Curso Online de Capoeira - Arte e Educação
5 estrelas 4 alunos avaliaram

Curso Online de Capoeira - Arte e Educação

A capoeira é um método de ginástica genuinamente brasileiro e se ajusta bem aos alunos. Por ser oriundo de um manifesto popular e rico em...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 13 horas

Por: R$ 40,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

A capoeira é um método de ginástica genuinamente brasileiro e se ajusta bem aos alunos. Por ser oriundo de um manifesto popular e rico em movimentos hoje é bastante difundido na sociedade. Em cima disso o curso mostra desde a História da Capoeira até os dias atuais incluindo a didática na escola.

Arte Educadora formada pela UFAM (Universidade Federal do Amazonas);Especialização em Arte Terapia (Ensino Nacional) Gestora em Educação e Responsabilidade Ambiental;Inglês (ICBEU - AM); Gerência e monitoramento em Ecoturismo e Turismo de Aventura pela Selva Dentro / Fundação Universa - Ministério do Turismo; Professora de Artes com especialização em História da Arte e Capoeira na Escola e SGS - Sistema de Gestão de Segurança (ABETA).


"bom"

- Roberto Targino Dos Santos

- Tiago De Oliveira David

"o curso é bom"

- Edenilson José Dias

- Márcia Cristina Soares De Lima

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • CAPOEIRA Arte e Educação HISTÓRIA MESTRES INSTRUMENTOS MÚSICAS O JOGO SEQUÊNCIAS DIDÁTICA NA ESCOLA

    CAPOEIRA Arte e Educação HISTÓRIA MESTRES INSTRUMENTOS MÚSICAS O JOGO SEQUÊNCIAS DIDÁTICA NA ESCOLA

    TUTORA: Regina Rabello
    http://regina-rabello.blogspot.com
    regina-rabello@hotmail.com
    A Capoeira já foi motivo de grande controvérsia entre os estudiosos de sua história, sobretudo no que se refere ao período compreendido entre o seu surgimento – supostamente no século XVII, quando ocorreram os primeiros movimentos escravos de fuga e rebeldia – e o século XIX, quando aparecem os primeiros registros confiáveis, com descrições detalhadas sobre sua prática.

  • “A capoeira não é só isso…ela é misteriosa…envolvente…apaixonante…especial e não há uma pessoa que ao ver a uma roda de capoeira fique sem sem bater palma ou movimentando o corpo…
    Capoeira é movimento…é uma história sem fim…
    Entre o Céu e a Terra…o toque do Berimbau irradia…
    Iê volta do Mundo… Iê que o Mundo dá…”

    (Regina Rabello)

  • 1 - Um pouco de História…

    1 - Um pouco de História…

    Raízes africanas 
    A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia portuguesa. Os angolanos, na África, faziam muitas danças ao som de músicas. 

  • No Brasil

    No Brasil

    Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta.  Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros. A prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas (galpões que serviam de dormitório para os escravos) e tinha como funções principais à manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física. Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão. Do nome deste lugar surgiu o nome desta luta. Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática violenta e subversiva. A polícia recebia orientações para prender os capoeiristas que praticavam esta luta. Em 1930, um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente Getúlio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a transformou em esporte nacional brasileiro. 

  • Dia do Capoeirista

    Dia do Capoeirista

    É comemorado em 3 de agosto o Dia do Capoeirista.
    Lei nº 4.649, de 07 de Agosto de 1985 Institui o "Dia do Capoeirista", a ser comemorado anualmente, no dia 3 de agosto, O GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO: Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte Lei: Artigo 1º - Fica instituído o "Dia do Capoeirista", a ser comemorado, anualmente, no dia 03 de Agosto. Artigo 2º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação. Palácio dos Bandeirantes, 07 de agosto de 1985. FRANCO MONTORO Publicada na Assessoria Técnico-Legislativo, aos 7 de agosto de 1985.
    http://portalcapoeira.com/Curiosidades/3-de-agosto-dia-do-capoeirista-reflexao-materia-iv

  • Três estilos da capoeira 

    Três estilos da capoeira 

    A capoeira possui três estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento. O estilo mais antigo, criado na época da escravidão, é a capoeira angola. As principais características deste estilo são: ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia. O estilo regional caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são utilizadas. Já o terceiro tipo de capoeira é o contemporâneo, que une um pouco dos dois primeiros estilos. Este último estilo de capoeira é o mais praticado na atualidade.

