Curso Online de A Geometria do Design

Curso Online de A Geometria do Design

A Geometria do Design explica, não somente como as ciências da medição informam e, até mesmo criam, a beleza nas obras da natureza e da c...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 9 horas


Por: R$ 30,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

A Geometria do Design explica, não somente como as ciências da medição informam e, até mesmo criam, a beleza nas obras da natureza e da criação humana mas, principalmente, como usar tais técnicas para tornar belos os nossos próprios designs.

Tenho mais de 20 anos de experiencia com vendas tanto a venda direta(atendimento cara a cara sendo venda interna ou externa através de PAP ou eventos de promoção de vendas fora do pdv) quanto a indireta (vendas por telefone Ativo e receptivo, vendas por redes sociais e comunicadores virtuais como Whatsapp) , atendimento ao cliente , sac, atendimento de alto padrão , atendimento e venda consultiva, encantar o cliente , técnicas de fechamento de vendas aprimoradas e eficientes Formação superior em Gestão de Recursos Humanos com enfase em: Gestão de Talentos, Processo De recursos Humanos E Relações trabalhistas e Politicas Estratégicas de Recursos humanos Mais de 10000 horas de atividades complementares de cursos livre de aprimoramento profissional nas áreas de : Administração, Vendas, Atendimento ao cliente , Gerenciamento e coordenação de equipes, Motivação, Aprimoramento profissional, Ética, Criatividade e Inovação , Motivação pessoal e profissional entre outras Técnico em Informática, estudante de Relativismo Metafisico,filosofia ,Mitologia ,Teologia ,Parapsicologia ,Tanatologia, Ciências comportamentais e sempre em busca de mais conhecimento Atualmente Cursando o 4ª ano de psicologia na Unifesp(Universidade Federal do estado de São Paulo) Cursos efetuados com comprovação de carga horaria : "Introdução à Informática", o qual teve carga horária de 10 horas.(ministrado online pela Prefeitura da estancia Balnearia de Praia Grande) "Perícia Psicológica Criminal e Policial" promovido pela RENOVA CURSOS , com carga horaria de 8 horas "Análise Forense de DNA" promovido pela RENOVA CURSOS , com carga horaria de 8 horas "Diversidade nas Organizações" promovido pela FGV Online ,Programa de Educação a Distancia da Fundação Getúlio Vargas ,com carga horaria de 15 horas "Conhecimento Saber e Ciência" promovido pela FGV Online ,Programa de Educação a Distancia da Fundação Getúlio Vargas ,com carga horaria de 5 horas "Filosofia" promovido pela FGV Online ,Programa de Educação a Distancia da Fundação Getúlio Vargas ,com carga horaria de 30 horas "Ciência e Tecnologia" promovido pela FGV Online ,Programa de Educação a Distancia da Fundação Getúlio Vargas ,com carga horaria de 15 horas "Espaço da Universidade na Sociedade" promovido pela FGV Online ,Programa de Educação a Distancia da Fundação Getúlio Vargas ,com carga horaria de 15 horas "Métodos e Técnicas de pesquisa" promovido pelo Ciee Online ,Centro de Integração Empresa Escola ,com carga horaria de 3 horas "Orientação e informação Profissional" promovido pelo Ciee Online ,Centro de Integração Empresa Escola ,com carga horaria de 3 horas "Dinâmica e Testes na Seleção" promovido pelo Ciee Online ,Centro de Integração Empresa Escola ,com carga horaria de 3 horas "Atendimento ao Cliente" promovido pelo Ciee Online ,Centro de Integração Empresa Escola ,com carga horaria de 5 horas "Administração do Tempo" promovido pelo Ciee Online ,Centro de Integração Empresa Escola ,com carga horaria de 3 horas "Relacionamento Interpessoal" promovido pelo Ciee Online ,Centro de Integração Empresa Escola ,com carga horaria de 3 horas "Introdução a Projetos" promovido pelo Ciee Online ,Centro de Integração Empresa Escola ,com carga horaria de 3 horas "Resolução de Problemas" promovido pelo Ciee Online ,Centro de Integração Empresa Escola ,com carga horaria de 3 horas "Logica e Criatividade" promovido pelo Ciee Online ,Centro de Integração Empresa Escola ,com carga horaria de 3 horas "Atenção Concentrada" promovido pelo Ciee Online ,Centro de Integração Empresa Escola ,com carga horaria de 3 horas "Cidadania e Meio ambiente" promovido pelo Ciee Online ,Centro de Integração Empresa Escola ,com