Curso Online de Monitoramento de Poluentes Atmosfericos

Curso Online de Monitoramento de Poluentes Atmosfericos

Uma bordagem sobre monitoramento dos diversos tipos de poluentes e suas técnicas de lançamento na atmosféricas, características, tipo e c...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 6 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 10 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Uma bordagem sobre monitoramento dos diversos tipos de poluentes e suas técnicas de lançamento na atmosféricas, características, tipo e classificação.
Indicado para profissionais e estudantes de meio ambiente, segurança do trabalho, qualidade e demais áreas de interesse

Estude aqui na MIP CURSOS, cursos on line de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Medicina do Trabalho, Ergonomia, Primeiros Socorros, Prevenção e Combate a Incêndios, Prevenção de Acidentes e vários outros temas atuais, baseados em Normas Regulamentadoras, legilações e procedimentos. Conheça os desafios enfrentados no dia-a-dia e perceba que a qualificação é essencial para o perfeito funcionamento de uma grande, media ou pequena empresa. Entenda como os profissionais atualizados, qualificados e capacitados são importantes para as operações dentro de diversos estabelecimentos Industriais e Comerciais. Estude a distância e aprenda conosco. Matricule-se e comece a aplicar coisas simples na sua empresa, evitando acidentes e garantindo o bem estar dos funcionários. CORPO DOCENTE: Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro Ambiental, Engº Mecânico, Engº Produção, Fisioterapeuta do Trabalho, Gestor Ambiental, Técnico Segurança do Trabalho, técnico em Enfermagem do Trabalho, Bombeiro Civil.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • MONITORAMENTO DE
    POLUENTES ATMOSFÉRICOS

  • Controle de Poluição Atmosférica ENS 5133

    Controle de Poluição Atmosférica ENS 5133

    MONITORAMENTO DE
    POLUENTES ATMOSFÉRICOS

  • O monitoramento da poluição do ar envolve a medição da poluição nas escalas de tempo e espaço.
    Uma vez identificados os poluentes prioritários, os equipamentos de medição (monitores) devem ser capazes de garantir que os dados gerados atendam aos objetivos do monitoramento e, principalmente, possam ser comparados com os padrões legais de qualidade do ar.

  • MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR

    Estação fixa para monitoramento da qualidade do ar com equipamentos utilizados para medição de Poluentes Atmosféricos: Hi-Vol, Trigás e Hi-Vol MP10

  • RESOLUÇÃO/CONAMA/N.º 003 de 28 de junho de 1990

    Art. 1º - São padrões de qualidade do ar as concentrações de poluentes atmosféricos que, ultrapassadas, poderão afetar a saúde, a segurança e o bem-estar da população, bem como ocasionar danos à flora e à fauna, aos materiais e ao meio ambiente em geral.

  • Art. 2º - Para os efeitos desta Resolução ficam estabelecidos os seguintes conceitos:

    I - Padrões Primários de Qualidade do Ar são as concentrações de poluentes que, ultrapassadas, poderão afetar a saúde da população.

    II - Padrões Secundários de Qualidade do Ar são as concentrações de poluentes abaixo das quais se prevê o mínimo efeito adverso sobre o bem-estar da população, assim como o mínimo dano à fauna, à flora, aos materiais e ao meio ambiente em geral.

  • Padrões EPA

    Padrões São Paulo

  • A escolha dos monitores de poluição deve levar em consideração ainda os recursos necessários para a aquisição, operação e manutenção dos equipamentos.

    Os métodos de monitoramento são específicos para:
    - amostragem em ar ambiente atmosférico;
    - para avaliação da poluição “indoor”;
    - em fontes emissoras industriais, especialmente chaminés.

  • Atualmente, os equipamentos que medem a poluição do ar podem ser divididos em 4 tipos, dependendo da metodologia aplicada:

    - amostradores passivos;
    - amostradores ativos;
    - analisadores automáticos;
    - sensores remotos.

  • Em ambientes fechados (indoor), os métodos de medição da qualidade do ar não diferem muito dos métodos utilizados em ambientes abertos (outdoor).

    A maior parte do monitoramento indoor utiliza amostradores passivos ou ativos, uma vez que, embora em muitos casos a avaliação da exposição aguda necessite de analisadores automáticos, pode haver certa dificuldade de instalação dos mesmos.

  • A amostragem ocorre naturalmente por difusão molecular durante um período de tempo previamente definido (um dia, uma semana, o mês, etc.). O equipamento de amostragem consta de um equipamento (tubo, disco amostrador passivo ou cartucho) contendo suporte ab/adsorvente que fica exposto às concentrações ambientes. Após o período de amostragem, o tubo é levado ao laboratório para análise do material retido.

    Os amostradores passivos podem ser utilizados isoladamente ou ainda ou em conjunto com outros analisadores, como os automáticos.

    Existem amostradores passivos desenvolvidos ou em desenvolvimento para a maioria dos poluentes urbanos gasosos, entre eles: NO2, SO2, NH3, COV (compostos orgânicos voláteis) e O3.

    Amostradores passivos:


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Controle de Poluição Atmosférica
  • RESOLUÇÃO/CONAMA/N.º 003 de 28 de junho de 1990
  • Amostradores passivos
  • A escala Ringelmann
  • Amostradores ativos
  • Medição de SO2
  • MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR
  • COLETOR ISOCINÉTICO DE POLUENTES ATMOSFÉRICOS
  • Analisadores automáticos
  • Sensores remotos