  • Capoeira para crianças http://www.brincadeiradeangola.com.br/2011/08/apresentacao/

    Capoeira para crianças http://www.brincadeiradeangola.com.br/2011/08/apresentacao/

    Brincadeira de Angola é um método para a prática pedagógica da Capoeira, que toma por princípio o caráter lúdico da Capoeira Angola. A equipe Brincadeira de Angola é formada por professores especializados no ensino infantil de Capoeira, com praticantes das áreas de pedagogia, medicina, fisioterapia, primeiros socorros, psicomotricidade, educação física, psicologia, música, teatro, circo e arte-educação. É neste ambiente interdisciplinar que se planejam os projetos educacionais aplicados, desde 1988, em diversas instituições escolares no Brasil e no Mundo. Brincadeira de Angola é um método para a prática pedagógica da Capoeira, que toma por princípio o caráter lúdico da Capoeira Angola. A equipe Brincadeira de Angola é formada por professores especializados no ensino infantil de Capoeira, com praticantes das áreas de pedagogia, medicina, fisioterapia, primeiros socorros, psicomotricidade, educação física, psicologia, música, teatro, circo e arte-educação. É neste ambiente interdisciplinar que se planejam os projetos educacionais aplicados, desde 1988, em diversas instituições escolares 

  • Didática Pedagógica da Capoeira

    Didática Pedagógica da Capoeira

    O método  é uma abordagem pedagógico-filosófica baseada no potencial educacional da capoeira.
    A base do método são os conhecimentos ancestrais da capoeira,  passados de mestres a  discípulos  de forma tradicional. Equilibrando estes saberes populares com os conhecimentos acadêmicos, alguns métodos sugerem uma nova forma de ensino-aprendizagem: uma Pedagogia da Capoeira.

    O método se fundamenta em quatro princípios:
    naturalidade
    criatividade
    cooperatividade
    historicidade

  • Naturalidade

    Naturalidade

    PRINCIPIO DA NATURALIDADE DO MOVIMENTO:
    A capoeira possibilita às crianças trabalhar com posições corporais naturais `a motricidade humana: rastejar, acocorar, engatinhar ou andar nos quatro apoios. Quanto mais natural for o movimento, mais acessível, inteligente e prazeroso ele será para a criança.

  • Criatividade

    Criatividade

    Princípio da Criatividade
    A criatividade é o grande diferencial de um bom capoeirista. Estimulamos essa qualidade, utilizando o corpo e a música.
    Seguindo o princípio do falar o que fazer, ao invés de  mostrar como fazer.  São fornecidos modelos e regras gerais, a partir dos quais cada criança  desenvolve, de forma autônoma, um repertório corporal e musical individual

