Curso Online de Direção Defensiva para  Motociclistas

Curso Online de Direção Defensiva para Motociclistas

Direção Defensiva para Motociclistas Se hoje em dia o trânsito fica cada vez mais perigoso, para os motociclistas os riscos são ainda ma...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 6 horas


Por: R$ 29,90
(Pagamento único)

Mais de 5 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Direção Defensiva para Motociclistas

Se hoje em dia o trânsito fica cada vez mais perigoso, para os motociclistas os riscos são ainda maiores. É por isso que a direção defensiva é um assunto tão importante para quem anda de moto: a prevenção é muito mais eficiente do que equipamentos de segurança ou atitudes tomadas em uma fração de segundo.

Você, motociclista que se preocupa com segurança, tem muito a ganhar aplicando conceitos simples de prevenção de acidentes no seu dia a dia. Além de preservar a sua integridade física, também diminui os riscos contra pedestres e demais condutores, reduz os custos com manutenções corretivas, entre outros benefícios.

*Terapeuta naturalista e massagista. *Técnico em medicina chinesa, *Técnico em medicina ayurveda *Técnico em medicina e tibetana *Consultor programação neurolinguística. *Consultor inteligência emocional aplicada em sala de aula. *Técnico em leitura dinâmica, mapas mentais e aprendizagem acelerada. *Formado em química / biologia



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • jacinto@detran.sc.gov.br
    *
    6 dicas de direção defensiva para motociclistas

    A sensação de liberdade que se tem ao andar de moto é reconfortante. Após um longo período trancado no escritório ou em reuniões, pegar a sua motoca e sair por aí sentindo o vento recarrega as energias para o próximo dia sem falar nas viagens que você pode fazer em duas rodas, que trazem paz e proporcionam uma paisagem incrível, seja lá aonde você esteja indo.

    Porém, o perigo de andar de moto é muito grande. Estudos mostram que, no trânsito, mais de 12 mil mortes de motociclistas acontecem por ano, além de outros inúmeros acidentes. Portanto, a direção defensiva para motociclistas é extremamente importante e nós vamos te dar algumas dicas para praticá-la. Confira:
    Na hora de

  • jacinto@detran.sc.gov.br
    *
    dirigir

    Parece óbvio, mas toda atenção no trânsito pode ser pouca. Em 2014, mais de 63 milhões de carros e motos estavam em circulação no país e, com isso, as ruas parecem ter se estreitado. Fique atento:
    Ponto cego

    O retrovisor da sua moto pode te pregar peças. Antes de trocar de faixa ou até mesmo realizar uma curva, não deixe de olhar para trás, além de olhar no retrovisor. O ponto cego do espelho pode trazer surpresas desagradáveis.
    Distância

  • jacinto@detran.sc.gov.br
    *

    Você provavelmente aprendeu isso nas suas aulas da autoescola, mas muitos motoristas se esquecem de algumas regras. Mantenha uma distância segura do veículo que está à sua frente pois, em caso de frenagem brusca, dá tempo de você tomar alguma atitude para evitar acidentes.

    Ah, e lembre-se: sua moto cabe entre dois carros, mas o seu lugar é na mesma faixa que eles!
    Farol

  • jacinto@detran.sc.gov.br
    *
    Aqui vai mais uma dica de direção defensiva para motociclistas: ande sempre com o farol da moto ligado. É obrigatório por lei e chama mais atenção dos motoristas que estão ao seu redor.
    Buzina

    Utensílio de suma importância, a buzina deve ser utilizada com moderação. Ela é fundamental para alertar outros veículos da sua presença e prevenir acidentes. Mas cuidado: buzinar em excesso irrita e sua ação pode ter o efeito contrário.
    Correntes de ar

    É isso mesmo que você leu! As correntes de ar podem te derrubar da moto. Fique ligado: ultrapassou ou foi ultrapassado por um ônibus, caminhão ou carro, aumente a concentração para não correr o risco de se desequilibrar.
    Segurança

  • jacinto@detran.sc.gov.br
    *

    Além de ser lei, utilizar capacete salva vidas. Outros itens de segurança, que são opcionais, também são importantíssimos para proporcionar uma viagem menos perigosa, como luvas, óculos escuros, roupas impermeáveis, calçado adequado, entre outros.