carga horaria de 5 horas ?O Uso da Arte como Terapia?,proferida pelo Dr. Leonardo José Costa de Lima,no dia 17 de Maio de 2010 ,das 10h às 12h ,na Universidade Federal de São Paulo,campus Baixada Santista. ?O Hospital pelo Olhar da Criança? ,proferida pela Dra. Aide Mitie Kudo ,no dia 19 de Abril de 2010 ,das 10h às 12h ,na Universidade Federal de São Paulo ,campus Baixada Santista. "Dependência Química", o qual teve carga horária de 2 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :SIMONE G. THEMOTEO) "Assedio Moral", o qual teve carga horária de 5 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :SIMONE G. THEMOTEO) "Lei maria da Penha", o qual teve carga horária de 5 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :SIMONE G. THEMOTEO) "Planejamento Estratégico", o qual teve carga horária de 4 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :alex martins cardoso) "Moldar o Caráter", o qual teve carga horária de 2 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Monica Medeiros Silva) "DITADURA DA BELEZA", o qual teve carga horária de 2 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :SIMONE G. THEMOTEO) "Criatividade e Imaginação", o qual teve carga horária de 1 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Daniel de Moraes) "Conceitos Básicos de Eletrônica", o qual teve carga horária de 15 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Rafael Franco) "Historia da Filosofia", o qual teve carga horária de 5 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Antonio) "AUTO AJUDA: SÍNDROMES", o qual teve carga horária de 5 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Simone G. Themoteo) "Desintoxicação Hepática", o qual teve carga horária de 12 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Paulo Brasil) "Inclusão: a escola está preparada para ela?", o qual teve carga horária de 20 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Janaina Amanda Sobral Macedo) "transtornos do Humor", o qual teve carga horária de 10 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Wanderson de Lima Thomazi) "Reiki", o qual teve carga horária de 100 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Ian Bruno Mendonça Taquary) "Sociologia e Educação", o qual teve carga horária de 20 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Marivalda Sousa Lima) "DIREITO À ACESSIBILIDADE", o qual teve carga horária de 40 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Giselle Stefanelli de Lima) "QUALIDADE DE ATENDIMENTO", o qual teve carga horária de 8 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Camila Giacomeli) "Noções de Inteligência Artificial", o qual teve carga horária de 20 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :patricia lins) "Curso de Dependência Química, para Pais", o qual teve carga horária de 20 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Antonio Osmilton Lopes da Costa) "O LÚDICO E O RISCO", o qual teve carga horária de 5 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Simone G. Themoteo) "O Poder do Pensamento", o qual teve carga horária de 3 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Monica Medeiros Silva) "Sucesso! As 21 Leis do Poder", o qual teve carga horária de 12 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Daniel de Moraes) "Planejamento Estratégico", o qual teve carga horária de 4 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Daniel de Moraes) "GESTÃO DE PESSOAS", o qual teve carga horária de 16 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :SIMONE G. THEMOTEO) "O Conflito e a Evolução do Ser Humano", o qual teve carga horária de 3 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Monica Medeiros Silva)



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • “ em toda obra de arte autêntica, (e por autêntica se deve entender a tudo que pode atender a uma finalidade biológica, tudo que tenha geneticamente um valor), deve haver dois elementos: um de natureza matemática que dá causa à categoria de beleza, outro, de natureza orgânica, que dá origem à categoria de vitalidade. as maiores obras de arte, são, portanto, as que conjugam esses dois elementos em uma forma, a qual se pode chamar de fundamental, porque possuem tanto a beleza quanto a vitalidade”.