  • Cooperatividade

    Cooperatividade

    A cooperação é uma característica básica da capoeira e o que a diferencia de outras artes marciais. A capoeira é jogada com um parceiro, um companheiro e os jogos cooperativos ajudam na formação dessa consciência.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 40,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • CAPOEIRA Arte e Educação HISTÓRIA MESTRES INSTRUMENTOS MÚSICAS O JOGO SEQUÊNCIAS DIDÁTICA NA ESCOLA
  • 1 - Um pouco de História…
  • No Brasil
  • Dia do Capoeirista
  • Três estilos da capoeira 
  • Capoeira para crianças http://www.brincadeiradeangola.com.br/2011/08/apresentacao/
  • Didática Pedagógica da Capoeira
  • Naturalidade
  • Criatividade
  • Cooperatividade
  • Historicidade
  • A Evolução da Capoeira
  • A Evolução da Capoeira (continuação 1)
  • A Evolução da Capoeira (continuação 2)
  • Ano de 1548 (Começam a ser desembarcados no Brasil os escravos negros, vindos principalmente dos portos de São Paulo de Luanda, em Angola, e Benguela).
  • 1548…
  • 1597…
  • A fuga dos escravos...
  • Século XVII …
  • Anos de 1630 a 1654…
  • Imagem 1 Rugendas - Engenho
  • Imagem 2 Berimbau Antigo - Rugendas
  • Imagem 3 Navio Negreiro - Rugendas
  • 1655 a 1672…
  • 1677 a 1680…
  • 1687 a 1694…
  • …zumbi e a madrugada de 6 de fevereiro de 1694…
  • Domingos Jorge Velho
  • Zumbi dos Palmares…
  • ….em 14 de março de 1696…
  • Tributo a Zumbi…
  • 1965 - sobre Zumbi …
  • 1696…ao século xviii…1712
  • 1809 a 1821…Século XIX
  • 1826 - Obra de Debret
  • 1828 a 1830…
  • Palavras de Rugendas:
  • 1850 a 1886…
  • 1888 a 1890…
  • 1897…
  • Século XX…1901 / 1910
  • 1912…
  • 1920 a 1927…
  • …1920 a 1927…
  • Grande salto na história da Capoeira:
  • Inovações de Mestre Bimba…
  • 1932 a 1939…
  • 1941 a 1948…
  • 1950 a 1955…
  • 1957…
  • 1966 a 1967…
  • 1967…
  • 1968 a 1973…
  • 1993…
  • A Capoeira no século XXI…
  • 2 - Mestres
  • Vicente Ferreira Pastinha, Mestre Pastinha (1889–1981) foi defensor da Capoeira de Angola. Foi uma das grandes celebridades da vida popular na Bahia.
  • Manoel dos Reis Machado, Mestre Bimba (1900-1974) foi o criador da Capoeira Regional, e mudou os rumos da capoeira. Ele incluiu a capoeira em outras camadas sociais e disciminou a capoeira em outras regiões do Brasil.
  • Mestre Canjiquinha
  • Patrono do Grupo Muzenza (1923-1972) Mestre Paraná
  • Mestre João Pequeno João Pereira dos Santos 
  •  Mestre Caiçara Antônio Carlos Moraes
  • Mestre João Grande João Oliveira dos Santos
  • Mestre Suassuna Reinaldo Ramos Suassuna
  • Mestres por Regiões no Brasil
  • Instrumentos 1 – Capoeira Angola
  • Bateria da capoeira de Angola
  • Berimbaus
  • Sobre o Berimbau
  • O Berimbau e a Música
  • Berimbau de Boca ou Berimbau de índio
  • O Agogô ou Gã
  • Reco-reco
  • Atabaques
  • Pandeiro
  • Vaqueta e Dobrão
  • Instrumentos 2 – Capoeira Regional
  • Características da Regional
  • Música
  • São Bento Grande de Angola
  • Toque de Angola
  • São Bento Pequeno
  • Toque Iúna
  • Todos os Toques de Berimbau…
  • Canto
  • “cânticos" de uma roda de capoeira
  • Corrido
  • Quadra
  • Ladainha
  • Exemplos: 
  • Samba de Roda…
  • Maculelê
  • (Lista Musical) Song List
  • Na Roda e o Canto…
  • Músicas cantadas atualmente
  • O JOGO
  • Sequências de ensino de Jogo do Mestre Bimba
  • Seq. 1
  • Seq. 2
  • Seq. 3
  • Seq. 4
  • Seq. 5
  • Seq. 6
  • Seq.7
  • Seq. 8
  • links para as sequencias de Mestre Bimba disponíveis no youtube:
  • Didática da Capoeira nas Escolas
  • Vivenciando a capoeira
  • Flexibilização
  • Desenvolvimento
  • Avaliação:
  • Referências Bibliográficas:
  • Dedicação…