Curso Online de ARBITRAGEM DE FUTSAL
5 estrelas 56 alunos avaliaram

Curso Online de ARBITRAGEM DE FUTSAL

Este curso visa formar árbitros de futsal para atuarem em partidas de categorias de base e amador adulto, promovidas por clubes, associaç...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 12 horas


Por: R$ 30,00
(Pagamento único)

Mais de 1700 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Este curso visa formar árbitros de futsal para atuarem em partidas de categorias de base e amador adulto, promovidas por clubes, associações, prefeituras e ligas locais.

Licenciatura Plena em Educação Física Especialista em Atividade Física e Saúde Mestre em Educação Mestre em Políticas Públicas Árbitro de Futebol Profissional


- João Rafael Pereira Matos

- Cristiano Fernandes Jacques

- Vitor Manoel Tavares Gomes

"muitoo bom msm"

- Dheysson Presley Gomes De Paula

- Pedro Lucas Theza Lavorato Borges

- Wallisson Dos Santos Souza

- Agildo Silva De Lima

- Luiz Francisco Dos Santos

- Mauro José Gottlieb Martins

- Sidney Silva Cavalcante

- Igor Gustavo Dos Santos Francisco

- Cleiton Ramalho Muniz

"muito bom"

- Carlos Eduardo Amorim Da Silva

- Danilo Barbosa Da Cruz

- Paulo Frederico Carvalho Santos

- Nádia Braga Faria

- Renato Augusto Silva

- Paulo Donizete Da Silva Júnior

- Ciro Wandell Souza Santana

- Maria Carolina M. Silva

- Edilene Da Silva Pereira

- Alexandre Pause

- Claudinei Roberto Pereira

- Erasmo Lins De Aguiar

- Rodrigo Portela

"Poderia haver uma orientação sobre a parte física do arbitro. fazer um percurso em determinado tempo, mais muito bom o curso"

- José Aparecido Do Nascimento

- Michael De Faria Rodrigues

- Maycon Douglas Dos Reis

- Matheus Gonçalves Constancio

- Christian Paiva Luquez

- Leandro Cunha Torres

- Mauro Aparecido Dos Santos

- Gleydson Silva Ribeiro

- Daniel Inocencio De Oliveira

- Weverton Jesus Bispo De Paula

- Renato Liutil GonÇalves

- Paulo Ewerton Gonçalves Cavalcante De Sousa

- Fábio Lucas Corrêa

- Luiz Fillipe

- Jhonatan Augusto Tuczynski

- Allan Souza Tomas Dos Santos

- Vanessa Garcia F.De Almeida

- Kaike Cezar De Moraes

- Hugo Cesar Camargo De Carvalho

- Daniel Alves Da Silva

- Robson Sandro Fernandes

- Simião Alves Ferreira Netto

- Ruan CÁssilo Mendes FÉlix

- Cleiton Wagner Cataneo

- Cleiton Ribeiro Da Silva

- Cleyton Lima Leite

- Marlon Gabriel Della Jakma Luvison

- Theodomiro José Santiago Filho

- Jayme Felix Xavier Junior

- André Luiz Rodrigues Dos Reis

"O curso é a regra oficial descrita em slides, estava em busca de um curso dinâmico porém não encontrei, somente as regras coladas em um slide, não recomendo o curso."

- Samuel Gomes De Oliveira

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Introdução

    Introdução

    Este curso visa formar árbitros de futsal capacitados para atuar em partidas de futsal de categorias de base e amador adulto. Ao término do curso você será capaz de atuar em uma partida como árbitro, cronometrista ou ainda, como anotador.

    Antes de fazer a avaliação leia atentamente todo o material por pelo menos duas vezes, pois as perguntas são fáceis, mas quem não tem total conhecimento e atenção acaba se confundindo.

    O árbitro precisa ficar constantemente se atualizando e estudando, além disso, também é muito importante ter um bom posicionamento e um bom preparo físico, pois para se arbitrar bem uma partida, o árbitro necessita estar bem preparado cognitiva, psicológica e fisicamente.

    Bons estudos!

  • Regra 1 – A Quadra de Jogo

    Regra 1 – A Quadra de Jogo

    1- DIMENSÕES

    A quadra de jogo será um retângulo tendo um comprimento mínimo de 25 metros e máximo de 42 metros e a largura mínima de 16 metros e máxima de 25 metros.

    a) Para os Certames Nacionais nas categorias Adulta e Sub-20, masculinas, a quadra de jogo terá medidas de no mínimo 38 metros de comprimento por 18 metros de largura, com área de escape de no mínimo 1,5 metros. Para as Ligas Futsal masculina e feminina, as medidas da quadra de jogo, excepcionalmente, poderão ser definidas em reunião entre clubes participantes e organização, constando, obrigatoriamente, nos regulamentos das competições;

    b) Para os Certames Nacionais nas categorias Adulta, Sub-20, Sub-17 e Sub-15 femininas, bem como nas categorias Sub-17 e Sub-15 masculinas, a quadra de jogo terá medidas de no mínimo 36 metros de comprimento por 18 metros de largura, com área de escape de no mínimo 1,5 metros;

    c) Para as competições estaduais, as dimensões das quadras, poderão ser regulamentadas pelas Federações locais;

    d) As quadras devem possuir, obrigatoriamente, em perfeitas condições de uso e visibilidade para o público, jogadores, membros da comissão técnica e para a equipe de arbitragem, placar ou mostrador, onde serão fixados ou indicados os tentos da partida e o cronômetro eletrônico para controle do tempo de jogo.

