Curso Online de CURSO FUNDAMENTOS I I

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Esse curso aborda um pouco das concepções de homem, de sociedade e de natureza e sua influência nas correntes filosóficas da educação.

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Esse curso aborda um pouco das concepções de homem, de sociedade e de natureza e sua influência nas correntes filosóficas da educação.

MINI CURRÍCULO Sou Rosimeire Moreira Quintela, formada em Pedagogia com habilitação em Supervisão Educacional e Pós-Graduada em Educação Especial, Mídias integradas na Educação pelo CIPEAD, e pós em Psicopedagogia em Educação a Distância pela FACINTER, já participei de dois GTR Grupo de Trabalho em Rede pela SEED organizado pelo PDE como cursista e de várias jornadas pedagógicas oferecidas pala UNIOESTE e SEED, trabalho há 18 anos como professora na Escola de Educação Especial Cristian Eduardo Hack Cardozo (ACDD) em Foz do Iguaçu, com alunos Deficientes Físicos Neuromotores, sou concursada 40 horas pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná-SEED. Atualmente estou trabalhando na Tutoria Presencial do curso de Pedagogia - UEM/UAB Polo de Foz do Iguaçu e na equipe Pedagógica do Colégio Carmelita e realizando Especialização no Ensino de Ciências.



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  • CURSO DE FILOSIFIA B II

    CURSO DE FILOSIFIA B II

  • APRESENTAÇÃO

    APRESENTAÇÃO

    OLÁ SOU ROSIMEIRE MOREIRA QUINTELA
    POS GRADUADA EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
    GRADUADA EM PEDAGOGIA PELA UNOESTE DE PRESIDENTE PRUDENTE SÃO PAULO
    CONHEÇAM OUTROS DA AUTORA
    NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, SAÚDE E OUTROS
    ACESSE www.buzzero.com/autores/rosimeire-quintela?a=rosimeire-quintela

  • O PENSAMENTO

    O PENSAMENTO

    A organização do
    Pensamento Cristão

  • Império Romano (século II)

    Império Romano (século II)

  • AS ORIGENS DO CRISTIANISMO:

    AS ORIGENS DO CRISTIANISMO:

    - espiritualmente judeu
    - politicamente romano
    - culturalmente helênico

  • ESPIRITUALMENTE JUDEU

    ESPIRITUALMENTE JUDEU

    "No sétimo dia de Cheshvan, quinze dias após a conclusão da Festa de Sucot, começa-se a rezar por chuva. Isto é para permitir que o último judeu chegue ao Rio Eufrates

  • Em muitas comunidades chassídicas, era costume na conclusão da época das festas de Tishrei, o gabai da sinagoga subir ao pódio, bater na mesa e, citando Bereshit 32:2, anunciar: "E Yaacov se pôs a caminho!"

  • Quando o Templo Sagrado estava de pé em Jerusalém, a Festa de Sucot (15-21 de Tishrei) era um tempo de peregrinação para todos os judeus, quando todos iam para ver e serem vistos no Templo, o assento da presença manifesta de D'us no mundo físico. Nos dias que se seguiam à festa, as caravanas saíam da cidade sagrada e faziam a longa (físicamente para alguns, espiritualmente para todos) viagem de volta para arar e semear, de volta aos seus campos, vinhas e pomares. O final da primeira semana de Cheshvan encontrava o povo de Israel mais uma vez sob suas vinhas e suas figueiras. 

  • Hoje, também, Cheshvan marca o fim de um período de concentração espiritual e um retorno às exigências da vida material. Durante Elul e os Dias de Reverência que abrem o mês de Tishrei, nós nos ocupamos com arrependimento, prece e caridade, esforçando-nos para melhorar nosso relacionamento com o Criador e com nossos irmãos. Logo depois vem Sucot, a festa da unidade e alegria, e Simchat Torá, quando celebramos nosso vínculo único com o Todo Poderoso, nos alegrando com a Torá. Cheshvan é o mês no qual retornamos aos nossos envolvimentos mundanos, após muitas semanas nas quais o espiritual estava na linha de frente de nossa vida. Na verdade, o único aspecto distintivo deste mês é o fato de ser o único mês do Calendário Judaico que não tem uma única festa ou dia especial.

  • Na verdade, porém, o mês de Cheshvan, em virtude de sua normalidade, representa o verdadeiro propósito da vida na terra. Pois o judeu não vive apenas para as experiências espirituais das festas, meramente tolerando os períodos de dias e semanas comuns nos intervalos; pelo contrário, os dias sagrados que pontuam nosso ano existem pelo mérito dos assim chamados dias mundanos de nossa vida.

  • POLITICAMENTE ROMANO

    POLITICAMENTE ROMANO

    Império Romano (em latim: Imperium Romanum) foi um Estado que se desenvolveu a partir da península Itálica, durante o período pós-republicano da antiga civilização romana, caracterizado por uma forma autocrática de governo e de grandes propriedades territoriais na Europa e em torno do Mediterrâneo.[3]


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  • CURSO DE FILOSIFIA B II
  • APRESENTAÇÃO
  • O PENSAMENTO
  • Império Romano (século II)
  • AS ORIGENS DO CRISTIANISMO:
  • ESPIRITUALMENTE JUDEU
  • POLITICAMENTE ROMANO
  • Definição e conceito
  • CULTURALMENTE HELÊNICO
  • Grupos e designações
  • Paulo de Tarso
  • Paulo
  • Período pós-apostólico (século I):
  • São Clemente de Roma (séc. I)
  • São Policarpo (séc. I)
  • Padres Apologistas (séc. II):
  • Taciano (séc. II)
  • São Justino (72-165)
  • São Teófilo (séc. II)
  • A produção teológica
  • Padres Latinos (séc. III):
  • Tertuliano (160-220)
  • Padres Gregos (séc. III):
  • Clemente de Alexandria (150-215)
  • Orígenes (185-254)
  • Pensadores da Igreja oriental
  • São Basílio (330-379)
  • A família e a formação
  • A etapa do monaquismo
  • As controvérsias teológicas
  • O Papa João Paulo II, falando da vida monástica, escreveu:
  • São Gregório de Nisa (344-407)
  • São Gregório Nazianzeno(330/390)
  • São João Crisóstomo (344-407)
  • Pensadores da Igreja ocidental
  • São Jerônimo (347-420) e Santo Agostinho
  • Santo Agostinho (354-430)
  • Santo Agostinho
  • A Filosofia Medieval
  • Filosofia medieval
  • Principais períodos
  • A filosofia da Idade Média é a Escolástica
  • Boécio (480-525)
  • Alcuíno (735-804)
  • Carlos Magno (747-814)
  • Império de Carlos Magno
  • Santo Anselmo (1033- 1109)
  • Santo Anselmo (1033-1109)
  • Escolástica no século XIII:
  • Europa Medieval (séc. XI a XIII)
  • Feiras
  • Nobreza medieval
  • Formação dos Estados Nacionais (Espanha e Portugal)
  • Peste Negra (séc. XIV)
  • Universidade
  • Medicina (curso)
  • Tomás de Aquino(1225-1274)
  • São Tomás de Aquino (1225-1274)
  • Capítulo 6:
  • Contexto: Mudanças históricas Renascimento:
  • Thomas More
  • Maquiavel
  • Erasmo
  • Bibliografia Básica: