Curso Online de Vastu Shastra: Harmonia e Bem estar na Arquitetura Indiana

Curso Online de Vastu Shastra: Harmonia e Bem estar na Arquitetura Indiana

O curso de Vastu Shastra visa capacitar os alunos a aplicar os princípios desse antigo conhecimento para criar ambientes que promovam uma...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 6 horas


Por: R$ 24,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso de Vastu Shastra visa capacitar os alunos a aplicar os princípios desse antigo conhecimento para criar ambientes que promovam uma vida saudável e equilibrada, além de melhorar a qualidade de vida.

Bióloga e Administradora, com Mestrado em Biologia, Especialista em Gestão Ambiental, Terapeuta Holística, Consultora e Perita em assuntos ligados à Biologia, nas áreas de Saúde e Ecologia. Pesquisadora em Etologia. Perita judicial na área de Finanças e Bancária.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Tópico 1: Análises gerais.
     
    O lugar onde vivemos pode influenciar nossa felicidade, saúde, riqueza e prosperidade. O Vastu Shastra é a ciência das construções. Quando alguém estuda Vastu Shastra, aprende a criar construções que podem influenciar favoravelmente as coisas que produzem felicidade. A palavra Vastu, com uma letra “a”, tem origem de um termo sânscrito que significa “natureza” ou “habitação”, e Vaastu com duas letras “aa” é derivado do primeiro e se refere a todos os tipos de habitações, no sentido mais amplo. Vidya, por sua vez, significa “conhecimento” ou “sabedoria”, e Shastra significa "doutrina" ou “ciência”. Logo, entende-se que o Vastu Vidya é o “conhecimento da habitação”, que corresponde à antiga “ciência da habitação”, o Vastu Shastra.
    Durante o período de construção, o Vastu Shastra leva em consideração:
    A localização astrológica do Sol.
    A localização astrológica da Terra.
    A localização astrológica de outros planetas.
     
    Além disso, desempenham papéis importantes:
    O local onde a edificação está situada.
    A forma da construção.
    Sua orientação.
    A localização das diferentes aberturas: portas de entrada, portas dos quartos, janelas.
    O design geral do edifício.

  • Por sua vez, o Norte e o Leste são considerados direções importantes o Leste porque é a direção pela qual o Sol nasce .Parte superior do formulário
     
    Ao comprar uma propriedade, é uma boa ideia visitar o terreno e sentir suas vibrações por alguns momentos. Confie em seus sentimentos.
    Se você tiver uma percepção positiva, pode considerar a compra. Se sentir uma carga de negatividade, provavelmente não é uma boa escolha. Além disso, é sempre aconselhável comprar uma propriedade onde pessoas bem-sucedidas e felizes tenham vivido. Uma casa vendida por alguém profundamente afligido ou empobrecido deve ser adquirida com precauções extras. Por outro lado, casas em ruínas, abandonadas ou que se acredita estarem assombradas devem ser evitadas completamente.
    Quanto à terra, ela deve ser cultivável e emitir um aroma agradável. Não é aconselhável construir em terrenos inférteis. Se o centro do terreno estiver elevado, como uma corcova de tartaruga, a compra não é adequada. Além disso, terrenos que contenham os seguintes elementos devem ser evitados:
    Rochas.
    Formigueiros.
    Minhocas.
    Ossos.
    Restos de cerâmica ou vasos quebrados.
    Lama ou argila.
    Árvores espinhosas.

  • Além disso, a cor do solo deve ser considerada da seguinte forma:
    Solos brancos são bons para os brahmanes (sacerdotes, professores, homens de ciência ou intelectuais).
    Solos vermelhos são apropriados para os ksatriyas (governantes, soldados ou administradores).
    Solos amarelos são bons para os vaisyas (homens de negócios, fazendeiros ou banqueiros).
    Solos pretos são bons para os sudras (trabalhadores agrícolas, artesãos ou serventes).
    Ao avaliar o solo, não é suficiente fazer uma verificação superficial, é necessário cavar um poço com 4 metros de profundidade para ver o que há embaixo. Se o solo for preto até 1 metro de profundidade e branco ou vermelho mais abaixo, então o terreno pode ser comprado.
    De acordo com o Vastu Shastra, solos negros e argilosos não são adequados para construção. Se o solo for rochoso e macio, você pode ter acesso ao dinheiro com facilidade. Solos amarelos são adequados para homens de negócios.
    Outro teste para garantir a qualidade do terreno é cavar um buraco de 2 a 3 metros de profundidade e depois enchê-lo com a mesma terra. Se, após encher o buraco, sobrar terra, então o solo é favorável. Se não sobrar terra após o enchimento, o solo é considerado normal. No entanto, se a mesma terra do buraco não for suficiente para enchê-lo novamente, isso é um sinal alarmante. Essa terra não deve ser comprada.

