Curso Online de PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS
4 estrelas 2 alunos avaliaram

Curso Online de PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS

O curso aborda os principais conceitos e definições em relação a todos os recursos disponíveis na prevenção e combate a sinistros de incê...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 40 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso aborda os principais conceitos e definições em relação a todos os recursos disponíveis na prevenção e combate a sinistros de incêndios. Voltado para atualização de profissionais e capacitação de brigadistas voluntários e pessoas que desejam conhecer a termodinâmica do fogo.

Atuando no setor de treinamentos em Consultoria de QSMS. Padronização de material didático e treinamentos. NR 10. CIPA. Combate e prevenção a incêndio. Primeiros Socorros. Direção Defensiva. Uso Seguro de Ferramentas Manuais e Elétricas. Atuação como Professor Técnico de Segurança do Trabalho por 5 anos ministrando aulas de Tecnologia Industrial I e II, Desenho Técnico, Ergonomia e Curso de complementação em NR 10 para técnicos de segurança do trabalho (Apostila e apresentação próprias). Curso de Desenho Arquitetônico. INSTITUTO PADRE REUS. (1991). Curso de Instalações Elétricas Padrão Light 12kw. FUNCEFET, LIGHT E SEBRAE/RJ. (1997). Noções de Eletrotécnica Aplicada À Instalação Elétrica. FIRJAN - SENAI. (1999). Básico em Instalações Elétricas Prediais e Residenciais. FIRJAN - SENAI. (2000). Curso Técnico em Segurança do Trabalho Bombeiro Profissional Civil Habilitado pelo CBMERJ.


- Raissa Fernanda De Oliveira Bezerra

- Franklin Silva Mendes

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • 1

    proteção contra incêndios e explosões

    teorias sobre o fogo e extintores portáteis

    supervisão de segurança patrimonial

  • 2

    fogo é uma mistura de gases a altas temperaturas, formada em reação exotérmica de oxidação, que emite radiação eletromagnética nas faixas do infravermelho e do visível. desse modo, o fogo pode ser entendido como uma entidade gasosa emissora de radiação e decorrente da combustão.

    os produtos da combustão (principalmente vapor de água e gás carbônico), em altas temperaturas pelo calor desprendido pela reação, emitem luz visível. o resultado é uma mistura de gases incandescentes emitindo energia, denominado chama ou fogo.

    fogo

  • 3

    fogo - é um processo químico de transformação, também denominado combustão, que atinge os materiais combustíveis e inflamáveis. quando forem sólidos ou líquidos, esses materiais necessitam ser transformados primeiramente em gases (pirólise), para então se combinarem com o comburente, em geral o oxigênio. ativados por uma fonte externa de calor, comburente e combustível iniciam a transformação química, gerando mais calor e desenvolvendo uma reação em cadeia.
    o produto dessa transformação, além do calor, é a luz.

    fogo

  • 4

    fogo

    chama inicial

    combustível sólido ou líquido

    oxigênio (comburente)

    gases
    combustíveis

    mistura inflamável

    reação de combustão

    calor

    chama

    pirólise

    ignição

  • 5

    fogo x incêndio

  • 6

    são três as classificações das causas de incêndio:

    1ª) causas naturais: são aquelas que provocam incêndios sem a intervenção do homem. exemplo: vulcões, terremotos, raios, etc.

    2ª) causas acidentais: são inúmeras. exemplo: eletricidade, chama exposta, etc.

    3ª) causas criminosas: são os incêndios propositais ou criminosos, são inúmeros e variáveis. exemplo: pode ser por inveja, vingança, para receber seguros, loucura, etc.

    classificação das causas de incêndio

  • 7

    elementos do fogo

    combustível

    é o elemento que alimenta o fogo e serve para sua propagação, aumentando ou diminuindo sua faixa de ação; é tudo aquilo capaz de queimar, normalmente constituídos de carbono e hidrogênio.

    pode ser sólido, líquido ou gasoso.

  • 8

    elementos do fogo

    comburente

    é o elemento ativador do fogo; é o agente oxidante da reação combustão. o mais comum é o oxigênio, o elemento químico mais abundante na natureza.
    o cloro, bromo e enxofre também são considerados comburentes.

    a propriedade mais importante do oxigênio é sua capacidade de oxidar outras substâncias, e esta ação pode ser lenta ou rápida.

  • 9

    elementos do fogo

    comburente

    oxidações lentas → ferro formando a ferrugem; o vinho formando o vinagre. há uma lenta libertação de calor, o qual é dissipado para o meio ambiente.

    oxidações rápidas → queima da gasolina, álcool, etc. há uma libertação de grande quantidade de energia na forma de calor e luz.

    numa combustão, a substância redutora é o combustível, e a oxidante, o comburente.

    obs.: abaixo de 15% de oxigênio a reação combustão não se completa; abaixo de 8% de oxigênio a combustão não se processa.

  • 10

    elementos do fogo

    calor

    é o elemento que dá início ao fogo e provoca sua propagação pelo combustível; é a fonte de ativação da combustão. pode ser resultante de faísca elétrica, atrito, chama, centelha, radiação, etc.

  • 11

    elementos do fogo

    reação em cadeia

    após a combustão, os combustíveis geram mais calor. esse calor provocará o desprendimento de mais gases ou vapores combustíveis, desenvolvendo uma transformação em cadeia ou reação em cadeia, que, em resumo, é o produto de uma transformação gerando outra transformação;


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • SINALIZAÇÃO DE EXTINTORES
  • INSPEÇÃO DE EXTINTORES – NR 23
  • DIVISÃO DIDÁTICA DOS PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DO CORPO DE BOMBEIROS