Curso Online de CHUVA ÁCIDA
5 estrelas 5 alunos avaliaram

Curso Online de CHUVA ÁCIDA

Alguns gases (particularmente compostos de nitrogênio e enxofre) são capazes de reagir com o vapor d'água presente na atmosfera. O produ...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas


Por: R$ 49,90
(Pagamento único)

Mais de 100 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Alguns gases (particularmente compostos de nitrogênio e enxofre) são capazes de reagir com o vapor d'água presente na atmosfera.
O produto desta reação é água acidificada que ao precipitar pode causar sérios danos.
Embora a chuva ácida ocorra principalmente em países mais industrializados do hemisfério norte, já começa a chamar atenção aqui no Brasil; em Santa Catarina este efeito tem sido constatado.
Em Criciúma existe uma mineração de carvão que libera enxofre para a atmosfera.
Este enxofre se mistura às nuvens e é carregado para locais bem distantes dali onde se precipita, atingindo a vegetação, o solo e corpos d'água.



Possui graduação em Matemática pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP, com especialização em matemática aplicada, Pós-Graduado como Gerente de Cidades pela Faculdade de Administração da Universidade de Pernambuco - FCAP (UPE) e especialista em Gestão de Petróleo e Gás Natural pela FADEPE - PE. Atualmente é Assessor Técnico da Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho para assuntos de segurança, trânsito e transportes públicos. Diretor do Socuca Colégio e Curso, Professor do Instituto de Gerenciamento das Cidades - IGC e do Núcleo de Pós-Graduação da Faculdade Escritor Osman da Costa Lins - FACOL, e autor de vários Cursos de Formação Profissional publicados nos sites de educação a distancia: www.learncafe.com.br, www.educacursosead.com.br, www.bravacurso.com.br e www.buzzero.com.br. É consultor e palestrante nas áreas de segurança, trânsito, transportes públicos de passageiros e mobilidade urbana.


- Soraia S. Nunes

- Fernando Jorge Dos Santos Pedrosa

- Tamiris Locatelli

"muito bom!!! muito bom!!!"

- Daniela Aguiar De Andrade

- Pamela Aparecida Nunes Souza Santos

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • SOCUCA COLÉGIO E CURSO CHUVA ÁCIDA

    SOCUCA COLÉGIO E CURSO CHUVA ÁCIDA

    CHUVA ÁCIDA

  • CHUVA ÁCIDA

    O que é chuva ácida?

    A chuva ácida é um tipo de poluição resultante do acúmulo de dióxido de enxofre (SO2) na atmosfera. O gás SO2é um subproduto da utilização de combustíveis fósseis como a gasolina e o óleo diesel, que apresentam teores de enxofre.
    Quando estes combustíveis são queimados nos veículos, o enxofre presente é oxidado a SO2:

    CHUVA ÁCIDA

  • CHUVA ÁCIDA

    Atividades industriais, como a siderurgia, contribuem significativamente com a formação de SO2, devido à presença de sulfeto de ferro (FeS) no minério de ferro (Fe2O3).
    O sulfeto de ferro forma SO2 durante o processo de obtenção do Fe.
    Na atmosfera, o SO2 eliminado pelas fontes poluentes sofre a série de reações a seguir, originando o ácido sulfúrico, H2SO4:
    Etapa I: oxidação de SO2 a SO3:

    CHUVA ÁCIDA

  • CHUVA ÁCIDA

    Etapa II: hidratação do SO2 e formação do H2SO4:

    Curiosamente, essas são as mesmas etapas usadas para a produção industrial de ácido sulfúrico, reagente imprescindível para muitos processos.
    Porém, no caso da chuva ácida, o ácido sulfúrico, além de não poder ser aproveitado, representa um problema ambiental sério.

    CHUVA ÁCIDA

  • CHUVA ÁCIDA

     

    Isso ocorre porque o H2SO4é um ácido forte, causando problemas como a irritação das vias respiratórias, e levando a danos visíveis em edifícios nas cidades, sobretudo aqueles que apresentam fachada de mármore.
    O mármore é um mineral formado basicamente por carbonato de cálcio (CaCO3), que é atacado pelo H2SO4 presente na chuva ácida:

     

    CHUVA ÁCIDA

  • CHUVA ÁCIDA

    Nos campos, a chuva ácida torna os solos menos produtivos, provocando a sua acidificação.

    A chuva ácida termina sua trajetória nos rios e lagos, onde aumenta a acidez da água.

    CHUVA ÁCIDA

  • CHUVA ÁCIDA

    Quais as formas de combater a chuva ácida?

    A utilização de catalisadores no escapamento de automóveis é uma delas. O catalisador promove a redução de SO2 para ácido sulfídrico (H2S), que é menos poluente.

    O H2S é um ácido fraco, cujo odor característico de ovo podre pode ser facilmente identificado, às vezes, na fumaça dos carros.

    CHUVA ÁCIDA

  • CHUVA ÁCIDA

     

    Porém, medidas como o incentivo ao transporte coletivo, ao uso racional do automóvel e ao uso de combustíveis livres de enxofre também contribuem muito para resolver o problema.

    Nas indústrias, sistemas de tratamento dos gases expelidos também têm sido empregados para diminuir a emissão de SO2.

    CHUVA ÁCIDA

  • CHUVA ÁCIDA

     

    Nos campos, o excesso de acidez no solo é combatido com um processo denominado correção do solo, que consiste na adição de calcário (CaCO3) ou óxido de cálcio, a cal (CaO).

    O calcário neutraliza o H2SO4 da chuva ácida por meio da mesma reação de corrosão das estátuas, e a cal, pela reação seguinte:

    CHUVA ÁCIDA

  • CHUVA ÁCIDA

    Chuva Ácida

    CHUVA ÁCIDA

  • CHUVA ÁCIDA

    A chuva ácida é uma das muitas agressões contra a meio ambiente, causada pelo modo de vida moderno que desfrutam os habitantes dos países industrializados ou em processo de industrialização.
    A tecnologia moderna deixou muitos povos mais ricos, mais saudáveis, com mais conforto do que nunca.

    CHUVA ÁCIDA


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 49,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • SOCUCA COLÉGIO E CURSO CHUVA ÁCIDA
  • CHUVA ÁCIDA