  • Agora, cave novamente um buraco com as mesmas dimensões. Desta vez, encha-o com água. Se o solo demorar mais de uma hora para absorver a água, isso é um bom sinal. No entanto, se houver várias rachaduras nas paredes do buraco depois que a água for absorvida, a construção pode ser mais cara do que o esperado. Este é um teste de percolação usado em vários países para procurar depósitos de argila. Rachaduras indicam um solo argiloso, o que não é bom para o escoamento de água e pode causar problemas com os alicerces da construção, entre outras coisas. Além disso, resíduos não são adequadamente drenados do terreno, aumentando as chances de doenças.
    Nunca compre um terreno que tenha sido usado como crematório, cemitério ou local de cremação. Também não deve ser comprado um terreno em que alguém tenha se suicidado recentemente ou onde tenha havido um grande número de mortes em um período relativamente curto.
    Além disso, não é aconselhável comprar terrenos próximos a uma ponte. Se a ponte estiver ao norte ou leste do terreno, definitivamente a compra deve ser evitada. Se a ponte estiver ao sul ou oeste, a compra é mais segura.
    Ao mesmo tempo, é aconselhável evitar terrenos que compartilham um poço com outra propriedade. No entanto, a terra pode ser comprada se o suprimento de água for de um poço comum localizado ao norte, leste ou nordeste do terreno.
    Um pedaço de terra localizado em uma colina geralmente não é uma boa compra na maioria dos casos. É sempre melhor comprar um terreno nivelado. Em qualquer caso, se a terra a ser comprada estiver ao lado de uma colina e as encostas descerem para o norte ou leste do terreno, não há com o que se preocupar. Se as encostas descerem para o oeste, evite a compra.
    Após escolher e comprar um terreno, é importante cultivar plantas nele. Além disso, ter uma vaca com seus bezerros pastando no terreno por um tempo garantirá um futuro muito mais promissor.

  • A direção para a qual a fachada da propriedade está voltada é importante. As melhores formas para os terrenos são retangulares ou quadradas, com suas faces voltadas para os quatro pontos cardeais. Um terreno com uma rotação de cerca de 20º em relação aos pontos cardeais é aceitável. Se o terreno for retangular, é preferível que os lados mais longos estejam voltados para o norte e o sul em vez do leste e oeste.
    Se a porção de terra não estiver alinhada com as quatro direções cardeais e a estrada não seguir uma das quatro direções cardeais, a casa deve ser construída com vista para os quatro lados do terreno. Portanto, a casa deve ser quadrada ou retangular, e cada parede ou lado deve estar alinhado com um ponto cardeal, em vez de simplesmente enfrentar a estrada.
    Definitivamente, não é uma boa compra um terreno entre duas grandes extensões de terra, pois isso pode gerar pobreza para o proprietário.
    O lado nordeste de um terreno deve ser a parte mais baixa dele. Se o lado nordeste estiver mais elevado do que os outros lados da propriedade, então é recomendável retirar terra dessa área para usar em outras construções. A terra deve ter uma inclinação em direção ao norte ou ao leste, e não em direção ao oeste ou ao sul. Nesse sentido:
    Um terreno inclinado para o norte traz riqueza.
    Um terreno inclinado para o leste traz boa sorte.
    Um terreno inclinado para o sul gera dificuldades.
    Um terreno inclinado para o oeste resulta em perdas financeiras.
     

