Curso Online de Curso Integração da NR20
5 estrelas 5 alunos avaliaram

Curso Online de Curso Integração da NR20

CURSO DE INTEGRAÇÃO: Segundo o item 20.11.3, os trabalhadores que laboram em instalações classes I, II ou III e adentram na área ou local...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

CURSO DE INTEGRAÇÃO:
Segundo o item 20.11.3, os trabalhadores que laboram em instalações classes I, II ou III e adentram na área ou local de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis, mas não mantêm contato direto com o processo ou processamento, devem realizar o curso de Integração. Exemplo: pessoas que têm que passar no local, atravessar esta área.

Experiência de 16 anos como Técnico de Segurança do Trabalho em indústria do ramo metalúrgico, gráfico, têxtil e de prestação de serviços, além de pequenas atuações em muitos outros segmentos industriais. Atuei em empresas de grau de risco 3, com mais de 500 funcionários, e grau de risco 2, com mais de 800 funcionários. Responsável pelas atividades do departamento de segurança do trabalho na matriz e filiais das empresas onde atuei. Lecionei por quatro anos em escola de cursos técnicos (segurança do trabalho e meio ambiente). Conhecimentos gerais e específicos de todas as normas regulamentadoras; Auditoria; sistemas de gestão da qualidade, segurança e meio ambiente; treinamentos. Experiência na formação da CIPA,Brigada de Emergência, Licenciamento Ambiental, E-Social, AVCB, cursos, etc. Formação Acadêmica: Pós Graduado em Ergonomia; Bacharel em Teologia; Pós graduado em Gestão Ambiental; Bombeiro Profissional Civil; Tecnólogo em Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho; Técnico de Segurança do Trabalho.


- Maurílio Resende Duarte

- Fernando Jorge Dos Santos Pedrosa

- Rafaelsantos

- Andressa Caroline De Souza Santos

- Jhony Kaian Andrade

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • CURSO DE

    NR 20

    SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
    COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS

    Curso Integração

  • O principal objetivo do curso da NR20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis (INTEGRAÇÃO), é estabelecer requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis, cumprindo o disposto na NR 20 do MTE.

    OBJETIVO DO CURSO

  • CURSO DE INTEGRAÇÃO:
    Segundo o item 20.11.3, os trabalhadores que laboram em instalações classes I, II ou III e adentram na área ou local de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis, mas não mantêm contato direto com o processo ou processamento, devem realizar o curso de Integração. Exemplo: pessoas que têm que passar no local, atravessar esta área.

    PÚBLICO ALVO

  • CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    1. Introdução
    2. Abrangência
    3. Definições
    4. Inflamáveis: características, propriedades, perigos e riscos
    5. Controles coletivo e individual para trabalhos com inflamáveis
    6. Fontes de ignição e seu controle
    7. Procedimentos básicos em situações de emergência com inflamáveis
    8. Números de Emergência

  • CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • DEFINIÇÕES

    Líquidos inflamáveis:
    São líquidos que possuem ponto de fulgor ≤ 60º C.
    Gases inflamáveis:
    Gases que inflamam com o ar a 20º C e a uma pressão padrão de 101,3 kPa.
    Líquidos combustíveis:
    São líquidos com ponto de fulgor > 60º C e ≤ 93º C.

    NOTA: Para entender melhor o que é um líquido combustível e um inflamável, deve-se definir o que é o ponto de fulgor. Ponto de fulgor é a menor temperatura em que um líquido fornece vapor suficiente para formar uma mistura inflamável quando uma fonte de ignição, como faísca, chamas abertas, etc. está presente.

    Líquido Inflamável

    Líquido Combustível

  • INFLAMÁVEIS

    Características
    Propriedades
    Perigos e Riscos

  • INFLAMÁVEIS

    Características/Propriedades:

    São classificadas como inflamável ou substâncias inflamáveis todas e quaisquer substâncias que se enquadram nas seguintes características:

    Substâncias que ao ar e à temperatura ambiente possam se aquecer e acabar por incendiar, sem fonte de aquecimento ativa;

    Sólidos que possam entrar em combustão através de centelha ou atuação ligeira de fonte de ignição, e que continuam a queimar ou formam braseiro por si próprios;

    Líquido que possuam baixa temperatura de combustão (entre 4 °C e 21 °C);

    Substâncias que em contato com água ou umidade do ar possam produzir gases altamente inflamáveis. Por ex.: acetona, etanol, etc.

  • INFLAMÁVEIS

    Características/Propriedades:

    GÁS – substâncias que em condições normais de temperatura e pressão (25º C e 760 mmHg) estão em estado gasoso.

    GÁS COMBUSTÍVEL – é o gás que queima a qualquer temperatura.

    VAPOR – é a fase gasosa de uma substância que a 25ºC e 760mmHg é líquida ou sólida (vapores de água, gasolina, etc).

    LÍQUIDO COMBUSTÍVEL – qualquer líquido que tenha ponto de fulgor igual ou superior a 60ºC e inferior a 93ºC.

    LÍQUIDO INFLAMÁVEL – qualquer líquido que tenha ponto de fulgor inferior a 60ºC. Queima à temperatura ambiente e qualquer foco de ignição pode acendê-lo já que a sua temperatura de combustão é baixa. Ex: gasolina, álcool etílico, etc.

    SÓLIDOS COMBUSTÍVEIS – necessitam ser aquecidos até emitir vapores por destilação e geralmente a sua temperatura de combustão situa-se acima dos 100ºC.

    SÓLIDOS PULVERIZADOS – Partículas em suspensão no ar que se comportam como gases inflamáveis podendo provocar explosões.

  • INFLAMÁVEIS

    Características/Propriedades:

    Todas as informações (características, propriedades, perigos e riscos) das substâncias inflamáveis poderão ser verificadas nas respectivas fichas de informação de segurança que acompanham os produtos fornecidos.

  • Substâncias Inflamáveis e Combustíveis:
    Queimam com facilidade;
    Podem produzir atmosferas explosivas em locais com
    deficiência de ventilação;
    Um derrame de líquido inflamável pode gerar um
    incêndio que irá se movimentar, acompanhando o desnível existente no piso.
    Incêndios em líquidos normalmente são mais difíceis de serem combatidos do que em materiais sólidos, visto que é necessário extinguir o fogo toda superfície atingida.
    A projeção violenta do agente extintor sobre um líquido inflamado pode provocar respingos ou seu transbordamento, cuja consequência poderá ser a propagação do incêndio.
    Em caso de gases, quando não é possível cortar o suprimento, o vazamento seguirá gerando maiores volumes de mistura inflamável, que fatalmente encontrará uma fonte de ignição em suas proximidades, provocando uma explosão.

    Perigos e Riscos:

    INFLAMÁVEIS


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • 1. Introdução
  • 2. Abrangência
  • 3. Definições
  • 4. Inflamáveis: características, propriedades, perigos e riscos
  • 5. Controles coletivo e individual para trabalhos com inflamáveis
  • 6. Fontes de ignição e seu controle
  • 7. Procedimentos básicos em situações de emergência com inflamáveis
  • 8. Números de Emergência