Curso Online de Fundição

Curso Online de Fundição

Neste curso trazemos conceitos e informações sobre o que, como é feito o processo de fundição, suas características e particularidades.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 7 horas


Por: R$ 25,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Neste curso trazemos conceitos e informações sobre o que, como é feito o processo de fundição, suas características e particularidades.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • CURSO de FUNDIÇÃO

    Prof. MSC. Eng. Marco A. Baptistella

  • Espessura Mínima de Paredes e Secções Mínimas de Orifícios
    Paredes muito finas não se enchem muito bem de metal líquido e elas se solidificam antes do preenchimento completo da seção. No caso dos ferros fundidos o resfriamento mais rápido proporcionado pela parede de secção fina, pode resultar em pontos mais duros ( formação ferro fundido branco).
    As tabelas a seguir apresentam algumas recomendações a respeito das secções mínimas das peças fundidas, e também as secções mínimas de orifícios em peças fundidas.

  • SECÇÕES MÍNIMAS RECOMENDADAS EM PEÇAS FUNDIDAS

     

    SECÇÕES MÍNIMAS RECOMENDADAS EM PEÇAS FUNDIDAS

  • SECÇÕES MÍNIMAS DE ORIFÍCIOS EM PEÇAS FUNDIDAS

  • VARIAÇÃO GRADUAL NAS SECÇÕES DAS PEÇAS
    Peça deve ser projetada de modo que haja uma variação gradual das diversas secções, evitando-se mudanças bruscas e cantos vivos, pois esses constituem “zonas quentes”e são regiões de concentração de tensões que poderão provocar fissuras ou mesmo fraturas das peças, que durante a solidificação, que durante seu trabalho normal, por efeito de fadiga, ver figura a seguir.

  • CONICIDADE DO MODELO/ÂNGULO DE SAÍDA
    Para uma melhor confecção do molde deve-se prever uma conicidade do modelo, a qual facilitará a extração do modelo do molde sem que ocorra a quebra deste, ver figura abaixo.

  • CONICIDADE DO MODELO/ÂNGULO DE SAÍDA
    Ângulo de saída é a tolerância que se dá as paredes laterais do modelo para poder extraí-lo do molde de areia. O ângulo de saída será tanto maior quanto pior for o acabamento do modelo ou a qualidade da tinta utilizada.
    Afigura a seguir esquematiza os problemas provocados no molde quando não há ângulo de saída no modelo, e mostra a facilidade quando o mesmo existe.

  • ELIMINAÇÃO DOS REBAIXOS
    Na confecção dos modelos deve-se evitar saliências ou rebaixos nas suas laterais, pois durante a moldação, a areia do molde penetra nestes rebaixos, sendo assim, ao se extrair o modelo esta saliência faz com que ocorra uma ruptura no molde, ver figura a seguir.

  • SOBREMETAL PARA USINAGEM
    Possui duas finalidades. A primeira é garantir a dimensão final exigida pelo desenho, eliminando o problema da tolerância em si. A segunda é permitir que, durante a usinagem, junto com esse material sejam retirados pequenos defeitos superficiais como inclusão de areia, manchas de escória ou bolhas de gás. é por esta última razão que o sobre-metal a deixar na superfície da parte superior da peça são maiores que os previstos para as partes inferior e lateral, pois essas inclusões flutuam no metal devido seu peso específico menor, veja tabela a seguir.

  • MARGENS DIMENSIONAIS RECOMENDADAS NOS MODELOS PARA PREVER A USINAGEM DE ACABAMENTO

  • EQUIPAMENTOS DE FUSÃO
    A prática de fundição requer grandes variedades de fornos de fusão de diferentes capacidades. Requisito Básico=levar uma dada massa de metal, com composição química especificada, para a temperatura de vazamento numa velocidade de fusão desejada e com eficiência econômica.
    No final da elaboração do metal líquido no forno, este é vazado em panelas, as quais realizaram o transporte do metal líquido até o molde.Existem vários tipos de panelas dentre as quais, as mostradas na figura a seguir:
    Panela Simples;
    Panela com canal tipo bico de chaleira;
    Panela com haste ou varão.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 25,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.