  • Sempre é indicado que construções ou colinas altas não obstruam os lados norte, nordeste e leste do terreno. Não compre terrenos com construções importantes próximas a esses pontos, pois os raios solares serão bloqueados. Por outro lado, construções semelhantes bloqueando os lados oeste ou sul podem gerar saúde e riqueza a luz entrando pelo Sudeste nunca é benéfica. Os raios do sol que vão na direção oeste são considerados prejudiciais. Portanto, essas construções podem bloquear esses raios nocivos. Por essa mesma razão, uma fonte de água localizada no Sudoeste de uma construção trará infortúnios ao proprietário. Além disso, deve haver um número mínimo de portas e janelas voltadas para o sudeste; a maioria das portas e janelas deve estar localizada no lado noroeste de uma construção. As paredes do perímetro da propriedade devem ser mais altas no Oeste e no Sul e mais baixas no Norte e no Leste.
    É sempre recomendado que o terreno tenha um rio ou riacho no setor nordeste. Da mesma forma, um lago ou espelho de água nesse setor será benéfico.
    Não é bom ter uma fonte de energia elétrica ou uma torre de alta tensão no lado nordeste do terreno. No entanto, a fiação telefônica não tem efeitos negativos nessa mesma área. Não deve haver vales, represas ou grandes fossas ao redor do terreno.
     
    Torres de alta tensão

  • Tópico 2: A construção.
     
    Em relação ao processo de construção das edificações:
     
    A construção não deve ser interrompida uma vez que começa.
    Não se deve pressionar os trabalhadores para acelerar o seu trabalho.
    O trabalho do dia deve terminar ao pôr do sol.
    Nenhuma construção deve ser realizada durante a noite.
    Um engenheiro qualificado deve supervisionar a construção.
    Os materiais utilizados na construção devem ser armazenados no sudoeste da propriedade durante o período de obra. A área ou estrutura de armazenamento pode ser construída no canto sudeste da propriedade, pelo menos a 1 metro da parede perimetral.
    O guarda da casa deve estar sempre no lado sudeste da casa. Os ladrões representam uma ameaça constante quando estão no setor noroeste. Nunca se deve posicionar o guarda no lado sudoeste.
    Ordem de construção: poço, armazém e cerca ou muro perimetral.
     

  • Ruas ou estradas em relação à terra:
     
    Uma porção de terra quadrada cercada por estradas em todos os quatro lados é muito auspiciosa. Você deve comprar um terreno com essas características, mesmo que o preço seja alto. O proprietário dessas terras será rico, feliz e saudável.
    Se uma estrada corre ao lado da propriedade e termina no canto nordeste, também é um bom sinal. Por outro lado, quando uma rua termina em qualquer outra parte da propriedade, os sinais não são totalmente bons.
    A presença de uma estrada no vértice norte da propriedade é auspiciosa, mas uma estrada ao longo da borda direita não é a melhor. Se houver apenas uma estrada, é preferível que ela esteja localizada no lado leste. Não será bom se estiver ao longo da borda oeste.
    Se houver estradas apenas no Leste e no Norte, então é um bom sinal. Se houver estradas a oeste e norte, o efeito não é bom nem ruim. A presença de estradas no norte, leste e oeste - ou seja, ao longo desses três lados e não ao sul - não é muito boa. Finalmente, é prejudicial a presença de estradas apenas ao longo dos lados leste, sul e oeste da terra. Em qualquer caso, a terra não deve estar próxima de interseções em forma de T ou Y.
    Existem outros aspectos a serem considerados ao avaliar um terreno. O terreno não deve estar a uma distância menor que duas vezes a altura da casa de um espaço público, como hospital, fábrica, templo, igreja, registro civil, tribunal, cemitério, crematório, etc.
    Não deve haver lavanderia, sapataria, açougue ou oficina com maquinaria pesada de frente para a propriedade. A casa deve estar pelo menos a 25 metros da entrada de um templo. A porta da propriedade nunca deve enfrentar um templo ou igreja. A sombra do templo ou igreja não deve cair sobre a casa. Não há efeitos prejudiciais quando o local público está a uma distância maior que duas vezes a altura da casa.

