Curso Online de Produção Artesanal de Sabonetes

Curso Online de Produção Artesanal de Sabonetes

Aprenda com este curso completo a produzir lindos sabonetes artesanais para si, para dar ou para vender. Tudo com produtos naturais. Você...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 12 horas


Por: R$ 79,90
(Pagamento único)

Mais de 10 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Aprenda com este curso completo a produzir lindos sabonetes artesanais para si, para dar ou para vender. Tudo com produtos naturais. Você vai fazer muito sucesso! Aproveite o preço!

Nossos cursos são elaborados por grandes profissionais e feitos com dedicação, temos intuito de propagar o conhecimento de uma forma fácil e eficiente, sem complicação, visando principalmente a qualidade de nossos cursos e a satisfação de nosso alunos e cursistas.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Produção Artesanal de Sabonetes

    Produção Artesanal de Sabonetes

    Prof. Maria da Luz Sousa
    Para qualquer esclarecimento, tutoria online, links quebrados ou qualquer outra questão entre em contato para o email: maria.luz.sousa@gmail.com

  • Introdução

    Sabonetes Artesanais
    O que são?

    São produtos elaborados artesanalmente onde a base de sua composição é a GLICERINA que é um derivado de componentes graxos que elimina a agressividade causada à pele presente nos sabonetes comuns. Usado desde a cosmética antiga, permanecendo até hoje, como elemento de uso obrigatório nas formulações que proporcionam profunda ação hidratante.
    Os sabonetes artesanais não contêm detergentes sintéticos nem os conservantes. É naturalmente mais macio, quando tocá-lo suavemente você deverá sentir a sua delicadeza. São compostos por produtos naturais e hipoalergênicos que vão deixar sua pele extremamente hidratada e limpa.

    Introdução

  • Diferença – Sabonetes Artesanais e Sabonetes Comerciais

    A carência de glicerina nos sabonetes comerciais é a principal razão do ressecamento que sentimos na pele com o seu uso. E muitas vezes vemos o próprio sabonete ressecar e rachar. Esta é a principal diferença entre os sabonetes comerciais e os sabonetes artesanais. Os ácidos graxos contidos nos óleos utilizados para se fazer o sabonete artesanal ajudam a regular a umidade e nutrir a pele, enquanto a glicerina natural dá uma textura mais macia.

  • Fazer sabonetes acaba por ser uma terapia e uma verdadeira alquimia!
    Você pode estar relutante em tentar fazer sabonetes em sua casa por medo de não ser capaz de fazê-lo direito, mas fazer sabonetes é um processo divertido. Você pode estragar seu primeiro lote ou dois, mas pode salvar o sabonete para seu próprio uso, para oferecer ou para fazer negócio.
    Há quem diga que o sabonete não se usa mais e que nos dias que correm nada como um gel de banho. No entanto saiba que os sabonetes contêm ingredientes que fazem bem à pele pois equilibram o PH da sua pele, enquanto que o Gel de Banho devido à sua composição e aos intensos aromas, pode desequilibrar o PH e tornar a sua pele mais seca ou mais oleosa.

  • História do Sabonete

    História do Sabonete

    Há indícios de que já na pré-história o ser humano fazia uso do sabão mesmo não sabendo da importância que um dia este produto teria para toda a humanidade.
    Segundo uma antiga lenda romana, a palavra 'sabão' teve sua origem no Monte Sapo, próximo à Roma, na Itália, onde animais eram oferecidos em sacrifício para os deuses. A gordura dos animais imolados no fogo misturava-se com a madeira queimada do altar. Esta mistura escorria para o solo nas proximidades de rios e as mulheres, ao lavarem roupas, sentiam uma maior facilidade em limpá-las quando estavam em contato com a nova substância.
    O ano de 1878 foi um marco  na história do desenvolvimento dos sabões modernos, quando foi inventado o sabão branco. Isto ocorreu acidentalmente, devido à inclusão de ar na solução de sabão antes da moldagem.

  • O uso medicinal dos sabões nos remete aos registros nos quais são mencionadas suas propriedades medicinais e de limpeza. Alguns estudiosos usaram sabão para tentar solucionar diversos problemas de pele, incluindo a escabiose, a psoríase, a tínea, o versicolor e a herpes tonsurans. Na Europa, no século XIX, foram descritos tratamentos com o uso do sabonete de versicolor da acne vulgar e da micose. E nos Estados Unidos, experimentaram tratar a acne com  um sabão fino, feito de azeite de oliva e soda cáustica.
    Na época de Napoleão, na Europa, o banho ainda não era um costume corrente e as pessoas não o praticavam. Nos tempos elisabetanos, o banho era um evento anual, felizmente, com a mudança das gerações, este hábito tornou-se diário, mostrando-se útil à remoção de microorganismos da pele, reduzindo, desta forma, o risco de infeções na mesma.
    Os sabões são resultados da reação química entre a gordura e um álcali, resultando num sal ácido de gordura com ação detergente. O nome "sabonete" teve origem na França, onde se iniciou a confeção de sabões nos quais eram inseridas cores e aromas. A palavra em francês é "SAVONETE".