  • Regra 1 – A Quadra de Jogo

    Regra 1 – A Quadra de Jogo

    2- PARTIDAS INTERNACIONAIS

    Para as partidas internacionais a quadra de jogo deverá ter um comprimento mínimo de 38 metros e máximo de 42 metros e ter a largura mínima de 20 metros e a máxima de 25 metros.

    3- MARCAÇÃO DA QUADRA

    Todas as linhas demarcatórias da quadra deverão ser bem visíveis, com 8 (oito) centímetros de largura e pertencem as zonas que demarcam.

    a) As linhas limítrofes de maior comprimento denominam-se linhas laterais e as de menor comprimento linhas de meta;

    b) Na metade da quadra será traçada uma linha divisória, de uma extremidade a outra das linhas laterais, eqüidistantes às linhas de meta;

    c) As linhas demarcatórias da quadra, na lateral e no fundo, deverão estar afastadas no mínimo 1(um) metro de qualquer obstáculo (redes de proteção, telas, placas de propagandas, grades ou paredes);

    d) O centro da quadra será demarcado por um pequeno círculo com 10 (dez) centímetros de raio, situado no meio da linha divisória;

    e) Ao redor do pequeno círculo será fixado o círculo central da quadra com um raio de 3 (três) metros.

  • Regra 1 – A Quadra de Jogo

    Regra 1 – A Quadra de Jogo

    4- ÁREA PENAL

    A área penal, situada em ambas as extremidades da superfície de jogo, será demarcada da seguinte forma:
    A 6 (seis) metros de distância de cada poste de meta, parte externa, haverá um semicírculo perpendicular à linha de meta que se estenderá ao interior da quadra com um raio de 6 (seis) metros. A parte superior deste semicírculo será uma linha reta de 3,16 metros, paralela a linha de meta, entre os postes. A superfície dentro deste semicírculo denomina-se área penal. A linha curva que marca o limite exterior da área penal denomina-se como linha da área penal e faz parte da área.

    5- PENALIDADE MÁXIMA

    A distância de 6 (seis) metros do ponto central da meta, medida por uma linha imaginária em ângulo reto com a linha de meta e assinalada por um pequeno círculo de 10 (dez) centímetros de raio, será marcado o respectivo local para a cobrança da penalidade máxima.
    À distância de 5 (cinco) metros da marca do tiro livre para a direita e para a esquerda, serão feitas marcas, para sinalizar a distância mínima que os jogadores podem ficar na cobrança dos tiros livres dos 10 (dez) metros. A largura dessas marcas é de 8 (oito) centímetros.

  • Regra 1 – A Quadra de Jogo

    Regra 1 – A Quadra de Jogo

    6- TIRO LIVRE SEM BARREIRA

    A distância de 10 (dez) metros do ponto central da meta, medida por uma linha imaginária em ângulo reto com a linha de meta, serão marcados retângulos de 10 (dez) por 8 (oito) centímetros, de onde serão cobrados os tiros livres sem barreira.

    7- TIRO DE CANTO

    Nos quatro cantos da quadra, no encontro das linhas laterais com as linhas de meta serão demarcados 1/4 (um quarto) de círculo com 25 centímetros de raio, de onde serão cobrados os tiros de canto. O raio de 25 centímetros partirá do vértice externo do ângulo formado pelas linhas lateral e de meta até o extremo externo da nova linha.

  • Regra 1 – A Quadra de Jogo

    Regra 1 – A Quadra de Jogo

    8- ZONA DE SUBSTITUIÇÕES E ÁREA TÉCNICA

    1. É o espaço determinado na linha lateral , do lado onde se encontra a mesa de anotações e cronometragem, iniciando-se a uma distância de 5 (cinco) metros para cada lado, partindo da linha divisória do meio da quadra, onde inicia a zona de substituição. Para cada zona haverá um espaço de 5 (cinco) metros, localizado em frente ao banco de reservas das equipes, identificados com linhas de 80 (oitenta) centímetros por 8 (oito) centímetros de largura, ficando 40 (quarenta) centímetros no interior da quadra e 40 (quarenta) centímetros para fora da quadra. Este espaço de 5 (cinco) metros situado entre estas linhas de 80 (oitenta) centímetros os jogadores deverão entrar e sair da quadra por ocasião das substituições. O espaço a frente da mesa do anotador e cronometrista com 5 (cinco) metros de cada lado da linha divisória do meio da quadra deverão permanecer livres.

    2. A área técnica deverá ser marcada junto à zona de substituições, a uma distância de 0,75 (setenta e cinco) centímetros da linha lateral, no mesmo alinhamento do início da zona de substituições e terminando 1 (um) metro após o término da zona de substituições, fechando até o alinhamento dos bancos de reservas, onde o técnico ou treinador poderá permanecer em pé e passar as instruções para sua equipe.

