Curso Online de Pintura predial e residencial

Curso Online de Pintura predial e residencial

Para você que busca capacitação e aprendizado este curso oferece um treinamento nos metodos de pintura e de preparação,bem como noções de...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas


Por: R$ 44,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Para você que busca capacitação e aprendizado este curso oferece um treinamento nos metodos de pintura e de preparação,bem como noções de tipos de tintas e ferramentas ideais para o melhor resultado.Com este curso você podera ampliar sua gama de conhecimento na area e até iniciar uma nova profissão.

Tecnologa em segurança do trabalho,tecnica em pintura industrial,experiencias de prestação de serviço á petrobras.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • PINTURA RESIDENCIAL E PREDIAL

  • INTRODUÇÃO

    Este curso tem o objetivo de ensinar técnicas de pintura residencial e predial, seja para uso domestico ou profissional.Para muitos pintar parede nada mais é do que passar tinta usando um rolo.A verdade é que há muito mais envolvido, para se ter uma parede com pintura de alta qualidade você precisará saber qual ferramenta usar e qual o material apropriado para pinturas externas e internas. Neste curso iremos abordar as principais técnicas para você fazer pinturas em casas e pequenos prédios,seja uma pequena reforma,consertos,manutenção ou uma pintura nova.
    As técnicas ,em geral,aplicam-se quase igualmente para todas as situações,quando houverem exceções explanaremos os motivos e situações envolvidas.

  • Queremos lembrar-lhe de que sua segurança vem em primeiro lugar. Use os EPI’s (Equipamento de proteção individual) como óculos de proteção, mascaras para não inalar poeira e luvas.

  • Em qualquer tipo de pintura precisamos focar especialmente na preparação das superfícies.Todo o resultado posterior da aplicação de tintas em geral depende de uma boa e minuciosa preparação,pois ,podem ocorrer manchas,relevos,descamações e outros problemas.Isto invalidará todo o esforço em aplicar a tinta e causará prejuízo,pois perder-se-á o material aplicado.Portanto embora um tanto maçante torna-se a principal e imprescindível parte de uma boa pintura.
    Começaremos explanando o caso de uma parede nova onde se aplicará tinta pela primeira vez,enumerando os passos a seguir, e ,incluiremos as notas para os casos de reformas e consertos,para que você tenha todas as informações e esteja preparado para qualquer situação.
    Passo 1 : Preparação de superfícies
    (paredes sem pintura)

  • Passo 1 : Preparação de superfícies
    (paredes sem pintura)
    No caso de paredes novas onde ainda se esta apenas no reboco faz-se necessário esperar o tempo de cura do reboco,que em media é de 28 dias,para que toda a umidade da massa de reboco seque.Isso se faz necessário para que não ocorram manchas e descamações devido haver umidade presa na parede.Após esse período você pode passar primeiramente uma vassoura para retirar o excesso de grânulos de areia.Em seguida,use uma lixa numero 120 para remover grãos maiores e sujidades presas à parede.Faça isso em toda a área a ser pintada.Verifique depois deste procedimento,se restaram partes sem este tratamento ou com imperfeições muito grandes que precisam de uma reaplicação de massa de reboco para correção.Este procedimento se aplica igualmente em reformas onde o reboco é novo.

  • Preparação de superfícies
    (paredes com pintura)
    Nos casos em que você pretende reformar uma pintura a preparação é igualmente importante.Comece por retirar as camadas antigas de tinta com uma espátula dando atenção a lugares em que há descamações e descascados,bem como nas rachaduras,caso houver,na parede*.Em seguida utilize uma lixa numero 120 ou 140 para retirar o restante grosseiro da pintura e procure deixar a superfície uniforme.Após isso passe uma lixa numero 220 para retirar o aspecto grosseiro da lixa anterior,obtendo-se uma superfície mais lisa.Depois deste procedimento em todas as áreas a serem repintadas,limpe o pó que ficou na parede com uma vassoura ou pano.
    *Observe se existem lugares em que o reboco esta esfarelando,como que se desfazendo por baixo da pintura,principalmente na região dos rodapés e soleiras.Caso verifique este problema , a parede tem um problema de infiltração de umidade e, precisará de um reparo mais abrangente por parte de um pedreiro profissional,para remover o reboco a realizar procedimento adequado para restringir a infiltração.