    a geometria do design

    estudos sobre proporção e composição da forma

  • todos são providos de sistemas naturais de proporções que propiciam os fundamentos para o trabalho de artistas, arquitetos e designers.
    ao desvendar estes sistemas naturais, revela-se a misteriosa relação entre a matemática e a beleza. nos conduz até o reino da geometria – das seções ouro da proporção divina e da seqüência de fibonacci – em linguagem acessível a muitos dos avessos à matemática. ela nos mostra como a simetria, a ordem e o equilíbrio visual realçam o design, desde os pôsteres de jan tschichold à cadeira barcelona de mies v. der rohe até o novo besouro (new beetle) da volkswagen.
    a geometria do design explica, não somente como as ciências da medição informam e, até mesmo criam, a beleza nas obras da natureza e da criação humana mas, principalmente, como usar tais técnicas para tornar belos os nossos próprios designs.

    introdução

    o que uma pinha, um corpo humano e uma truta tem em comum?

  • albrecht dürer do formato correto das cartas, 1535
    “... um julgamento sadio abomina um quadro cuja feitura tenha dispensado o conhecimento técnico, mesmo que tenha sido executado com cuidado e diligência. a única razão pela qual pintores de tal categoria não se apercebem de seus próprios erros é que eles não aprenderam geometria, sem a qual ninguém se pode tornar um artista absoluto, todavia, a culpa disso deve ser creditada aos mestres, que por sua vez, ignoram esta arte.”

    max bill retirado dos escritos de 1949
    “sou de opinião de que se pode desenvolver a arte com base no pensamento matemático.”

    le corbusier por uma nova arquitetura, 1931
    “a geometria é a linguagem do homem... ele descobriu o ritmo, os ritmos aparentes aos olhos e os espaços em suas relações mútuas, e estes ritmos e espaços são as verdadeiras essências das atividades humanas. eles ressoam no homem por uma inevitabilidade orgânica, a mesma inevitabilidade que ocasiona o traçado da seção áurea pelos jovens, velhos, selvagens e instruídos.”

    josef müller-brockmann o artista gráfico e seus problemas com design,1968
    “...as proporções dos elementos formais e seus espaços intermediários estão muitas vezes relacionados a certas progressões numéricas lógicas.”

    györgy doczi o poder dos limites, 1994
    “o poder da seção áurea em criar harmonia deriva de sua propriedade única de unir partes diferentes de um todo, de forma a que cada uma delas preserva sua identidade própria, mas amolda-se a um padrão maior de um todo.”

    a natureza não conhece nenhuma estética contrária a razão.

    depoimentos

  • no contexto da obra humana e do mundo natural existe uma comprovada preferência humana cognitiva pela proporção áurea, comprovada através da história. a arquitetura de stonehenge, na grã-bretanha, onde se encontra o mais importante monumento megalítico da europa (2000 a.c) é uma das mais antigas evidências do uso do retângulo áureo, com uma proporção de 1:1,618. encontram-se outras evidências em escritos, na arte e arquitetura dos gregos e civilizações antigas, no século 500 a.c.
    além da obra humana, as proporções áureas podem ser encontradas no mundo natural, através das proporções dos seres humanos e dos padrões de crescimento de muitas plantas, animais e insetos.

    o psicólogo alemão gustav fechner, no final do 19°século, investigou a resposta humana às qualidades estéticas especiais do retângulo áureo. a curiosidade de fechner deveu-se à preferência estética pela seção áurea, documentada numa extensa gama de arquetipos culturais.
    fechner limitou seus estudos às obras feitas pelos seres humanos, tomando as medidas de milhares de objetos retangulares como: caixas, prédios, livros, jornais etc.
    ele concluiu que o retângulo médio aproximava-se do áureo, com a área 1:1,618, e que a maioria das pessoas preferia retângulos que guardassem aquela mesma proporção.

