Curso Online de Questões de História Mundial do Teste de Pré-Seleção

Curso Online de Questões de História Mundial do Teste de Pré-Seleção

O Curso destina-se aos candidatos ao Concurso de Admissão ao Corpo Diplomático. O acesso ao Instituto Rio Branco, realizado anualmente me...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 15 horas

De: R$ 50,00 Por: R$ 30,00
(Pagamento único)

Mais de 20 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

O Curso destina-se aos candidatos ao Concurso de Admissão ao Corpo Diplomático. O acesso ao Instituto Rio Branco, realizado anualmente mediante Concurso Público, mantém em seu Teste de Pré-Seleção o crivo inicial. A passagem por este obstáculo dará acesso às provas das próximas fases. O curso oferece 74 questões de História Mundial, propostas nos Concursos realizados entre 2003 e 2010. Inclui gabarito oficial e dicas de estudo.

Antonio Carlos Figueiredo é Licenciado, Bacharel e Mestre em História (UFMG), com especializações em Docência do Ensino Superior e Atualização Pedagógica (UFRJ) e Políticas e Planejamento Estratégico (ADESG). Professor Universitário e em Cursos Preparatórios, Antonio Carlos possui livros e artigos acadêmicos publicados. Há cerca de 2 anos vem se dedicando aos estudos voltados para o Concurso de Acesso ao Instituto Rio Branco, concurso público que seleciona candidatos para a Carreira Diplomática. Criou em março de 2009, o Blog Estudos Diplomáticos (http://estudosdiplomaticos.blogspot.com), espaço virtual periodicamente atualizado, que oferece gratuitamente diversos materiais, como sínteses, roteiros de estudo e video-aulas voltados para as disciplinas exigidas no Concurso ao Corpo Diplomatico.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • concurso de admissão ao instituto rio branco.
    questões de história mundial do teste de pré-seleção . (incluindo dicas de estudo)

  • Questões de História Mundial do Teste de Pré-Seleção

    questões de história mundial do teste de pré-seleção

    “ler e muito bem o edital, buscando mentalizar o valor e a importância dos assuntos para alcançar o objetivo, e criar uma curiosidade profunda e sincera de conhecer e entender cada um daqueles temas” é o que aconselha aos candidatos, um renomado especialista em concursos, william douglas.

    para ele, as provas dos últimos concursos são uma excepcional fonte de informação. fazendo as provas antigas, simulando o tempo e o material que o edital permite, “adquire-se a experiência dos veteranos.” foi com este objetivo que criei para você, este curso ! seja benvindo (a) !

    o programa de história mundial do concurso de admissão ao instituto rio branco (irbr), instituição de ensino e pesquisa que controla o acesso à carreira diplomática, é exigido sob a forma de questões objetivas na primeira fase do concurso, o teste de pré-seleção.

    como é de se esperar, possui nível de cobrança acima do nível de conhecimento do aluno mediano. o conhecimento de história é um dos instrumentais teóricos com que o futuro diplomata terá de contar.

  • Questões de História Mundial do Teste de Pré-Seleção

    questões de história mundial do teste de pré-seleção

    por outro lado, costumeiramente é dito no senso comum que o conhecimento da história seria mero arranjo de nomes, datas e lugares repetidos continuamente nos programas escolares. quando a história é mal aprendida, e o pior, mal ensinada, ela acaba, infelizmente se tornando isso mesmo.

    o motivo da inclusão da disciplina história no programa de admissão ao irbr é bem outro.

    a história é um conhecimento estratégico, pois além de marcar de maneira factual aquilo que ocorreu – o presente do passado – pelo ocorrido, pelo experimentado, pelo evento e pelo que se presta a tornar-se efeméride, acaba assinalando também o contrafactual, pelo não dito, pela somatória daquilo que podia ter se realizado, mas que não ocorreu.

    so certos limites, história é também o não experienciado, vale dizer, aquilo que apesar de exequível, não se realizou. conhecimento estratégico, por franquiar de forma controlada as idas e vindas ao passado, a história seria então uma representação acerca do vivido humano, que emerge como a resultante da tensão existente entre um passado que tornado presente para os homens de certo passado considerado, fizeram com que estes divisassem um horizonte de expectativas, mais ou menos favorável.

  • Questões de História Mundial do Teste de Pré-Seleção

    questões de história mundial do teste de pré-seleção

    nesse sentido, a história acaba surgindo como uma disputa a posteriori, espécie de guerra civil semântica, que tenta explicar o presente à luz do passado, assumindo a explicação histórica, certas vezes um caráter entinemático, ao deportar a causalidade para a sucessividade (post hoc, ergo propter hoc).

    como devemos então estudar história para concursos? utilizando sempre de bibliografia de referência, e em termos de qualidade, a relação de livros a serem estudados para o concurso ao irbr, não será nenhuma dificuldade. porém, como o tempo não permite que estudemos todos, caberão prioridades.

    os roteiros de estudo foram pensados para funcionar como uma espécie de tutores ou condutores na evolução do estudo do candidato. tomando por base a bibliografia (sugerida ou obrigatória) constante do guia de estudos  disponibilizado pelo irbr, e tendo as provas anteriores  como pontos obrigatórios do trajeto, estes materiais de cunho oficial são os balizadores das nossas escolhas.

    o estudo da história mundial contemporânea, apesar de avaliado em prova objetiva, de múltipla escolha, nem por isto oferece menores fatores de complicação.

