Curso Online de Elaboração de Mapa de Risco
5 estrelas 3 alunos avaliaram

Curso Online de Elaboração de Mapa de Risco

Aprenda a elaborar Mapa de Risco. Mapeamento de Riscos Ambientais.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 70 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Aprenda a elaborar Mapa de Risco. Mapeamento de Riscos Ambientais.

Cursos na área de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional, Meio Ambiente, Administração, etc. Professor especializado em Ergonomia, Sistemas de Gestão, Auditorias, NR - Normas Regulamentadoras; Gestão de Resíduos, Treinamentos. Atuo como Coordenador de SSMA em SP. Formação Acadêmica: Pós Graduado em Gestão Ambiental de Empresas pela Facuminas; Pós Graduado em Engenharia de Produção pela Descomplica; Pós Graduado em Ergonomia pela Unisa; Pós graduado em Gestão Ambiental pela UBC; Graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho pela UBC; Graduado em Teologia pela Unifil; Técnico de Segurança do Trabalho pela ETM; Bombeiro Profissional Civil pela Vigili Del Fuoco; Professor de Teologia em Mogi das Cruzes. Cursando Engenharia Ambiental pela Unicsul; Pós graduando em Gestão de Pessoas e Liderança pela Univale; Pós graduando em Saneamento Ambiental pela Univale.


- Cristiano Emanoel De Almeida Cunha

- Elisangela Ferreira De Almeida

- Fernando Jorge Dos Santos Pedrosa

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • ELABORAÇÃO DE

    CURSO DE

    MAPEAMENTO DE RISCOS AMBIENTAIS

  • INTRODUÇÃO

    0 mapeamento dos riscos existentes no local de trabalho ajuda a criar uma atitude mais cautelosa por parte dos trabalhadores diante dos perigos identificados e graficamente sinalizados. Desse modo, contribui para a eliminação ou controle dos riscos detectados.
    Para a Mash, as informações mapeadas são de grande interesse com vista à manutenção e ao aumento da competitividade, prejudicada pela descontinuidade da produção interrompida por acidentes. Também permite a identificação de pontos vulneráveis na sua planta.
    O mapa de risco é um modelo participativo e pode ser um aliado dos empregadores e empregados para evitar acidentes, encontrar soluções práticas para eliminar ou controlar riscos e melhorar o ambiente e as condições de trabalho e a produtividade.

  • LEGISLAÇÃO APLICÁVEL
     
    O Mapa de Risco foi instituído pela Portaria n° 05 de 20/08/1992, modificada pelas Portarias nº 25 de 29/12/1994 e nº 08 de 23/02/1999.
     
    A Portaria n° 3.214, de 8/06/1978, estabelece em sua Norma Regulamentadora nº5, item 5.16, alínea “a”, como primeira atribuição da CIPA: “identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver”.

  • OBJETIVOS DO MAPA DE RISCO
     
    0 Mapa de Riscos da Mash tem como objetivos:
    a) reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho na empresa;
    b) possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção.

  • OBJETIVOS DO MAPA DE RISCO
     
    O objetivo final do mapa é conscientizar os trabalhadores sobre os riscos e contribuir para eliminá-los, reduzi-los ou controlá-los. Graficamente, isso significa a eliminação ou diminuição do tamanho/quantidade dos círculos. Ele deve ser revisado quando houver modificações importantes que alterem a representação gráfica (círculos) ou no mínimo de ano em ano, a cada nova gestão da CIPA.

  • CONCEITOS E DEFINIÇÕES
     
    Mapa de Riscos
    0 mapa de riscos é a representação gráfica dos riscos existentes nos diversos locais de trabalho, inerentes ou não ao processo produtivo, de fácil visualização e afixada em locais acessíveis no ambiente de trabalho, para informação e orientação de todos os que ali atuam e de outros que eventualmente transitem pelo local, quanto as principais áreas de risco.

  • CLASSIFICAÇÃO DOS RISCOS AMBIENTAIS
     
    Os riscos presentes nos locais de trabalho podem afetar o trabalhador a curto, médio e/ou longo prazo, provocando acidentes com lesões imediatas e/ou doenças chamadas profissionais ou do trabalho, que se equiparam a acidentes do trabalho.

  • CONCEITOS E DEFINIÇÕES
     
    Riscos Ambientais
    São agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes existentes nos ambientes de trabalho que, em função da sua natureza, concentração ou intensidade, e tempos de exposição, possam causar danos à saúde do trabalhador.

  • 0 risco representado pelas substâncias químicas depende dos seguintes fatores:
    a) Concentração: Quanto maior for a concentração do produto, mais rapidamente os seus efeitos nocivos se manifestarão no organismo.
    b) índice respiratório: Representa a quantidade de ar inalado pelo trabalhador durante a jornada.
    c) Sensibilidade individual: É o nível de resistência de cada um. Varia de pessoa para pessoa.
    d) Toxicidade: É o potencial tóxico da substância no organismo.
    e) Tempo de exposição: É o tempo que o organismo fica exposto ao contaminante.

  • CONCEITOS E DEFINIÇÕES
     
    Agentes Físicos
    São as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes e não ionizantes, umidade, entre outros.

  • CONCEITOS E DEFINIÇÕES

    Agentes Químicos
    São substâncias químicas presentes no ambiente de trabalho, na condição de matéria-prima, produto intermediário, produto final ou como material auxiliar, os quais em função das condições da utilização, poderão penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos névoas, neblinas, gases ou vapores, substâncias, compostos ou produtos químicos em geral, ou que, pela natureza da atividade de exposição possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão, chegando aos diferentes órgãos e tecidos do organismo.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Introdução
  • Legislação Aplicável
  • Objetivos do Mapa de Riscos
  • Conceitos e Definições
  • Classificação dos Riscos Ambientais
  • Medidas de Controle de Riscos
  • Exemplo de Mapa de Risco
  • Questionário para Elaboração
  • Levantamento de dados para elaboraç