  • Na década de 50, com o desenvolvimento da indústria química e o ajuste das fórmulas, foi constatado um baixo índice de alergia ao uso de sabonetes, além de uma diminuição em seu custo. A função do sabonete consiste em emulsionar e suspender pequenas partículas sólidas da pele, e desta forma, são eliminadas junto com a água, diminuindo o ressecamento da pele. A composição dos sabonetes podem ser incorporados óleos vegetais ou minerais.
    Com o passar do tempo, as indústrias químicas desenvolveram sabonetes menos agressivos à pele, como os sabonetes de glicerina. Outras indústrias também auxiliaram esse desenvolvimento, criando equipamentos que tornaram a mão-de-obra das fábricas de sabonete mais rápida e eficiente. Atualmente, podemos preparar nossos próprios sabonetes, utilizando bases que são dissolvidas artesanalmente, adicionando a eles cores e aromas e ainda moldando-os em várias formas e tamanhos diferentes.

  • Dicas para Produzir sabonetes

    Dicas para Produzir sabonetes

  • Para facilitar a remoção do sabonete da fôrma e conservar:
    As formas de acetato duram por mais tempo, se você , antes de retirar da fôrma, colocá-los no freezer por uns 30 min, (forma pequena), os sabonetes se desenformarão com mais facilidade sem ter que ficar apertando e entortando as fôrmas, conservando-as por mais tempo.

    O que você deve observar antes de  comprar a base glicerinada:

    Existem no mercado algumas variedades de bases glicerinadas, muitas delas têm melhorado bastante em qualidade frente a um mercado de consumidoras cada vez mais exigentes, mesmo assim seja bastante criteriosa ao escolher e procure observar bem.

  • Uma boa base glicerinada é aquela que não produz odor desagradável, muitas que contém em sua composição gordura animal e outros ingredientes de má qualidade, tendem a apresentar este inconveniente.
    Outra coisa a observar nas bases transparentes é se a base apresenta flocos ou tufos foscos ou esbranquiçados, estas bases tendem a não dar boa transparência no sabonete, por isso, escolha aqueles de cor uniforme.
    Dispense também aquelas que estiverem úmidas e apresentam inclusive manchas de molhado no rótulo que normalmente é de papel, ou, que você perceba estarem muito úmidas ao contato, elas produzirão um sabonete mole demais.

  • Também aquelas com forte cheiro de álcool, caso isto ocorra reclame e peça a troca. Com o tempo você irá conhecendo as marcas existentes e as características de cada uma, até que possa eleger uma de sua preferência.
    Sempre deixe a glicerina (base branca ou transparente) em temperatura ambiente. Jamais use a geladeira ou ventilador, pois a base irá transpirar depois de algum tempo.
    Embale os sabonetes primeiramente em papel filme, depois poderá ser utilizada qualquer outra embalagem para decoração ou armazenamento.
    Sempre utilizar etiquetas de identificação como: SABONETE ARTESANAL OU SABONETE GLICERINADO, e para kits de sabonetes pode ser utilizado FEITO À MÃO.
    Combine os corantes com as essências. Por exemplo, a essência de morango com corante vermelho, essência de hortelã com corante verde e essência de camomila, maracujá, erva-doce com corante amarelo.
    Para sabonetes que serão usados na cozinha, utilize a essência de cravo ou erva-doce que combinam mais com o ambiente. Para tirar cheiros das mãos, faça sabonetes com essência de café.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 79,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Produção Artesanal de Sabonetes
  • Introdução
  • História do Sabonete
  • Dicas para Produzir sabonetes
  • Receitas de Sabonetes Artesanais
  • Sabonete de extrato de Pepino e Alecrim
  • Sabonete de Leite e Mel
  • Sabonete Favo de Mel
  • Sabonete Esfoliante com Esponja de Nylon
  • Sabonete de Chocolate
  • Sabonete de Tangerina Mesclado
  • Sabonete de Propólis para Acne
  • Sabonete Antiacne 2
  • Sabonete Calmante com Cenoura
  • Sabonete de Água de coco
  • Sabonete Anti-odor
  • Sabonete Anti-Rugas
  • Sabonete Argila Verde
  • Sabonete de Aveia
  • Sabonete de Banana com Aveia
  • Sabonete de Ervas
  • Sabonete Esfoliante
  • Sabonete de Glicerina
  • Sabonete de Leite e Mel
  • Sabonete Rústico modelado com as mãos
  • Sabonete com Pétalas
  • Sabonete hidratante para o Banho
  • Sabonete Cicratizante
  • Sabonete de coco
  • Sabonete de Mel e Cenoura
  • Sabonete Rejuvenescedor
  • Sabonente para os pés
  • Sabonete de café e Menta
  • Sabonete de Amêndoa
  • Sabonete de canela
  • Sabonete de Tangerina Mesclado
  • Sabonete de Vinho
  • Sabonete para Cães e Gatos
  • Variantes
  • Considerações e Receitas de Sabonetes Líquidos
  • Como escolher o seu sabonete
  • Sabonetes Especiais
  • Sabonete Beleza do Egito
  • Sabonete de Água de Arroz
  • Ganhar dinheiro com Produção de sabonetes
  • Reportagem sobre o Negócio de Sabonetes
  • Demonstrações em vídeos
  • Alguns Trabalhos