Curso Online de Relações Públicas

Curso Online de Relações Públicas

Este curso visa dar a conhecer ao aluno a profissão de Relações Públicas e respetivos instrumentos e planos.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 10 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 40 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Este curso visa dar a conhecer ao aluno a profissão de Relações Públicas e respetivos instrumentos e planos.

Licenciada em Estudos Europeus pela Universidade Lusófona do Porto. Desenvolve a sua actividade profissional como Assessora de Imprensa e como formadora. Tem conhecimento e experiência em Formação a distância, tanto em ambientes síncronos como assíncronos, nomeadamente através de plataformas LMS. Possuí várias formações realizadas através de plataformas de formação à distância. Ministra formação sobre variados assuntos.Os seus interesses são diversificados salientando-se a política, as artes decorativas, saúde, alimentação saudável e bem-estar, religião e esoterismo.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Relações Públicas

    Relações Públicas

    Prof. Maria da Luz Sousa
    Email: maria.luz.sousa@gmail.com

  • RELAÇÕES PÚBLICAS

    3

    RELAÇÕES PÚBLICAS

    Enquadramento Histórico
    Noção
    Relações Públicas e Marketing
    Objectivos
    A Profissão de Relações Públicas
    Públicos das Relações Públicas
    Instrumentos de Relações Públicas
    O Plano de Relações Públicas

  • ENQUADRAMENTO HISTÓRICO

    4

    ENQUADRAMENTO HISTÓRICO

    As RP existem desde sempre

    Para alguns autores terá sido Júlio César o pai das RP ao tomar a iniciativa de editar, diariamente, as “Acta Diurna” onde se dava conta dos sucessos ocorridos no Império Romano. Esta pode, de facto, ser considerada uma tomada de consciência, por parte do imperador, da necessidade de informação do público – pedra basilar das RP.

  • 5

    Outros autores preconizam que terá sido Napoleão o precursor das RP ao dar grande importância à imagem junto do público.
    No entanto, a maioria dos autores são unânimes em afirmar que a Revolução Industrial marca o aparecimento das RP como uma técnica cujo objectivo é o de criar um clima de entendimento e empatia entre uma instituição e os seus públicos.

  • 6

    Com o advento da produção em massa, os produtos cada vez em maior número, precisavam de ser escoados. O consumo tinha de evoluir acompanhando o ritmo vertiginoso da inovação tecnológica e do volume da produção. Para tal, o público necessitava de conhecer a diversidade de bens postos à sua disposição nos mercados, as suas características, vantagens, utilidade, etc.

  • 7

    Por outro lado, a Revolução Industrial trouxe alguns excessos, um deles foi, sem dúvida, a ânsia de maximização do lucro por parte dos produtores o que os levou a explorar sem quaisquer escrúpulos os trabalhadores. Esta política produtiva foi criando nos consumidores, e no público em geral, uma péssima imagem da industrialização e dos seus gestores. Daí a necessidade da criação de técnicas de informação e comunicação que conseguissem modificar essa imagem junto de um público insatisfeito.

  • 8

    Ivy Lee foi o primeiro profissional de RP de que há memória. Por volta de 1906, a indústria de carvão, atravessava um período de duras greves, os principais representantes do patronato delegaram no jovem todos os poderes para modificar e melhorar as relações entre o patronato, as suas empresas e o público em geral. Ivy Lee, através de uma política de informação objectiva e verdadeira, criou um ambiente mais saudável entre patrões e empregados. No mesmo ano, o jovem RP revolucionou as relações das empresas com a imprensa ao facilitar de todas as formas o acesso à informação pelos jornalistas a todos os factos, positivos e negativos, que ocorriam no seio das empresas.

  • 9

    No início do século XXI, as RP abarcam áreas tão diversificadas como Os public affairs, a comunicação institucional, de produto, financeira, de crise e, mais actualmente, a comunicação na Internet.

    O desenvolvimento do MKT e das marcas provocou, também, um redobrado interesse pelas RP, já que o valor da marca vai muito para além da venda no curto prazo - e as RP podem ser um instrumento fortíssimo para criar, reforçar e proteger as marcas.

  • NOÇÃO

    10

    Há inúmeras definições de RP, muitas das quais tão gerais e vagas que pouco significam para aquele que procura uma definição específica e descritiva da matéria. A seguinte é uma típica definição geral:

    “RP são uma filosofia de administração que coloca os interesses do público em 1º lugar, em qualquer atitude ou decisão. Expressa-se em políticas que se levam ao público, para assegurar a compreensão e obter boa vontade.”

    Bertrand Canfield

    NOÇÃO

  • 11

    “RP são o processo contínuo pelo qual a administração procura obter a boa vontade e a compreensão dos seus clientes, empregados e público em geral; internamente, por meio de auto-análise e correcção, e externamente por todos os meios de expressão.”

    J.C. Seidel

    “As RP são o esforço deliberado, planeado e contínuo para estabelecer e manter entendimento mútuo entre uma organização e os seus públicos.”

    Edward L. Bernays

  • 12

    “As RP são uma técnica de comunicação bilateral que visa, através dos vários media e da comunicação pessoal, transmitir uma mensagem objectiva subordinada a uma política de verdade com fim informativo.”

    J. Martins Lampreia

    “ Uma atitude fundamental do espírito – uma filosofia de administração que, deliberadamente, coloca ao mais elevado grau o interesse do cliente em cada decisão que afecta a realização de um negócio.”

    Paul W. Garret


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Relações Públicas
  • RELAÇÕES PÚBLICAS
  • ENQUADRAMENTO HISTÓRICO
  • NOÇÃO
  • RELAÇÕES PÚBLICAS E MARKETING
  • OBJECTIVOS
  • A PROFISSÃO DE RELAÇÕES PUBLICAS
  • PÚBLICOS