complexo de concorrentes e novas tecnologias.

  • O grupo se propôs então a analisar a relação de um clássico do cinema internacional (CIDADÃO KANE), da década de 40, com conceitos teóricos que envolvem empreendedorismo e gestor, dentre eles suas principais características e em qual o personagem do filme se encaixa, traçando seu perfil e identificando com conceitos aprimorados até então, e citaremos a mudança de cultura organizacional, e a necessidade de encarar desafios que um empreendedor possui.

  • Diante desses registros, apresenta-se o tema deste trabalho, o empreendedorismo e a gestão, observando que este tema só existe em razão de existir o empreendedor e o gerente (líder), sujeitos cujos perfis são definidos pelos pesquisadores a partir de características especiais que os compõem.

  • 2 EMPREENDEDORISMO E GESTÃO

    2 EMPREENDEDORISMO E GESTÃO

    Segundo Dornelas citado por Machado, Azevedo e Silva, empreendedorismo pode ser conceituado como sendo o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de idéias em oportunidades. Também citado por Machado, Azevedo e Silva, Drucker destaca um fator importante para que uma empresa recém aberta seja considerada um empreendedorismo: o diferencial com relação aos concorrentes. Segundo o autor, a inovação depende basicamente do abandono organizado, ou seja, livrar-se de hábitos e ver a mudança como uma oportunidade de buscar o tão almejado sucesso.

  • Na análise da literatura sobre empreendedorismo, percebe-se uma vasta busca por este tema, que mostra através das oportunidades a criação de um negócio de sucesso. De acordo com Schumpeter, citado por Gimenez, Ferreira e Santos, empreendedorismo pode ser tratado como a realização de novas combinações de recursos incluindo fazer coisas novas ou coisas que já são feitas em novas maneiras.

  • Não podemos considerar empreendedor somente aquela pessoa que tem um negócio próprio, um funcionário dentro da sua área em uma empresa, pode empreender e conseguir realizar mais do que a maioria das pessoas. Empreendedores internos fazem a diferença entre o sucesso e o fracasso da empresa.

  • Segundo INÁCIO, Sandra R.L., gestão é mais intelectual que operacional. É um gestor, gerente ou líder o que consegue detalhar mais o funcionamento das estruturas adotadas e foca organizações que estão envolvidas em mercados que exigem alta velocidade na tomada de decisões e flexibilidade para reorganizar e atender as solicitações tanto internas como externas. O autor destaca a necessidade de diversidade, velocidade de mudança, interdependência entre as unidades funcionais, as conexões de internet e a velocidade do ciclo do produto, são necessidades a serem levantadas por este gestor que aparecem de acordo com a evolução do mercado.

  • Ainda de acordo comINÁCIO, Sandra R.L., expõe que os empreendedores internos fazem a diferença entre o sucesso e o fracasso da empresa. O custo de se perder talentos empreendedores é maior que o da simples perda de um técnico qualificado ou de um elemento eficaz de uma área administrativa específica.
    O empreendedorismo envolve, então, o ato de criar e gerenciar um negócio, assumir determinados riscos na busca do resultado, do lucro. E a gestão envolve os trabalhos que são realizados dentro de uma organização.

  • 2.1 Perfil do Empreendedor

    2.1 Perfil do Empreendedor

    O empreendedorismo é um tema que atrai a atenção de estudiosos há muito tempo. Segundo Gimenez, Ferreira e Ramos, o estímulo à ação empreendedora permite o crescimento e a adaptação a condições mutáveis da sociedade. Na definição de Dornelas, o empreendedor é aquele que percebe uma oportunidade e cria meio (nova empresa, área de negócios, etc.) para persegui-la. Ainda no estudo do autor, ele cita Joseph Schumpeter, na seguinte definição “empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente através da introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização, ou pela exploração de novos recursos e materiais”.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Gestão e Empreendedorismo
  • 2 EMPREENDEDORISMO E GESTÃO
  • 2.1 Perfil do Empreendedor
  • 2.2 Perfil do Gestor
  • Gestão segundo Fayol
  • 2.3 Diferenças do empreendedor para o gestor