  • Regra 1 – A Quadra de Jogo

    Regra 1 – A Quadra de Jogo

    9- METAS

    As metas serão colocadas no centro de cada linha de meta. Serão formadas por dois postes verticais separados em 3 (três) metros entre eles (medida interior) e ligados por um travessão horizontal cuja medida livre interior estará a 2 (dois) metros do solo.

    a) A largura e espessura dos postes e do travessão serão de 8 (oito) centímetros e quando roliços terão o diâmetro de 8 (oito) centímetros;

    b) Os postes e travessão, poderão ser confeccionados em madeira, plástico, ferro ou material similar e pintados em cores contrastantes com a quadra de jogo;

    c) Serão colocadas redes por trás das metas e obrigatoriamente presas aos postes, travessão e aos suportes de sustentação junto ao solo. Deverão estar convenientemente sustentadas e colocadas de modo a não perturbar ou dificultar a ação do goleiro. As redes serão de corda ou náilon, em material resistente e malhas de pequena abertura para não permitir a passagem da bola;

    d) A profundidade da meta ficará na parte externa da superfície de jogo, sendo no mínimo 80 centímetros na parte superior e de 100 centímetros ao nível do solo.

  • Regra 1 – A Quadra de Jogo

    Regra 1 – A Quadra de Jogo

    10- SEGURANÇA

    As metas podem ser portáteis, mas devem ser, preferencialmente, fixadas firmemente ao solo durante as partidas, de maneira que não caiam sobre os jogadores.

    11 - SUPERFÍCIES DE JOGO

    A superfície de jogo deverá ser lisa, estar livre de asperezas e não ser abrasiva. O seu piso será construído de madeira, material sintético ou cimento, rigorosamente nivelado, sem declives, nem depressões, prevenindo escorregões e acidentes.

  • Regra 1 – A Quadra de Jogo

    Regra 1 – A Quadra de Jogo

    12 – DECISÕES

    1. Perpendiculares as linhas de meta e para fora da superfície de jogo, deverá ser feita uma marca com largura de 8 (oito) centímetros e comprimento de 10 (dez) centímetros, a uma distância de 5 (cinco) metros da união da parte externa das linhas laterais com as linhas de meta, para regular a distância que os jogadores devem permanecer por ocasião da cobrança dos tiros de canto e laterais. Os jogadores não necessitam ficar a 5 (cinco) metros da linha lateral, mas devem ficar a uma distância de 5 (cinco) metros da bola.

    2. Os bancos de reservas das equipes situam-se atrás da linha lateral, imediatamente na continuação da área livre, situada ao lado da mesa de anotações, ficando cada equipe no banco situado em sua quadra de defesa, onde serão realizadas as suas substituições.

  • Regra 1 – A Quadra de Jogo

    Regra 1 – A Quadra de Jogo


    RECOMENDAÇÕES:

    a) Os árbitros ao entrarem na quadra, devem conferir se todas as marcações estão corretas e se não estiverem, solicitar a imediata correção e registrar em relatório as incorreções;

    b) Verificar as condições das redes das metas e redes de proteção em volta da quadra de jogo;

    c) Não será permitido que o Massagista ou Atendente, Médico ou Fisioterapeuta e Preparador Físico permaneçam em pé durante a partida, quando não estiverem executando suas respectivas funções. Também não será permitido qualquer tipo de manifestação durante a partida;

    d) Os jogadores reservas devem permanecer sentados em seus respectivos bancos de reservas ou em aquecimento nos locais apropriados e determinados pelos árbitros;

    e) Cada equipe deve permanecer no banco de reservas correspondente a sua meia quadra de defesa, onde serão feitas as suas substituições;

    f) Não serão permitidas marcações na quadra de jogo que não estão previstas.

  • Regra 1 – A Quadra de Jogo

    Regra 1 – A Quadra de Jogo

    Marcação da quadra de jogo


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 30,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Introdução
  • Regra 1 – A Quadra de Jogo
  • Regra 2 – A Bola
  • Regra 3 – O Número de Jogadores
  • Regra 4 – Equipamento dos Jogadores
  • Regra 5 – Árbitro Principal e Auxiliar
  • Regra 6 – Cronometrista e Anotador
  • Regra 7 – Duração da Partida
  • Regra 8 – Bola de Saída
  • Regra 9 – Bola em Jogo e Fora de Jogo
  • Regra 10 – Contagem de Tentos
  • Regra 11 – Impedimento
  • Regra 12 – Faltas e Incorreções
  • Regra 13 – Tiros Livres
  • Regra 14 – Penalidade Máxima
  • Regra 15 – Tiro Lateral
  • Regra 16 – Arremesso de Meta
  • Regra 17 – Tiro de Canto
  • A Lei da Vantagem
  • Decisão por Penalidades Máximas
  • Sinais dos Árbitros
  • Linguagem Corporal e Verbal
  • Postura
  • Referências Bibliográficas
  • Sinais dos Árbitros