  • Preparação de superfícies
    (rachaduras e pequenos buracos)
    Onde houverem rachaduras superficiais, pode-se realizar um pequeno reparo com argamassa ou massa corrida*.Neste caso ,prepare a rachadura, e ou, pequenos buracos e quebrados de quina de parede retirando qualquer sujidade.No caso das rachaduras,passe uma espátula ou outra ferramenta pontiaguda para abrir um pouco mais, permitindo a adesão da argamassa ao reboco.Espere secar por pelo menos 24 horas e efetue a preparação neste local como citado anteriormente.
    *Caso se verifique que a rachadura atravessa a parede de um lado ao outro e tem mais de 2 milímetros de espessura faz-se necessário contatar um profissional para verificação da estrutura da parede.Caso necessite mais a frente temos instruções do uso de massa corrida.

  • Passo 2 : Aplicação de seladores
    Depois de todos os passos de preparação,pode-se aplicar o selador acrílico*.Este é um importante passo na pintura de uma parede pois consiste numa camada preparadora.O selador regulariza a parede e impede que fiquem manchas no acabamento final,alem disso,contribui para a fixação da tinta na parede,proporcionando uma maior durabilidade da mesma e qualidade de serviço.O selador deve ser aplicado em situações de paredes novas ou reformadas.
    *Importante salientar que se siga as instruções de uso e diluição,pois estes variam de marca para marca de tintas.

  • Aplicação de seladores
    Antes de começar salientamos que o selador acrílico não é tinta em si,mas um produto para auxiliar na pintura.Utilize para aplicá-lo um rolo de pintura de lã que pode ser encontrado em qualquer loja de tintas ou material de construção.Como citado anteriormente observe as instruções sobre diluição.Então em outro recipiente de tamanho adequado faça a diluição do produto.Certifique-se de mexer bem para que a diluição fique homogênea.Este procedimento garantira que o selador esteja uniforme para aplicação.Em seguida coloque uma quantidade adequada em uma bandeja ou balde para pintura.Umedeça o rolo e comece a aplicação.

  • Aplicação de seladores
    Para facilitar o manuseio e aplicação com o rolo pode-se utilizar um cabo extensível para alcançar todos os pontos da parede.Isso também tornará o serviço mais ergonômico e rápido.Faça movimentos em forma de “w” na vertical abrangendo, se possível, toda a parede de cima embaixo.Umedeça o rolo assim que ele não tiver mais tinta.Observe atentamente se esta cobrindo corretamente as áreas pintadas.Este processo de pintura aplica-se de igual forma às tintas em geral.

  • Aplicação de seladores
    Para um melhor resultado recomenda-se duas demãos de selador acrílico,sendo que a segunda demão de selador deve ser aplicada procurando corrigir quaisquer pontos com falta de pintura.Depois de selar a maior parte da parede restarão os cantos onde o rolo não cobre.Utilize um pincel para finalizar estes cantos,dê preferência a um de tamanha maior como uma ou duas polegadas ,isso ajudara a cobrir uma área maior e mais rapidamente.Algo pouco conhecido é que o pincel ideal para tintas e seladores acrílicos são os de cerdas gris ou “grisalhas” como no exemplo abaixo.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 44,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • 1-Preparação de superficies
  • 2-Aplicação de seladores
  • 3-Aplicação de massa corrida
  • 4-Aplicação de tinta
  • 5-Tipos de tintas
  • 6-Lembretes
  • 7-Dicas para nao err