  • Material de construção:
    Apenas tijolos, madeira e materiais novos devem ser usados na construção da casa. Materiais de edifícios antigos não devem ser usados na construção de novas casas, pois podem fazer com que incidentes negativos ocorridos nas antigas edificações se repitam na nova. A infelicidade está intimamente relacionada ao uso de elementos usados. Se você tiver materiais antigos e usados, é melhor vendê-los e usar o dinheiro para comprar novos materiais.
    Além disso, deve-se evitar o uso de madeira de árvores espinhosas, pois seus efeitos costumam ser prejudiciais. Materiais que estiveram armazenados por um longo período não devem ser utilizados. Grades de aço só devem ser usadas quando realmente necessárias.
    As melhores formas para as propriedades são as quadradas e retangulares. Se o terreno não for um retângulo perfeito, é melhor que pelo menos os vértices sudoeste e sudeste estejam a 90 graus um do outro. O lado sudoeste do quadrilátero não deve se estender além do lado sudeste, mesmo que isso signifique renunciar a uma parte do terreno. Pelo contrário, a terra que se estende além do lado nordeste do quadrilátero trará felicidade, riqueza e prestígio. Terras que se estendem ao longo do lado nordeste são muito boas. Extensões ao longo de qualquer outro lado são prejudiciais. Extensões do lado noroeste farão você perder dinheiro e tranquilidade.
    Além disso, não é bom quando a terra é cortada em um dos cantos. Se possível, o terreno que falta para completar o quadrado deve ser adquirido. Se o terreno estiver cortado no lado nordeste, o sinal é muito ruim. Você deve desconsiderar a compra de um terreno com essas características. É como comprar um corpo sem cabeça.

  • Terrenos redondos, ovais ou triangulares devem ser evitados. Não se deve construir a casa em forma de um losango, com o canto voltado para o norte. Terrenos em forma de L também são prejudiciais, então não recomendamos sua compra.
    Por fim, é importante observar que são bons terrenos nos quais o lado da entrada é mais curto do que o oposto. Isso significa que o terreno se alarga para trás. Por outro lado, terrenos que apresentam características opostas não são bons.
    Recomenda-se que o primeiro projeto de construção para a nova casa seja cavar o poço. Se a água usada na construção provém deste poço, será benéfico para a família que vai viver na casa. É sempre melhor que o poço ou fonte de água esteja no lado norte ou nordeste do terreno; ou, se a água vier do abastecimento municipal, ela deve entrar pelo Nordeste. Se traçar uma linha da esquina sudeste até a esquina nordeste, o poço deve estar à direita ou à esquerda da linha, mas nunca sobre ela. O poço também pode estar nos lados norte ou leste da propriedade. Por outro lado, o poço não deve estar nas esquinas nordeste ou sudeste, pois isso é inconveniente. É especialmente prejudicial quando o poço é escavado na esquina sudoeste. Também não é conveniente ter um poço pequeno no meio da casa.
     

  • Quanto aos poços:
     
    Devem ser de forma circular.
    Idealmente, a água deve receber exposição aos raios solares por cinco horas por dia.
    Não é recomendado compartilhar poços entre duas propriedades.
    O poço deve ser cavado somente após a puja (bênção) da terra ter sido realizada em um momento astral propício e auspicioso. Isso garantirá a pureza da água.
    O poço deve ser cavado sob a influência de uma estrela auspiciosa, como Rohini, Hasta, Uttara Bhadrapada, Uttara, etc.
    Também deve ser cavado em um dia apropriado - isto é, segunda-feira, quarta-feira, quinta-feira ou sexta-feira.
    O poço deve ser cavado durante a fase decrescente de uma constelação ou estrela, como Krittika, Purva Phalguni, Mula, Bharani, Ashlesha, Purva Bhadrapada ou Purvashadha.
    A água que sai da cozinha e dos banheiros deve fluir para o nordeste e deixar a casa por esse lado.
     


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 24,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Tópico 1: Análises Gerais
  • Tópico 2: A construção
  • Tópico 3: Informações importantes
  • Tópico 4: Reservatório de água
  • Tópico 5: Posição dos cômodos
  • Tópico 6: Cômodos extras e escadas.
  • Tópico 7: As plantas
  • Tópico 8: Ritual à Terra
  • Auto avaliação