  • Questões de História Mundial do Teste de Pré-Seleção

    questões de história mundial do teste de pré-seleção

    podemos ainda assinalar que os conhecimentos de história mundial contemporânea servirão de base para as provas de política internacional, tanto na primeira fase (tps, prova objetiva) quanto na terceira fase, que como sabemos, são questões subjetivas, dissertativas ou de prova “aberta”. história mundial oferece ainda apoio ao estudo da história do brasil, que conta com provas objetivas (tps) e dissertativas (3ª fase). é preciso maior incentivo para aprender história mundial contemporânea?

    nossa sugestão será uma redução de leituras, materializada na retirada de algumas obras, e na leitura somente parcial de outras.

    1. o manual do candidato, de autoria do prof. paulo fagundes vizentini, “história mundial contemporânea (1776-1991), disponível no site da funag, continua válido e deverá ser lido principalmente por aqueles que sendo “estranhos no ninho” em ‘humanas’, se encontram em dificuldades diante de textos que partem do pressuposto de um conhecimento básico da história da parte do leitor.

    mas, mesmo que você esteja nos passos iniciais desta disciplina, não convém deter-se muito neste manual.

  • Questões de História Mundial do Teste de Pré-Seleção

    questões de história mundial do teste de pré-seleção

    tome algumas anotações indispensáveis: eventos e nomes muito importantes relacionados a estes, cronologias de processos e demais coisas de caráter factual. servirão para situar as leituras seguintes.

    2. passamos ao volume organizado pelo prof josé flávio s. saraiva, história das relações internacionais contemporâneas. a leitura desta obra se impõe. se não tiver tempo para ler mais nada, leia ao menos este livro. além do organizador, assinam os artigos os professores amado luiz cervo e wolfgang dopke, além do diplomata paulo roberto de almeida.

    3. passe então para o texto de paul kennedy, ascensão e queda das grandes potências, o que interessa ao nosso concurso, encontra-se nos cap 4 ao 8. kennedy é um historiador criterioso, brilhante e amiúde, muito detalhista.

    4. michel beaud, história do capitalismo (de 1500 aos nossos dias), defendo que o texto é muito bom, objetivo e até bem humorado. é claro que você não deverá realizar a leitura do livro inteiro, pois deverá dirigir sua atenção para compatibilizar a leitura com os aspectos propriamente econômicos do programa. observe o itens 1. e 5. do guia de estudos, “estruturas e idéias econômicas” e “a evolução política e econômica das américas”.

  • Questões de História Mundial do Teste de Pré-Seleção

    questões de história mundial do teste de pré-seleção

    então basta observar o índice desta obra, a partir do cap. 2, para um bom entendimento da questão ideológica que envolveu o desenvolvimento capitalista e a grande arrancada do capitalismo britânico, em seu papel de ponta-de-lança destravador das forças produtivas.

    atente para a chamada “grande depressão” (1873-1895), que aparece como fator sine qua non na explicação do imperialismo (cap. 4), e a ascensão americana (cap. 5. a grande reviravolta, 1914-1945).

    convém dizer que bretton woods será tratado apenas no cap. 6, de forma segura, porém an passant .

    5. o longo século xx, de giovanni arrighi. sugiro a leitura dos capítulos 1 e 4.

    5. quanto às “eras” de hobsbawm, convém o entendimento de uma coisa. eric hobsbawm encontra-se entre os melhores intérpretes europeus da história contemporânea. porém o volume de leitura de era das revoluções; era do capital; era dos impérios e era dos extremos é considerável.

  • Questões de História Mundial do Teste de Pré-Seleção

    questões de história mundial do teste de pré-seleção

    convém selecionar muito bem o que será lido, o que pode ser feito com o guia de estudos à mão. como leitura imprescindível, eu citaria os cap. 1., 2., 3., 6., 7. e 16  da era das revoluções.

    também importantes seriam os cap. 1., 5., 6., 9., 12., 13., 14., 15., e 16 da era do capital.

    para a era dos impérios, você poderá selecionar os cap. 3., 4., 5., 6., 9., 10., 11., 12. e 13. quanto à era dos extremos aconselho a leitura de toda a parte i (cap. 1 ao 7). da parte ii, os cap. 8, 11, 12 e 13. na parte iii convém estudar todos os capítulos.

    9.história da américa latina, do halperin donghi. é leitura indispensável e você poderá estudá-lo de forma paralela às leituras da era das revoluções, do capital e dos impérios.

    10. em busca da china moderna, de jonathan d. spence. sugiro a leitura dos cap. 7 ao 21, mas somente se houver tempo.

    parece que ficou mais leve a carga de leituras. ou não?!

  • Questões de História Mundial do Teste de Pré-Seleção

    questões de história mundial do teste de pré-seleção

    uma observação final: se você estiver matriculado em algum curso preparatório, desconfie de sugestões para substituir leituras fugindo à bibliografia constante do guia de estudos, sobretudo em história mundial e do brasil, política internacional, geografia e noções de economia.

    existem cursos que sob a ‘máscara’ de oferecer conteúdo, indicam leituras de alguns artigos ou partes de livros bastante descontextualizados. fuja disto.

    não existem soluções miraculosas... o guia de estudos oferece diversas opções ao candidato no que concerne à escolha das obras para estudo.

    as questões que disponibilizamos abaixo, foram formuladas nos testes de pré-seleção entre os anos de 2003 e 2010. são questões digitalizadas a partir dos originais.

    ao final da bateria de 74 questões, encontra-se disponível o gabarito oficial .

  • Questões de História Mundial do Teste de Pré-Seleção

    questões de história mundial do teste de pré-seleção

  • Questões de História Mundial do Teste de Pré-Seleção

    questões de história mundial do teste de pré-seleção

    (irbr/2003) a partir da análise contida no texto do slide anterior, julgue certo ou errado para as questões de 1 a 5:
    questão 1.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 30,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Questões de História Mundial do Teste de Pré-Seleção