Curso Online de Arte, Criatividade e Recreação
4 estrelas 11 alunos avaliaram

Curso Online de Arte, Criatividade e Recreação

O curso aborda a importância da música, da dança, do teatro e das artes visuais no processo de ensino-aprendizagem. Possui relatos de exp...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 400 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso aborda a importância da música, da dança, do teatro e das artes visuais no processo de ensino-aprendizagem. Possui relatos de experiência do autor e um plano de aula como meio norteador para atividades pedagógicas.

Graduação em Pedagogia (Faculdade Anhanguera) Pós Graduada em Arteterapia, Musicoterapia, Neuropsicopedagogia, Psicopedagogia Institucional. Monitora de Creche - 3 anos (Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste) Agente de Educação Infantil (Prefeitura Municipal de Campinas) Professora de Educação Infantil (Prefeitura de Santa Bárbara d?Oeste) Apoio/Coordenadora de Educação Infantil (Prefeitura Santa Bárbara dOeste)


- Leila Aparecida Borba Pinto

- Fernanda Cardoso

- Viviane Cristina Da Silva

- Felipe Zonderico Mascena

- Suely Da Rosa Garcia Vieira

- Eliana Garcia De Albuquerque

- Gabriela De Souza Santos

- Aparecida De CÁssia Da Silva Santos

- Eliana Silveira Batista Sanches

- Elaine Cosmo Da Silva Foletto

- Maria Regina De Souza

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Arte, Criatividade e Recreação

    Arte, Criatividade e Recreação

    Carla Guimarães Bortolan

  • "[...] Na música e na arte, não é suficiente apenas conhecer ou entender. Primeiro é necessário viver e sentir."
    (ALMEIDA; LEVY, 2012, v.1, p. 54 apud Edgar)

  • INTRODUÇÃO

    A arte possibilita a transmissão de histórias e emoções, ela transmite culturas de povos e regiões; lembrando que, ter acesso à estas culturas é primordial no processo de ensino-aprendizagem. Com a arte é possível alcançar lugares imagináveis e objetivos abstratos. Ela induz o aluno a sonhar, gera inspiração, criatividade e motivação.
    A música, sendo um dos pilares da arte, é a manifestação do som que permite o desenvolvimento da oralidade, da espontaneidade e da criatividade. O som está presente na vida das crianças desde o ventre: ao sentir as vibrações do mundo exterior, o pulsar do coração da mãe, através das cantigas de ninar entoadas etc.

    INTRODUÇÃO

  • A dança, atuante como pilar artístico é uma expressão corporal e permite o desenvolvimento da motricidade, da afetividade e da cognição, e deve ser estimulada primordialmente na infância (fase de aprendizagem significativa, pois nesta a criança está “descobrindo” as funções de seu corpo).
    As artes visuais – resultado da expressão imaginável posta em prática, possibilita o desenvolvimento da sensibilidade humana por quem aprecia as obras. Essa forma de expressão também permite a transmissão das características pessoais do autor da obra (seus pensamentos, ideias e costumes).

  • O teatro e o jogo dramático desenvolve a disciplina, a oralidade e traz à tona as percepções infantis, antes ocultas, por meio de imitações e representações, permitindo que ela vivencie situações e idealize para o conhecimento.
    A escola deve incentivar atividades rítmicas tanto individuais quanto coletivas para o desenvolvimento da expressividade e da autonomia do aluno. O professor deve promover a construção, expansão e fortalecimento das estruturas da sociedade voltadas para a difusão artística de seus alunos.

  • MINHAS MEMÓRIAS ESCOLARES

    Lembro-me carinhosamente das aulas de artes: a dedicação da professora, a transmissão das aulas, não como mera forma de educar, mas de expor a arte como imprescindível para expressar sentimentos e emoções.
    Cristina, que atuou como professora de Educação Artística em grande parte do meu período de Ensino Fundamental e Ensino Médio estava na escola mesmo em seus períodos de descanso; ela amava o que fazia e por isso, fazia o seu trabalho com amor.
    Juntas realizávamos trabalhos voluntários – recordo que certa vez organizamos uma equipe que trabalhou na confecção de cachecóis em tear, que posteriormente foi doado ao asilo e em outra, fabricamos bonecas de pano, com cabelos em lã, e estas, foram doadas ao orfanato.

    MINHAS MEMÓRIAS ESCOLARES

  • Relembro-me também que ela utilizava simples objetos como resíduos recicláveis – entregava-os aos seus alunos, solicitando que desenvolvessem suas habilidades no algo que aparentemente não possuía valor, fazendo-o se tornar em algo criativo. Certa vez, construí uma fonte de água, como uma cachoeira de dois andares, com um pedaço de isopor que me foi entregue.
    Em datas festivas como “Dia das Mães”, confeccionávamos lembrancinhas. Certa vez fabricamos colares trançados com flores de crochê e em outra, sabonetes artesanais e meias de seda. As decorações das festas como “Junina/Julina” ou os cenários das estações, principalmente “Primavera” eram feitos por alunos e professores. É importante ressaltar que, a grande maioria dos professores, principalmente os funcionários dos demais setores da escola colaboravam nas atividades extra-classe, o que tornava o trabalho mais prazeroso.

  • Uma das atividades mais marcantes para mim eram as confecções dos cenários de teatro, denominado na época, “Verso Vivo”. Havia competições com outras escolas, e a Brocatto – instituição de ensino que eu integrava, sempre recebia a premiação em primeiro lugar ou em posições similares.
    Toda essa trajetória artística (atividades de dramatização de poesias, teatros, exposição de trabalhos, pinturas e desenhos com diversas técnicas, e as atividades extra-classe (citadas anteriormente)) despertou em mim o prazer pela Educação Artística e proporcionou o desenvolvimento de minha criatividade.

  • Segue algumas atividades realizadas em aulas e eventos Artísticos durante o período de minha Educação Básica.

    Artesanato com meia de seda

    Semana dos dia das mães, fabricamos objetos como este para dar de lembrancinha as mamães que participassem do evento que ocorreria no final de semana em homenagem ao Dia das mães.

  • Pintura Livre

    Ao visualizar esse quadro na internet denominado “Amor Perfeito”, senti-me encantada com a imagem e, como o tema proposto pela professora era “livre”, resolvi reproduzir a imagem que tanto me “emocionou”.

  • As instruções da professora Cristina era a de que recortássemos parte de uma figura e a reproduzíssemos. Minha irmã colecionava imagens de carros que ficavam nas paredes de nosso quarto. A partir daí, pude me inspirar na reprodução dessa imagem. Os resíduos de lápis colados na figura representavam os resíduos que se elevam do chão no momento em que o veículo se movimenta.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Arte, Criatividade e Recreação
  • INTRODUÇÃO
  • MINHAS MEMÓRIAS ESCOLARES
  • O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
  • OS PILARES DA EXPRESSIVIDADE ARTÍSTICA
  • PLANO DE AULA
  • APRECIAÇÃO ARTÍSTICA DE OBRAS DE ARTE
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS
  • ANEXOS
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS