Curso Online de  Just in Time
5 estrelas 40 alunos avaliaram

Curso Online de Just in Time

ust in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora c...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 1200 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

ust in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. O termo just in time é em inglês, e significa na hora certa.

O sistema just in time pode ser aplicado em qualquer organização, e é muito importante para auxiliar a reduzir estoques e os custos decorrentes do processo. O just in time é o principal pilar de diversas fábricas, em especial de carros, o just in time é o principal pilar do sistema Toyota de produção.

Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário, ou seja, os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados, não existe estoque parado. O próprio conceito do termo é relacionado a produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e só depois fabricá-lo ou montá-lo.

Nas fábricas onde está implantado o just in time, o estoque de matérias primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção, e para que isso seja possível, os fornecedores devem ser treinados e capacitados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequência desejada. A redução do número de fornecedores para o mínimo possível é um dos fatores que mais contribui para alcançar os potenciais benefícios da política just in time.

Possui graduação em Gestão da produção industrial pelo Centro Universitário Fametro (2015).Especialista em Engenharia de Produção e Engenharia de Qualidade (2016). Graduando em Direito pela Faculdade Zumbi Dos Palmares. Atualmente é Professor Universitário, Membro do grupo de excelência do Trabalho na Sociedade em Transformação - GETST/Conselho Regional de Administração do Estado de São Paulo, palestrante, autor de cursos e treinamentos na RGS treinamentos e consultoria, autor de cursos online - Buzzero Marketing Internacional e Brava Cursos EAD. Tem experiência na área de administração, Gestão de Produção Industrial, Logística e Engenharia de Processos, com ênfase em Administração de Negócios, Consultoria Empresarial e Gestão de Operações. Engenharia de Produção, com ênfase em Lean Manufacturing (Sistema Toyota de Produção), atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade social, produção enxuta, sistemas, 3rs e kaizen. Black Belt na Metodologia 6 sigma do Lean Manufacturing, formado pela LEAN SIX SIGMA CERTIFICATION e Master Black Belt na metodologia 6 sigma do Lean Manufacturing, formado pela INTERNACIONAL SIX SIGMA INSTITUTE. Possui conhecimento sólidos nas áreas de eletrônica, Linguagem de Programação C, C++, Python, Processo de fabricação, Engenharia reversa, Engenharia jurídica e BI.


- José Roberto Pompeu Filho

- Lucas Mendes Barbosa

- Ana Nery Pinheiro Cordeiro Magalhães

- Richard Negreiros Sanches

- Claudeci Ramos Junior

- Angela De Souza Pereira

- Jefferson Roberto Dos Santos

- Rafael Lourenço De Araújo

- Ana Paula Hayden Nascimento

- Tiago Vilela Fernandes

- Alana De Jesus Da Costa

- William Augusto Ferreira

- Ítalo Pessanha Azevedo JÚnior

- Juliana Macedo Costa

- Tania Candido Alves

- Reinaldo GonÇalves Silva

- Fábio David Soares

- Henrique Luz Ribeiro

- Risonildo Pereira Feitosa

- Angelo Pocaya Junior

- Camila França Fernandes

- Anderson Lopes Da Silva

- Gabriela Massa Bezerra Da Silva

- Daniel Silva Cirilo

- Jessica De Sousa

- Débora Dominguês Ribeiro

- Carla Malta Lima Ferrarez

- Débora Emanuele Barros De Jesus

- Beatriz Aparecida Da Silva Guedes

- Washigton Ramiris Freitas

- Maria Elizete Alves De Amorim

- Mauro Vieira Lourenço

- Renata Almeida Da Silva

- Fernanda Da Silva Souza

- Lorena Torres De Souza

- Josiene Lima Da Silva

- Rafael Andrioli Alves

- Paulo Ricardo F.Santos

- Meiry Da Rocha Pinto Sobrinho

- Myllena Haynna Lima Silva

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • REINALDO GONÇALVES SILVA

  • O Just-In-Time surgiu no Japão na década de 70 na Toyota Motor Company (Taiichi Ohno).
    O JIT visa o combate ao desperdício pela eliminação de atividades que consomem recursos mas não agregam valor ao produto.
    Tipos de desperdícios: estoques, transporte interno, paradas intermediárias (decorrentes de esperas no processo), refugos e retrabalhos, etc.

    Introdução ao JIT

  • Diferentemente da abordagem tradicional em que itens são produzidos somente quando são necessários (Justi-In-Case), no JIT os componentes são produzidos “no tempo certo” (Just-In-Time) para atender a produção.
    É muito mais que uma técnica de administração de produção, é uma filosofia que utiliza a capacidade plena dos colaboradores com delegação de autoridade inclusive para a parada de processos.
    Envolve aspectos de administração de materiais, gestão de qualidade, arranjo físico, projeto de produto, organização de trabalho e gestão de recursos humanos.

    Introdução ao JIT

  • Por meio do JIT deseja-se chegar a um sistema balanceado, mantendo um fluxo suave e veloz de materiais através do sistema de manufatura.
    Os objetivos operacionais fundamentais são a qualidade e a flexibilidade, alcançados por meio da melhoria contínua e redução do desperdício.
    Eliminar paralizações (geradas por quebras de equipamentos, atrasos no fornecimento, mudanças na programação, problemas de qualidade)
    Tornar o sistema flexível (ser capaz de operar com um mix diário de produtos de forma a lidar com um certo grau de incerteza mantendo um fluxo suave de materiais).

    Objetivos

  • Diminuir os tempos de setup e os lead times (estes tempos prolongam o processo sem adicionar qualquer valor ao produto final além de reduzir a flexibilidade do sistema)
    Minimizar o estoque (estoques são recursos ociosos no JIT, ocupam espaço, elevam o custo do sistema e escondem os problemas da produção).
    Eliminar o desperdício (ex. de desperdício: produção excessiva, tempos de espera, transporte desnecessário, estoque, processamento desnecessário, método de trabalho ineficiente, produtos defeituosos)

    Objetivos

  • Peças padronizadas: resulta em um menor número de componentes, processamentos mais padronizados com conseqüente redução nos tempos e custos.
    Projetos modulares: simplificam o processamento, a compra, o manuseio dos materiais, o treinamento, e as estruturas dos produtos.
    Qualidade: a qualidade deve ser assegurada ao produto final nas diversas etapas. (no JIT uma paralisação local pode causar uma paralisação no processo inteiro, devido aos níveis reduzidos dos estoques).

    Projeto de produto

  • Projeto de produto

  • Projeto de produto

  • Redução nos tempos de setup: lotes pequenos requerem setups frequentes e estes devem ser rápidos para não serem dispendiosos. Cada trabalhador é treinado para fazer seu próprio setup e os procedimentos para tal devem ser simples e padronizados.
    Utilização de pequenos lotes: o tamanho ideal para o processamento é de um lote de apenas uma unidade (one-piece-flow). Isso reduz o nível de estoques em processo, os custos de armazenagem, inspeção e retrabalho. Os problemas tornam-se mais visíveis, a flexibilidade é aumentada, o balanceamento das operações é facilitado.

    Projeto de processo

  • Projeto de processo

  • Projeto de processo


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Sistema Puxado com Supermercado
  • Selecionando o processo puxador
  • Sincronizando os ritmos de fornecimento e demanda
  • JIT x JIC