    preferências cognitivas de proporção

  • tabelas das proporções preferidas em retângulos

  • a razão áurea não se limita unicamente às preferências estéticas humanas, mas fazem parte de relações notáveis entre as proporções dos padrões de crescimento de entidades vivas, como animais e plantas.
    a espiral de contorno das conchas revela um padrão acumulativo de crescimento, que já foram objeto de numerosas investigações artísticas e científicas. tais padrões são espirais logarítmicas de razão áurea, o que é conhecido como a teoria perfeita do padrão de crescimento. theodore andréas cook, em seu livro “as curvas da vida, descreve estes padrões de crescimento como “os processos essenciais da vida...”
    em cada fase de crescimento, caracterizada por uma espiral, a nova espiral está muito próxima de um quadrado de razão áurea, maior do que a anterior.

    atlantic sundial shell
    crescimento espiralado

    comparação da tíbia shell
    com o padrão de crescimento
    da seção de ouro.

    a anatomia do compartilhar

    moon snail shell
    crescimento espiralado

  • a nautilus e outras conchas seguem exatamente aquele padrão que mostram como elas se abrem em espirais logarítmicas caracterizadas pelas proporções da seção áurea. uma típica espiral logarítmica do crescimento de uma concha, mostra que cada estágio consecutivo de expansão é contido por um retângulo áureo que é um quadrado maior que o anterior.
    a estrela pentagonal, de cinco pontas, também ostenta proporções áureas e pode ser encontrada em muitos organismos vivos como o ouriço.
    as subdivisões interiores de um pentágono dão origem a uma estrela de cinco pontas, e a razão de cada duas linhas numa estrela de cinco pontas, guarda a proporção de 1:1,618.

    chambered nautilus

    a anatomia do compartilhar

    construção da espiral da seção de ouro

    pentagrama estrelar

  • os padrões de crescimento de espirais de uma pinha e do girassol são similares. as sementes de cada um crescem como duas espirais que se interceptam e movem-se em direções opostas, e cada semente pertence a ambos os pares de espirais. no exame das espirais de sementes de uma pinha, 8 delas movem-se na direção dos ponteiros de um relógio e 13 na direção contrária, numa razão muito próxima da áurea. no caso do girassol, há 21 espirais num sentido e 34 no sentido oposto, também em proporções próximas à áurea.

    pinha

    girasol

    a anatomia do compartilhar

  • a anatomia do compartilhar

    os números 8 e 13, como achados na espiral da pinha, 21 e 34, no girassol, são muito conhecidos dos matemáticos. eles são pares de adjacentes de uma seqüência matemática denominada sequência de fibonacci. cada número da seqüência é determinado pela soma dos dois números prévios: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55 89, 144, 233... a relação de cada dois números adjacentes é progressivamente mais próxima da razão áurea de 1:1,618.

  • truta

    muitos peixes também apresentam proporções áureas. três seções de construção em proporção áurea, aplicadas ao corpo de uma truta, mostram as relações entre o olho e a barbatana da cauda em retângulos e quadrados áureos recíprocos. além disso, as barbatanas individuais também guardam essas mesmas proporções.
    a forma do peixe azul tropical cabe de forma perfeita num retângulo áureo. sua boca e guelras apresentam-se em razões áureas recíprocas em relação à altura do seu corpo.

    cavala sardinha perca

    a anatomia do compartilhar

  • da mesma forma que plantas e animais apresentam proporções áureas, fenômeno similar ocorre com os seres humanos.
    esta talvez seja uma explicação para a preferência cognitiva pela razão áurea: a face e o corpo humano guardam as mesmas relações matemáticas encontráveis em outros seres vivos.
    de acordo com este esquema, o corpo humano é dividido na metade da virilha, e pela seção áurea, no umbigo. as estátuas do gladiador e de zeus tomam por base a teoria de vitruvius e a análise de suas proporções é praticamente idêntica.

    zeus

    gladiador

    proporções do corpo humano na escultura clássica


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 30,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.