Curso Online de A história do origami, a simbologia das dobras e a arte do orinuno

Curso Online de A história do origami, a simbologia das dobras e a arte do orinuno

A arte de dobrar o papel e o tecido criando peças incríveis.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 7 horas


Por: R$ 59,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

A arte de dobrar o papel e o tecido criando peças incríveis.

Formada em educação artística, especialização em arteterapia pela USJ-SP, e especialização em Educação para surdos (LIBRAS) pela UNIBEM-PR. Pedagogia pela Uninove-SP.Trabalho no setor de educação inclusiva na cidade de Atibaia.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • História do origami, a simbologia das dobras
    e a arte do orinuno

  • História
    A origem exata do origami é desconhecida, mas acredita-se que tenha surgido como uma decorrência natural da invenção e divulgação do papel, e ainda segundo alguns pesquisadores está relacionada com um costume ou crença religiosa de épocas passadas.
    Mesmo sem saber quem tenha criado, alguns origamis vem sendo transmitidos de geração em geração até os dias de hoje.

  • Não se sabe quem foi o criador de muitos origamis, pois muitos deles foram passados por várias pessoas até a forma final. Isto ocorreu com a criação do “orizuru”, e acredita-se que esta era a essência do origami, a união de várias pessoas para a criação. Pode-se dizer que estes origamis são uma das heranças peculiares mais antigas do país.
    Há criações mais recentes de origami, mesmo assim deve-se ter muito respeito com os origamis mais antigos.

  • Não basta fazer algumas modificações nos origamis já existentes e depois dizer que esta é uma criação de um determinado autor. Se isto for feito e aceito por nós estaremos danificando o nosso próprio patrimônio. Para que isto não ocorra devemos deixar bem claro para o conhecimento de todos a partir de onde é a criação deste autor.
    Até agora dissemos que não se sabe a origem do origami, mas não há dúvidas de que se desenvolveu no Japão e, mesmo sendo desenvolvido também em outros países o nome origami é compreendido em todo lugar. 

  • Segundo alguns estudiosos as primeiras figuras de origami surgiram na antigüidade, por volta do século VI, quando um monge budista trouxe para o Japão o método de fabricação do papel da China, via Coréia, onde até então não era conhecido. O papel surgiu na China, em 105 a.C. para substituir a seda que era usada para escrever. T´Sai Lun (administrador do palácio do imperador chinês) foi o responsável por essa descoberta, ele misturou panos, redes de pesca e cascas de árvores.

  • No império chinês essa técnica virou segredo e foi guardada por muito tempo. Só a nobreza tinha acesso, pois era considerado um artigo de luxo, usado em moldes de quimonos e em festas religiosas (Shino).
    Nesta época, quando o Estado e a religião eram um só, os origamis representavam a natureza das cerimônias religiosas. Dizem que foi utilizado para transmitir ou registrar a intenção da cerimônia religiosa.

  • Porém, estes origamis eram uma mistura de origami com kirigami, que é a arte de formar figuras através de recortes de papéis. Estes origamis eram confeccionados utilizando-se papéis manufaturados especialmente para o uso das sacerdotisas xintoístas.
    Recortavam-se os papéis quadrados ou retângulos em forma de raio, dobrando-se a seguir em formato de templo, ou de nusa ou shide, objetos utilizados durante as cerimônias.

  • O origami foi introduzido nessas festas:
    Nos casamentos eram feitos copos de vinho tinto, dobrados em papel, com borboletas, representando a união dos noivos;
    Os diplomas eram dobrados de maneira especial, e se abertos não podiam voltar a ser fechados sem que fossem feitas novas dobras;
    Os samurais se presenteavam com o “Noshi”, que são pedaços de papel dobrados em forma de leque, amarrados com tiras de carne seca.

  • E ainda, nos Katashiro utilizado em harai, bonecos de papel utilizados no Hinamatsuri (festival das bonecas), o monkirigata que é o protótipo do emblema, todos eles eram feitos seguindo o método kirikomiorigami, que quer dizer origami com recortes.
    “Os katashiros são, ainda hoje, colocados nos templos xintoístas no lugar da divindade, tomando a sua forma. O mais antigo katashiro de origami se encontra no Ise Jingu, província de Mie, portanto se diz que a história do origami é tão antiga quanto a história do Japão.”(Kanegae,1988).

  • Entre 1338 e 1576 o papel se tornou mais acessível e os adornos usados distinguiam as classes sociais. As figuras criadas eram passadas, oralmente, de mãe para filha e somente as dobraduras mais simples eram trabalhadas.
    Os primeiros livros de Origami surgiram no período de 1603 a 1867, mas o primeiro com instruções foi “Como Dobrar Mil Tsurus” - Senbazuru Orikata, em 1797.

  • A partir daí o origami tornou-se uma forma de arte muito popular. O livro “Kan No Mado”, publicado em 1845, incluía cerca de 150 modelos de origami, dentre eles o origami de sapo. Este é o marco do crescimento do Origami como atividade recreativa no Japão.
    Akira Yoshizawa é o pai do Origami Moderno, ele inventou os Símbolos usados nas atuais instruções passo-a-passo. Para ele o Origami é uma filosofia de vida. Depois da invenção do papel o mais importante para o Origami é o Sistema Yoshizawa Randlett, 1956, pois ele permite a difusão internacional das diversas criações.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 59,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • -história
  • -origem: palavra origami
  • -origem: palavra orinuno
  • -simbologia
  • -dicas gerais
  • -diagramas
  • -como engomar tecido
  • -bibliograf