    Pode não parecer, mas estes objetos podem ajudar a te proteger em caso de acidente, além de proporcionar um passeio mais agradável.

    De nada adianta seguir todas as dicas acima se as condições de rodagem do seu veículo não estão adequadas. Por isso,

  • jacinto@detran.sc.gov.br
    *
    fique de olho na manutenção da moto, deixe a revisão em dia e não corra riscos. Leve a mecânicos de confiança ou em concessionárias autorizadas e não confie seu patrimônio a qualquer um.

    E aí, gostou das nossas dicas? Já passou por alguma experiência ruim na condução da moto por falta de utilizar práticas comuns de direção defensiva para motociclistas? Relate suas percepções e opiniões nos comentários!

  • São três fatores críticos:
    FATOR HUMANO: conscientizar e treinar os condutores de motos é uma necessidade vital. Há registros de que empresas que treinaram em Direção Defensiva seus funcionários motociclistas, obtiveram redução de 70% no índice de acidentes de trânsito.

    FATOR VEÍCULO: Há a necessidade de se aperfeiçoar a atual legislação para normalizar o uso de espelhos retrovisores convexos que ampliam o ângulo de visão, mas distorcem a distância da imagem refletida. Há necessidade de aperfeiçoar esta legislação normalizando este equipamento. Também deve-se reforçar a fiscalização e inspeção das motos, coibindo a substituição de equipamentos, como redução do guidom e dos espelhos retrovisores.

  • FATOR AMBIENTE: As vias devem ser bem utilizadas pelos motociclistas. O local mais adequado para o trânsito de motociclistas é do lado esquerdo da via, junto ao canteiro central, em faixa reservada e devidamente sinalizada.
    O ideal é que se estabeleça a faixa exclusiva para motociclistas nos grandes centros, especialmente nas vias expressas. Esta medida também atenderá aos interesses dos condutores de automóveis que se vêem envolvidos por uma acirrada disputa pelo espaço no leito viário, gerando insatisfação de ambas as partes.

  • Muitos acidentes de trânsito acontecem porque pelo menos um dos envolvidos não percebe a presença de outros veículos na via. Especialmente quando se trata de Motocicletas!

    A motocicleta, ágil e de dimensões reduzidas, contribui para dificultar a percepção de sua presença no leito viário.

    Normalmente são consideradas como as CAUSADORAS DOS ACIDENTES. A situação se agrava quando elas “surgem” em poucos segundos entre as filas de automóveis.

  • O “Cone ou Ponto Cego” são as regiões onde os objetos “somem” do campo visual do motorista. No caso, ele não consegue ver ou perceber a presença da motocicleta trafegando junto ao automóvel.

    HÁBITO ARRAIGADO DO MOTORISTA BRASILEIRO:

    Estes, de uma maneira geral, utilizam com mais freqüência o retrovisor externo esquerdo e muito pouco o do lado direito. É bem provável que este mau hábito foi adquirido porque o dispositivo era tratado como um “acessório opcional”. A maior parte da frota nacional circulou por muitos anos sem o retrovisor externo direito, gerando este mau hábito.

  • O Código de Trânsito Brasileiro de 1998 tratou de reparar a falha tornando obrigatório o espelho retrovisor externo direito.

    Por que o Espelho Retrovisor Direito é Convexo?
    A curvatura externa ao plano do espelho, tem como objetivo a ampliação do campo visual do motorista. Esta ampliação é necessária para compensar a diminuição do ângulo de visão, que ocorre devido a distância entre o espelho retrovisor e os olhos do observador.
    MAS HÁ UM PROBLEMA!
    Com a convexidade tem-se a ilusão que o objeto refletido no espelho esteja numa distância maior que a real!

    Um motociclista visto por um motorista através do espelho retrovisor externo direito e convexo, será percebido numa distância maior da que realmente ele está em relação ao automóvel.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 29,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Os acidentes
  • A prevenção
  • Infra-estrutura
  • Veículos
  • Comportamentos
  • Educação
  • Documentos
  • Participe
  • Vias Seguras
  • Educação
  • Educação e formação dos motociclistas
  • direção defensiva para motociclista
  • Educação ao trânsito
  • Programas escolares
  • As Escolas Públicas