Curso Online de Autismo

Curso Online de Autismo

O curso Autismo nos mostra o que é o Transtorno Autista, quais as características, o que lhe diferencia dos demais transtornos, como se d...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas


Por: R$ 39,00
(Pagamento único)

Mais de 10 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso Autismo nos mostra o que é o Transtorno Autista, quais as características, o que lhe diferencia dos demais transtornos, como se dá o tratamento e a inclusão social/escolar.

Estudante de Pedagogia na UFCG, com curso de Atendimento Educacional especializado pela UFSM. Cursos de Programa de Transporte Escolar, Competências Básicas, Programa Dinheiro Direto na Escola, Programa Nacional de Alimentação escolar, Programa do Livro didático e Controle Social pelo Programa Formação pela Escola do Ministério da Educação com parceria com FNDE. Curso de Capacitação para Conselheiros pelo Ministério Público da Paraíba. Experiência em Gestão Escolar, em Educação de Jovens e Adultos e em Educação Infantil. Integrante do Programa de Iniciação a Docência pela UFCG.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • AUTISMO

  • DEFINIÇÃO

    Autismo é um transtorno global do desenvolvimento que se caracteriza por alterações presentes na comunicação, na socialização e no comportamento.
    Geralmente aparece nos três primeiros anos de idade, e de acordo com estudos recentes o autismo seria 4 vezes mais frequente em pessoas do sexo masculino.
    As primeiras publicações a respeito do transtorno autista foram de autoria do psiquiatra austríaco Leo Kanner em 1943.

    DEFINIÇÃO

  • O autismo é uma condição que se manifesta de forma universal em qualquer região geográfica, independente de raça, etnia, classe social ou cultural.
    Estudos apontam que 1 a cada 160 crianças apresentam o diagnostico.
    Segundo Kanner, o autismo era causado por pais altamente intelectualizados, pessoas emocionalmente frias e com pouco interesse nas relações humanas da criança.
    Hoje acredita-se que a origem do autismo esteja em anormalidades em alguma parte do cérebro ainda não definida de forma conclusiva e, provavelmente, de ordem genética, além disso pode ser causado por problemas durante a gestação ou no parto.

  • CARACTERÍSTICAS

    O autismo se caracteriza pela presença de um comprometimento severo e invasivo em três áreas do desenvolvimento: habilidades de interação social recípocra, habilidades de comunicação, e prsença de comportamentos, interesse e atividades estereotipadas.
    Segundo a AMA (Associação de amigos do Autista), o autismo consiste em uma tríade de dificuldades: dificuldade de comunicação, dificuldade de sociabilização e dificuldade no uso da imaginação.

    CARACTERÍSTICAS

  • O comprometimento da interação social é caracterizado por alterações qualitativas das interações sociais recíprocas. Podem-se observar dificuldades na espontaneidade, imitação e jogos sociais, bem como uma inabilidade em desenvolver amizade com seus companheiros.
    Observa-se um comprometimento acentuado no uso de comportamentos verbais e não verbais que regulam a interação social e a comunicação (por exemplo, contato visual direto, expressão facial, posturas e gestos corporais), além da falta de reciprocidade social e emocional.

  • Comportamentos, interesses e atividades estereotipadas

    Os indivíduos com este transtorno podem ignorar as outras crianças (incluindo os irmãos), podem não ter idéia das necessidades dos outros, ou não perceber o sofrimento de outra pessoa.
    Dificuldades importantes na compreensão da linguagem podem ser evidenciadas por uma incapacidade de entender perguntas, orientações ou piadas simples. É frequente a presença de uma inabilidade para iniciar e manter uma conversação em indivíduos que chegam a falar.

    Comportamentos, interesses e atividades estereotipadas

  • Os movimentos corporais estereotipados também podem envolver as mãos (bater palmas, estalar os dedos) ou todo o corpo (balançarse, inclinar-se abruptamente ou oscilar o corpo). Anormalidades da postura (caminhar na ponta dos pés, movimentos estranhos das mãos e posturas corporais) podem estar presentes. Essas características são conhecidas como das pessoas com autismo, mas esses comportamentos também estão presentes em outras condições, como na esquizofrenia ou nas deficiências sensoriais.

  • Pessoas com autismo podem enfileirar um número exato de brinquedos da mesma maneira repetidas vezes ou imitar inúmeras vezes as ações de um ator de televisão em um comercial.
    Um comportamento bastante conhecido no autismo diz respeito aos maneirismos motores estereotipados e repetitivos, normalmente o flapping (comportamento de “abanar” as mãos de modo rápido e repetitivo) e o rocking (“balanceio” do corpo para frente e para trás).

  • Como reconhecer uma criança com autismo?

    Ausência de linguagem verbal ou linguagem verbal pobre;
    Ecolalia imediata ou ecolalia tardia;
    Hiperatividade ou extrema passividade;
    Contato visual deficiente;
    Não obedece a ordens, e muitas vezes não atende quando chamada pelo nome;

    Como reconhecer uma criança com autismo?

  • Falta de atenção e concentração;
    Ausência de interação social (Não brinca com outras crianças, não procura consolo quando se machuca, pode rir ou chorar em diversas situações);
    Interesse obsessivo por determinado objeto;
    Resistência a mudança de rotina;
    Mudança de humor sem causa aparente;
    Ausência de resposta aos métodos normais de ensino.

  • Diferenças do autismo para outras condições similares

    Dentro dos diagnósticos presentes dentro da categoria dos tgds, o autismo diferencia-se de outros por algumas razões. O Transtorno de Rett, por exemplo, difere do Autismo em sua proporção característica entre os sexos, ou seja, Rett ocorre apenas no sexo feminino, ao passo que o Autismo acomete muito mais frequentemente o sexo masculino. Além disso, no Transtorno de Rett há uma desaceleração do crescimento craniano, perda de habilidades manuais voluntárias adquiridas anteriormente e o aparecimento de marcha pouco coordenada ou movimentos do tronco, o que não ocorre no autismo.

    Diferenças do autismo para outras condições similares


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 39,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • DEFINIÇÃO
  • CARACTERÍSTICAS
  • Comportamentos, interesses e atividades estereotipadas
  • Como reconhecer uma criança com autismo?
  • Diferenças do autismo para outras condições similares
  • Autismo e família
  • TRATAMENTO
  • Intervenções educacionais
  • TIPOS MAIS USUAIS DE INTERVENÇÕES
  • A INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA NO ENSINO REGULAR
  • Inclusão é Lei
  • A Inclusão acontece quando... Se aprende coma as diferenças e não com as igualdade. (Paulo Freire)
  • Mais do que leis, é preciso mudar a cultura da escola
  • O Autista no Contexto Escolar
  • Referências